Sinefrina – o que é, para que serve, efeitos colaterais e como tomar

Sinefrina é um estimulante obtido a partir da casca da laranja-amarga que, por ter uma estrutura semelhante a efedrina (outro estimulante), costuma ser usada como um agente termogênico, para queimar gordura.

Além de ser promovido como um queimador de gordura, a sinefrina também é usada para outros propósitos como aumento do desempenho esportivo e melhoria da cognição.

Nesta postagem, exploraremos mais a fundo as propriedades da sinefrina, suas aplicações e seus possíveis efeitos colaterais, para fornecer uma visão equilibrada e baseada em evidências científicas sobre este intrigante composto natural.

Para que serve a sinefrina ?

A sinefrina é naturalmente encontrada em algumas plantas e frutas, principalmente na laranja-amarga, também conhecida como Citrus aurantium. Sua estrutura é semelhante à da efedrina, um composto bem conhecido por seus efeitos estimulantes.

A sinefrina é classificada como um agonista adrenérgico, o que significa que ela estimula a resposta do sistema nervoso simpático. A sinefrina se liga principalmente aos receptores adrenérgicos beta-3, que desempenham um papel importante na quebra de gordura e no aumento do metabolismo.

Devido a essas propriedades, a sinefrina é frequentemente usada em suplementos termogênicos. Ela também pode ser incluída na lista de ingredientes de suplementos pré-treino.

Além disso, a sinefrina tem sido pesquisada por seus possíveis efeitos na melhoria da cognição e do humor, embora as evidências sejam menos claras nessas áreas.

Benefícios da sinefrina

A sinefrina tem vários benefícios e usos medicinais, mas, no que tange a musculação e mudança corporal, ela é particularmente conhecida pelos seus efeitos no metabolismo energético e aumento de energia.

Aqui estão alguns dos benefícios mais comuns associados ao uso de sinefrina:

  1. Maior perda de gordura: um dos principais usos da sinefrina é como um agente termogênico. Estudos mostraram que a sinefrina pode aumentar a taxa metabólica e a lipólise (a quebra de gordura no corpo). Isso pode, teoricamente, ajudar na perda de peso, especialmente quando combinado com exercícios físicos e uma dieta hipocalórica.
  2. Mais energia: A sinefrina é usada, também, em suplementos pré-treino pelos seus efeitos no aumento da performance. Ela tem um efeito muito parecido com a cafeína, que pode aumentar sua energia e diminuir a percepção de fadiga.

É importante lembrar que os efeitos da sinefrina podem variar dependendo de vários fatores, incluindo a dose, a forma em que é consumida, a dieta e o estilo de vida do indivíduo e outras variáveis individuais.

Publicidade

Além disso, embora existam estudos que mostram esses benefícios, eles não são universalmente aceitos e mais pesquisas são necessárias para confirmar e entender completamente os efeitos da sinefrina.

Sinefrina ou efedrina: qual é melhor ?

A dúvida é comum, se na realidade não significa o mesmo ingerir uma ou outra substância, e é exatamente isto que induz tantas pessoas aos equívocos no momento de escolher, e como resultado, da utilização também.

Na atualidade, a efedrina é substância com proibição na maior parte dos órgãos desportivos, devido ao grau elevado da periculosidade que pode gerar para o corpo.

Mesmo apresentando fórmulas moleculares próximas e efeitos com proximidade também, sabe-se que a sinefrina pode ter grau termogênico superior em comparação com a efedrina.

Mas sem gerar os idênticos efeitos estimulantes em excesso, que podem ocasionar problemas agudos, e irreversíveis momentaneamente, sendo exemplos os problemas respiratórios e cardíacos.

A sinefrina tem se apresentado mais efetiva ainda, em especial quando em combinação com mais substâncias, a cafeína é exemplo, ou até a octopamina, em reduzir o tecido adiposo subcutâneo, que muito atrapalha em relação à definição muscular.

Mas, mesmo não sendo muito estimulante como efedrina, misturar sinefrina com mais compostos de tal categoria deve ter observação com precisão, e principalmente ter dosagem para que desta maneira, os efeitos colaterais não se mostrem maiores em comparação com benefícios possíveis da substância.

Dosagem e como tomar sinefrina

A sinefrina se apresenta composto que pode ter uso através de sprays nasais, como na verdade foi usada por anos com fins terapêuticos e medicinais, no entanto, este modo não gera eficácia em ergogênese, em especial na questão da diminuição da gordura do corpo.

Assim, para as pessoas que desejam tal finalidade, geralmente a substância é ingerida via oral, e em comprimidos.

