Como tomar cobavital para hipertrofia: guia definitivo

Este é um guia direto ao ponto sobre como tomar Cobavital no contexto da hipertrofia, para quem faz musculação, com o propósito de aumentar o apetite e facilitar o consumo de alimentos e, assim, acelerar o ganho de peso e massa muscular.

Seu uso para hipertrofia não é diferente da posologia normal sugerida na bula: a recomendação geral para adultos é tomar três doses por dia, sempre antes das principais refeições, para maximizar o apetite e aprimorar a absorção dos nutrientes.

Neste texto, iremos mais a fundo no assunto e veremos todas as informações relevantes sobre o tema, para que você possa tomar uma decisão mais informada sobre o uso do medicamento para aprimoramento.

Atenção: As informações deste texto tem propósito estritamente informativo e educacional. Não substituem uma orientação, diagnóstico ou tratamento médico.

O que é e para que serve o Cobavital para quem faz musculação?

O Cobavital é o nome comercial de um medicamento que combina duas substâncias: a cobamamida (uma coenzima da vitamina B12) e a ciproeptadina (um anti-histamínico com forte ação de estímulo do apetite).

Ele funciona através da sinergia entre esses dois componentes, unindo o efeito anabolizante-proteico da cobamamida (1) com a capacidade de estimular o apetite da ciproeptadina (2), visando um aumento no apetite com aprimoramento em como o corpo usa esses nutrientes ingeridos para aumentar o ganho de massa muscular.

A cobamamida, fundamentalmente uma coenzima da vitamina B12, exerce uma influência direta sobre as vias metabólicas que influenciam a síntese de proteínas — a construção de massa muscular (em termos simples).

De maneira sinérgica e complementar, a ciproeptadina atua como um potente estimulante do apetite, o que, na prática, poderá aumentar a ingestão de alimentos, como os ricos em proteína, fornecendo o material necessário para que a síntese de proteína ocorra.

Seu uso no contexto médico é tratar deficiências nutricionais em pessoas que, por alguma razão, não possuem apetite e estão abaixo do seu peso saudável.

Na musculação, e para quem busca hipertrofia, o uso do Cobavital tem como finalidade facilitar a ingestão de comida para atingir um excedente calórico e, dessa forma, aumentar o ganho de peso e massa muscular.

Veja também: 4 melhores estimulantes de apetite (e 7 alternativas naturais)

Como tomar Cobavital para quem faz musculação visando hipertrofia

Não há um protocolo específico para tomar o medicamento quando o objetivo é otimizar a hipertrofia; em geral, seu uso é o mesmo do sugerido na bula oficial do Cobavital, que, para adultos, é tomar três doses antes das principais refeições do dia.

No entanto, não basta apenas tomar o medicamento e esperar mudanças nos resultados.

Veja, para ganhar massa muscular, é necessário criar um excedente calórico — você precisa ingerir mais calorias (através de gorduras, carboidratos e proteína) do que o seu corpo precisa todo dia.

Somente dessa forma o corpo terá toda a energia que precisa para sustentar as necessidades do corpo no dia a dia e ainda ter um “extra” para que massa muscular seja construída.

Como a tarefa de comer mais do que o normal costuma ser um grande problema para muitas pessoas, um estimulante de apetite como o Cobavital funciona aumentando o apetite para que isso seja mais fácil.

No entanto, a maior parte do trabalho (comer) ainda precisará ser feita. Além disso, se você usar esse apetite extra para comer errado, o medicamento não tem a capacidade de operar milagres e compensar má alimentação e ainda transformar isso em massa muscular.

Em outras palavras, tomando ou não tomando Cobavital, ainda será necessário manter uma dieta regrada de acordo com o objetivo.

O medicamento só vai facilitar o caminho, mas quem tem que fazer a maior parte do esforço ainda é você.

Efeitos colaterais

Como todo medicamento — e Cobavital é um medicamento — o seu uso poderá causar efeitos adversos.

Felizmente, estamos falando de um medicamento bem tolerado para a grande maioria das pessoas.

O efeito colateral mais comum do Cobavital é a sedação, acompanhada dos efeitos correlacionados, como sonolência, letargia, diminuição do estado de alerta, tempo de reação diminuído e por aí vai.

Em outras palavras, a maioria das pessoas costuma sentir sono e letargia ao usar o medicamento.

O quão sonolento você vai ficar vai depender do seu organismo. Algumas pessoas ficam mais, outras menos e, no geral, os efeitos sedativos tendem a diminuir com o tempo de uso.

Todavia, até que seu organismo se acostume, todo cuidado é pouco.

