5 suplementos para queimar gordura que funcionam

Quando o assunto é queimar gordura, ainda não existe um suplemento natural capaz de gerar perda de gordura ao mesmo tempo que compensa inatividade física e alimentação incorreta.

Dito isso, existem alguns suplementos para queimar gordura que podem potencializar os efeitos do treino e dieta, definitivamente trazendo resultados mais rápido.

Neste texto, iremos desmistificar, sem marketing, como alguns suplementos podem ajudar na queima de gordura e quais deles tem o maior potencial para lhe ajudar de verdade.

O que um suplemento para queimar gordura faz (honestamente)

Para queimar gordura, é necessário criar um déficit calórico. Para isso, você precisa consumir menos calorias do que seu corpo precisa por dia. Isso pode ser alcançado através de uma combinação de dieta e exercício físico.

Como exercícios físicos, sozinhos, não são capazes de queimar calorias na mesma proporção que é fácil comê-las de volta, basicamente não há como perder gordura sem criar um déficit calórico através da redução da ingestão de calorias na dieta.

Infelizmente, nenhum suplemento no mundo é capaz de anular esta equação e fazer você perder gordura de forma significativa sem, também, alterar o consumo de calorias da alimentação.

Os alguns suplementos para queimar gordura com alguma validação científica podem fazer é alterar as variáveis dessa equação a seu favor.

Isto pode ser feito por quatro vias diferentes:

  1. Reduzindo o apetite para que você coma menos calorias.
  2. Reduzindo a absorção de certos nutrientes calóricos, como gorduras.
  3. Aumentando o gasto calórico total (e potencializando o efeito dos exercícios ao queimar mais calorias).
  4. Melhorando o particionamento calórico (fazendo com que as calorias queimadas venham de gorduras e não da massa muscular).

A alimentação é o “motor” principal na queima de gordura, o exercício físico vem em segundo, e os suplementos vêm em terceiro como possíveis potencializadores dos dois primeiros.

Suplementos para queimar gordura funcionam, mas não da maneira que as pessoas querem. Eles servirão como complementos em um plano de treino e dieta voltado para perda de gordura – eles não são, nem de longe, os principais responsáveis por gerar resultados.

Suplementos para queimar gordura que realmente funcionam

Creio que você tenha entendido que nenhum queimador de gordura substituirá o trabalho mais árduo na perda de gordura, que é se alimentar corretamente e fazer exercícios.

Publicidade

Dito isso, a seguir veremos quais suplementos para queimar gordura que podem ajudar você nessa missão.

Tenha em mente que mesmo se tratando de substâncias naturais (especialmente estimulantes) algumas dessas substâncias podem causar efeitos colaterais e merecem sua atenção. Sempre leia o rótulo dos suplementos antes de usá-los.

1 – Cafeína

A cafeína é um estimulante natural encontrado em várias plantas, incluindo o café, chá e cacau. Tem sido amplamente estudada por seus efeitos no metabolismo e pode auxiliar na queima de gordura de várias maneiras.

Primeiramente, a cafeína pode estimular o sistema nervoso central, aumentando o metabolismo basal – a taxa na qual seu corpo queima calorias em repouso. Esse aumento na taxa metabólica pode ajudar o corpo a queimar mais gordura.

Em segundo lugar, a cafeína pode ajudar a mobilizar os ácidos graxos nas reservas de gorduras. Isso acontece porque a cafeína pode aumentar os níveis de epinefrina (ou adrenalina) no sangue, um hormônio que sinaliza para as células de gordura quebrarem a gordura e liberá-la na corrente sanguínea, onde pode ser usada como energia.

Outra maneira pela qual a cafeína pode auxiliar na queima de gordura é através do aumento nos níveis de energia. A cafeína pode aumentar a resistência e a força durante exercícios, permitindo que você treine mais intensamente e por mais tempo, levando a uma maior queima de calorias.

Finalmente, a cafeína também pode ter um efeito de supressão do apetite, ajudando a reduzir a ingestão de calorias.

No entanto, é importante observar que a resposta individual à cafeína pode variar, e o consumo excessivo de cafeína pode levar a efeitos colaterais como insônia, ansiedade e aumento da frequência cardíaca.

Além disso, o corpo pode desenvolver tolerância à cafeína ao longo do tempo, o que pode reduzir seus efeitos na queima de gordura.

Veja também: Benefícios da cafeína antes do treino

2 – Sinefrina

A sinefrina é um estimulante encontrado na casca de laranja-amarga, tradicional na medicina chinesa. Este composto também pode ser encontrado pelo nome de Citrus aurantium, o nome científico da fruta.

Publicidade

É um beta-agonista, aumentando a ativação dos receptores β-adrenérgicos e, portanto, aumentando a queima de gordura.

O mecanismo de ação é semelhante ao da efedrina, mas com uma ação mais seletiva.

