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Alunos reclamões


joao_pena

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Postado (editado)

Prezados

 

Temos duas salas de treinamento funcional no interior paulista.

Somos formados, CREFI, tudo certinho.

Temos também uma boa clientela de alunos

Nosso foco é o bem estar dos alunos, de qualquer idade, porém, principalmente sedentários, idosos e pessoas que precisem de ajuda com algum tipo de reabilitação.

São grupos pequenos, de no máximo 5 alunos por turma, assim um professor pode dar uma atenção mais efetiva para cada aluno. (já fica ai a ideia, é bem efetivo!)

Porém, de uns meses para cá, alguns alunos (de todas as idades) tem reclamado, mas não porque há uma carga excessiva de peso e/ou eles estão machucados, mas estão "reclamões mesmo" a qualquer tipo de treino. Dizem: não quero fazer esse. A não, essa série não quero. E por ai vai. Chegam até a envia msg via Whatsapp para falar que neste dia não vão fazer, por exemplo, polichinelo.

Já conversamos em aula; já enviamos msg em privado salientando a importância do treino completo, já falamos pessoalmente "cara a cara"...

Porém, sem efeito efetivo.

Por isso venho aqui, pedir ajuda aproveitando a experiências de todos.

Já passaram por algo semelhante? Se sim, o que fez?

Sinceramente já não sabemos mais o que fazer.

Pensamos:

- conversa franca, firme, deixando claro se não quer treinar que não é pra ir? (essa é a última alternativa, visto as contas né gente... Porém não está descartada)

- bilhete, igual de criança em escola?

- rotatividade de professores entre turmas pra evitar a criação de uma relação mais íntima?

- contratar professores temporários, efetivando mais ainda a ideia acima?

Já fizemos treinos ao ar livre, deixamos, digamos, mais divertido, adicionando brincadeiras, etc., mas está difícil diminuir os reclamões e isso cansa, vai minando a efetividade das aulas e pode influenciar outros alunos.

É isso pessoal.

Desde já agradeço qualquer sugestão e/ou crítica.

Editado por joao_pena
Postado

Só de ler já deu tédio, você quer reabilitar alguém mandando fazer polixinelo? Quer tirar do sedentarismo fazendo brincadeiras ao ar livre? 

Treinamento funcional já é um porre e seus professores parecem um porre também. Pq não alterna para musculação/"funcional"/pilates. Ninguém sobrevive só de funcional, quando os alunos começam a conhecer novas áreas deixam de ver graça no "funcional". 

Personais ,da academia que eu treino, que faziam só funcionam, foram trocados para os que alternavam.

Postado
1 hora atrás, joao_pena disse:

não quero fazer esse. A não, essa série não quero

ou faz uma periodização ou manda a real..

 

"sabemos o que estamos fazendo, seu resultado depende de você, de seguir nossa orientação e confiar em nosso método"

 

não tem muito o que dizer, povo tende a ser preguiçoso, principalmente os mais gordinhos...

manda o professor fechar a cara e passar o treino...

Postado (editado)
1 hora atrás, Marombeiro4ever disse:

Só de ler já deu tédio, você quer reabilitar alguém mandando fazer polixinelo? Quer tirar do sedentarismo fazendo brincadeiras ao ar livre? 

Treinamento funcional já é um porre e seus professores parecem um porre também. Pq não alterna para musculação/"funcional"/pilates. Ninguém sobrevive só de funcional, quando os alunos começam a conhecer novas áreas deixam de ver graça no "funcional". 

Personais ,da academia que eu treino, que faziam só funcionam, foram trocados para os que alternavam.

 

Cara, agradeço sua resposta.

 

Temos pontos de vista diferentes de um treino funcional. Dependendo do professor ou foco da pessoa é provável que você venha a ter razão.

Porém, temos tido excelentes resultados com adultos e idosos. Acho que você precisa conhece melhores professores de treinamento funcional!

Mas, apesar dos resultados, pode sim estar precisando de um plus nisso ai.

 

Respeito tua opinião, claro, e agradeço pois você deu uma boa ideia sugerindo essa alternância.

 

Agora, um treino para um senhor/senhora de 60, 70 anos é organizado de uma forma diferente, com cuidado, porém, não deixamos cair na "mesmice", pois os treinos passam todos por periodização, adaptação para cada aluno, cada aluno faz avaliação e re-avaliação física periodicamente e 99% está conosco porque não gostou de academias convencionais.

Tem espaço pra muitas formas de treino, mas depende de cada profissional fazê-lo bem feito.

 

Obrigado mesmo brother

 

Editado por joao_pena
Postado
49 minutos atrás, Stein disse:

ou faz uma periodização ou manda a real..

 

"sabemos o que estamos fazendo, seu resultado depende de você, de seguir nossa orientação e confiar em nosso método"

 

não tem muito o que dizer, povo tende a ser preguiçoso, principalmente os mais gordinhos...

manda o professor fechar a cara e passar o treino...

