Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Volume semanal

gabrielcha

Posts Recomendados

Postado

Rapaziada, tenho uma duvida sobre Volume Semanal.

Vejo por aí que um bom treino, bem estruturado, geralmente o volume semanal seria em torno de 10-12 series para agrupamento muscular grande, e em torno de 6-8 para musculatura pequena.

A minha duvida é que, existem muitas pessoas que utilizam divisoes de treino, como Upper/Lower, que tem apenas 8 volume semanal (agrupamento musc. grande), na teoria, a hipertrofia seria amenizada. 

Me desculpem pela ignorância, só queria entender como funciona.

E outra duvida é:

É comprovado que frequencia > volume?

Obrigado!

Postado

A literatura mais atualizada aponta que a faixa ideal para hipertrofia fica entre 12-20 séries semanais, acima disso o custo X benefício começa a ser muito pequeno e pode até ter queda na taxa de hipertrofia devido a excesso de treinamento. Cada pessoa tem sua individualidade e uns vão ficar na faixa mais baixa de séries e terão ótimos resultados, outros vão precisar ficar na faixa mais próxima do topo, e tem aqueles que podem ultrapassar bastante o limite e não ter queda de hipertrofia. Essa recomendação de X séries semanais é uma estimativa baseada em estudos, não significa que se aplica a 100% da população, mas é um bom indicador de um caminho mais seguro a seguir.

Porém tu só vai saber como teu corpo responde de uma forma: fazendo.

A literatura atual também aponta que uma frequência maior é melhor (treinar 2x o mesmo músculo ao invés de 1x).

Mas respeitando uma boa taxa de séries semanais e indo até próximo a falha, os resultados também serão bons se treinar apenas 1x. No fim de tudo MESMO, a constância a longo prazo de um treino bem executado vence, independente da divisão.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...