Clique aqui

Entenda qual é a importância da memória muscular ao tentar recuperar massa muscular perdida.

Se você já treinou por algum tempo, precisou parar, e depois voltou com tudo, já deve ter notado que é mais fácil readquirir o corpo que tinha antes.

Pois é.

Este fenômeno é conhecido como memória muscular e será capaz de ajudar você a recuperar massa muscular perdida, independente do que tenha causado isto em primeiro lugar.

Veja bem.

Nossas células musculares são especialmente equipadas para crescer, elas são maiores que o comum e são multinucleadas (possuem vários núcleos).

E conforme nossos músculos vão crescendo, por conta do treino e dieta, mais núcleos serão adicionados às células.

Estes núcleos adquiridos são capazes de criar novas proteínas que, com ajuda da dieta adequada, sustentarão o aumento das fibras musculares – fazendo você ficar maior e mais forte.

Ok, se musculação faz com que mais núcleos sejam adicionados às fibras musculares, permitindo que elas fiquem maiores, o que acontece se pararmos de treinar ?

Por muitos anos acreditou-se que quando paramos de gerar estímulos para hipertrofia perdíamos os núcleos conquistados, explicando a perda dos ganhos obtidos com a  sobrecarga do treino.

Veja também -> Voltando a treinar depois de um tempo parado

Enquanto realmente perdermos massa muscular e força quando paramos de treinar, até mesmo ao ponto de parecer que nunca treinamos na vida, as coisas não são tão simples assim.

Estudos (1) mostram que, quando paramos de treinar, a maioria dos núcleos adquiridos continuam dentro das células musculares.

Basicamente, as coisas ocorrem dessa forma:

  1. Quando treinamos pesado e nos alimentamos com o objetivo de sustentar crescimento muscular, mais núcleos são adquiridos nas células musculares;
  2. Nossos novos núcleos poderão sintetizar mais proteína e fazer com que as fibras musculares fiquem maiores;
  3. Agora, mesmo que você pare completamente de treinar e se alimentar, as fibras musculares poderão voltar ao tamanho original (fazendo parecer que você nunca treinou na vida), mas os núcleos continuam no mesmo lugar;
  4. Mais tarde, quando você voltar aos treinos e dieta, você não vai ter que lutar para adquirir mais núcleos nas células musculares, eles já vão estar lá prontos para sintetizar proteínas e deixar você maior, muito mais rápido.

É por isso que recuperar massa muscular perdida, sempre vai ser mais fácil do que ganhá-la pela primeira vez.

Mais importante ainda é que isto é válido para qualquer coisa que tenha causado a perda de massa muscular.

Talvez você tenha feito um cutting incorreto e acabou perdendo mais massa muscular do que imaginava.

Não há razão para ficar chateado e largar tudo, como se as perdas fossem definitivas.

Basta voltar a rotina antiga de treino e dieta, para ganhar massa muscular, e as perdas serão recuperadas facilmente.

Ou talvez você precisou se afastar dos treinos por vários meses e perdeu praticamente tudo o que ganhou.

E agora você desanimou totalmente de voltar, porque pensa ter jogado no lixo todo o tempo, disciplina e dinheiro investidos.

Não!

A partir do momento que você conquistou um determinado corpo, ele é como se fosse seu por direito (mesmo que você não esteja com ele neste momento).

Basta voltar aos hábitos antigos, e você voltará rapidamente onde estava (ao menos mais rápido do que a primeira vez).

Palavras finais

Memória muscular não é exatamente uma “memória” no sentido da palavra, mas sim o acúmulo de núcleos dentro das células musculares que não é perdido quando nos afastamos do treino.

Como os núcleos auxiliam no crescimento das fibras musculares e eles não precisam ser adquiridos novamente, reganhar a massa muscular perdida sempre será mais rápido.

Também não é necessário fazer nada especial para “ativar” a memória muscular.

Memória muscular é algo que faz parte do seu corpo e vai “entrar em ação” toda vez que você perder massa muscular e querer voltar ao físico que estava antes.

