Postado 27/08/2025 às 13:24 08/27, 2025 Vi um vídeo de um profissional da saúde dizendo que não é possível saber quando o músculo está para romper.O rompimento vem do exagero, mas ele diz que a pessoa nem percebe.Corremos o risco de rompimento sem ter qualquer meio de evitar e sem pistas para saber que a tragédia está por ocorrer?
Postado 27/08/2025 às 14:07 08/27, 2025 Autor Pesquisei um pouco mais, e o que encontrei foi:sobrecarga contrátil ou estresse repetitivo: esforçar um músculo além de seus limites durante atividades físicas intensas ou exercícios de levantamento de peso pode resultar em uma ruptura muscularMas não é isso que fazemos na musculação?falta de aquecimento ou alongamento: pode aumentar o risco de lesões musculares, incluindo rupturasNão sou da área médica, mas o cara que me escreve isso, ou ele quis ser demasiadamente sucinto, ou deixa claro que não sabe é de nada mesmo.balancear os treinamentos com treinos regenerativos após os treinos de intensidade a fim de evitar excessos e fadiga muscularIsso parece ser uma medida de contenção para nossa prática, mas como saber? Chute? Existe algum indicador? Na escura mesmo? Editado 27/08/2025 às 14:10 08/27, 2025 por Kizen (veja o histórico de edições)
Postado 27/08/2025 às 14:08 08/27, 2025 Em 27/08/2025 em 10:24, Kizen disse:Vi um vídeo de um profissional da saúde dizendo que não é possível saber quando o músculo está para romper.O rompimento vem do exagero, mas ele diz que a pessoa nem percebe.Corremos o risco de rompimento sem ter qualquer meio de evitar e sem pistas para saber que a tragédia está por ocorrer?Mais ou menos.Semanas a fio dando porrada e forçando progressão de carga, sono ruim, pouco descanso entre os treinos, alimentação porca, uso de esteroides, falta de flexibilidade, execução ruim, existem uma série de agravantes que aumentam a possibilidade de uma ruptura total.O corpo costuma avisar: uma dor aqui, uma fraqueza ali, apetite começa a ficar ruim, indicios de que a recuperação não tá suficiente.entretanto, todavia e contudo: Sim, vc pode ter uma lesão de ruptura total sem o menor aviso prévio. As chances são minusculas? sim.A maioria das pessoas é fraca demais pra se lesionar assim? é.
Postado 27/08/2025 às 14:33 08/27, 2025 Autor Em 27/08/2025 em 11:08, MikeBaguncinha disse:Mais ou menos.Semanas a fio dando porrada e forçando progressão de carga, sono ruim, pouco descanso entre os treinos, alimentação porca, uso de esteroides, falta de flexibilidade, execução ruim, existem uma série de agravantes que aumentam a possibilidade de uma ruptura total.O corpo costuma avisar: uma dor aqui, uma fraqueza ali, apetite começa a ficar ruim, indicios de que a recuperação não tá suficiente.entretanto, todavia e contudo:Sim, vc pode ter uma lesão de ruptura total sem o menor aviso prévio.As chances são minusculas? sim.A maioria das pessoas é fraca demais pra se lesionar assim? é.Tenho tanta lesão crônica, tanta dor que acho que não da para usar isso como parâmetro.O corpo avisa então, ou uma cagada monstra também pode de repente romper, por exemplo o que o Leo Stronda fez, voltou de uma cirurgia, voltou a tomar esteroides, e já meteu um supino hiper pesado.Uma coisa é certa, profissionais até onde eu saiba não sofrem ruptura, posso estar equivocado, mas desconheço, até hoje só vi quem meteu o loco.
Postado 27/08/2025 às 14:39 08/27, 2025 Acho que ta dito já, no geral o corpo avisa, mas é possível lesionar do "nada". Igual algum acidente pode acontecer do nada sem nenhum indicador.Pacho já comentou sobre um rompimento de peitoral dele, que segundo ele dentro da experiência prática dele se deve ao exagero na amplitude de alguns exercícios e do erro/mito sobre execuções em alguns exercícios ( que ele mesmo defendia na época ). No caso específico dele seria o supino com halter e provavelmente o voador com halter. Isso pq é disseminado por aí que a vantagem de fazer supino com halter no lugar da barra seria para alongar mais, porém isso pode ser um equívoco. Na realidade atualmente trabalhamos com a ideia de que supino com halter é mais uma questão de instabilidade, aumentando o recrutamento motor e envolvendo mais os estabilizadores, além de oferecer posição mais confortavel e anatômica que pode ser interessante para pessoas com desconforto, dores ou lesões.
