Embora a literatura atual tem mostrado que a creatina é um suplemento seguro, algumas pessoas relatam que precisam ir ao banheiro após tomar creatina, pois sentem sintomas de diarreia.
Tomar creatina pode causar diarreia? Ao mesmo tempo que não é um efeito colateral comum, a creatina pode soltar o intestino em algumas pessoas, em especial naquelas que estão usando uma dose maior do que a recomendada.
Neste texto, veremos como a creatina pode causar diarreia em algumas pessoas e o que fazer para evitar o problema.
Aviso médico: O material apresentado a seguir visa oferecer insights informativos e não deve ser tratado como orientação médica. As informações a seguir não são destinadas a diagnosticar, prevenir ou tratar problemas de saúde. Sempre consulte seu médico antes de iniciar qualquer dieta ou tomar suplementos.
Como a creatina pode causar diarreia
Em situações normais e para a maioria das pessoas, a creatina não costuma causar diarreia ou qualquer sintoma gastrointestinal naqueles que a tomam.
A maioria dos relatos envolvendo diarreia após tomar creatina estão relacionados com o início do uso do suplemento ou ao tomar doses maiores que as recomendadas de uma só vez.
Veja também: Quais são as melhores creatinas atualmente?
Por exemplo, um estudo realizado para investigar sintomas gastrointestinais causados com suplementação de creatina descobriu que consumir creatina em quantidades superiores a 10g de uma só vez poderia resultar em diarreia em algumas pessoas.
Não é a toa que a maioria das pessoas que sentem desconforto intestinal ao tomar creatina, sentem no início do uso, quando estão na fase de saturação, quando tomamos uma dose diária maior (20g) nos primeiros 5 dias.
No geral, estes sintomas não costumam ser perigosos. A diarreia causada pela creatina costuma ser uma ação natural do corpo para eliminar o excesso do suplemento e assim que o corpo consegue, todos os sintomas desaparecem. Caso isso não aconteça, você deve procurar outras causas.
O que fazer para evitar diarreia ao tomar creatina
As melhores medidas para evitar diarreia ao tomar creatina são:
1 – Usar no máximo 3-5g de creatina por dia
A maioria dos casos de diarreia por tomar creatina ocorrem no início do uso, justamente durante a fase de saturação, quando tomamos uma dose muito maior durante 5 dias.
Contudo, a fase de saturação pode fornecer uma dose muito grande de creatina para algumas pessoas com intestinos mais sensíveis, o que pode causar diarreia.
Para evitar o problema (neste caso), basta ignorar esta fase e tomar 3-5g de creatina todos os dias desde o início.
Mesmo sem a fase de saturação, você terá todos os benefícios do suplementos. A única diferença é o tempo necessário para atingir a saturação. Em vez de 5-7 dias, pode demorar 2-3 semanas.
2 – Tomar cuidado com “super” doses acidentais
A maioria das pessoas ainda usam o método da colher para medir a dose de creatina. Enquanto na maioria das vezes a dose usando uma colher costuma ser menor que a recomendada (por usar uma colher muito pequena), em alguns casos, devido a consistência do suplemento, a colher pode acabar coletando muita creatina e gerando uma dose maior que a recomendada.
Ou seja, você pode pensar que está tomando até 5g de creatina e, sem saber, tomando mais do que isso e tendo sintomas gastrointestinais.
Além disso, outros suplementos também fornecem creatina em sua fórmula, como é o caso de vários pré-treinos e hipercalóricos. Se você toma estes suplementos e ainda toma creatina, a dose total será maior que a recomendada e você poderá ter problemas.
3 – Elimine outras causas
Se você toma creatina próximo de outro suplemento, é importante notar se o problema não está sendo causado pelo outro suplemento e não pela creatina.
Por exemplo, muitas pessoas possuem alguma intolerância à lactose sem o conhecimento delas e só tem sintomas ao usar whey protein (e apenas alguns wheys). Se você tomar whey próximo da creatina, é possível que os sintomas gastrointestinais sejam causados apenas pelo whey.
4 – Procure um médico
Em raros casos você pode estar lidando com algum problema intestinal pré-existente que, por coincidência ou não, gerou sintomas justamente quando você começou a tomar creatina.
Neste caso, pode haver uma solução simples com devido tratamento. Portanto, se você nota que nada funciona para solucionar o problema de diarreia com creatina, procure ajuda profissional.
O Hipertrofia.org mantém critérios rigorosos de referências bibliográficas e dependemos de estudos revisados por pares e pesquisas acadêmicas conduzidas por associações e instituições médicas. Para obter mais informações detalhadas, você pode explorar mais lendo nosso processo editorial.Referências