Ir para conteúdo

Anabolizantes e COVID-19

Posts Recomendados

Postado

Alguém sabe se existe algum material ou relato de pessoas que contraíram COVID-19 enquanto ciclavam?

Tentei pesquisar algo do tipo mas não obtive sucesso.

Por que a dúvida? Bom, em teoria uma pessoa que treina e come corretamente geralmente tem uma imunidade alta, então supostamente estariam menos propensos a contrair o corona.

No entanto, do meu entendimento o que transforma a doença em um caso grave (com agravante de morte) é a tal da "tempestade de citocinas" - pra quem não sabe, basicamente são proteínas que sinalizam onde os linfócitos/macrófagos devem agir para conter um determinado agente invasor (vírus). Essa tempestade é desordenada, faz com que as células de defesa ataquem o próprio pulmão promovendo pneumonias e outros agravantes respiratórios que podem levar a óbito.

Então se determinada pessoa está tomando uma droga que aumenta a síntese de proteínas e por azar ela contrair o vírus, estaria mais propensa a ter uma tempestade de citocinas e assim desenvolver um quadro grave?

A dúvida é sincera. Caso alguém com mais conhecimento possa esclarecer ou corrigir algum ponto errado do raciocínio acima, agradeço!

Postado

Irmão, estudos específicos não existem, apenas relatos de casos. Tenho inúmeros amigos, e minha própria mulher, que estão no dia a dia do combativa covid em utis.

E os relatos dão sempre os mesmos, enorme maioria dos pacientes são obesos ou com com algum grau de sobrepeso e geralmente com comorbidades( especialmente diabetes). Dificilmente casos de pessoas jovens e atléticas chegam a ser internadas em uti(eles mesmo relatam apenas de alguns pacientes com diabetes tipo I)

Quanto a produção de ocitocinas, não sei teu grau de instrução, se já fez algum curso superior na área da saúde ou estudou especificamente um livro de fisiologia. Mas hormônios sexuais(testosterona e os femininos) não agem sobre a síntese de todas as proteínas( e sim principalmente sobre a síntese de tecido muscular esquelético).

Mas como te disse não existem( e provavelmente não existirão) estudos estatisticamente relevantes sobre o tema

Postado
4 minutos atrás, MadrugaDentista disse:

Irmão, estudos específicos não existem, apenas relatos de casos. Tenho inúmeros amigos, e minha própria mulher, que estão no dia a dia do combativa covid em utis.

E os relatos dão sempre os mesmos, enorme maioria dos pacientes são obesos ou com com algum grau de sobrepeso e geralmente com comorbidades( especialmente diabetes). Dificilmente casos de pessoas jovens e atléticas chegam a ser internadas em uti(eles mesmo relatam apenas de alguns pacientes com diabetes tipo I)

Imagino realmente que seja difícil fazer um estudo sobre isso, o espaço amostral é simplesmente muito ínfimo.

12 minutos atrás, MadrugaDentista disse:

Quanto a produção de ocitocinas, não sei teu grau de instrução, se já fez algum curso superior na área da saúde ou estudou especificamente um livro de fisiologia. Mas hormônios sexuais(testosterona e os femininos) não agem sobre a síntese de todas as proteínas( e sim principalmente sobre a síntese de tecido muscular esquelético).

Mas isso aqui já ajuda a esclarecer minha dúvida. Em outras palavras então... EAs não devem influenciar no agravamento da doença!

Valeu!

Postado

Irmão, estando no meio acadêmico dizer sim ou não é muito difícil. A resposta mais correta é que provavelmente não influencie 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...