Ir para conteúdo
  • Cadastre-se


Faabs

Posts Recomendados

Postado

Ursos polares estão ficando sem gelo no Ártico, diz estudo

Gelo marinho está se formando mais tarde e derretendo mais cedo no ano.
Animais dependem de camada de gelo principalmente para caçar focas.

https://g1.globo.com/natureza/noticia/2016/09/ursos-polares-estao-ficando-sem-gelo-no-artico-diz-estudo.html

 

Amazônia: temperatura vai subir 5ºC e chuvas diminuirão 25% em 25 anos

https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2016/09/15/amazonia-temperatura-vai-subir-5c-e-chuvas-diminuirao-25-em-25-anos.htm

Postado (editado)

Temer entrega ratificação do acordo do clima de Paris na ONU

Ratificação foi aprovada pelo Congresso Nacional e assinada por Temer.
Outros países também entregaram a ratificação na ONU nesta quarta-feira.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/09/temer-entrega-ratificacao-do-acordo-do-clima-de-paris-na-onu.html

 

Centenas de cientistas criticam Trump por atitude sobre o clima

Republicano prometeu retirar EUA do acordo de Paris sobre o tema.
Carta aberta com críticas foi assinada por 375 cientistas do mundo todo.

 

https://g1.globo.com/mundo/eleicoes-nos-eua/2016/noticia/2016/09/centenas-de-cientistas-criticam-trump-por-atitude-sobre-o-clima.html

 

On September 20, 2016, 375 members of the National Academy of Sciences, including 30 Nobel laureates, published an open letter to draw attention to the serious risks of climate change. The letter warns that the consequences of opting out of the Paris agreement would be severe and long-lasting for our planet’s climate and for the international credibility of the United States.

 

https://responsiblescientists.org/

Editado por Faabs
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
Postado

Aquecimento global ameaça Mediterrâneo com mudanças sem precedentes

https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/afp/2016/10/27/aquecimento-global-ameaca-mediterraneo-com-mudancas-sem-precedentes.htm

 

"Um aquecimento global acima de 1,5 grau Celsius seria capaz de alterar os ecossistemas da região mediterrânea de uma maneira sem precedentes nos últimos 10.000 anos - o tempo de existência da civilização humana -, remodelando florestas e transformando partes da Europa em deserto, alertaram pesquisadores nesta quinta-feira. "

Postado

Antártida está ganhando gelo, não perdendo, afirma estudo da Nasa

Surpreendentemente, a Nasa mostrou que a Antártida está ganhando gelo, em vez de perdendo, como se poderia esperar de um planeta em processo de aquecimento.

Os pesquisadores da agência espacial americana mostraram que o fenômeno aconteceu durante todo o período analisado, de 1992 a 2008. Ao ano, o acúmulo de gelo na Antártida representa uma redução no nível dos oceanos de 0,23 mm –ou seja, de cerca de meio centímetro em 20 anos.

A descoberta não significa, porém, que não exista aquecimento global.

https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2015/11/1702422-antartida-esta-ganhando-gelo-nao-perdendo-afirma-estudo-da-nasa.shtml

Postado
6 horas atrás, NewbieTrack disse:

Antártida está ganhando gelo, não perdendo, afirma estudo da Nasa

Surpreendentemente, a Nasa mostrou que a Antártida está ganhando gelo, em vez de perdendo, como se poderia esperar de um planeta em processo de aquecimento.

Os pesquisadores da agência espacial americana mostraram que o fenômeno aconteceu durante todo o período analisado, de 1992 a 2008. Ao ano, o acúmulo de gelo na Antártida representa uma redução no nível dos oceanos de 0,23 mm –ou seja, de cerca de meio centímetro em 20 anos.

A descoberta não significa, porém, que não exista aquecimento global.

https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2015/11/1702422-antartida-esta-ganhando-gelo-nao-perdendo-afirma-estudo-da-nasa.shtml

 

 

 

Explicando o porque isso ocorre:

A Antártica é um continente com 98% da sua superfície coberta por gelo, e é cercado por um oceano que se congela sazonalmente. Notícias sobre o aumento do gelo antártico muitas vezes deixam de reconhecer esta diferença entre o gelo continental e o oceânico. O gelo continental se acumulou ao longo de milênios sobre o continente por meio de precipitação de neve. Este gelo, na verdade, é água dos oceanos que um dia evaporou e então caiu na forma de precipitação. O gelo antártico oceânico é completamente diferente, uma vez que se forma na água salgada durante o inverno e se derrete quase que inteiramente de novo no verão.

