Postado 6/03/2013 às 18:35 03/6, 2013 Minha dúvida é a seguinte, em dias antecessores ao que irei treinar o músculo alvo vale a pena tentar dar um pump nele com 25% a 30% da rm, pra tentar levar nutrientes e acelerar a recuperação do mesmo ? Eu sei ficou confuso mas exemplificando: A:UPPER B:LOWER DESCANSO (AEJ) ( QUARTA ) Aqui eu poderia treinar com 30% da carga de 1RM fazendo assim 2x25 Supino Halteres + Crucifixo 2x25 Remada Curvada ( Halteres ) + Cucifixo inverso 2x25 Elevação Lateral 1x25 Bíceps 1x25 Tríceps Logo após 300ml Leite desnatado 60g Dextrose ( PESO 80KG ) A:UPPER B:LOWER Não treino com falha Vi isso num artigo do Chad Waterbury porém ele indica 2x ao dia 25 repetições com pouca carga, como não tenho pesos em casa pra fazer isso rs, Faria isso na academia. Troquei os tipos de movimento como eu faço UPPER com supino reto , remada curvada com a barra e não faço crucifixos resolvi por pra variar padroes de movimento, como ele(Chad) diz em um dos seus artigos Vivi enganado a vida inteira sempre achei que era banhos quentes que era melhor pra recuperação. O grande desafio do atleta nem sempre está no treino intenso como muitos pensam. O mais difícil é a recuperação e o descanso que é quando o organismo se recupera e absorve o stress do exercício, capacitando-se para um esforço maior ou mais intenso após este período, ou seja, o atleta melhora fisicamente no descanso após o estimulo, pois treinar intensamente sem um descanso adequado é o caminho certo para contusões, cansaço físico excessivo e desânimo, gerando maus resultados em treinos e competições. A armadilha é quando o atleta acha que precisa treinar ainda mais, pois o resultados não estão compatíveis com seus anseios, e acaba piorando o quadro que acaba levando a lesões (modo que a natureza cobre pelo descanso necessário) ou uma grande apatia emocional e desânimo. Este descanso ao recuperar física e mentalmente o atleta é como se recarregasse a bateria. Acelerando o processo de recuperação você vai poder dar mais qualidade ao seu treino, pois com organismo mais descansado e recuperado você pode treinar com mais qualidade em num lapso de tempo menor entre os treinos fortes. Por exemplo, se você fizer um treino de longa distancia de 2:00h ou mais com subidas para melhorar o quadro, dependendo do atleta pode demorar até 5 dias ou mais para que seu organismo se recuperar do esforço, fruto de micro lesões a nível celular causadora da dor muscular tardia. Se você não se hidratou e ingeriu carboidrato suficiente durante o treino o prejuízo será ainda maior. E é lógico que você não se pode dar ao luxo de ficar uma semana praticamente sem dar um estimulo maior no seu treino por conta de uma recuperação demorada, não é?! E com tantas tarefas do dia a dia todo tempo é precioso principalmente para o atleta amador. Siga as dicas abaixo, se puder fazer todas, ótimo! Mas faça ao menos alguns e veja que diferença! Faça valer cada minuto suado e nos dias de descanso curta os sem remorso. 1- Após treino ou corrida termine sempre com um trote leve ou caminhada de 10~15 minutos se puder tire o tênis e caminhe descalço (não corra, ok?!) 2- Tome banho frio, pois o banho quente só faz aumentar o inchaço muscular e retenção de líquido pela inflamação da fibra muscular. Este processo geralmente tem um pico em 48~72 horas após o treino, se você não gosta de banho frio use esta técnica que eu uso, já que passei minha vida toda tomando banho quente, eu uso o chuveirinho com água fria e molho as pernas os braços e a cabeça, após eu ponho o chuveiro na temperatura morna quase fria você nem sentirá tanto, pois seu corpo já assimilou a água fria do chuveirinho, seja rápido o suficiente para se lavar, depois respire fundo e coloque o chuveiro no frio quanto mais forte o jato melhor e entre debaixo fique alguns minutos depois a sensação será muito boa! Principalmente após o banho, pois primeiro o fluxo sangüíneo se desloca para a área do corpo sob a água fria. Ao sair do banho a circulação periférica é estimulada ajudando a desintoxicar seu organismo, você vai ficar elétrico!. 3- Hidrate e ingira carboidratos com proteína na proporção de 3~4:1, como por exemplo 3 a 4 colheres de maltodextrina com uma colher de proteína isolada do leite em pelo menos 400~500 ml de água isto ajuda no completo restabelecimento do glicogênio muscular, e evita que o sistema imunológico fique comprometido. Se você puder aguardar pelos uns 30 minutos após o treino melhor, pois assim o organismo ativa a queima de gordura neste período. Nas horas seguintes continue a ingerir carboidratos e líquidos de acordo com o esforço do treino ou competição. 