Não consigo comer muito – o que fazer quando não há fome para comer o suficiente

Se existe algo que não é possível trapacear na musculação é a alimentação – não coma o suficiente e você não vai ganhar massa muscular, ponto.

Porém, nem sempre a questão é disciplina para seguir dieta ou falta de conhecimento para montar uma dieta para hipertrofia, o problema é literalmente conseguir comer todos os nutrientes necessários.

Falta de fome, sentir-se sempre cheio e ter ânsia só de pensar na próxima refeição são sintomas que todo mundo que quer ganhar massa muscular vai enfrentar. Isto é normal. Se você tem problemas para comer muito, você é obviamente magro e tem um metabolismo compatível com o seu biotipo – os mecanismos que controlam a fome e saciedade conspiram para que você continue como está.

Para conseguir “burlar” o seu metabolismo e conseguir comer mais, mesmo sem fome, é necessário implementar alguns truques na sua dieta atual:

1 – Escolha os alimentos mais calóricos

O primeiro passo para trapacear o nosso organismo é implementar na dieta os alimentos que naturalmente possuem mais calorias. Por exemplo:

  • Pasta de amendoim integral é extremamente calórica (quase 100 calorias a cada 15g) e é muito fácil comer devido ao gosto agradável. Você pode comer direto com a colher depois de uma refeição para incrementar as calorias e/ou misturar nos shakes.
  • Em vez de usar só frango como carne na dieta, experimente implementar refeições usando carnes vermelhas magras (patinho, maminha, lagarto, mignon, coxão mole). Carne vermelha possui muito mais calorias que frango e as gorduras saturadas serão benéficas para a sua produção natural de testosterona.
  • Use ovos inteiros em vez de claras. Você não precisa comer uma granja de ovos inteiros por dia, mas quando for fazer uma refeição usando ovos, evite jogar a gema fora. É na gema que encontramos a maior parte das vitaminas, mineras e calorias.
  • Coma oleaginosas entre as refeições. Castanhas, nozes e amêndoas são extremamente calóricas. Comer um punhado entre as refeições já vai incrementar uma boa quantidade de calorias e proteínas.
  • Cozinhe usando manteiga (de verdade). É mais saudável do que você imagina, vai melhorar muito o gosto das refeições e adicionar mais calorias.

2 – Refeições líquidas

Refeições líquidas hipercalóricas (shakes) são uma das maneiras mais fáceis de ingerir uma montanha de calorias sem o corpo perceber. Mas é indicado que você use shakes em cima das refeições, entre as refeições e/ou em horários que não seria possível ingerir algo sólido. O truque das refeições líquidas é complementar a dieta fornecendo mais calorias quando você não consegue comer comer alimentos sólidos. Se você começar a substituir várias refeições por shakes, apenas por comodidade, vai ser como trocar seis por meia dúzia.

Sugestão de shake hipercalórico:

  • 30g de pasta de amendoim integral (2 colheres de sopa)
  • 60g de aveia em flocos (4 colheres de sopa)
  • 1 iogurte natural desnatado (pote de 170g)
  • 400ml de leite desnatado

Proteínas: 35g
Carboidratos: 58,4g
Gorduras: 19,2g
Calorias: 515 kcal

Não é recomendável o uso de hipercalóricos industrializados, pois a esmagadora maioria possui proteínas de baixa qualidade e a maior parte das calorias são compostas de carboidratos simples. Fazendo o seu próprio hipercalórico, você controla a qualidade e sabe exatamente o que está ingerindo.

3 – Use fastfood estrategicamente

dificuldade para comer o suficiente

Consumir fastfood estrategicamente, com o objetivo de atingir o consumo diário de calorias, não vai transformar você em um obeso mórbido. Fastfood, assim como gorduras (ou qualquer outro macronutriente), não vão gerar acúmulo de gordura por si só, a não ser que você esteja extrapolando no consumo de calorias e comendo além do que precisa para ganhar massa muscular. No mais, fastfoods (ou seus alimentos preferidos) são fáceis e prazerosos de comer e você pode tirar proveito disso se tiver disciplina para usar este artifício apenas de maneira esporádica.

4 – Estimulantes de apetite

Estimulantes de apetite como Cobavital, Buclina e Profol podem facilitar muito a sua vida no que diz respeito a comer mais que o comum, mas por um preço: a maioria deles tem como principal efeito colateral a sedação – você vai sentir muita fome, mas pode se sentir sonolento ao ponto de atrapalhar o seu dia-a-dia. Todos eles tem a venda liberada nas farmácias, mas use-os com cuidado e sempre leia a bula.

