Batata Doce ou Batata Inglesa: qual é a melhor na dieta

O endeusamento da batata doce na dieta de quem visa hipertrofia é, em partes, merecido: ótima fonte de carboidratos, rico em fibras, vitaminas e minerais, porém isto faz muitas pessoas pensarem que a batata inglesa representa tudo o que há de ruim.

Pois é.

Muitas pessoas evitam o consumo de batata inglesa na dieta por pensar se tratar de uma fonte de carboidratos ruim e que não tem lugar em uma dieta para ganhar massa muscular ou perder gordura.

Mas será mesmo que ela merece esta fama ?

Batata doce vs. batata inglesa na hipertrofia

batata-doce-vs-batata-inglesaA principal defesa de quem ingere batata doce é que a mesma possui baixo índice glicêmico, portanto é uma fonte de carboidratos “segura” para consumo, o que automaticamente (e erroneamente) transforma sua irmã inglesa em uma escolha ruim. Contudo, analisando de perto o conteúdo de ambas, as diferenças nem de longe são tão grandes como os mais extremistas gostariam que fossem.

De acordo com o banco de dados da Universidade de Sidney (1), uma porção de 150g de batata doce contém um índice glicêmico de 44, enquanto a mesma quantidade de batata inglesa contém 54, o que resulta em uma diferença mínima. A diferença calórica entre ambas também é pouca.

Além disso, índice glicêmico é um fator extremamente obsoleto para escolher quais alimentos são “bons” ou “ruins” na dieta, já que o índice é avaliado quando o carboidrato é ingerido sozinho em jejum, e quem ingere carboidratos desta forma ?

Pois é.

Na grande maioria das vezes, quando vamos ingerir carboidratos, fazemos isto em conjunto de proteínas, gorduras e/ou vegetais. Isto faz com que os carboidratos sejam digeridos de forma muito mais lenta, alterando o pico de insulina e consequentemente o índice glicêmico.

Como se não fosse suficiente, o que mais vai influenciar na composição corporal, não é nem mesmo o índice glicêmico da refeição como um todo e sim quantas calorias você está ingerindo no dia.

Publicidade

Outras coisas como genética, quantidade de sono por dia, problemas de saúde e nível de atividade física por dia também terão uma influência maior no seu físico do que o fato de você estar cometendo o sacrilégio de incluir batata inglesa na dieta.

Quanto a quantidade vitaminas, minerais e fibras, a batata doce consegue ser superior fornecendo mais vitaminas (principalmente vitamina A) e fibras, só perdendo (por um triz) para a batata inglesa na quantidade de minerais (2,3)

Palavras finais

Ao mesmo tempo que a batata doce é superior, as diferenças não são grandes o suficiente para considerar a batata inglesa como uma opção ruim. Pelo contrário, uma pode substituir a outra sem maiores problemas, ou ainda melhor: você pode usar ambas para aumentar a diversidade na dieta.

Não se prenda a abordagens extremistas, principalmente quando o assunto é dieta. Quanto mais flexível for a dieta, maior serão suas chances de segui-la no longo prazo, e consequentemente gerar mais resultados.

Inúmeros fatores são mais importantes na dieta do que escolher entre batata doce e batata inglesa. Muitas pessoas sequer conseguem seguir uma dieta de forma consistente e se preocupam com detalhes mínimos como este.

No final do dia, se você está fazendo a maior parte de forma correta e consistente, os resultados virão. Comece a se preocupar com detalhes mínimos apenas quando realmente eles fizerem alguma diferença.

No caso da batata doce vs batata inglesa, isto só faria uma diferença (mínima), se você fosse um fisiculturista profissional em fase de preparação, onde até mesmo 2% de vantagem podem fazer a diferença em cima do palco.

Referências

  1. http://www.glycemicindex.com/foodSearch.php
  2. http://nutritiondata.self.com/facts/vegetables-and-vegetable-products/2667/2
  3. http://nutritiondata.self.com/facts/vegetables-and-vegetable-products/2551/2

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×