Referências

  1. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18440990
  2. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/1827108
  3. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/3698983
  4. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12813146
  5. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21040371
  6. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20713720

Este texto ajudou você ?

21 Comentários

    • Redação Hipertrofia.org Responda

      Mesmo usando esteroides anabolizantes, o usuário poderá perder tudo se parar de treinar, comer e… ciclar. Memória muscular só diz que ele vai conseguir chegar no mesmo lugar que estava antes mais rápido.

      • Mas é isso mesmo oque queremos (eu pelo menos), se for para recuperar oque foi perdido e continuar de onde parei… Maravilha

      • Luciano Garcia Responda

        Estou parado a 3 anos ! É treinei por 15 anos … O fato é q agora já estou com 48 anos … Isso pode ser um problema p voltar como era antes ?

  1. Leandro Oliveira Responda

    Excelente materia, eu já estava com algumas dúvidas sobre isso, pois treino a sete anos e infelizmente vou ter que parar por uns meses devido a uma cirurgia de hérnia inguinal que tenho que fazer. Aproveitando, gostaria de saber por quanto tempo o corpo “segura” a massa muscular depois que paramos de treinar?

  2. Bruno Romero Francisco Responda

    To passando por isso, treinei durante 3 anos seguidos e parei por 5 meses devido a um acidente.

  3. Osvaaldo Dombo Responda

    Obrigado pessoal do Hipertrofia. Excelente matéria. Top como todas outras.
    Eu estou parado a 04 meses e estou pensando em voltar, é animador saber que “O rei nunca perde a majestade” quase se trata de musculação.

  4. Show!!! já tinha ouvido falar disso mais não tinha lido nenhum artigo sobre.

    Hipertrofia sempre nos impressionando!

  5. Obrigado pela matéria, veio em boa hora, tive que suspender o treino por conta de 3 hérnias de disco e desanimei por perder praticamente tudo que conquistei com tanta dificuldade. Me noticiou a finalizar a terapia e voltar a treinar

  6. como faço para aparecer uma foto nos meus posts? já tenho conta no fórum e mesmo assim não aparece.

  7. Se eu que treino a 3 anos, consigo uma certa massa muscular e resolvo ciclar.. Após o ciclo fazendo a tpc vou perder o que ganhei durante o ciclo… Quando meus níveis de testosterona estiver correto novamente a memória muscular irá ajudar a recuperar os ganhos que tive no ciclo ou somente oque conquistei com os 3 anos puro??

    • Redação Hipertrofia.org Responda

      Provavelmente você só vai conseguir recuperar o que conseguiria manter estando natural.

  8. Eu já sabia disso por experiência própria. Só nao entendia exatamente como funcionava no corpo.
    Sempre tenho que parar de treinar por uns dois meses, perco no minimo 5 kilos. Mas dai quando eu volto não é dificil de recuperar. Diferente de quando eu comecei a treinar que parecia que eu não ia crescer nunca.

  9. 3 anos parado porque tive filho e assim várias noites sem dormir e sem tempo pra nada, dentre outros problemas e só agora (de Janeiro pra cá) deu pra voltar.
    Fiquei surpreso pouco depois de 1 mês quando estava colocando 100 Kg no supino.

    De fato, passado mais um tempo e observo que por ter tido ganhos sólidos durante muitos anos de treino, minha recuperação vem constantemente me surpreendendo a cada dia.

  10. Boa matéria , fiquei parado durante 4 meses e perdi 10kilos e retornei a minha rotina de treinos a um mês , estou recuperando o que havia perdido aos poucos.

  11. Treinei por um ano e alguns meses, entre dezembro de 2012 e fevereiro de 2014.

    Por questões de faculdade e trabalho, tive de parar desde então. Voltando à academia daqui a um ou dois meses, a memória muscular ainda me beneficiará ao recuperar o que perdi, ou só se aplica a lapsos menores, ,como de meses?

  12. NOSSA QUE MARAVILHA DE MATÉRIA.EU JÁ TINHA NOTADO ISSO É NÃO ENTENDIA A RAPIDEZ DA MASSA MUSCULAR VOLTAR….AMEI SABER O PORQUE…

Escreva um comentário