Treinar o mesmo músculo todo dia faz mal ?

Se você quer resultados o mais rápido possível, principalmente em uma região específica do corpo, a ideia de treinar o mesmo músculo todo dia é tentadora.

Mas logo de cara, na maioria das vezes, isto vai gerar mais problemas do que resolvê-los.

E o mesmo vale para ideias igualmente mirabolantes, como:

  • Treinar o mesmo músculo duas vezes por dia todo dia;
  • Treinar o mesmo músculo em dias consecutivos (um atrás do outro);
  • Fazer os mesmos exercícios todo dia.

Tudo isso envolve trabalhar a mesma musculatura com muita frequência e vai na maioria dos casos vai causar os mesmos problemas.

Entenda.

Porque treinar o mesmo músculo todo dia costuma ser uma péssima ideiaporque treinar o mesmo músculo todo dia faz mal

Quando o assunto é hipertrofia, o que muitas pessoas falham em entender é que o crescimento muscular ocorrendo quando estamos descansando.

Quando treinamos um determinado músculo usando sobrecarga (pesos), este músculo sofre danos.

São estes danos que quando recuperados pelo corpo, vão deixar o músculo treinado cada vez maior e mais forte.

Mas antes o músculo precisa se recuperar.

E isto não acontece do dia para a noite.

Um grupo muscular pode levar dois a cinco dias para se recuperar completamente.

É por isso que um treino de pernas pesado, por exemplo, pode deixar você debilitado por vários dias seguidos.

Mas o que isto tem a ver com treinar o mesmo músculo todo dia ?

Simples.

Quando treinamos um músculo com muita frequência, nós atrapalhamos a recuperação muscular e em partes o crescimento muscular também.

Além disso, nós adicionamos mais danos a serem recuperados.

Isto vai gerar um círculo vicioso onde o músculo treinado nunca vai conseguir se recuperar completamente e nunca vai crescer corretamente também.

Em outras palavras, treinar o mesmo músculo todo dia, na maioria das vezes, é improdutivo para hipertrofia muscular.

Não podemos nos esquecer também que toda atividade física tem o potencial de gerar estresse mental e físico.

Se você treinar pesado o mesmo músculo todo santo dia, sem permitir descanso, o seu corpo e mente começarão a sofrer.

Não vai demorar muito tempo para os níveis de energia e motivação sejam cada vez menores.

Suas articulações e tendões começarão receber danos contínuos e que, com o tempo, poderão se tornar lesões.

No final da história, a tentativa de treinar o mesmo músculo todo dia, com o objetivo de acelerar os ganhos, vai gerar o efeito contrário.

E por favor, não confunda treinar o mesmo músculo todo dia, com treinar todo dia.

Bombardear o mesmo grupo muscular todo santo dia é bem diferente do que treinar todo dia, controlando variáveis como intensidade, volume e tipos de exercícios.

Por exemplo: atletas olímpicos treinam praticamente todos os dias, por várias horas e geralmente com os mesmos exercícios.

Só que cada dia de treino de um atleta olímpico possui um objetivo específico e o esforço realizado em cada dia é controlado para que o atleta consiga suportar a fadiga.

Algumas técnicas de musculação também poderão fazer o praticante treinar o mesmo músculo várias vezes na semana, como em técnicas de especialização.

Mas isto é feito de forma estratégica, por um tempo extremamente curto, por pessoas avançadas e mesmo assim o músculo dificilmente será treinado todo dia.

Em outras palavras, a maioria das pessoas que vão tentar treinar o mesmo músculo todo dia, vão acabar pior pois, além de tudo o que já foi falado, isto será feito sem qualquer critério e preparo.

É muito comum, por exemplo, mulheres treinarem perna todos os dias ou homens treinarem bíceps e peitoral todo dia, ambos com o objetivo de acelerar os resultados.

Isto, em 99% dos casos, é feito sem controle, de maneira instintiva e simplesmente não vai funcionar.

É isto que estamos tratando neste texto (e não casos especiais e de atletas avançados usando táticas controladas).

Quer acelerar os ganhos o máximo possível ?

Adote um treino para hipertrofia adequado, com descanso adequado e, o mais importante, com a nutrição adequada para que os músculos recebem todos os nutrientes que precisam para se recuperar corretamente, e desta forma, gerar os resultados esperados.

Leitura recomendada:

Este texto ajudou você ?

8 comentários em “Treinar o mesmo músculo todo dia faz mal ?”

  1. Bom dia, tenho 49 anos treino a mais de 2 anos faço musculação, treino pra ganhar massa muscular, tá difícil, quantas vezes seria ideal para fazer o treino de pernas, pesado,, tenho uma alimentação baleceada, tomo whey isolado e zero.

    Responder
    • nao mais de 2 dias na semana com 2 dias de intervalos podendo ser ate mais ser a intesidade for muito alta , musculação é a longo prazo ,treino dieta e descanso

      Responder
      • Isso cabe pra quem malha pesado com grande intensidade, pra quem malhar com menos intensidade e menos repetições pode sim fazer todos os dias. Vai depender da intensidade e do volume do exércicio, tidos os dia pode sim, principalmente panturrilha, daí vc vai ver bons resultados.

        Responder
  2. Algum leitor ou alguém da Redação do site poderia me tirar uma dúvida: Com que frequência eu posso treinar um mesmo músculo por semana?? Por exemplo, treinar bíceps no máximo 02 dias, 03 dias por semana…

    Responder
  3. Ainda não estou satisfeito com a abordagem desse assunto. A questão é a seguinte; treinar todos os músculos todos os dias, de modo que em cada dia de treino eu não ultrapasse uma intensidade “X” e que me permita recuperar 100% para no dia seguinte repetir tudo novo e assim por diante. Evidente que é impossível treinar todos os dias, todos os músculos com uma intensidade similar ao treinamento fracionado. Acho plausível manipular as 4 valências básicas da musculação. Intensidade, frequência, volume e descanso. No caso do treino full body todos os dias, elevaremos brutalmente a frequência e o volume mas em compensação diminuiremos enormemente a intensidade e o descanso. Cabe saber dosar corretamente qual será a intensidade, de modo que ela não seja alta demais que não permita-nos recuperar para o dia seguinte, nem baixa demais que não passe de um exercício inútil e sem qualquer desafio aos músculos. É uma equação que deve ser bem ajustada.

    Responder

Deixe um comentário

Hipertrofia.org Newsletter

Receba o melhor conteúdo do site direto em seu email (no máximo 2 por semana).