Para obter uma medição mais precisa no registro de calorias e macronutrientes da dieta, o ideal é pesar o arroz cru, já que o alimento retém água durante o cozimento, e isso ainda depende de quanta água foi usada, o que pode alterar o peso real do alimento e afetar o seu plano alimentar.
Por exemplo, uma porção de 100g de arroz cru tem os mesmos nutrientes e calorias após cozido. Ótimo até aqui. Porém, por ser um alimento que absorve água durante o preparo, a mesma porção de 100g pesará duas a três vezes mais.
Na prática, ao pesar o arroz cozido, não há como saber quanta água foi absorvida durante o preparo, muito menos saber com exatidão quantos gramas de arroz (ou água) você realmente está ingerindo.
Por que é SEMPRE melhor pesar o arroz cru e por que isso importa na dieta
O registro adequado e preciso de nutrientes consumidos durante o dia terá uma grande influência nos resultados em dietas para mudança corporal, seja em planos para ganhar massa muscular ou emagrecimento.
Com isso dito, e se tratando de um alimento que absorve uma quantidade variável de água durante o preparo, medir o arroz quando cozido, sem dúvidas, gerará medições imprecisas e inconsistentes, que poderão afetar o registro de nutrientes da dieta e, assim, os seus resultados.
Pesar o arroz cru é uma forma simples, prática e eficiente para remover variáveis extras e garantir uma medição mais precisa.
Se estamos falando do mesmo tipo de arroz, a ficha nutricional para 100g dele será basicamente a mesma, independentemente da marca.
Mas, após o preparo e dependendo de como você gosta de preparar o arroz, qualquer forma de medir de forma precisa o peso vai por água abaixo (ou para dentro do arroz?).
O ponto principal aqui é o mais óbvio: obter dados do alimento no seu estado original, excluindo o máximo de variáveis, sempre será mais preciso.
Isso é válido para a pesagem de todos os tipos de arroz?
Sim.
O arroz, independente do tipo, seja ele branco, parboilizado ou integral, subtipos inclusos, é um alimento que naturalmente retém água durante o preparo.
Na verdade, quando consideramos os tipos, as coisas pioram se você for pesá-lo depois de cozido, já que o tipo também pode influenciar quanta água ele retém.
Por exemplo, arroz parboilizado e integral retêm menos água do que o arroz branco comum, o que pode causar ainda mais problemas se medidos depois de preparados.
Novamente, a maneira mais simples de evitar qualquer problema e aumentar a consistência da medição é simplesmente pesar este alimento cru — não importando o tipo.
É possível converter a pesagem de arroz cru para cozido (ou vice-versa) de forma confiável?
É muito comum ouvir perguntas, como “100g de arroz cru rende quanto cozido?” e, ao procurar por isso na internet, você não só encontrará resposta incisivas, com fórmulas exatas, como encontrará até calculadoras que prometem fazer essa conversão por você.
Tudo isso pode passar a impressão de que há uma quantidade fixa de água que o arroz retém, o que tornaria possível a conversão.
Algo que passa bem longe da realidade.
Qualquer forma de tentar converter a medição não é confiável e cai no mesmo problema previamente discutido — o alimento retém água, o tipo do arroz e a própria forma de preparo podem alterar quanta água o alimento retém.
Tenha em mente que muitas dessas fórmulas de conversão servem para fazer receitas e não para pessoas fazendo dietas.
Ou seja, sendo justo, elas podem funcionar muito bem quando o objetivo é fazer um prato específico — quando o gosto e a aparência da receita são os fatores importantes, não a quantidade de calorias ou macros.