Postado 27/08/2025 às 14:51 08/27, 2025 Em 27/08/2025 em 11:33, Kizen disse:Tenho tanta lesão crônica, tanta dor que acho que não da para usar isso como parâmetro.O corpo avisa então, ou uma cagada monstra também pode de repente romper, por exemplo o que o Leo Stronda fez, voltou de uma cirurgia, voltou a tomar esteroides, e já meteu um supino hiper pesado.Uma coisa é certa, profissionais até onde eu saiba não sofrem ruptura, posso estar equivocado, mas desconheço, até hoje só vi quem meteu o loco.Profissionais rompem também, mas a questão é que eles estao extremamente assessorados, os cara tem acesso a todo tipo de recurso, médico, massagistas, criosauna, liberadores miofasciais, treinadores acompanhando cada contração muscular, exames mensais, etc. Então é dificil acontecer algo assim pois eles já estão preparados e vão mitigar qualquer chance de parar a carreira.Depois disso vem a importância de um bom planejamento de treinamento, que já prevê semanas com deload, descanso, etc. Outros sinais é cansaço extremo, falta de energia ou ânimo, fome exacerbada, falta de força, muitas dores ou espasmos musculares, câimbras, tudo isso indicação de que o corpo precisa de repouso e pode estar havendo um exagero, que caso seja ignorado pode levar a uma ruptura. Medicamentos e estimulantes podem disfarçar os sintomas, por isso não é bom exagerar no uso deles.
Postado 27/08/2025 às 15:00 08/27, 2025 Só pra registrar, musculação é uma das atividades mais seguras que existem. Ambiente controlado, sem impacto, previsível.Basta respeitar duas coisinhas básicas: boa técnica e descanso adequado. Velho, natural e fraco. Diário de treino: https://www.hipertrofia.org/forum/topic/254542-a-máquina-é-velha-mas-não-obsoleta-manutenção-eterna-game-over/ Vozes da minha cabeça: https://www.hipertrofia.org/forum/topic/264838-vozes-da-minha-cabeça-conteúdo-compilado/ Tópicos sobre treinamento: https://www.hipertrofia.org/forum/topic/254542-a-máquina-é-velha-mas-não-obsoleta-treinando-em-busca-do-limite-natural/page/78/#findComment-3408604
Postado 27/08/2025 às 15:46 08/27, 2025 Autor Em 27/08/2025 em 11:39, kipoi disse:Acho que ta dito já, no geral o corpo avisa, mas é possível lesionar do "nada". Igual algum acidente pode acontecer do nada sem nenhum indicador.Pacho já comentou sobre um rompimento de peitoral dele, que segundo ele dentro da experiência prática dele se deve ao exagero na amplitude de alguns exercícios e do erro/mito sobre execuções em alguns exercícios ( que ele mesmo defendia na época ). No caso específico dele seria o supino com halter e provavelmente o voador com halter. Isso pq é disseminado por aí que a vantagem de fazer supino com halter no lugar da barra seria para alongar mais, porém isso pode ser um equívoco. Na realidade atualmente trabalhamos com a ideia de que supino com halter é mais uma questão de instabilidade, aumentando o recrutamento motor e envolvendo mais os estabilizadores, além de oferecer posição mais confortavel e anatômica que pode ser interessante para pessoas com desconforto, dores ou lesões.Esqueci de citar os acidentes que são gerenciáveis, mas ninguém garante que não vá ocorrer.Nunca mais faço crucifixo halteres ou supino halteres, se não tiver alguém me ajudando do lado para qualquer imprevisto. Uma vez estava longe da falha, e mesmo assim de repente o lado esquerdo falhou feio, não tinha quem me ajudasse e pra piorar, o halter enganchou nos dedos forçando mais ainda o peitoral, fiquei com dor por umas duas semanas.
Crie uma conta ou entre para comentar