Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Projetos De Pesquisa


MacMiller

Posts Recomendados

Olá,

por meio deste tópico busco ajuda para construção de um projeto de pesquisa.

Eu faço curso técnico de mecânica que exige um todo ano, mas ano que vem gostaria de me superar.

E foi indicado que já buscássemos tema.

Na verdade o que peço é bem simples, e vi o fórum como uma boa oportunidade pois há um variado tipo de pessoas, gente curiosa, inteligente, profissionais, etc.

Sem mais delongas:

Em algum momento na vida todo mundo já pensou em algo que poderia ser mais fácil, ou olhou um problema no cotidiano e viu que este precisava de uma nova solução.

Alguém se indentifica com isso?

Por acaso, algum usuário aqui do fórum já viu algo que poderia ser melhor aproveitado?

Algo que falte para um melhor desenvolvimento?

Não precisa ser exatamente da área da mecânica (lembrando que não é mecânica automotiva, ou seja, a área é muito grande).

Uma simples coisa como:

-Ah, aqui em casa sempre sobra tal coisa, seria interessante ver alguma reutilização desse material.

- Acho que as casas economizariam mais água/energia se...

Ou até uma duvida:

- Sempre me pergunto se de acordo com ... por que nunca ...?

Até na academia, aparelhos adaptados para deficiente fisico, não sei.

É meio dificil de explicar, mas qualquer ajuda é bem vinda.

Entenderam? Normalmente é bom ter algo que ajude o meio ambiente, deficientes fisicos, causas de morte, etc. Mas qualquer inovação é boa.

Alguma ideia para que eu possa desenvolver, por mais primitiva que seja..

Não custa perguntar....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Tem por exemplo o pneu, por aqui está por todo canto. Algumas pessoas usar como muro, para cercar terreno, pondo empilhados envolta e depois enchendo de terra.

Já vi sendo usado para construir bancos e sofás.

Dá pra transformar em saco de pancadas.

Em levantamento olímpico, cheios de ar, e presos a barra.

Em trenó.

Em asfalto, ao ser triturado.

Como amortecedor de pisos para exercícios como o terra.

Não sei se era algo assim que queria, mas é algo descartado, e possui usos dos mais variados possíveis.

Editado por Geizer
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Duas modestas sugestões:

- Pratique a associação livre. É uma forma de forçar a criatividade. Você pode fazer isso de diversas formas. A minha preferida é com o dicionário. Você abre em uma página aleatória e coloca o dedo em uma palavra qualquer. Então você repete o processo e força conexões entre as duas palavras. Por exemplo, a primeira palavra é "flor" e a segunda palavra é "cigarro". Forçando conexões, seria interessante um cigarro com sementes de flores no filtro, assim a poluição iria brotar flores;

- Se possível, viaje para a America do Norte ou Europa. As melhores ideias estão por lá. Não que os brasileiros não tenham boas ideias. Garanto que eles nos acham criativos quando viajam para cá. Outras culturas podem sugerir ideias diferentes da nossa zona de conforto cultural.

Boa sorte com o projeto.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho legal quando se usa energia humana que normalmente eh desperdiçada em algo util

como por exemplo um onibus que utiliza o calor gerado pela respiraçao dos passageiros como energia, isso ai existe em um pais escandinavo

tem uma estaçao de trem, nos eua se nao me engano, que transforma em energia o impacto dos passos das pessoas

muito foda essas coisas

Editado por kiwi007
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante, qual o nome da escola que tu estuda?

Estudo na Fundação Liberato, no RS.

Curso técnico integrado com ensino médio.

Tem por exemplo o pneu, por aqui está por todo canto. Algumas pessoas usar como muro, para cercar terreno, pondo empilhados envolta e depois enchendo de terra.

Já vi sendo usado para construir bancos e sofás.

Dá pra transformar em saco de pancadas.

Em levantamento olímpico, cheios de ar, e presos a barra.

Em trenó.

Em asfalto, ao ser triturado.

Como amortecedor de pisos para exercícios como o terra.

Não sei se era algo assim que queria, mas é algo descartado, e possui usos dos mais variados possíveis.

É algo que eu queria mesmo.

Pegou o fio da miada.

Legal a sugestão, vou ter que agora pesquisar mais para saber se existe e se sim, quais as sugestões/projetos que já o envolvam.

Obrigado!

Duas modestas sugestões:

- Pratique a associação livre. É uma forma de forçar a criatividade. Você pode fazer isso de diversas formas. A minha preferida é com o dicionário. Você abre em uma página aleatória e coloca o dedo em uma palavra qualquer. Então você repete o processo e força conexões entre as duas palavras. Por exemplo, a primeira palavra é "flor" e a segunda palavra é "cigarro". Forçando conexões, seria interessante um cigarro com sementes de flores no filtro, assim a poluição iria brotar flores;

- Se possível, viaje para a America do Norte ou Europa. As melhores ideias estão por lá. Não que os brasileiros não tenham boas ideias. Garanto que eles nos acham criativos quando viajam para cá. Outras culturas podem sugerir ideias diferentes da nossa zona de conforto cultural.