Enquanto a efedrina estimula vários receptores alfa e beta, que controlam o sistema cardiorrespiratório, a sinefrina estimula apenas os receptores beta responsáveis pela mobilização de gordura , evitando assim os riscos típicos da efedrina (taquicardia, hipertensão, etc.). Portanto, é considerada muito mais segura.

Atua de maneira sinérgica com a cafeína, tanto em termos de desempenho físico quanto de perda de gordura.

Veja também: Guia definitivo sobre a sinefrina

3 – Chá verde (e EGCG)

Além de fornecer cafeína (embora em menor quantidade do que o café), o chá verde contém várias catequinas com múltiplas propriedades, ajudando na queima de gordura por diferentes mecanismos.

O EGCG (ou epigalocatequina) é a catequina mais ativa e oferece sinergia com a cafeína. Enquanto a cafeína aumenta as catecolaminas, o EGCG inibe uma enzima que as degrada, prolongando seu efeito.

Para maximizar a absorção de EGCG, deve-se tomar em jejum, melhor ainda antes do exercício (se você treina em jejum), o que amplifica a oxidação de gordura.

Embora você pode facilitar sua vida usando o extrato de chá verde, não devemos esquecer que o chá verde é muito mais do que suas catequinas, um exemplo é a presença de teanina que só chá fornece. Este aminoácido relaxa o sistema nervoso, contrariando os efeitos da cafeína sem interferir nos benefícios.

4 – Forskolina

É um composto obtido da planta Coleus Forskohlii, tradicionalmente utilizada na medicina Ayurvédica.

Publicidade

A forskolina eleva os níveis intracelulares de AMPc nos adipócitos, facilitando a ativação da HSL. Em português simples, isto acelera o processo de lipólise, resultando na quebra de mais gordura armazenada.

Um estudo em pessoas com sobrepeso concluiu que a suplementação com forskolina reduziu o percentual de gordura corporal, além de aumentar a testosterona. Estudos in vitro parecem confirmar esse aumento de testosterona, mas a evidência ainda é escassa.

Um estudo subsequente em mulheres não confirmou os efeitos de queima de gordura, mas mostrou uma eficiência em impedir o acúmulo de gordura.

A forskolina é um suplemento promissor, mas a evidência é limitada quanto à sua capacidade de queima de gordura, embora pareça oferecer benefícios adicionais, como a redução da pressão arterial e possivelmente aumentar a testosterona.

5 – Ioimbina

A ioimbina é extraída da casca de uma árvore africana e foi originalmente usada como tratamento para a disfunção erétil.

A ioimbina bloqueia receptores alfa adrenérgicos, potencializando a ação das catecolaminas e aumentando a queima de gordura. Esses receptores são especialmente numerosos na gordura abdominal em homens e na gordura gluteofemoral em mulheres, tornando-se um suplemento especialmente eficaz contra a famosa gordura teimosa.

Um estudo em mulheres obesas, durante três semanas, mostrou maior perda de gordura no grupo que tomava ioimbina em relação às que usavam um placebo. E o mesmo confirma este outro estudo em jogadores de futebol, também de três semanas.

Também é verdade que alguns estudos não mostram efeito, talvez pelo momento em que o suplemento é tomado. A insulina inibe o efeito da ioimbina, enquanto o exercício o amplifica.

Portanto, o momento ideal para sua ingestão seria antes de um treino em jejum, prolongando o jejum pós-treino em duas horas. O aumento na queima de gordura também parece melhorar o desempenho físico.

Em pessoas sensíveis, a ioimbina pode causar taquicardia, arritmias, ansiedade, impulsividade e aumento da pressão arterial. Não deve ser usada em pessoas propensas a ataques de pânico.

É um suplemento cuja dose deve ser bem controlada, e devido às variações significativas entre as concentrações informadas nos rótulos e as reais, a ioimbina é atualmente proibida em muitos países, embora não seja difícil de encontrar.

Conclusão

Como vimos, alguns suplementos para queimar gordura realmente podem amplificar os resultados da dieta e treino. Apenas reforçando que estas substâncias serão, no máximo, secundárias (ajudantes) no seu objetivo.

É importante notar que elas podem ter efeitos colaterais específicos que requerem sua atenção. Jamais use substâncias se você tem algum problema crônico de saúde (ou tem alguma suspeita disso).

Além disso, se uma substância não foi listada aqui, isto não significa necessariamente que ela pode ser ruim, mas apenas não tem ligação direta com o tema.

Por exemplo, inúmeros micronutrientes (vitaminas e minerais) podem auxiliar na queima de gordura, mas suas funções primárias passam muito longe disso e por isso não foram citados.

Enfim, a principal continua a mesma: exercícios e dieta serão os principais responsáveis pela queima de gordura – (alguns) suplementos realmente funciona, mas só ajudam neste objetivo.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×