A própria bula do remédio mostra que a sedação pode afetar a habilidade do usuário em operar máquinas pesadas e/ou dirigir.

Logo, usar a substância na refeição que antecede o treino tende a ser uma péssima ideia, já que você pode ir para a academia com sono.

Se tratando de efeitos colaterais menos comuns e mais específicos, o uso de Cobavital é contraindicado para pessoas que sofrem de glaucoma, retenção urinária, úlcera péptica estenosante ou obstrução piloro-duodenal.

Ou seja, ele pode piorar certas condições quando elas já existem.

O medicamento também pode potencializar a ação de antidepressivos, álcool e anticonvulsivantes, portanto, não tome Cobavital se também faz uso de outra droga.

Reforçar que Cobavital é um remédio e não se trata de um suplemento natural nunca é demais.

Perguntas mais frequentes

Estas são perguntas genuínas extraídas da internet, portanto, tenha em mente que elas nem sempre seguirão a mesma lógica e fluxo de raciocínio do texto.

1. Cobavital é um anabolizante?

Ao ler a bula ou buscar sobre o assunto na internet, você provavelmente vai se deparar com o nome do medicamento e “anabolizante” na mesma frase, o que pode confundir algumas pessoas.

Tecnicamente, qualquer substância que facilite o ganho de massa muscular pode ser considerada um anabolizante.

Carne, leite, ovos e suplementos de proteína em pó são exemplos de “anabolizantes”, pois eles ajudam na síntese de novas proteínas, assim como o Cobavital.

Outra coisa, totalmente diferente, são esteroides anabolizantes — versões de hormônios anabólicos criadas em laboratório.

Cobavital não é um esteroide anabolizante e não vai gerar os mesmos efeitos (positivos ou negativos).

2. Quantos quilos eu posso ganhar usando o medicamento?

Literalmente impossível prever quantos quilos você pode ganhar, pois isso varia drasticamente de pessoa para pessoa.

O medicamento atua como um facilitador, aumentando o apetite para que você consiga comer mais.

Ele não “cria” peso do nada. Portanto, não há como criar fórmulas para prever quantos kg podem ser adquiridos ao tomar dose X por tempo Y.

O ganho real dependerá diretamente do quanto você realmente vai comer a mais, aproveitando esse estímulo. A qualidade da dieta e como seu corpo responde também afetarão os resultados.

3. Quanto tempo demora para “dar efeito”?

A resposta depende de qual “efeito” estamos falando.

Os efeitos mais imediatos, como o aumento do apetite e a sonolência, que são causados principalmente pela ciproeptadina, poderão ser evidentes dentro de 30-60 minutos após o uso.

Já o efeito anabólico-proteico da cobamamida e, consequentemente, o ganho de peso visível, são processos mais graduais.

Como vimos, o remédio cria as condições (aumento do apetite), mas o ganho de massa em si depende de inúmeros fatores.

Geralmente, espera-se que os resultados no peso comecem a ser notados de forma mais clara após algumas semanas, com o efeito máximo sendo frequentemente observado por volta de 30 dias após o início do uso contínuo, isso considerando que a dieta e treino estejam alinhados com o objetivo de ganhar massa muscular.

4. Cobavital é vendido sem receita?

Cobavital é vendido sem receita e pode ser comprado diretamente em farmácias e drogarias “livremente”.

No entanto, é fundamental reforçar o óbvio, embora não exija receita, o Cobavital é um medicamento com princípios ativos que possuem efeitos farmacológicos e potenciais colaterais.

Tomar a substância por conta própria entra no campo de automedicação, o que traz outra gama de riscos.

Por isso, o melhor caminho é sempre consultar um médico ou farmacêutico antes de iniciar o uso de qualquer substância desssa categoria.

Referências

O Hipertrofia.org mantém critérios rigorosos de referências bibliográficas e dependemos de estudos revisados por pares e pesquisas acadêmicas conduzidas por associações e instituições médicas. Para obter mais informações detalhadas, você pode explorar mais lendo nosso processo editorial.


  1. Jamnik, Sérgio & Santoro, Ilka & Nesi, D. & Uehara, C.. (2001). Study of cyproheptadine and cobamamide in weight loss of patients with lung cancer. Revista Brasileira de Medicina. 58. 75-78.
  2. HARRISON, M. E.; NORRIS, M. L.; ROBINSON, A.; SPETTIGUE, W.; MORRISSEY, M.; ISSERLIN, L. Use of cyproheptadine to stimulate appetite and body weight gain: A systematic review. Appetite, v. 137, p. 62–72, 2019

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.