Um fato importante é que quando o gelo continental derrete e escorre para os oceanos, o nível do mar sobe em sua média; já quando o gelo oceânico derrete, o nível do mar praticamente não se altera, embora outras partes do sistema climático sejam afetadas, como, por exemplo, uma maior absorção da luz solar pelo oceano (mais escuro).

Em resumo:

  • O gelo antártico oceânico está aumentando apesar do aquecimento do Oceano Antártico.
  • O gelo antártico continental está diminuindo

 

O gelo antártico continental está diminuindo

 

Medir as mudanças no gelo continental antártico tem sido um processo difícil devido à enormidade e complexidade do manto de gelo. Porém, desde os anos 90 foram lançados satélites que nos auxiliam a monitorar melhor este continente. Há três abordagens diferentes, e todas mostram resultados consistentes entre si, consideradas as margens de incerteza. A estimativa mais recente da perda de gelo, que combina valores das três abordagens (Shepherd et al. 2012) concluiu que entre 1992 e 2011, o manto de gelo antártico perdeu, ao todo, 1350 gigatoneladas (Gt) para os oceanos, ou 1.350.000.000.000 toneladas, numa média de 70 Gt por ano (Gt/ano). Visto que uma redução de massa de 360 Gt/ano representa um aumento no nível do mar de 1 mm, esta estimativa equivale a um aumento no nível do mar de 0,19 mm/ano, ou 1,9 mm/década. Junto com a perda de gelo continental da Groenlândia, isso representa cerca de 30% do aumento do nível do mar observado no período.

Quando examinamos como essa mudança se deu ao longo do tempo (Figura 1), percebemos que o manto de gelo como um todo não perdeu nem ganhou gelo no início da década de 90. Desde então,  a perda de gelo começou, e está bem claro que ela se acelerou com o tempo:

F5.large.jpg

Figura 1: Estimativas da mudança de gelo continental antártico total (embaixo), suas subregiões (em cima), e as contribuições aproximadas para a elevação do nível do mar usando uma combinação de várias técnicas diferentes de medição (Shepherd et al. 2012). As áreas sombreadas representam a incerteza da estimativa (1-sigma).

A missão de satélites que está melhor equipada para medir as variações do gelo continental é o Gravity Recovery and Climate Experiment (GRACE). Os satélites do GRACE medem variações na gravidade terrestre a qual está diretamente relacionada com as variações de massa, como a do manto de gelo antártico. Estimativas recentes do GRACE mostram a perda dramática de gelo na Antártica Ocidental e o ganho de massa na Antártica Oriental (King et al. 2012).

nature11621-f1.2.jpg

 

Figura 2: a, estimativa do GRACE da variação de massa de gelo (2002-2012), com as bacias de escoamento numeradas (valores em negrito e itálico onde as tendências foram estatisticamente diferente de zero com nível de certeza de 95%). b e c, limites inferior e superior da variação de massa de gelo, respectivamente, refletindo o erro sistemático potencial nas estimativas das bacias (King et al. 2012)

O manto de gelo da Antártica Oriental aumentou ligeiramente ao longo do período coberto pelos satélites (Figuas 1 e 2), mas não o suficiente para compensar as outras perdas. Não está claro ainda se o aumento de massa na Antártica é um fenômeno de curto prazo devido a um período de nevascas especialmente intensas (Boening et al. 2012) ou se é uma tendência de longo prazo. Uma maior precipitação de neve na Antártica Oriental foi prevista já há bastante tempo no caso de um clima em aquecimento, portanto esta é uma região importante para se continuar monitorando.

