Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Treinamento para velocista


Consistência

Posts Recomendados

Publicidade

Deixa ele treinar sozinho. Tu quer ajudar o cara sem nem saber a especificidade da modalidade dele, vai botar ele pra fazer coisa inútil sem controle de volume e intensidade e atrapalhar o treino de atletismo dele.

 

Deixa pra ele ser treinado por quem sabe treinar atleta velocista.

39 minutos atrás, busarello disse:

Velocista é algo genérico. Em que, exatamente, ele compete?

Outro detalhe, os pontos fracos. Na opinião dele, em que ponto da prova ele mais sofre? Se puder assistir a alguma prova dele (mesmo que por vídeo), onde você nota que ele "perde" de algum outro? Tente dividir a prova em 3 partes, inicio, meio e fim. Como estamos falando amadoramente, divida a distancia em 3 partes iguais.

 

Como assim velocista é algo genérico? Velocista é atleta de tiro.

Ou to deixando algo passar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
Agora, Consistência disse:

Segundo ele é o fim da prova. E olhando um vídeo eu percebi que a saída do bloco(a largada) dele não é muito boa

Força. Precisa verificar com calma, mas foco em quádriceps e panturrilhas, além de core. Não esqueça do balanço muscular, se reforçar muito o anterior sem que o posterior acompanhe provavelmente vai ferrar o joelho, cedo ou tarde.

 

Eu faria push / pull / FB nos dias de musculação. Em todos os treinos inclua treino de core, variando. Tem muita coisa boa (sobre core), no diário da Fabiana Fukuda.

Nos dias de treino de corrida (específicos) eu faria um de explosão, um de ritmo e um longão. Os treinos de explosão devem incluir treinos de aceleração simples (partida do zero) e de recuperação (partida de uma velocidade especifica). O treino de ritmo não deve ser longo. Monte as duas rotinas e controle o volume considerando as duas.

 

2 minutos atrás, Covero disse:

Deixa ele treinar sozinho. Tu quer ajudar o cara sem nem saber a especificidade da modalidade dele, vai botar ele pra fazer coisa inútil sem controle de volume e intensidade e atrapalhar o treino de atletismo dele.

 

Deixa pra ele ser treinado por quem sabe treinar atleta velocista.

Provavelmente é o melhor conselho. Notem, apenas, que aparentemente o individuo em comento não conta com treinamento algum. Acho que, neste caso, alguma ajuda é melhor do que nada. Mas sou forçado a concordar que sem controle de volume a chance de piorar também existe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Consistência disse:

Avaliem esse treino e comentem o que acham que deveria mudar: Ele tem dores nas costas e por isso prefere não fazer o agachamento

Terça-- corpo todo

 

Leg Press 1x20 + 5x6

 

Passada 3x20

 

Stiff 4x10 ou mesa flexora 4x10

 

Elevação Pélvica 4x8

 

Remada no Smith 4x8 ou Remada baixa na polia 4x6

 

Glute ham raises 4x10

 

Supino Reto 4x6

 

Desenvolvimento 4x6

 

Panturrilha solear 5x15

 

Sexta-- superior

 

Supino Reto 4x6

 

Supino Inclinado 4x8

 

Remada no Smith 4x8 ou Remada baixa na polia 4x6

 

Barra fixa 4x6 ou puxada atrás 4x8

 

Glute ham raises 4x10

 

Desenvolvimento 4x6

 

Elevação lateral 4x12

 

Bi-série – Rosca com halter + tríceps corda 4x10

 

Sábado-- perna

 

Leg Press 1x20 + 5x6

 

Extensora 4x8

 

Passada 3x20

 

Flexora 4x10

 

Stiff ou Levantamento terra 4x6

 

Elevação Pélvica 4x10

 

Panturrilha solear 5x12

 

 

 

O cara é atleta de velocidade e tu quer fazer ele treinar só força lenta. Para de dar pitaco no treinamento dele, por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
6 minutos atrás, Covero disse:

Como assim velocista é algo genérico? Velocista é atleta de tiro.

Ou to deixando algo passar?

Eu me expressei mal. As pessoas chamam qualquer corredor de velocista, eu quis apenas deixar mais claro.

Eu, por exemplo, pensei em 100 rasos quando li. Mas parece que a pessoa corre 200 e 400 o que, na minha opinião, muda o perfil.

 

@Topic:

Passou batido a informação de que a pessoa "tem dores nas costas". Melhor ver isso (com um médico) antes de mais nada.

Editado por busarello
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, busarello disse:

Eu me expressei mal. As pessoas chamam qualquer corredor de velocista, eu quis apenas deixar mais claro.

Eu, por exemplo, pensei em 100 rasos quando li. Mas parece que a pessoa corre 200 e 400 o que, na minha opinião, muda o perfil.

 

Engraçado, por aqui sempre vejo o contrário, todo mundo que pratica esporte de passar as pernas é corredor, rs, até os velocistas.

Mas no caso, velocistas constam todas essas metragens aí. Muda um pouco no metabolismo, mas em essência é praticamente o mesmo modelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Covero disse:

O cara é atleta de velocidade e tu quer fazer ele treinar só força lenta. Para de dar pitaco no treinamento dele, por favor.

Cara, eu não faço a mínima ideia de como se treina buscando aumentar a velocidade, até por isso abri esse tópico. Eu estou tentando ajudar meu amigo, pois eu acredito que ele tem chances de ir muito bem no brasileiro.