4 – Tenha disciplina e paciência

O começo de uma dieta para ganhar massa muscular é sempre a parte mais difícil, muitas pessoas desistem logo nas primeiras semanas por conta dos sintomas citados no inicio do texto. É necessário frisar que o seu corpo quer continuar como está e você não vai criar o hábito de comer mais que o corpo precisa do dia para a noite. Mantenha-se firme nas primeiras semanas e coloque na cabeça que é normal se sentir sem fome, estufado e com enjoo só de pensar em comida – feche a cara e coma mesmo assim.

É válido lembrar que este texto presume que você já tem uma dieta e vai usar estas dicas para conseguir atingir as suas necessidades nutricionais com maior facilidade. Com isto dito, dificilmente você vai ter algum problema ou passar mal por seguir estas dicas. Não fique colocando pulgas atrás das orelhas achando que algo está errado. Tenha fé no plano e siga com disciplina.

Boa sorte!

Este texto ajudou você ?

41 comentários em “Não consigo comer muito – o que fazer quando não há fome para comer o suficiente”

  1. Não entendo, em uma matéria o site diz que o bulking sujo é ruim, que o ideal é fazer um bulking limpo, e agora recomendam comer “fast food”, gorduras saturadas em excesso (carne vermelha) etc.

    Responder
    • Consumir fastfood ou gorduras saturadas não geram acúmulo de gorduras sozinhos, o que gera acúmulo de gordura é consumo excessivo de calorias. Bulking sujo é justamente isso: comer tudo o que ver pela frente, sem critério e controle. Algo BEM diferente.

      Responder
    • Concordo até porque não citaram os ácidos graxos que são terríveis, mesmo sendo exporadicos e com prática de exercícios a gordura que se ganha pode demorar a perder

      Responder
    • man corta isso pior coisa q c vai fase e toma cerveja ela vai tira bastante agua fo corpo e com isso micronutrientes essenciais como zinco fora muitas outras coisas ruins q o alcool vai te dar

      Responder
  2. IIFYM salvou minha vida e tornou ela bem mais prazerosa. Aprendam a contar macros que sua qualidade de vida aumentará com toda a certeza.

    Responder
  3. Excelentes dicas, inclusive por intuição própria comecei a usar algumas dessas técnicas a umas duas semanas atrás como por exemplo, ao invés do consumir 2 ovos inteiros a cada 5 estou consumindo 4 rss atualmente tenho 71Kg e estou buscando os 80Kg mais limpos possíveis até o final desse ano!!!

    Responder
  4. Achei maneiro , mas acho que faltou uma dica. Você pode melhorar o gosto dos alimentos, fazer lasanha de massa integral com berinjela, peito de frango e molho branco de iogurte natural e ricota por exemplo kkk fica muito top ou seu próprio sanduíche natural regadao de frango. Saber cozinhar ajuda muito kkkk

    Responder
    • Faço isso mesmo. Recheio o pão integral com peito de frango, ricota e tomate e mando vê. Fica uma delícia enquanto isso tem arroz integral no prato e frango…. Faço umas misturas para sair da mesmice. E está dando certo viu. Final de semana como sim, uma pizza de frango.

      Responder
    • apenas adicione 5 ovos a cada refeicao sua nao vai pesar pq e saboroso e vai dar um grande boom nas caloruas nao precisa de farmacos q as vezes apos o uso tras efeito rebote te deixando cm menos fome do que antes do uso do mesmo

      Responder
  5. Cannabis é outro estimulante muito bom para se alimentar, além de diminuir a insonia que é muito comum em usuários de Ae’s.

    Responder
  6. Boa tarde amigos, meu pré treino é 18:30, faço um pré treino razoavelmente bom, 150g de carbo (arroz, macarrão, batata doce) 5 claras de ovos e umas 50g de frango, meu treino durante algum tempo irá começar só por volta das 22:00 horas e nesse intervalo das 18:30 até o horario do treino eu não vou conseguir ingerir nada, no caso 18:30 será meu pre treino, enfim… as 22horas é meu treino até as 23h, “Eu tenho ansiedade e nervosismo muito forte, estou passando por alguns momentos complicados e não estou conseguindo nem pensar direito em alimentos que me bate uma vontade imensa de vomitar” Gostaria de saber se no meu pos treino eu poderia estar mandando um whey, dextrose, albumina e uma creatina e ir dormir, no caso sem fazer uma refeição sólida, se alguém poder me ajudar por gentileza…

    Responder
    • Amigo, quem te falou que isso é pós treino? Não siga os rótulos das embalagens. A creatina por ex nao difere em nada de vc ingerir as 06 da manhã ou as 23h, Ela não tem nem absorção rápida nem o efeito, mas é a longo prazo. Pra que dextrose? Toma whey e albumina. Se possivel uma janta leve, afinal terás 8 horas sem nenhum sólido?