A perda de massa no manto de gelo da Antártica Ocidental não se deve ao derretimento de superfície, pois as temperaturas na Antártica são em geral sempre abaixo de zero. As variações de precipitação observadas também não justificam essa perda. O derretimento vem ocorrendo devido ao aquecimento do oceano, que derrete o manto a partir de suas bordas, acelerando o fluxo das geleiras em toda sua extensão, causando assim perdas de gelo até o interior do continente.

nature10968-f3.2.jpg

Figura 3: Taxas de perda de gelo continental e de suas extensões flutuantes na Antártica Ocidental, no período 2003-2208 (Pritchard et al. 2012). As extensões flutuantes de gelo continental (plataformas de gelo) indicadas são Venable (V), Abbot (A), Cosgrove (C), Pine Island (PI), Thwaites (TH), Crosson (CR), Dotson (D), Getz (G), De Vicq (DV), Land (L), Nickerson (N) and Sulzberger (SZ). As setas indicam áreas de gelo apoiado no solo, de fluxo lento. A batimetria continente adentro a partir da quebra da plataforma continental aparece em escala de cinza. A divisa entre o gelo flutuante e o gelo apoiado no solo é representada pelo contorno em branco. O destaque mostra a localização do mapa na Antártica (quadrado verde).

O fluxo de água mais quente na plataforma continental nesta região não é inteiramente compreendida, mas provavelmente parte dela está associada a uma intensificação dos ventos do oeste, que por sua vez ocorreu como consequência da diminuição do ozônio estratosférico desde meados do séc. XX (Gillet 2003, Thompson 2002, Turner 2009).

O manto de gelo antártico tem um papel importante no aumento do nível do mar. Esta contribuição está crescendo contínua e rapidamente.

O gelo oceânico antártico está aumentando

O gelo oceânico antártico tem mostrado um crescimento de longo prazo desde que os satélites começaram suas medições em 1979. Esta é uma observação que foi frequentemente citada como prova contra o aquecimento global. Entretanto, raramente é feita a pergunta: por que o gelo oceânico antártico está aumentando? Implicitamente, toma-se como verdade que deve estar esfriando ao redor da Antártica. Definitivamente, não é este o caso. Na verdade, o Oceano Antártico tem se aquecido mais rápido que o resto dos oceanos do mundo. Globalmente, entre 1955 e 1995, os oceanos têm se aquecido em 0,1ºC por década. Em contraste, o Oceano Antártico tem se aquecido em 0,17ºC por década. Não apenas o Oceano Antártico está se aquecendo, mas isso está acontecendo mais rápido que a média global.

Antarctica_Sea_Ice.gif

Figura 3: Temperatura do ar na superfície sobre as áreas cobertas por gelo no Oceano Antártico (topo). Extensão do gelo oceânico, observado por satélite (em baixo). (Zhang 2007)

Se o Oceano Antártico está se aquecendo, por que o gelo oceânico antártico está aumentando? Há vários fatores responsáveis. Um é a menor concentração de ozônio acima da Antártica. O buraco da camada de ozônio acima do Pólo Sul causou o resfriamento da estratosfera (Gillet 2003). Isso reforça os ventos ciclônicos que circundam o continente antártico (Thompson 2002). O vento espalha o gelo oceânico, criando áreas de mar aberto conhecidas como polínias. Mais polínias levam a mais produção de gelo oceânico (Turner 2009).

Outro fator responsável é a mudança na circulação oceânica. O Oceano Antártico consiste de uma camada de água fria próxima da superfície e uma camada de água mais quente abaixo. Água da camada mais quente sobe à superfície, derretendo o gelo oceânico. Entretanto, conforme a temperatura do ar aumenta, o volume de chuva e neve também aumentam. Isso diminui a salinidade das águas da superfície, levando a uma camada de superfície menos densa que a água mais salgada da camada inferior. Assim, a água quente que deveria aflorar na superfície, em parte deixa de subir, as camadas tornam-se mais estratificadas e misturam-se menos. Menos calor é transportado para cima desde a camada mais profunda e mais quente. E assim, menos gelo oceânico derrete (Zhang 2007). Um aumento no derretimento do gelo continental antártico também contribui para o aumento da produção de gelo oceânico (Bintanga et al. 2013).

Em resumo, o gelo oceânico antártico é um fenômeno complexo e único. A interpretação simplista que deve estar esfriando ao redor da Antártica não é confirmada pelas observações. O aquecimento está acontecendo – por outro lado, para entendermos como ele afeta cada região, precisamos compreender os vários fatores envolvidos.

