Ir para conteúdo

Alopecia Areata Após uso de testosterona

Posts Recomendados

Postado

Fala galera tudo certo?
Me chamo Bruno Ferraz , sou novo aqui no fórum e estou com uma dúvida referente ao uso de enantato e a relação da droga com a Alopecia AREATA.
andei dando uma pesquisada na internet sobre a alopecia AREATA , não se confundam com a Androgenética que é a famosa CalvÍce, São doenças totalmente diferentes e quero saber somente sobre AREATA que gera queda de cabelo em formas circulares na cabeça que é o meu caso, já deixando bem claro pra ninguém confundir ou associar algo com a CALVÍCE.
Faço uso de enantato de testosterona 250mg por semana a mais de 3 ano, ja aumentei dose, abaixei dose, usei outras drogas... mas mantendo esses 250mg a 1 ano mais ou menos, e nunca se quer em momento algum me causou quedas de cabelo ou por parte de genética da família não temos ninguém com calvice ou alopecia androgenética.
Enfim não sou usuário novo em relação as drogas, já tenho uma certa experiência, só que nesse mês passado de Julho começou a famosa Alopecia AREATA em mim, fui ao médico realizei exames e todos os níveis dos meus exames estão OK dentro dos conformes, logo após fui ao dermatologista juntamente com os exames, e o único diagnóstico que foi dado para mim foi o estresse, o próprio médico comentou que não tem relação nenhuma o esteroide com a Alopecia AREATA e a questão que vim questionar é que se alguém deste fórum já esteve com algum diagnóstico parecido, pois estresse eu não tenho e o médico sinceramente é horrível pois dentro de 1 mês não parou nem se quer a queda do cabelo com o tratamento que me passou, e na hora da consulta o médico parecia me apressar toda hora e não deu a atenção mínima para o paciente, fora que a consulta foi paga e não foi nada por convênio.
A dúvida seria essa, agradeço a todos que puderem ajudar.

Postado

Alopecia areata é uma doença com muitas incertezas, aparentemente é uma doença autoimune, acho improvável ter relação com a testosterona, aliás, pode ter relação indireta já que o uso de esteroides em doses suprafisiológicas pioram o quadro de ansiedade e stress, logo se você tem a doença vai ter quadros piores e mais severos.

Reduzir a dose para o fisiológico pensando em melhorar o psicológico e talvez associar isso a uma terapia pode ser uma maneira de controlar, mas o uso do hormônio em si, improvável.

Sobre você não ter stress, talvez você tenha e só não tenha notado ainda, crise de ansiedade muitas vezes demora anos pra pessoa compreender.

Um outro ponto que se ainda não olhou pode procurar averiguar é tireoide, fez exames? Ela também PODE causar alopecia areata.

Postado (editado)
Em 01/08/2025 em 16:19, tmz disse:

Alopecia areata é uma doença com muitas incertezas, aparentemente é uma doença autoimune, acho improvável ter relação com a testosterona, aliás, pode ter relação indireta já que o uso de esteroides em doses suprafisiológicas pioram o quadro de ansiedade e stress, logo se você tem a doença vai ter quadros piores e mais severos.

Reduzir a dose para o fisiológico pensando em melhorar o psicológico e talvez associar isso a uma terapia pode ser uma maneira de controlar, mas o uso do hormônio em si, improvável.

Sobre você não ter stress, talvez você tenha e só não tenha notado ainda, crise de ansiedade muitas vezes demora anos pra pessoa compreender.

Um outro ponto que se ainda não olhou pode procurar averiguar é tireoide, fez exames? Ela também PODE causar alopecia areata.

De primeira muito obrigado pela resposta.
Aparentemente não tenho estresse pois no momento não tenho nada que poderia chegar a esse ponto, nada no serviço, mulher, família e afins.. mas claro não vou deixar de lado a opção que poderia vir acontecer isso.
Em relação a reduzir a dose para fisiológico era algo que eu tinha em mente, aparentemente vai ser um dos testes que irei fazer para poder tirar isso da cabeça e ir ao psicólogo tratar isso, referente a tireoide não fiz o exame, incrivelmente nem o médico me solicitou...... 

Editado por Ferraz Bruno
Escrita errada.
Postado (editado)

Consulte-se com um dermatologista tricologista. É esquisito que médicos não consigam correlacionar a alopécia areata com quadros de resposta imune errada, afinal de contas acredita-se que esse tipo de alopécia é uma reação autoimune, que muitas vezes pode vir acompanhada de lupus, vitiligo, ou outras doenças autoimunes. 

Eu dosaria principalmente vitamina D e zinco. O range normal para vitamina D é 20 a 100ng/ml. Sempre deixo ela no mínimo acima de 60ng/ml. O resultado disso é uma resposta melhor modulada para cada situação, caso o sistema imunológico seja provocado, sem exacerbações e sem reações erradas (ou pelo menos diminuindo a incidência delas). Estando abaixo de 60, doses semanais de 50.000 UI até atingir esse patamar e verificar se o problema começa a melhorar meses após a manutenção desses valores. É complicado de resolver, tem que ter paciência.

Editado por Arruda01
correção ortográfica
Postado

Boa tarde amigo.

Ano passado, em março em específico, notei um pequeno círculo na parte de trás da minha cabeça.

Ja tinha ouvido falar em alopecia areata, porque algumas pessoas da minha família tiveram, mas nunca tinha dado importância..

No começo eu nem me toquei que poderia ser essa doença, na verdade eu nem lembrava que poderia ser e que meus familiares tiveram, e nas primeiras semanas eu achei que o barbeiro tinha falhado meu cabelo sem querer (ou seja, não dei a mínima importância).

Mas aí o pequeno círculo começou a evoluir e ficar maior, e aí que durante uma visita a casa da minha irmã ela viu e me lembrou dessa doença, pois no passado ela também teve…

Bom, eu procurei alguns dermatologistas mas assim como você, os profissionais mau olharam o meu caso, e eu optei por acreditar que era algo relacionado a estresse e imunidade.

Utilizei de todas as ferramentas possíveis pra melhorar estresse e aumentar a imunidade, como trabalhava home office eu tomava sol todos os dias por volta de 40min pra aumentar a vitamina D, suplementei com vitaminas, coloquei em prática uma rotina de dormir mais e melhor, tomei alguns fitoterápicos pra modulação do estresses, enfim, fiz de tudo.

Mas em dezembro de 2024, mesmo com todas essas práticas, o buraco estava muito, mas muito maior. Nem vou colocar foto pra assustar, mas ficou bem feio.

Na época eu sabia que deveria consultar um tricologista, mas estava com pé atrás de pagar a consulta (que é cara). Imaginei que assim como os meus familiares, iria voltar o cabelo sem tratamento… Porém, eu notei um segundo círculo crescendo, e aí então decidi ir pro tricologista, e graças a Deus, bem quando precisei, uma médica que só atendia particular começou atender no meu plano, e aí sim tive uma consulta médica de verdade.

Ela passou um tratamento tópico que foi bem simples, e então, depois de uns 4 meses, o resultado veio e hoje estou curado.

Portanto, o conselho que posso te dar é: Vá no tricologista e faça o tratamento. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...