Boa sorte com o projeto.

Abraço!

Obrigado pelas sugestões.

A primeira é uma boa mesmo, de primeira ja me veio a ideia de pegar na internet uma lista de coisas que não são recicladas, e outra de determinadas ações e tentar encontrar uma ligação.

A segunda, infelizmente ainda não é possivel. Acredito que seria uma boa mesmo, mas a passagem para estes lugares pretendo alcançar com um bom projeto.

Um aluno que foi da minha escola vai para Harvard, pois ganhou o prêmio jovens inspiradores.

Editando: Noticia sobre o projeto dele, caso interesse: http://www.youtube.com/watch?v=vlvYgNFkZVs

acho legal quando se usa energia humana que normalmente eh desperdiçada em algo util

como por exemplo um onibus que utiliza o calor gerado pela respiraçao dos passageiros como energia, isso ai existe em um pais escandinavo

tem uma estaçao de trem, nos eua se nao me engano, que transforma em energia o impacto dos passos das pessoas

muito foda essas coisas

Isso é realmente muito interessante.

Vou procurar saber mais, acho que da pra ter boas ideias envolvendo isso.

Editado por MacMiller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Estudo na Fundação Liberato, no RS.

Curso técnico integrado com ensino médio.

Sou formado lá :)

Cara, coisas simples às vezes ajudam bastante, não precisam ser mirabolantes. No meu ano teve um cara que fez um cortador de grama bicicleta, e foi bem. Eu tinha 2 projetos que não levei pra frente - uma forma mais confiável de filtrar a rede pneumática (aí no Liberato é um lixo, sempre tem água) ou uma forma de utilizar melhor a energia do carro para reduzir o consumo do ar condicionado, mas eu não tinha conhecimento suficiente pra essa segunda.

Eu fiz o meu TCC em cima de diferentes tipos de caminho de ferramenta e análise da vida útil da ferramenta. Se tu puder usar o CNC da escola, tem vários tipos de análises que você pode fazer. Como é projeto, não precisa analisar a ferramenta em sí pra definir o quanto que ela foi usada, apenas 'quebrou' ou 'está em bom estado'. Tem CNC e tem software de CAM pra isso, ferramenta dá pra conseguir, o problema só é orçamento para o material.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou formado lá :)

Cara, coisas simples às vezes ajudam bastante, não precisam ser mirabolantes. No meu ano teve um cara que fez um cortador de grama bicicleta, e foi bem. Eu tinha 2 projetos que não levei pra frente - uma forma mais confiável de filtrar a rede pneumática (aí no Liberato é um lixo, sempre tem água) ou uma forma de utilizar melhor a energia do carro para reduzir o consumo do ar condicionado, mas eu não tinha conhecimento suficiente pra essa segunda.

Eu fiz o meu TCC em cima de diferentes tipos de caminho de ferramenta e análise da vida útil da ferramenta. Se tu puder usar o CNC da escola, tem vários tipos de análises que você pode fazer. Como é projeto, não precisa analisar a ferramenta em sí pra definir o quanto que ela foi usada, apenas 'quebrou' ou 'está em bom estado'. Tem CNC e tem software de CAM pra isso, ferramenta dá pra conseguir, o problema só é orçamento para o material.

Ba, que coincidência.

Essa água continua até hoje, infraestrutura péssima.

Não costumam liberar o CNC não, um aluno até teve mais vantagem podendo usar as maquinas de ensaio por exemplo, porque era estagiário lá.

Mas os alunos não são permitidos.

Essa do ar condicionado e carro vou dar uma explorada, gostei.

------

Eu e meu amigo buscamos temas que temos interesse mutuo, para focar melhor em determinada área.

Os dois se interessaram em:

-Acessibilidade

-Energia Renovável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que daora haha, também fiz ténico em mecânica junto do ensino médio e meu TEX (trabalho experimental), é um TCC do curso técnico mas na minha escola era chamado assim), fiz na Escola Técnica Tupy e meu trabalho foi com CNC, assim como o Aless falou, fiz sobre influencia da geometria de brocas na usinagem de ferro fundido vermicular Oo, meu tema foi escolhido com ajuda de um professor e apoio tanto da fundição TUPY quando de uma empresa de brocas (karb tool) nós pegamos o mesmo material usado em blocos de motores a mesma broca e modificamos a geometria da ponta.

Realmente da para fazer muita coisa no cnc, mas se ta difícil de liberarem é complicado e o material para testes tem que conseguir como doação se não nem rola.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...