 

Fonte: https://www.skepticalscience.com/translation.php?a=21&l=10

Postado

Poluição provoca fechamento de escolas em Nova Déli

Poluição que envolve a capital indiana há uma semana é risco à saúde.
Governo anunciou fechamento de escolas durante três dias.

https://g1.globo.com/natureza/noticia/2016/11/poluicao-provoca-fechamento-de-escolas-em-nova-deli.html

 

Mundo se reúne em Marrakesh para colocar em prática acordo do clima

COP 22, a conferência da ONU sobre o clima, vai até o dia 18 de novembro.
Mais de 15 mil pessoas participarão de evento em Marrakesh, em Marrocos.

https://g1.globo.com/natureza/noticia/2016/11/mundo-se-reune-em-marrakesh-para-colocar-em-pratica-acordo-do-clima.html

  • 3 semanas depois...
Postado

Grupo de 800 cientistas pede a Trump que não ignore mudança climática

Presidente eleito disse, durante toda a sua campanha, que mundo não passa por aquecimento global.

https://g1.globo.com/natureza/noticia/grupo-de-800-cientistas-pede-a-trump-que-nao-ignore-mudanca-climatica.ghtml

 

 

Gelo marítimo do tamanho da Índia desaparece devido a calor recorde

https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/reuters/2016/12/05/gelo-maritimo-do-tamanho-da-india-desaparece-devido-a-calor-recorde.htm

Postado
Em 29/08/2016 at 23:12, Faabs disse:

 

Cientistas têm que embasar suas opiniões com pesquisa e dados que sobrevivam ao processo de revisão por pares. Uma pesquisa do Skeptical Science, publicada em periódico científico, analisou todos (mais de 12 mil) resumos de artigos publicados entre 1991 e 2011 sobre os temas "mudanças climáticas globais" e "aquecimento global" (Cook et al. 2013). Concluíram que mais de 97% dos artigos que tomavam alguma posição a respeito do assunto conconrdavam com o consenso de que os seres humanos são a causa do aquecimento global. Numa segunda fase do projeto, os cientistas receberam um email e autoavaliaram 2.000 de seus próprios artigos. Novamente, mais de 97% deles concordaram que os seres humanos são a causa.

C02_TCP_social_media_image_97.jpg

 

powell pie

 

consensus studies

 

Não tem consenso nem sobre esse consenso divulgado, até porque "consenso científico" é quase um "quadrado redondo".

Em resumo nosso amigo John Cook(dono do skepticalscience) no artigo de 2013 (não esse que você linkou) analisou “11 944 climate abstracts from 1991–2011 matching the topics 'global climate change' or 'global warming'.”, 66.4% desses 11.944 abstracts não tinha qualquer posição sobre causa do aquecimento global, 32.6% endossaram que o aquecimento é causado por humanos e 0.7% rejeitaram que a causa seja humana, isso nos próprios dados que ele divulgou, para chegar ao número mágico de 97% de consenso ele só levou em conta o universo de abstratics que manifestaram causa para o aquecimento global, esse é o tipo de “consenso” que você vai encontrar em uma pesquisa presidencial para 2018 só na CUT. 

 

-

 

Essa refutação não é minha. Peguei de um carinha ai.

Postado

 

 

 

https://gloria.tv/video/zNmfmzJfBoPW6CRDEweAKdGQ8

 

https://gloria.tv/video/ZbUWz2Btcy9k1uzf6TaTUqjND

 

https://gloria.tv/video/24ATZnFd2uLT3KR8KisjvN1x8

 

https://gloria.tv/video/2Ps1nMa4SkCa1ehuFyU2Xn43b

 

https://gloria.tv/video/erfhwBs2AvNC1pTBdbjDfqWr8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em 29/08/2016 at 22:51, Shapudo disse:

Todos esses problemas são um convite a palpiteiros. O debatedor honesto fica acuado diante dessa avalanche de dados. Imagina o tanto que você tem que ler para saber minimamente sobre o assunto? No final das contas, aqueles que sabem menos acabam tomando conta do debate.

