Postado 13/12/2013 às 05:18 12/13, 2013 Então quero melhorar meu rendimento na natação.Como seria a programação "perfeita"? Natação(usa mais costas e tricipes): Minimo 50% do treino devagar. 30% nado peito e/ou borboleta Ciclo até a competição series de: (distancias altas 800m e ir diminuindo até 25m) ????? Programa: 1 dia Treino com série forte. 2 dia Treino com série de leve. 3 dia Treino com série forte. 4 dia Descansar. Repete... Academia: quantidade de séries e repetições e o Dia Abdominais e Lombar - (todos dias) ou nos dias Forte ou Descanso/Leve Tricipes/Costas - nos dias Forte ou Descanso/Leve // Bicipes/Peito - nos dias Forte ou Descanso/Leve Perna - nos dias Forte ou Descanso/Leve Ombro - fazer?ou não abusar?de leve?que dia? Fazer os movimentos rapidamente (explosão) e voltar devagarzinho? sim ou não //////Natação 2: Quanto tempo ou distancia percorrida minha série?Tento fazer não super forte para aguentar fazer mais?Quanto tempo de descanso? Ando fazendo 8x25m (200m) superforte depois solto e faço mais 4x25m (100m) superforte. ou 4x50 depois 2x50 = 300m superforte As vezes faço 4x200m... 300m superforte e 2700 de soltadas,educativos,pranchinha.... Meu objetivo é: provas de 50 até 200m Existe um site/forum mais apropriado? Deem suas opiniões,agradeço!
Postado 13/12/2013 às 09:03 12/13, 2013 https://www.pponline.co.uk/encyc/how-to-develop-strength-and-power-for-swimmers-383 Esse artigo compara resultados entre nadadores treinando principalmente barras e paralelas e outro treinando o tradicional com pesos (estilo bodybuilder). Quanto à natação, é interessante você não abusar muito da fatiga e focar na técnica, como nada em provas mais rápidas. Não sei como é na piscina, mas atletismo os atletas mais rápidos (100 e 200m ) costumam variar o treino em até 800m. Talvez se você procurar uma programação pronta (se já fez desculpa) e encaixar ai os treinos com peso. O interessante aqui é você desenvolver força máxima nesses exercícios (barra e paralela), pois vai melhorar a capacidade de contração neles. Eu sugiro você abordar um protocolo variado, tente começar treinando 3x por semana num horário separado da natação (pelo menos 5h antes ou depois). Dê umas 2 semanas para seu corpo se adaptar, se estiver pesado diminua para 2 dias na semana. Para abdominais e lombar prefira variações isométricas, como plank e ab wheel. Não treine até a falha! Guarde uma repetição ou duas sempre no "tanque", dessa forma é melhor pra recuperar do treino e não vai atrapalhar a natação com dores tardias. Quando tiver adaptado, treinando e nadando, comece a acrescentar peso nesses exercícios ou aumentando a dificuldade. Aqui no forum existe um tópico com uma lista de exercícios com peso do corpo que te permitem ir muito longe sem usar anilhas ou algo do tipo. Com o tempo você vai melhorando sua capacidade de trabalho, e ai pode inserir mais exercícios, para prevenir lesões, por exemplo. Ou seja, mais frequencia = mais força = maior coordenação motora = transferencia maior pra piscina. Boa sorte e vá relatando pra gente se possível seu desenvolvimento. "Os meios determinam os fins."
Postado 15/12/2013 às 03:08 12/15, 2013 Movimentos para desenvolvimento de explosão são interessantes, o próprio Cielo treina LPO. Não curto sua divisão por grupos musculares, isso é para bodybuilders. Monte o treino pensando em funções: Empurrar vertical/horizontal Puxar vertical/horizontal Pernas dominantes de joelho/quadril Se não tiver um programa pronto sugiro olhar o WS4SB do DeFranco, a versão 1 dele modificando para ter ênfase em dias de Dynamic Effort tanto upper como lower body, diminuindo Repetition Method e retirando ou deixando esporádico o Maximum Effort
Postado 23/04/2015 às 14:58 04/23, 2015 Me perdoem , mas vou desenterrar este tópico. Um dos poucos que encontrei bons conselhos para quem está buscando performance na Natação com a ajuda da musculação ou treinos resistidos funcionais. Muito bom, vou procurar mais informações sobre as indicações dadas aqui.
Crie uma conta ou entre para comentar