Ir para conteúdo

Avaliação de Shape não evoluindo/regredindo, 2 anos de treino.


Posts Recomendados

Postado

Fala, pessoal! Tenho 24 anos, 1,76 de altura, peso 78/79 kg atualmente e treino há 2 anos, natural (tenho ginecomastia, mas sempre fui natural — último exame a testo estava nos 900 mais alta do que quando eu tinha 17-18 anos).

Um problema pra mim, eu acredito, é a dieta. Por questões de $$$ não dá pra fazer muita coisa, não dá pra comer limpo e, na maioria dos dias, acredito que nem bato minha meta de proteína de 1.8g por kg.

Recentemente comecei a estagiar e pretendo melhorar a dieta e entrar com suplementação: creatina e whey ocasionalmente.

Treino há 2 anos e, nos 3 primeiros meses, já vi um resultado rápido e muito positivo. Acontece que, há cerca de 8 meses, eu fiz uma avaliação com bioimpedância e o BF deu 19,5%. Eu surtei e diminui bastante a quantidade de alimento na dieta. Tenho a impressão que o shape murchou muito desde então.

Eu estava com 80/81 kg  comendo altas quantidades de pasta de amendoin/paçoca e ovo por ser mais barato cortei e caiu pra 76 kg. Não vi muita diferença na barriga ou na gordura aparente ja em questão de musculo vi uma diminuição no volume visivel.

Eu também tomava creatina na época, e nas vezes que usei creatina notei que o shape fica muito mais cheio, como se estivesse em um constante pump. Quando paro de tomar, seca bastante. Isso aconteceu nas vezes que tomei creatina e parei por conta de dinheiro.

Treino pesado, ABC 2x (ultimamente estou treinando perna uma vez na semana). Estou pegando 35 kg no supino inclinado com halteres, puxada/remada alta articulada com 100/120 kg, e tenho notado uma progressão boa de força/carga. Porém, o shape não tem acompanhado, e o pior: parece até ter regredido.

Eu já procurei ajustar a dieta, adicionando 3 ovos inteiros por dia e comendo mais no geral. Pretendo melhorar a dieta e suplementação em breve, como mencionado, já que comecei a estagiar e terei algum dinheiro.

Acontece que comecei a estagiar em academia e, desde as entrevistas, já chegaram a me perguntar se eu treinava. E, na atual, perguntaram quando eu ia começar a treinar, etc. Até uma aluna idosa apontou uma mulher fazendo agachamento com 30 kg e perguntou se eu conseguia fazer igual. Eu disse que já cheguei a fazer com 100 kg, e ela respondeu que nem parece, porque sou muito magro.

Na infância e adolescência, sempre fui um tanto gordo. A partir dos 18 comecei a correr, corri bastante e agora corro menos, estou mais focado na musculação.

Vou deixar algumas fotos: 3 recentes(duas sem camisa e uma com) e uma foto da época da bioimpedância, quando eu tomava creatina e estava com 81 kg. O que acham? As recentes estão tão ruins assim pra 2 anos de treino, a ponto de parecer que  eu nem treino? Em questão de força e progressão de carga, eu estou evoluindo com certeza.


Tt0ltxy.jpeg

Postado

uma coisa que gostaria de acrescentar e que meu braço é desproporcionalmente comprido demais e fino pra se ter uma ideia eu tenho 1,76 de altura e 1,84 de envergadura e 16cm de circunferencia de pulso acredito que esse braço com frame de graveto contribuia para impressão de sem shape.

Postado (editado)
Em 31/05/2025 em 23:15, Gez Apollo disse:

Em questão de força e progressão de carga, eu estou evoluindo com certeza.

 

Então no mínimo deve estar mantendo a massa muscular. Mesmo perdendo peso. A não ser que seja "evolução" às custas da técnica/amplitude.

 

Minha opinião:

 

Quando o shape tá com BF perto de 20% (talvez o caso das fotos) e a massa muscular esquelética não é muito alta (visível e normal, mas não alta), fica difícil avaliar se perdeu músculo só de olhar. Algumas partes da gordura inclusive só cedem a BF's muito baixos. Geralmente primeiro seca a dos braços ou algo do tipo. Distribuição da gordura tem um quê de genética também.

 

Quando você controlar a dieta e voltar para um bulking (de preferência paciente/gradual), aí sim vai poder julgar melhor, a cada trimestre ou semestre, se o ganho de massa muscular está estagnado. Perdendo peso é muito difícil ganhar MME. A não ser que a pessoa treinasse mal antes ou em outras condições específicas.

