Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Agachamento com o calcanhar elevado


GstvOliveira
Ir para solução Solucionado por Coach.Wagner ,

Posts Recomendados

Aos amigos que fazem ou já fizeram agachamento com calço no calcanhar, como fazer com mais segurança? Coloquei duas anilhas de 15kg (acho que exagerei aqui, na próxima vez tentarei com anilhas de 5kg, já que ambas tem alturas parecidas ~ 2,5 cm) e na hora de subir na anilha senti certa insegurança (foi minha primeira vez fazendo dessa forma). Apesar de estar muito mais confortável, não consegui progredir a carga devido a isso. 

Adicionei os calços para voltar a agachar livre. Tenho feito trabalhos de mobilidade de tornozelo, quadril e afins, mas, ainda é bem complicado para mim realizar o movimento em boa forma (acredito que seja devido a relação fêmur/tíbia). Com o calço consegui uma amplitude ideal, sem inclinar tanto o tronco. 

No futuro pretendo investir num sapato de LPO. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 14/01/2023 em 11:25, gustavooliver71 disse:

Aos amigos que fazem ou já fizeram agachamento com calço no calcanhar, como fazer com mais segurança? Coloquei duas anilhas de 15kg (acho que exagerei aqui, na próxima vez tentarei com anilhas de 5kg, já que ambas tem alturas parecidas ~ 2,5 cm) e na hora de subir na anilha senti certa insegurança (foi minha primeira vez fazendo dessa forma). Apesar de estar muito mais confortável, não consegui progredir a carga devido a isso. 

Adicionei os calços para voltar a agachar livre. Tenho feito trabalhos de mobilidade de tornozelo, quadril e afins, mas, ainda é bem complicado para mim realizar o movimento em boa forma (acredito que seja devido a relação fêmur/tíbia). Com o calço consegui uma amplitude ideal, sem inclinar tanto o tronco. 

No futuro pretendo investir num sapato de LPO. 

 

Eu sinceramente não gosto nem sou favorável, mas não eh assunto pra mim.

 

@Coach.Wagner ou o @Alex_83 podem te ajudar mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se usa anilhas pequenas, de 1 ou 2 kgs.

 

É bom sim, aumenta muito a ativação dos vastos, e também a compressão patelo femoral, por isso você jamais vai utilizar a mesma carga que usa num agachamento normal. 

 

Não tem nada de errado, inclusive saiu estudo biomecânico recente sobre isso l, mostrando ser positivo e sem grandes riscos.

 

Edit: positivo para pessoas com limitações na dorsiflexão. Para pessoas "saudáveis" o ideal é melhorar a mobilidade de tornozelo, quadril, para descer mais retificado, jogando menos carga para lombar e glúteos.

Editado por frankx
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lá na academia tem uma ripa retangular de madeira, tem uns 60 cm de comprimento e uns 2cm de espessura, que a galera usa pra apoiar os calcanhares. É melhor que anilhas, fica mais estável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, obrigado pelas contribuições @Alex_83e @frankx! :) 

Em 14/01/2023 em 11:52, frankx disse:

Se usa anilhas pequenas, de 1 ou 2 kgs.

 

É bom sim, aumenta muito a ativação dos vastos, e também a compressão patelo femoral, por isso você jamais vai utilizar a mesma carga que usa num agachamento normal. 

 

Não tem nada de errado, inclusive saiu estudo biomecânico recente sobre isso l, mostrando ser positivo e sem grandes riscos.

Percebi na hora que errei a mão usando a de 15kg kkkk, eu estava com medo de na hora de dar os passos para trás acabar errando a posição. As anilhas daqui de 1kg e 2kg são bem pequenas e gordinhas (são aquelas anilhas emborrachadas padrão de academia de bairro). Farei o teste com a de 4kg ou 5kg, são mais próximas das anilhas de ferro de 1kg e 2kg em questão de diâmetro. 

 

Em 14/01/2023 em 11:55, Alex_83 disse:

Lá na academia tem uma ripa retangular de madeira, tem uns 60 cm de comprimento e uns 2cm de espessura, que a galera usa pra apoiar os calcanhares. É melhor que anilhas, fica mais estável.

Tem uma na academia aqui se não me engano, farei o teste utilizando ela. Vou conversar com o dono se não rola dele me dar um descontinho de leve se eu comprar uma plataforma dessas e deixar lá na academia. Acredito que poucas pessoas vão utilizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
Em 14/01/2023 em 11:25, gustavooliver71 disse:

Aos amigos que fazem ou já fizeram agachamento com calço no calcanhar, como fazer com mais segurança?  

A forma mais segura é essa do @Alex_83

Uma ripa cortada com uma inclinação que vai acabar simulando bem o que é um tênis de LPO. Anilha se for utilizar, pega essas de borracha mesmo, um tênis de LPO tem uma média de drop de 2,4cm.

Em 14/01/2023 em 11:25, gustavooliver71 disse:

Adicionei os calços para voltar a agachar livre. Tenho feito trabalhos de mobilidade de tornozelo, quadril e afins, mas, ainda é bem complicado para mim realizar o movimento em boa forma (acredito que seja devido a relação fêmur/tíbia). Com o calço consegui uma amplitude ideal, sem inclinar tanto o tronco. 

Ou tu simplesmente acha que boa forma é um padrão que limita movimento e não se encaixa na tua proporção corporal e formação articular.

Por exemplo, se tu encaixa essa "amplitude ideal" sem calço mas inclinando bastante o tronco, não tem problema nenhum.

Todavia, trabalho de flexibilidade e força específico vai ajudar bastante a encaixar um movimento ainda melhor no teu corpo.

 

Testa inicial esses dois trabalhos:
1- https://www.instagram.com/p/Cg2NdGyFjR2/

2- https://www.instagram.com/p/CfcFG--FhdI/

 

E tenta agachar novamente.

Inicialmente sem peso, tu precisa procurar um afastamento de pés, que ao agachar tu se sinta o mais confortável possível, depois tu tenta reproduzir isso com peso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/01/2023 em 13:10, Coach.Wagner disse:

A forma mais segura é essa do @Alex_83

Uma ripa cortada com uma inclinação que vai acabar simulando bem o que é um tênis de LPO. Anilha se for utilizar, pega essas de borracha mesmo, um tênis de LPO tem uma média de drop de 2,4cm.

Ou tu simplesmente acha que boa forma é um padrão que limita movimento e não se encaixa na tua proporção corporal e formação articular.

Por exemplo, se tu encaixa essa "amplitude ideal" sem calço mas inclinando bastante o tronco, não tem problema nenhum.

Todavia, trabalho de flexibilidade e força específico vai ajudar bastante a encaixar um movimento ainda melhor no teu corpo.

 

Testa inicial esses dois trabalhos:
1- https://www.instagram.com/p/Cg2NdGyFjR2/

2- https://www.instagram.com/p/CfcFG--FhdI/

 

E tenta agachar novamente.

Inicialmente sem peso, tu precisa procurar um afastamento de pés, que ao agachar tu se sinta o mais confortável possível, depois tu tenta reproduzir isso com peso.

Muito obrigado Wagner! É muito satisfatório ter a sua presença aqui no meu post. Farei os exercícios de mobilidade propostos e volto aqui para dar o feedback após algumas sessões. No mais, ótimo conteúdo no IG! Já estou seguindo :). Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...