4- Ingira pelos menos 500mg de vitamina C ou mais se for um treino/competição muito intensa ou longa, juntamente com vitamina E de 300~400mg ,vitamina A, selênio coenzima Q10. A medicina ortomolecular já comprovou que os exercícios aumentam a produção de radicais livres, que são altamente nocivos para o organismo, e as vitaminas capacitam o sistema imunológico a neutralizar estes radicais livres, Linus Pauling famoso Químico e precursor da Medicina Ortomolecular duas vezes Prêmio Nobel, há décadas sempre advogou os benefícios da vitamina C, ela é uma arma eficaz contra gripe e resfriados e outras infecções, após o treino o sistema imunológico está muito comprometido, a vitamina C juntamente com as demais ajudam no restabelecimento imunológico evitando infecções e gripes oportunistas pós treinos ( eu particularmente desde que adotei o uso diário de vitamina C há uns 4 anos nunca mais tive gripe nem resfriado, para mim o consumo de 1~2 gramas diário tem sido ideal, mas cada um tem suas necessidades próprias determinada pelo nível de esforço e ou individualidade biológica). 5- Após o treino fique com as pernas para cima o máximo possível, assim evita-se o inchaço na pernas, ajudando na circulação, caso não seja possível use meias elásticas tipo contra varizes são excelentes para acelerar a recuperação pós treinos, sem o incômodos da pernas inchadas! 6- Indico a prática de yoga regularmente, que ajuda a promover a revitalização fantástica. Não é necessário muito tempo para uma rotina básica de 6 a 8 posições de uns 30 minutos 3 vezes por semana são o suficiente para se sentir os benefícios. Use para complementar sua rotina de alongamentos. 7- Faça auto massagem com óleo de arnica por uns 5~10 minutos, ele promove a recuperação dos músculos reduzindo a inflamação e a dor, suas pernas agradecem! 8- Massagem com gelo - este é o antiinflamatório mais eficaz e barato! Sempre que puder faze-lo após o treinos faça-o ou quando sentir um grupo muscular mais cansado ou dolorido, 10 minutos é o ideal faça movimentos circulares com bloco de gelo, segure com um pano ou toalha para não congelar sua mão (deixe sempre no freezer copo plástico com água) é impressionante o resultado no dia seguinte. 9- Tire pelo menos um dia de descanso total sem compromisso com nada ou melhor ainda curta um filme ou assista TV ou faça outra coisas que a rotina diária de treinos não lhe permite fazer, treinar de segunda a segunda acaba sendo estressante, é comum para atletas profissionais pois eles só fazem isto, e atualmente muitos deles tiram também um dia folga semanal , eu particularmente curto muito este dia que é a segunda feira para mim visto que no domingo é o dia que faço meus treinos longos de corrida que são muito desgastante, as vezes chego a tirar dois dias , ou então um dia off e o outro bem leve e curto. Não tenha medo do descanso se você está treinando bem. 10- Sono... o sono é ferramenta essencial para o ser humano, depois da nutrição é o segundo mais importante agente ergogênico para o atleta, se você não dorme bem o tempo investido no seu treino não tem um retorno favorável, é dormindo que seu organismo libera o hormônio do crescimento que na pessoa adulta, tem a função promover o equilíbrio homeostático, recuperar e regenerar células danificadas e músculos desgastados, a media é de 7~8 horas de sono, uns precisam de mais outros menos, caso não tenha dormido bem á noite, tente durante o dia ao menos um cochilo de 30 minutos ele tem uma ação revigorante excelente. Não sacrifique o sono para fazer um treino que a qualidade não será alcançada, sem descanso não há treino que produza resultados! É lógico que exista outras técnicas que aceleram a recuperação, estas são a principais que ao longo de 26 anos de estudos e prática esportivas, achei mais praticas e que não dependem de ajuda externa, ou seja, estão ao meu alcance na hora em que preciso e sem muitas despesas, pois praticidade e economia sempre foram o meu objetivo, mas se você pode contar com apoio profissional ou tem verba para isto sem problemas, o importante é você atleta estar sempre focado numa boa recuperação, para obter os benefícios de uma atividade física e um melhor resultado dos seus treinos. Editado 7/03/2013 às 04:19 03/7, 2013 por Highpump (veja o histórico de edições)
Postado 17/03/2013 às 03:31 03/17, 2013 imaginei o seguinte aqui... umas 4 horas depois de treinar o musculo fazer esse treino super leve de 25 repetições pra irrigar o musculo.. .... e depois mais um pouquinho antes de dormir... será que tem algum fundamento ?
Crie uma conta ou entre para comentar