Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O "êxtase" Pós-Treino E A (Endo)"maconha"


FrangoEctomorfo

Posts Recomendados

Muitos devem conhecem a expressão "runner's high".

Para quem não conhece, é aquela euforia que sentimos depois do treino: http://en.wikipedia.org/wiki/Runner%27s_high

O agente causador deste bem estar são os "endocanabinoides". Então, treinar é, reductio ad absurdum, como fumar um baseado.

Wired to run: exercise-induced endocannabinoid signaling in humans and cursorial mammals with implications for the ‘runner’s high’

Claro que é uma maconha bem diferente: O cérebro fabrica maconha

---

Curiosidade a parte, este sistema endocanabinoide vem explicando coisas que antes eram mistério para medicina. E eu acho que para a ciência e a indústria da musculação, isso pode nos revelar novas formas de aumentar a performance agora inexploradas:

23f4.gif

E provavelmente entendendo este sistema, vamos ter o aprimoramento da cura e a cura de doenças.

Por exemplo, doenças neurodegenerativas, como Alzheimer, Parkinson e Huntington, podem ser causadas por excitotoxicidade, doenças do sistema endocanabinoide.

Trecho do livro O Fim da Guerra (Denis Russo):

"O sistema também está ligado ao armazenamento de células de gordura, ao depósito dessas células em artérias, à manutenção da densidade óssea, ao apetite, e isso tem implicações no entendimento dos distúrbios de apetite e peso, arteriosclerose, osteoporose. Enfim, praticamente tudo aquilo que é misterioso no corpo humano pelo jeito tem algo a ver com o sistema endocanabinoide."

O que vocês acham disso? Será que teremos avanços até na indústria de suplementos manipulando este princípio ativo para conter o cortisol? O que vocês acham desse "runner's high"? Eu tenho a impressão que quanto mais pesado (intenso) é o treino, mais forte é a "euforia" pós-treino. O que acham?

Ps.: O tópico não é sobre a maconha. Até pelo fato de que não tem nada a ver com maconha, como supracitado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Uma definição do sistema endicanabinoide:

"O que é o Sistema Endocanabinoide? O sistema endógeno-canabinoide, que recebeu o nome da planta responsável por seu descobrimento, é talvez o mais importante sistema fisiológico envolvido no estabelecimento e manutenção da saúde humana."

Curioso:

"Os endocanabinoides e seus receptores são encontrados em todo o corpo: no cérebro, órgãos, tecidos conectivos, glândulas e células imunológicas. Em cada tecido, o sistema canabinoide desempenha tarefas diferentes, mas a meta é sempre a mesma: homeostase, a manutenção de um ambiente interno estável apesar de flutuações no ambiente externo."

Como foi recentemente descoberto, temos uma gama imensa de possibilidades. Pelo visto, este sistema endocanabinoide vem sendo estudado até mesmo mais que a maconha:

"Quando esse texto foi escrito, uma busca na base de dados PubMed sobre artigos de periódicos científicos publicados nos últimos 20 anos, contendo a palavra "canabis", revelou 7.704 resultados. Ao adicionar a palavra "canabinoides" os resultados aumentam para 15.899 artigos. Isso dá uma média de mais de duas publicações científicas por dia nos últimos 20 anos! Estes números não apenas ilustram o interesse científico e o investimento financeiro para compreender mais sobre a cannabis e seus componentes mas, também, enfatizam a necessidade de revisões de alta qualidade e sumários como o que você está prestes a ler."

Será que isso está relacionado com a dopamina?

Certamente.

É possível. Achavam que o "êxtase" pós treino vinha do aumento de endorfina no sangue:

"Até a década de 60, acreditava-se que o "barato" do atleta era decorrente do aumento dos níveis de catecolaminas, substâncias da linha da adrenalina. Com a descoberta da endorfina, que é como se fosse um tipo de morfina produzida pelo próprio corpo, passou-se a acreditar que todo o "barato" do atleta podia ser explicado pelo aumento dos níveis de endorfina no sangue, criando-se então um mito popular sem comprovações científicas.

No ano de 2003, foi demonstrado que o exercício físico é capaz de ativar o sistema endocanabinóide e isso transformou radicalmente o entendimento do "barato" do atleta. Esse sistema é composto de receptores chamados de canabnóides, e estão distribuídos não só no cérebro e nervos periféricos, mas também no pulmão, na pele e nos músculos. No cérebro, seu efeito maior é o de inibição da atividade dos neurônios e a anandamida é o neurotransmissor que se liga aos receptores canabnóides do cérebro mais estudado. São nesses receptores que age o princípio ativo da maconha (tetrahidrocanabinol), e os efeitos são bem semelhantes aos da anandamida."

O foda disso é que um sistema até então desconhecido abre as portas para a indústria de musculação, de suplementos e de anabolizantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visshhh, deve ser por isso que eu me sinto zero-bala quando saio do treino, sinto-me leve, apago meus problemas durante e logo depois dos treinos etc., informacao pesada.

Tem uma colocacao sua, apenas, frango, de que discordo. Essa ideia de o treino ser muito intenso intensificar essa ''onda do atleta'', eis o porque disso: o meu treino de pernas costuma ser algo avassalador para o SNC (faco 10 series de agachamento livre por exemplo) e eu fico muito mal, com uma ''fadiga existencial'', como eu ja disse em outros topicos, a unica sensacao que permeia minha mente e acabar aquilo. O mesmo acontece quando faco protocolos demasiadamente intensos, como Guerrila Cardio que, quando terminado, gera ZERO sensacao de satisfacao, positividade, leveza, chamem como quiser.

Por outro lado, tal sensacao e bem maior quando o treino e ''adequado'' (fica dificil delimitar o que seria adequado para mim, seria a combinacao de intensidade e volume) ou quando faco um aerobico moderado-alto (teste de VO2, por exemplo), de forma que neste caso, a ''runner's high'' e algo absurdo, ate comento isso com as pessoas, a sensacao de satisfacao, de ''estar de bem com a vida'', dura mais de hora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem uma colocacao sua, apenas, frango, de que discordo. Essa ideia de o treino ser muito intenso intensificar essa ''onda do atleta'', eis o porque disso: o meu treino de pernas costuma ser algo avassalador para o SNC (faco 10 series de agachamento livre por exemplo) e eu fico muito mal, com uma ''fadiga existencial'', como eu ja disse em outros topicos, a unica sensacao que permeia minha mente e acabar aquilo. O mesmo acontece quando faco protocolos demasiadamente intensos, como Guerrila Cardio que, quando terminado, gera ZERO sensacao de satisfacao, positividade, leveza, chamem como quiser.

Aqui tenho uma dúvida. Pois pode ser que o que eu chamo de "treino pesado" não é o mesmo que você chama. O seu deve ser bem mais pesado, pois nunca senti essa "fadiga existencial" mas acredito que exista sim. E creio que um treino muito leve não libera os endocanabinoides. Alguém mais poderia relatar sobre a relação intensidade x êxtase?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...