 

Valeu pela resposta.

Periodização é feita, com certeza.

Sim, vemos como preguiça, porém pode influenciar outros e acaba atrapalhando a aula. É isso que não queremos que aconteça e por isso vim pedir umas ideias.

Estão sim fechando a cara e mandando treinar, também já explicarams, como já citei, que o resultado depende deles e que devem fazer o que pedimos, mas tem uns que parecem que vão obrigados, e isso nos deixa de mãos atadas, pois não é como uma academia convencional de musculação (por exemplo) onde cada um vai fazendo o seu e se não fizer problema dele, é mais reduzido, quase personal.

 

Postado

EU faria:

"Cara, é o seguinte, eu quero reabilitar você, a técnica correta, que vai trazer resultados é essa, caso você não queira não passo, mas esteja ciente que estará aqui para fazer apenas metade do serviço. Não culpe o professor depois."

 

Outra estratégia é um conceito que se chama liderança Situacional. Em suma (bem resumido mesmo), você pode usar dois casos: se você perceber que a pessoa tem potencial mas baixa motivação, explique bem pra ela, mostrando os pontos positivos e incluindo ela na elaboração dos planos, dentro do possível. Ela só precisa se motivar. Mas caso a pessoa não tenha potencial e nem motivação é fechar a cara e dar ordem e foda-se.

Postado
10 horas atrás, thalesgodoy disse:

EU faria:

"Cara, é o seguinte, eu quero reabilitar você, a técnica correta, que vai trazer resultados é essa, caso você não queira não passo, mas esteja ciente que estará aqui para fazer apenas metade do serviço. Não culpe o professor depois."

 

Outra estratégia é um conceito que se chama liderança Situacional. Em suma (bem resumido mesmo), você pode usar dois casos: se você perceber que a pessoa tem potencial mas baixa motivação, explique bem pra ela, mostrando os pontos positivos e incluindo ela na elaboração dos planos, dentro do possível. Ela só precisa se motivar. Mas caso a pessoa não tenha potencial e nem motivação é fechar a cara e dar ordem e foda-se.

Muito obrigado pela sugestão thalesgodoy

 

Vai ajudar bastante.

Postado

o foda de trabalhar em lugares assim é que: ou voce transmite a confiança necessaria para o seu aluno nao te questionar, e isso só vai acontecer quando voce explicar todo o processo pelo qual ele ta passando (e aqui é necessario que vc tenha um planejamento de treino), os beneficios que eles terão com isso e, tambem o motivo pelo qual voce usa a tecnica "A" e não a "B"; Ou, pelo seu publico ser de sedentario e idosos, que geralmente querem distrair-se e se enfadam rapido demais com as atividades, voce vai ter que ficar variando exercicios e tal. Nessa segunda parte, que eu praticamente nao curto, voce vai ter q ser o "legalzão" e entreter eles. 

  • Supermoderador
Postado

Meus 20 cents:

01 -  "Cara, é o seguinte, eu quero reabilitar você, a técnica correta, que vai trazer resultados é essa, caso você não queira não passo, mas esteja ciente que estará aqui para fazer apenas metade do serviço. Não culpe o professor depois."

--> O aluno VAI culpar o professor depois, tenha certeza disto. Quem já demonstra falta de comprometimento quase sempre procura um culpado depois.

 

02 - Do relato inicial tira-se a impressão de que as aulas são conhecidas de ante-mão ("Chegam até a envia msg via Whatsapp para falar que neste dia não vão fazer, por exemplo, polichinelo"). Isto, se for verdade, desmotiva mesmo. Acho que vale a pena fazer com que cada aula seja uma surpresa. Pequenas variações em cada exercício, bem explicadas para que o aluno entenda o novo foco, fazem a diferença. Metas (de volume, peso, etc) também servem como incentivo, mostram ao aluno o progresso visto por outro prisma. 

 

03 - Acostume-se. O ser humano é refratário as mudanças e muito apegado ao "status quo". Quem estiver efetivamente incomodado vai sair. Só tenha cuidado para que este incomodado não contamine os demais. Aprenda a identificar um incomodo real da simples reclamação. O aluno efetivamente incomodado com algo merece o respeito de ser identificado e receber a oportunidade de expor seus motivos. O reclamão, não. Essa é a diferença de algo realmente "individualizado" daquelas academias de massa (smart fit like).

 

04 - Novidades. Um "aparelho novo", um exercício novo, um bolo, umas frutas no início da aula, etc. Tudo ajuda.