Normalmente, a sinefrina é encontrada nos suplementos ergogênicos, com mais compostos que não são estimulantes, sendo que estes podem também, de modo direto ou indireto, potencializar a diminuição da gordura do corpo.

Publicidade

Alguns destes com possibilidade de ser cromo e extratos de canela, que controlam a insulina, e responsáveis por melhora para sensibilidade celular a tal hormônio, reduzindo a fome, armazenamento da gordura do corpo, compulsão pelos doces.

Sem contar alguns mais minerais, de exemplo o cálcio, antioxidantes, algumas vitaminas, particularmente as do complexo B, estimulantes e mais substâncias de naturezas diversas e com objetivos diferentes, extratos lipolíticos e de melhoramento da concentração.

Não há determinação de dose padrão para ingerir Citrus aurantium ou sinefrina. As doses para aplicação dependerão muito da parte da planta e do modo usado, bem como da finalidade.

Se o propósito é o emagrecimento, são usadas doses entre 5 e 50 mg/dia, embora haja estudos que usaram doses maiores de 80 mg/dia, 100 mg/dia, 120 mg/dia, sem efeitos que prejudique, e inclusive há estudos que usaram doses de quantidade de até 300 mg/dia.

A concentração da sinefrina muda em função do padrão do extrato de Citrus aurantium, no entanto, de modo geral, de 100 a 200 mg de Citrus aurantium garantiram entre 6 e 40 mg de p-sinefrina, e a vida média da sinefrina em corrente sanguínea se caracteriza de 2 a 3 horas.

Então sinefrina emagrece mesmo ?

A planta da laranja amarga contém muitos fitoquímicos, estes são os compostos biologicamente ativos encontrados em plantas que oferecem nutrientes e coloração.

A fruta contém um número de compostos orgânicos, mas o principal é o estimulante sinefrina, parecido em estrutura com efedrina e efedra.

Os alcaloides neste nutriente foram relatados a aumentar o gasto de energia, diminuir o apetite e aumentar o metabolismo, assim, foi implicado como um suplemento de emagrecimento também.

Como com vários destes compostos, a pesquisa é limitada, desta maneira seus efeitos não foram testados repetidamente em condições estritas.

Grande parte da pesquisa que foi conduzida foi financiada com recursos privados também. Isso torna difícil olhar para os resultados da pesquisa com objetividade.

Publicidade

O estudo mais abrangente recente que analisou toda pesquisa existente sobre este nutriente, não demonstrou estatisticamente benefício significativo para perda de peso, e ofereceu informação limitada sobre a segurança também.

Principais efeitos colaterais da sinefrina

É importante lembrar que os efeitos colaterais ocorrem segundo a individualidade biológica da pessoa, assim como a tolerância dela não necessariamente para estimulantes, porém para substância, particularmente em assunto.

Desta maneira, a pessoa que possa se mostrar muito resistente, como exemplo, para clembuterol, pode não ser resistente para sinefrina.

O indivíduo que apresenta resistência para sinefrina, por sua vez, pode não apresentar resistência para cafeína, e deste modo em diante.

E isso ocorre por causa do tipo de receptor mais sensível da pessoa, que tem estímulo por certa substância em superior quantidade.

Mas, nas superdoses ou de modo simples pela baixa tolerância, os efeitos colaterais principais da sinefrina abrangem possível hemorragia, frente para vasoconstrição, aumento excessivo em batimentos cardíacos, arritmias cardíacas, aumento excessivo na pressão arterial, desconfortos gástricos, aumento em freqüência respiratória, sudorese intensa, dor de cabeça leve ou intensa, diurese intensa, entre mais.

Assim, é essencial que anteriormente a quaisquer protocolos da utilização de sinefrina, ter orientação adequada do profissional qualificado.

A sinefrina, bastante usada recentemente em mais variados suplementos ergogênicos, se caracteriza substância com proximidade à efedrina, no entanto, que tem efeitos singulares, e determinados mais ergogênicos.

Porém, como mais substâncias, são apresentados por esta também os riscos, e estes devem ser medidos, avaliados e dosados pelo profissional, que por meio da orientação correta possa ajudar o paciente para que alcance seus objetivos de modo seguro.

Onde comprar sinefrina

A venda de sinefrina é liberada pela Anvisa, porém você pode não encontrá-la pelo seu nome original, mas sim pelo nome da substância natural que contém sinefrina, que é o citrus aurantium.

O citrus aurantium, que tem como substância ativa a sinefrina, pode ser encontrada em qualquer farmácia de manipulação com dosagens que vão até 500mg por cápsula.

Vários suplementos termogênicos, como o Sineflex, também contém sinefrina em sua fórmula.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×