Parar de fazer musculação fará você perder tudo o que ganhou ?

Nem sempre treinar será a prioridade mais alta na sua vida, neste caso, se você precisar parar de fazer musculação, todos os ganhos obtidos serão perdidos ?

Se você está treinando há algum tempo, provavelmente já descobriu que regularidade é o verdadeiro “segredo” da musculação.

Somente treinando pesado, seguindo dieta e descansando de forma ininterrupta, é possível gerar ganhos sólidos em massa muscular.

Mas e se acontecer algo na sua vida que o faça parar de fazer musculação, mesmo que por tempo pré-programado ?

Todo o seu esforço, disciplina, tempo e dinheiro investidos, serão jogados fora ? Você perderá tudo o que conquistou ?

De forma simplista, sim.

Se você parar de fazer musculação, por tempo suficiente, você perderá o que conquistou. Simples assim.

A boa notícia é que isso não ocorre tão rápido como a maioria das pessoas imaginam, e quando você voltar a treinar, os ganhos voltarão muito mais rápido do que na primeira vez.

Neste texto veremos o que realmente acontece quando você parar de fazer musculação e como ficar com a consciência (mais) tranquila se você está longe dos treinos contra a sua vontade.

Se parar de fazer musculação, “perde tudo” ?

o que acontece quando você parar de fazer musculação - perde tudo ?

Para entendermos o que acontece quando paramos de fazer musculação, nós precisamos, primeiro, entender o básico sobre como os ganhos são gerados.

Publicidade

A hipertrofia muscular é uma adaptação do corpo ao estímulo gerado aos músculos pelo treinamento com pesos.

Nós vamos a academia, estimulamos o corpo a crescer forçando-o a levantar coisas pesadas para que, em seguida, com o descanso e nutrição adequados, ele se adapte ficando maior e mais forte.

É este ciclo de constante estímulo, descanso e reconstrução, que faz a “magia” acontecer.

A partir do momento que você interrompe este ciclo, logo de cara, não haverá estímulo para o corpo se adaptar.

Se você não está forçando o seu corpo a levantar coisas pesadas dentro da academia, porque motivo o seu corpo precisará de mais massa muscular ?

Pois é.

Mas, calma, as coisas não acontecem tão rápido assim.

A partir da primeira semana longe da academia, o glicogênio muscular pode cair em 20%, e após quatro semanas, pode cair mais 50%.

Glicogênio é o principal “combustível” dos músculos durante o treino, e a própria musculação estimula o organismo a “guardar” mais glicogênio.

Então, o primeiro efeito que vemos ao parar de treinar é a redução desse combustível.

Publicidade

E por carregar consigo água, quando perdemos glicogênio, teremos a sensação que estamos perdendo nossa preciosa massa muscular.

A questão é que você não está perdendo massa muscular (ainda não), mas apenas água intramuscular por conta da diminuição do glicogênio.

Em outras palavras, se você parar de treinar por algumas semanas, principalmente por conta de uma infecção ou algo do tipo, é muito provável que a “perda de massa” é, na verdade, glicogênio.

Logo quando você voltar aos treinos, este glicogênio será recuperado rapidamente e tudo voltará ao normal.

Somente a partir da terceira semana, nosso corpo começa a “se livrar” da massa muscular.

A partir daqui, se você não tomar alguma atitude, as coisas vão ladeira a baixo.

Depois da quarta e quinta semana, sem qualquer estímulo vindo dos treinos, você começará a perder massa muscular de forma acelerada.

Isto ocorre porque nosso organismo simplesmente não vê mais motivos para ter massa muscular “extra”.

Massa muscular é algo extremamente custoso para o nosso organismo, e se você não está usando ela – e não está forçando uma constante adaptação através do treino – o corpo descartará ela na primeira chance que houver.

Claro, quanta massa muscular você vai perder ao parar de fazer musculação (e quão rápido isso vai acontecer), vai depender diretamente da quantidade de massa muscular que você tem atualmente.

Publicidade

Algumas pessoas vão perder mais (e mais rápido) e outras menos (e mais devagar).

De qualquer forma, em todos os casos, depois da quarta e quinta semana, as perdas tendem a ser severas.

E se você está impedido de ir a academia contra a sua vontade, calma.

A boa notícia é que existe algo chamado “memória muscular“.

E não se trata de folclore de academia, memória muscular é um efeito reconhecido cientificamente onde o nosso corpo é capaz de voltar rapidamente um estado que ele já esteve, mais rápido do que da primeira vez.

Sem entrar em detalhes excessivamente técnicos, quando ganhamos massa muscular, nossos músculos criam novos núcleos dentro das células.

Mesmo se você parar de fazer musculação e perder “tudo”, os núcleos obtidos continuam dentro das células musculares.

A função destes núcleos é auxiliar na sintetização de proteína (basicamente, construção de massa muscular).

Portanto quando você volta a treinar, você ganhará a massa muscular perdida rapidamente.

Então, com tudo isso em perspectiva, se você precisar parar de fazer muscular por uma ou duas semanas, não precisa se preocupar com perda de massa muscular.

Você até poderá perder volume muscular, mas por conta da perda de glicogênio (e não de tecido muscular).

Então, se você precisar tirar férias de até duas semanas, ficar doente ou precisar fazer qualquer coisa que lhe impeça de fazer musculação.

Fique tranquilo, sua massa muscular está, na maioria dos casos, bem protegida.

Já a partir da terceira semana, você já pode começar a perder massa muscular, mas dificilmente vai perceber algo no espelho.

A partir da quarta e quinta semana, as perdas acelerarão exponencialmente e você começará a notar que está perdendo boa parte dos ganhos (e é realmente isto que está acontecendo).

É recomendado que você volte a treinar o mais rápido possível ou tentei treinar de qualquer forma, mesmo que improvisadamente.

Se por alguma razão, não for possível fazer nada (como em um caso de fratura óssea ou alguma lesão grave), preste atenção redobrada à dieta e descanso.

Se você conseguir manter a ingestão de nutrientes e bons hábitos, é possível desacelerar a perda de massa muscular (mas não impedi-la, que fique claro).

Resumindo

Ao contrário do que você pode ter ouvido, você dificilmente vai perder massa muscular se precisar parar de fazer musculação por uma ou duas semanas.

Na verdade, se você estava treinando muito pesado e de forma ininterrupta por vários meses, essa pausa causará algo chamado super compensação e, ironicamente, fará você voltar a treinar ainda melhor do que antes, já que este descanso será muito bem vindo.

Mas fique sem treinar por mais de três semanas, e a perda de massa muscular iniciará e ficará cada vez pior conforme o tempo passar.

Na pior das hipóteses, se não houver como continuar treinando, mantenha a dieta para desacelerar ao máximo as perdas.

E espero que não seja preciso explicar que ao parar de fazer musculação seus músculos não se transformarão em gorduras.

Isto é um mito.

São tecidos distintos e um não, simplesmente, não consegue ser transformado no outro.

A única coisa que pode ocorrer é um indivíduo parar de fazer musculação, e emporcalhar a dieta ao ponto de acumular mais gordura ao mesmo tempo que a massa muscular será perdida pela falta de estímulos do treino.

Referências

  • https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17901116;
  • https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15084522;
  • https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18955382;
  • http://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17461391.2017.1298673;
  • https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21131862;
  • http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/1827108;
  • https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11252068.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×