Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fosfocreatina


Diego jiu jitsu

Posts Recomendados

Fosfocreatina

A creatina é um composto que contém carbono, hidrogênio e nitrogênio, sintetizado nos rins, no pâncreas e fígado (neste último principalmente) a partir de três aminoácidos: glicina, arginina e metionina. Diariamente, aproximadamente 2 g de creatina são convertidos, através de reação não-enzimática, em creatinina, que atravessa livremente a membrana celular sendo posteriormente excretada pelos rins. A reposição dos estoques de creatina se dá tanto por síntese endógena quanto pela ingestão na dieta onívora típica. O estoque intracelular de creatina total gira em torno de 120-125 mmol/kg de peso seco, resultando em cerca de 120 g no indivíduo de 70 kg, sendo 95% desse valor encontrado no músculo esquelético. Apresenta-se nas formas livre (Cr) ou fosforilada (CP). Quando fosforilada atua na refosforilação do ADP, mediante ação da enzima creatina quinase (CK), contribuindo para a manutenção dos níveis intracelulares de ATP. Essa via energética é predominantemente utilizada no início do trabalho de contração muscular, bem como em esforços de curtíssima duração e alta intensidade. Dessa forma, tem sido demonstrado que a suplementação dietética com creatina mono-hidratada proporciona uma melhora significativa em atividades de alta intensidade, ao aumentar os níveis intramusculares de creatina total (TCr) para cerca de 145 a 160 mmol/kg de peso seco, bem como ao proporcionar um aumento da ressíntese de CP durante a recuperação.

Além de atuar como um tampão temporário de energia, mantendo a concentração celular de ATP, o sistema da fosfocreatina parece possuir outras funções. A hidrólise do ATP acarreta produção de H+, ao passo que a reação da CK promove o seqüestro de H+. Esse acoplamento funcional impede a rápida acidificação do meio intracelular no início da contração muscular. E, ainda, a hidrólise da fosfocreatina promove uma rápida liberação de Pi durante a contração, o que parece estar relacionado com a ativação da enzima glicogênio fosforilase e de enzimas da glicólise no início do exercício, mantendo-se, assim, a produção de energia.

A reação da creatina quinase é reversível. Dessa forma, após o exercício, quando a demanda por ATP diminui acentuadamente, a oxidação de carboidratos e lipídios permite a ressíntese da fosfocreatina, repondo o pool intracelular desse composto. Essa ressíntese de fosfocreatina pode ser severamente comprometida por baixo pH, baixa tensão de oxigênio e/ou por uma redução no fluxo sangüíneo muscular.

fisiologiaetreinamento.blogspot.com

Nao sei se ja postaram, se esta no local certo mas espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...