 

..Só tenha certeza de que todas as variáveis ao seu alcance estarão ajustadas, medidas e controladas (dieta ok e contadinha; treino simples e evoluindo; oito horas ou quase de sono de qualidade; pouco stress no dia-a-dia e situação hormonal normal.). Do contrário, não tem como avaliar se é uma questão genética ou de lentidão de resposta do corpo. Se nada mais der certo, continue treinando com pesos com boa intensidade de esforço, pois, de qualquer forma, é ótimo pra saúde.

 

Quanto a shape bom ou não, tudo isso tem um quê forte de relatividade e subjetividade e cada corpo responde de um jeito, o importante é estar melhor a cada período razoável de tempo. E, de preferência, compare "bulking x" com "bulking x+1" e "cutting x" com "cutting x+1", fica mais fácil avaliar o ciclo evolutivo. Isso pra quem faz algum tipo de bulking e cutting.

 

Editado por vitoriacampeao2
Postado (editado)
Em 31/05/2025 em 23:15, Gez Apollo disse:

tenho ginecomastia

Diagnosticada por um médico? Visualmente não tem não.
 

Em 31/05/2025 em 23:15, Gez Apollo disse:

Um problema pra mim, eu acredito, é a dieta. Por questões de $$$ não dá pra fazer muita coisa, não dá pra comer limpo

Desculpa de preguiçoso, comer limpo é mais barato que comer sujo. Só exige algum tempo pro preparo, mas se organizando não é muito.
 

Em 31/05/2025 em 23:15, Gez Apollo disse:

Acontece que, há cerca de 8 meses, eu fiz uma avaliação com bioimpedância e o BF deu 19,5%.

Tá errado. Tá com uns 15% na foto.

 

Em 31/05/2025 em 23:15, Gez Apollo disse:

Eu surtei e diminui bastante a quantidade de alimento na dieta.

Fez merda, acontece. Ali ainda dava pra entrar numa manutenção ou até continuar ganhando peso, bem de boa.
 

Em 31/05/2025 em 23:15, Gez Apollo disse:

Eu estava com 80/81 kg  comendo altas quantidades de pasta de amendoin/paçoca e ovo por ser mais barato cortei e caiu pra 76 kg.

Amendoim é proteína de baixo valor biológico e em grande quantidade vai te deixar mal pelo excesso de aflatoxinas. Paçoca é extremamente calórica e o açúcar rouba espaço da comida de verdade. Ovos inteiros vão te entregar gordura em excesso. Uma opção de proteína barata é soja.

 

Em 31/05/2025 em 23:15, Gez Apollo disse:

Estou pegando 35 kg no supino inclinado com halteres, puxada/remada alta articulada com 100/120 kg, e tenho notado uma progressão boa de força/carga. Porém, o shape não tem acompanhado, e o pior: parece até ter regredido.

Execução desses exercícios não tá uma bosta, não? Tipo 'meio' supino inclinado, remada puxando com o corpo inteiro...?

 

Em 31/05/2025 em 23:15, Gez Apollo disse:

Acontece que comecei a estagiar em academia e, desde as entrevistas, já chegaram a me perguntar se eu treinava. E, na atual, perguntaram quando eu ia começar a treinar, etc. Até uma aluna idosa apontou uma mulher fazendo agachamento com 30 kg e perguntou se eu conseguia fazer igual. Eu disse que já cheguei a fazer com 100 kg, e ela respondeu que nem parece, porque sou muito magro.

De fato, tu parece uma pessoa saudável e que é fisicamente ativa, mas não alguém que treina com pesos com o objetivo de hipetrofia. Dois anos ainda é pouco tempo, mas pelo relato acredito que as maiores falhas foram na dieta mesmo.
 

Em 31/05/2025 em 23:15, Gez Apollo disse:

O que acham?

Sinceramente, praticamente mesma coisa. Essa ideia de que creatina te dá um pump constante não se sustenta visualmente, mesmo comparando com uma foto em que está vários kg mais leve.
 

Em 31/05/2025 em 23:22, Gez Apollo disse:

uma coisa que gostaria de acrescentar e que meu braço é desproporcionalmente comprido demais e fino pra se ter uma ideia eu tenho 1,76 de altura e 1,84 de envergadura e 16cm de circunferencia de pulso

Normal, cara. Eu tenho 1,70 e 1,82 de envergadura, 16 de punho também. Teus braços tão menos piores do que peito e costas.


 

Editado por Super Ogro

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...