 

05 - Competição entre grupos. Reza a lenda que um inspetor de produção precisava aumentar a produtividade em uma fábrica. Quando nada mais deu certo (demissão, aumento, etc) ele teve uma idéia: ao final de um turno ele anotou, no chão, o volume produzido naquele turno. Apenas o número. E esperou. Durante a troca de turno um dos encarregados do turno seguinte fez a pergunta: "que porra é essa". A resposta foi simples: "O turno anterior produziu isto ai. É um número excepcional, vou levar para a diretoria, esse pessoal merece reconhecimento. Anotei ai para que todo mundo saiba. Ao final do turno seguinte a equipe, instada pelos encarregados, havia batido o numero do chão...

 

 

Postado
33 minutos atrás, JC_DHT disse:

o foda de trabalhar em lugares assim é que: ou voce transmite a confiança necessaria para o seu aluno nao te questionar, e isso só vai acontecer quando voce explicar todo o processo pelo qual ele ta passando (e aqui é necessario que vc tenha um planejamento de treino), os beneficios que eles terão com isso e, tambem o motivo pelo qual voce usa a tecnica "A" e não a "B"; Ou, pelo seu publico ser de sedentario e idosos, que geralmente querem distrair-se e se enfadam rapido demais com as atividades, voce vai ter que ficar variando exercicios e tal. Nessa segunda parte, que eu praticamente nao curto, voce vai ter q ser o "legalzão" e entreter eles. 

 

Valeu JC_DHT

 

Estamos fazendo bem semelhante ao que você escreveu: passando confiança (bom, ao menos acha-se que está passando tal confiança!), explicando tudo, variando os treinos e sendo legalzão, como disse lá em cima, fazendo treinos ao ar livre, inserindo brincadeiras etc.

 

Estamos identificando que uma parcela dos alunos acaba achando que tem certa intimidade com os professores ao passar do tempo e acha que isso é motivo pra dizer que não vai fazer o exercício X ou Y.

 

Pretendemos rotacionar os professores entre as turmas. Fazer o "job rotation".

Postado
35 minutos atrás, busarello disse:

Meus 20 cents:

01 -  "Cara, é o seguinte, eu quero reabilitar você, a técnica correta, que vai trazer resultados é essa, caso você não queira não passo, mas esteja ciente que estará aqui para fazer apenas metade do serviço. Não culpe o professor depois."

--> O aluno VAI culpar o professor depois, tenha certeza disto. Quem já demonstra falta de comprometimento quase sempre procura um culpado depois.

 

É pode ser que culpem o professor.

 

35 minutos atrás, busarello disse:

 

02 - Do relato inicial tira-se a impressão de que as aulas são conhecidas de ante-mão ("Chegam até a envia msg via Whatsapp para falar que neste dia não vão fazer, por exemplo, polichinelo"). Isto, se for verdade, desmotiva mesmo. Acho que vale a pena fazer com que cada aula seja uma surpresa. Pequenas variações em cada exercício, bem explicadas para que o aluno entenda o novo foco, fazem a diferença. Metas (de volume, peso, etc) também servem como incentivo, mostram ao aluno o progresso visto por outro prisma. 

 

As aulas são surpresas. Cada dia diferente.

Porém tem exercícios que são mais frequentes, principalmente os que não usam pesos, como abdominal, polichinelo, flexões.

Então, mas é isso que está nos deixando encucados: os exercícios são explicados, periodizados, feitos com calma, as re-avaliações mostram a evolução (na grande maioria dos casos) de cada aluno...

 

35 minutos atrás, busarello disse:

 

03 - Acostume-se. O ser humano é refratário as mudanças e muito apegado ao "status quo". Quem estiver efetivamente incomodado vai sair. Só tenha cuidado para que este incomodado não contamine os demais. Aprenda a identificar um incomodo real da simples reclamação. O aluno efetivamente incomodado com algo merece o respeito de ser identificado e receber a oportunidade de expor seus motivos. O reclamão, não. Essa é a diferença de algo realmente "individualizado" daquelas academias de massa (smart fit like).

 

Ok

 

35 minutos atrás, busarello disse:

 

04 - Novidades. Um "aparelho novo", um exercício novo, um bolo, umas frutas no início da aula, etc. Tudo ajuda.

 

Há fruta, geralmente banana, mas não uma troca delas. Boa ideia.

 

35 minutos atrás, busarello disse:

05 - Competição entre grupos. Reza a lenda que um inspetor de produção precisava aumentar a produtividade em uma fábrica. Quando nada mais deu certo (demissão, aumento, etc) ele teve uma idéia: ao final de um turno ele anotou, no chão, o volume produzido naquele turno. Apenas o número. E esperou. Durante a troca de turno um dos encarregados do turno seguinte fez a pergunta: "que porra é essa". A resposta foi simples: "O turno anterior produziu isto ai. É um número excepcional, vou levar para a diretoria, esse pessoal merece reconhecimento. Anotei ai para que todo mundo saiba. Ao final do turno seguinte a equipe, instada pelos encarregados, havia batido o numero do chão...

 

Sim, competição. Já fizemos ano passado, bem lembrado...

 

 

35 minutos atrás, busarello disse:

 

 

 

 

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