Clique aqui

Saber como pesar os alimentos é um aspecto fundamental da dieta, principalmente quando os macronutrientes  poderão mudar quando o alimento está cru ou cozido, alterando quantos nutrientes você está ingerindo.

Devemos pesar o alimento cru ou cozido

  • Pesar os alimentos, ainda crus, é mais eficiente já que o preparo e cozimento poderá fazer com que o alimento ganhe ou perca água. 

Por exemplo: 40g de arroz branco cru pode pesar 110g cozido, pois o arroz absorve água.

Enquanto 100g de peito de frango grelhado, pode pesar 70g depois, pois o frango perde água.

Além disso, a quantidade de água que um alimento pode ganhar ou perder mudará de acordo com seu tipo de preparo.

Usando o próprio exemplo do frango grelhado: deixar a carna mal passada poderá minimizar a perda de água, pois ela ficará menos tempo sob o fogo.

Novamente, a maneira mais simples para prevenir erros durante a pesagem é simplesmente pesar os alimentos em estado cru e cuidar com a fonte usada para obter a ficha nutricional.

Por exemplo: se você usa aplicativos de dieta para coletar os macros de um alimento, é essencial que você esteja coletando as informações deste alimento cozido ou cru.

Pode parecer óbvio, mas alguns aplicativos não deixam isso claro e você pode estar coletando as informações erradas e ingerindo mais ou menos nutrientes.

Porque pesar alimentos é fundamental

Pesar alimentos é importante para garantir que você esteja ingerindo a quantidade necessária de nutrientes de acordo com seu objetivo.

Para isso você pode usar uma balança de cozinha que não custa mais do que R$30 e durará por muito tempo (se você preservá-la).

Imagine que você esteja tentar fazer um bulking, o mais limpo possível, e precisa ingerir algo em torno de 3000 calorias diárias.

Sem pesar os alimentos, será muito (mas MUITO) difícil ter certeza que você esteja ingerindo todas as calorias que precisa.

E, infelizmente, não adianta tentar usar o instinto.

Com exceção de pessoas com muita experiência e anos de dieta, não pesar os alimentos sempre gerará erros grandes na contagem de macronutrientes.

Veja estes dois pratos com os mesmos ingredientes.

dois pratos iguais mas com macronutrientes diferentes

A primeira vista eles parecem iguais, mas o primeiro fornece 735 calorias e o segundo 265 calorias.

O peso da refeição e quantidade de cada macronutriente são totalmente diferentes, apesar da semelhança.

Uma pessoa que não pesa os alimentos, poderia consumir três pratos desses durante o dia e todos com quantidades diferentes.

Agora você pode estar pensando: “mas nem sempre tenho tempo para pesar os alimentos”.

Sejamos francos, pesar os alimentos é chato.

Assim como pagar boletos e fazer aeróbicos.

Mas é preciso.

A única dica que posso dar é preparar os alimentos com antecedência e pesá-los todos de uma vez, restando apenas o trabalho para comer.

Este texto ajudou você ?

1 Comentário

  1. É bem chato mesmo. Faço faculdade de manhã, faço estágio e estudo a noite, e chego em caso por volta das 22:30, infelizmente tenho q fazer marmitas todos os dias a noite e pesar elas todos os dias, e isso demanda muito tempo, acabo que só vou dormir 00:00, por estar em bulking, é sempre muita comida, e pesar é MUITO CHATO kkk. infelizmente durmo só 6 horas e é impossível dormir mais que isso

Escreva um comentário