Ele treina apenas duas vezes por semana, achei que seria interessante que ele fizesse treinos de musculação também. E ele não tem alguém que possa planejar isso para ele. 

18 minutos atrás, busarello disse:

@Topic:

Passou batido a informação de que a pessoa "tem dores nas costas". Melhor ver isso (com um médico) antes de mais nada.

Ele já viu, fez fisioterapia por um tempo e agora está apto a praticar atividade física, ele só não quer fazer agachamento mais por medo mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
34 minutos atrás, Covero disse:

Mas no caso, velocistas constam todas essas metragens aí

Ok. Voltando a um comentário anterior (seu), o individuo provavelmente "treina" sem qualquer orientação. Um treino mesmo que mal montado não seria benéfico?

19 minutos atrás, Consistência disse:

Cara, eu não faço a mínima ideia de como se treina buscando aumentar a velocidade, até por isso abri esse tópico.

TALVEZ, considerando todo o contexto, seja mais produtivo ele focar em correr e, nos dias "de folga", trabalhar mobilidade, flexibilidade e core. Onde eu treino tem um pessoal do SUP e outros do ciclismo. Os treinos são MUITO diferentes (entre si) mas todos incluem estes pilares que eu citei.

Lembre que força é muito mais questão de ativação neural do que quantidade de massa muscular. O treino como você postou, por exemplo, além da questão do volume peca por não tratar (falando de modo bem superficial) a "explosão", a capacidade de sair rapidamente do repouso (isto dentre outras variáveis).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, busarello disse:

Ok. Voltando a um comentário anterior (seu), o individuo provavelmente "treina" sem qualquer orientação. Um treino mesmo que mal montado não seria benéfico?

TALVEZ, considerando todo o contexto, seja mais produtivo ele focar em correr e, nos dias "de folga", trabalhar mobilidade, flexibilidade e core. Onde eu treino tem um pessoal do SUP e outros do ciclismo. Os treinos são MUITO diferentes (entre si) mas todos incluem estes pilares que eu citei.

Lembre que força é muito mais questão de ativação neural do que quantidade de massa muscular. O treino como você postou, por exemplo, além da questão do volume peca por não tratar (falando de modo bem superficial) a "explosão", a capacidade de sair rapidamente do repouso (isto dentre outras variáveis).

 

O treino em si poderia trazer benefícios sim, o problema é não haver nenhum controle de forma que ele acabasse se desgastando mais no treino de musculação interferindo na capacidade de treinar adequadamente no atletismo. Ele é atleta de velocidade, não modelo, por esta razão o treinamento do atletismo deve ser prioridade. Mas no caso de não haver controle no de musculação, ele estará perdendo no treino de atletismo, pode ganhar massa muscular, mas por não estar desenvolvendo o que deveria no treino de atletismo, a valência física de explosão seria prejudicada.

Se não houver uma periodização adequada, ainda, é capaz dele querer treinar a musculação na intensidade de qualquer treino de hipertrofia até um dia antes da competição de atletismo, é tiro no pé na certa.

No caso de querer fazer de qualquer jeito pra ter algum benefício, é melhor treinar de maneira bem submáxima e com volume reduzido, pra não interferir nos treinos do atletismo. A massa muscular é importante, mas não é o fator decisivo pra ganhar a prova de velocidade. Esportes dependem de uma valência física muito mais do que uma característica física.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

     Mano, sou graduando em Ed física na ufsm, recentemente tive a disciplina de atletismo. Meu professor tem 43 anos de experiência no ramo (30 só como professor de atletismo). Nas nossas rotinas, claro, eram passados exercícios de saída de bloco e técnica de corridas, fala pra ele olhar vídeos na internet e aperfeiçoar a técnica (joelho mais alto, passada mais comprida, amplo movimento de braços, tronco vertical, e RESPIRAR). 

     Quando ao treino na academia, considerando que ele treina segunda e quinta não seria aconselhavel ele treinar na academia domingo e quarta justamente pela recuperação muscular, então aconselho treinar nas terças e sextas ou sábados. Nas terças treine membros superiores e tronco, é de extrema importância pela funcionalidade do tronco e dos membros superiores na corrida de velocidade, faça remada curvada, barra fixa, supino, desenvolvimentos (número de séries para ter uma noção umas 3 de 6-12)... e nas sextas treino de força para membros inferiores, portanto baixe as reps e aumente as cargas... use agachamento, terra, leg press e elevação pélvica (séries de 4 de 5 reps aproximadamente, com uns 80, 85% de rm).

     O que citei acima serve mais para corridas de 100 e 200 metros, pela curta duração e alta intensidade. As de 400 m necessitam mais de sistema cardiovascular e respiratório. O melhor é ele treinar na pista, de 3 tiros, com uns 3,4 minutos de intervalo. Recomendo treinar resistência na panturrilha e tibial anterior pelo acúmulo de acido latico durante a corrida de 400m, pesquise exercicios como extensao e flexao de tornozelo e faça series de ate 20 repetições se precisar. Respiração correta sempre.

     Diga a seu amigo pra evitar álcool, evitar extrapolar nas gorduras e coma bem antes dos treinos, coma alimentos como banana, aveia, iogurtes.

     Abraço, bons treinos e boa sorte pro seu amigo, falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...