 

Um interessante link para o tema:

https://pt.wikinews.org/wiki/Climategate:_Escândalo_abala_comunidade_cientifica

 

Melhor post desse tópico

Postado
Em 10/12/2016 at 04:48, RainbowPill disse:

 

@Faabs, me interessei pelo assunto rsrs

 

Tem alguns livros pra recomendar sobre o assunto? 

Alguns livros que li abordam o aquecimento global, recomendo ler Bilhões e Bilhões, O Mundo Assombrado Pelos Demonios, e Pálido Ponto Azul.

O livro do Al Gore e Inverno Nuclear parecem ser ótimos livros também, porém ainda não li.
Vou deixar os links aqui:

 

https://pensamentosnomadas.com/livros-de-carl-sagan-em-portugues-pdf-30225
https://www.amazon.com.br/dp/852042581X/ref=asc_df_852042581X4692106/?tag=buscape-14-local-20&creative=380333&creativeASIN=852042581X&linkCode=asn

Postado
6 horas atrás, Faabs disse:

Alguns livros que li abordam o aquecimento global, recomendo ler Bilhões e Bilhões, O Mundo Assombrado Pelos Demonios, e Pálido Ponto Azul.

O livro do Al Gore e Inverno Nuclear parecem ser ótimos livros também, porém ainda não li.
Vou deixar os links aqui:

 

https://pensamentosnomadas.com/livros-de-carl-sagan-em-portugues-pdf-30225
https://www.amazon.com.br/dp/852042581X/ref=asc_df_852042581X4692106/?tag=buscape-14-local-20&creative=380333&creativeASIN=852042581X&linkCode=asn

 

Boa! Vlw

 

Nem sabia que o Carl Sagan tinha livros sobre o aquecimento global rs

Postado
33 minutos atrás, RainbowPill disse:

Dá uma olhada em alguns vídeos dele. O veio parece manjar.

Eu dei uma olhada por cima, e parece que ele é nega o aquecimento global, é isso msm?

Postado

Emissões de metano crescem e ameaçam luta contra aquecimento global, diz balanço com 15 países

Mais de 80 cientistas alertam para aumento da concentração do gás na última década.

https://g1.globo.com/natureza/noticia/emissoes-de-metano-crescem-e-ameacam-luta-contra-aquecimento-global-diz-balanco-com-15-paises.ghtml

 

Ártico tem ano recorde de calor e derretimento maciço de gelo

Avaliação foi publicada no Arctic Report Card 2016, relatório revisado por pares de 61 cientistas de todo o mundo.

https://g1.globo.com/natureza/noticia/artico-tem-ano-recorde-de-calor-e-derretimento-macico-de-gelo.ghtml

 

Antártica é mais vulnerável ao aquecimento do que se pensava

Ventos fortes carregando ar quente levam embora a neve superficial, que reflete a luz do sol. Raios solares são então absorvidos pelo gelo mais escuro.

https://g1.globo.com/natureza/noticia/antartica-e-mais-vulneravel-ao-aquecimento-do-que-se-pensava.ghtml

Postado
Em 13/12/2016 at 12:59, RainbowPill disse:

 

Sim. Ele é um dos adeptos da teoria contrária.

Recomendo este link, lembrei de vc enquanto estava lendo hahahahhaaa

 

AQUECIMENTO GLOBAL E A CRENÇA NA AUTORIDADE CIENTÍFICA

Há especialistas que negam o Aquecimento Global, de fato, mas o que importa é o que diz o consenso majoritário entre as autoridades científicas.

https://ano-zero.com/aquecimento-global-autoridade/

Postado
Em 15/12/2016 at 11:52, Faabs disse:

Recomendo este link, lembrei de vc enquanto estava lendo hahahahhaaa

 

AQUECIMENTO GLOBAL E A CRENÇA NA AUTORIDADE CIENTÍFICA

Há especialistas que negam o Aquecimento Global, de fato, mas o que importa é o que diz o consenso majoritário entre as autoridades científicas.

https://ano-zero.com/aquecimento-global-autoridade/

 

heuahueahueaeha

 

Marcado pra ler mais tarde. Até tenho tempo agora, mas estoy con preguiça rsrs

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...