      Responder
      • Sim Carlos, eu ando com problemas ao ingerir alimento, não por falta de conhecimento ou preguiça, mas por exemplo agora, eu to pensando em comer e já está me batendo uma extrema vontade de vomitar que não consigo nem falar com alguém aqui no escritório… Ontem eu cheguei do treino, mandei um whey, bcaa, dextrose e albumina e depois de 40 minutos fui tentar fazer uma refeição sólida, fiquei meia hora com o prato na minha frente pra conseguir comer 3 garfada de macarrão e dar uma mordida num filé de frango…
        Quando tento comer algo, a ânsia de vomito que bate é muito forte!! já tive que substituir o ovo por exemplo que eu comia em volta de uns 13 por dia, por albumina…

        Responder
        • cara eu qd n tenho tempo ou nao consigo comer “bato” a comida por ex vc pode pega e cozinha batata doce e dps por no liquidificador junto cm whey e albumina etal

          Responder
  7. Ótimas dicas…eu tenho muita dificuldade de engordar..pesquisei muito sobre isso e essa foi a matéria mais realista sem mi mi mis… E realmente eu só consegui engordar forçando pra comer, só suplementos não adiantam..tem que comer muito, é uma desafio difícil e concordo plenamente “tem que ter muita paciência”

    Responder
  8. Parei de ler ali “Por exemplo: se você substituir a batata doce ou arroz integral por arroz branco (que é mais calórico)” como pode um site como esse cometer esse erro? A diferença de qualquer coisa integral é que ela não foi trabalhada e limpa. O arroz branco é o arroz integral depois de totalmente limpo, ou seja, o integral é mais calórico.

    Responder
  9. Meu problema nem é tanto ter a dificuldade para comer, e sim meu estomago fica zoado ao comer tanto, as vezes dando até uma leve dor de barriga, existe alguma saida pra esse tipo de caso?

    Responder
  10. Eu tenho dificuldade para comer muito e ganhar peso. Tenho uma alimentação bem controlada e resolvi adicionar o fast food e um shake hipercalórico caseiro para alcançar a quantidade diária necessária para ganhar massa. Em cerca de 3 meses já ganhei 6 kgs. Quando alcançar 80 kgs aí entra uma outra dieta só pra manter o peso. Os melhores artigos eu só encontro aqui. Parabéns a equipe!

    Responder
  11. Muito bom o texto, mas algumas ressalvas , vamos lá :
    Item 1 : tudo perfeito , exceto um ”detalhe” GRANA ! todos os alimentos citados alí são muito caros para a grande maioria ( carne vermelha não sei mais nem do gosto direito, mas lembro que era bom! ) , portanto esqueçam. Ponto negativo e encham a pança de 2 pão francês com 5 ovos + presunto e queijo que sai tudo por menos de 4 pila por refeição.
    Item 2 : Shakes naturebas feito em casa são sim uma ótima opção com excelentes resultados, só uma dica : controlem o uso dos shakes pois mais de dois ao dia e vão sair fora da órbita no peso. Outra coisa boa é que dá para meter tudo que tá sobrando na geladeira dentro do liquidificador que vai pro mesmo lugar. Ponto mmmuuuuiiiiitttoooo positivo.
    Item 3 : fastfood é uma boa dica, no entanto se você já está em uma dieta acostumado a não usar mais sal nem óleos nos alimentos que prepara, pode dar adeus a seu figado ou intestino ( depende de onde reagir primeiro ). Ou muito engov , epocler, sonrisal ! Ponto mais ou menos.
    Item 4 : Cobavital funciona de verdade ! só não dirija, pilote, corra, nade ou mesmo ande nos primeiros dias , depois de alguns dias a sonolência passa, o bom é consumir a noite. Ponto mais pra mais do que pra menos.
    Item 5 : por minha conta mesmo… roa o que tiver pela frente bolacha, pastel, goiabada … há mas não tem nada ”limpo” ai ! ok mas pelo menos complementa as calorias diárias. Afinal não é para comer só isso, mas complementar com isso.
    Dieta de maromba pobre é uma doideira…mas funciona. meus 102 kg que o digam .. abraço..

    Responder

Deixe um comentário

Hipertrofia.org Newsletter

Receba o melhor conteúdo do site direto em seu email (no máximo 2 por semana).