Home / Queima de Gordura / Como aumentar o GH (hormônio do crescimento) naturalmente

Como aumentar o GH (hormônio do crescimento) naturalmente

Assim como a testosterona, o hormônio do crescimento (ou GH), é extremamente importante para quem faz musculação e quer ter uma vida saudável.

Este hormônio é produzido em nossas glândulas pituitárias e tem uma grande influencia na composição corporal, reparo celular e metabolismo.

Clique aqui

Além disso, o GH é essencial para amplificar a hipertrofia,  ganho de força e performance no treino, ao mesmo tempo que mantém você longe de lesões e doenças.

Por outro lado, ter níveis baixos de GH, pode fazer você ter uma qualidade de vida inferior, ter um sistema imunológico fraco e grande facilidade para acumular gordura.

Enfim, neste texto veremos tudo o que você pode fazer hoje mesmo para começar a produzir mais GH e gerar mais progresso na academia.

6 maneiras simples para aumentar os níveis de hormônio do crescimento naturalmente

1 – Perca gordura

Basicamente, quanto mais gordura você carrega, pior será a sua produção natural de GH (1).

Pois é.

Individuos com maior percentual de gordura e/ou gordura abdominal geralmente têm menor potencial para produzir hormônio do crescimento.

Clique aqui

Em um estudo (2), pessoas com mais gordura abdominal possuíam até metade de GH do que pessoas mais magras.

Enquanto este efeito é mais pronunciado em homens, ambos os sexos poderiam estar produzindo mais GH se tivessem menos gordura corporal (2,3).

Em suma, se você tiver gordura extra, independente de qual seja seu objetivo final na musculação, seria uma boa ideia perder essa gordura antes de qualquer coisa.

2 – Faça jejum intermitente

Jejum intermitente (JI) é uma abordagem alimentar onde você fica em jejum na maior parte do dia e se alimenta apenas em uma determinada janela de tempo.

Existe inúmeros métodos para fazer o JI, o mais comum envolve fazer jejum de 16 horas por dia seguido de uma janela de 8 horas onde podemos nos alimentar normalmente.

O jejum intermitente é eficaz para aumentar os níveis de GH porque no período onde não nos alimentos, a insulina fica extremamente baixa (4,5), o que gera um ambiente propício para o hormônio do crescimento ficar elevado.

De forma indireta, o jejum intermitente vai facilitar a queima de gordura, o que também vai melhorar a produção de GH.

3 – Diminua o consumo de açúcar

Como já foi dito, níveis baixos de insulina favorecem a produção do hormônio do crescimento e o inverso também é verdadeiro.

Quanto maior e constante é o nível de insulina, menor é a produção de GH.

Clique aqui

Carboidratos simples e açúcares poderão gerar grandes picos de insulina e se você os consome com frequência, isto com certeza vai impactar na produção de hormônio do crescimento.

Além disso, consumo excessivo de açúcar é o caminho mais fácil para ganhar gordura extra, o que também vai atrapalhar nos níveis de GH no longo prazo.

Claro, não estamos falando que comer algo doce, de vez em quando, vai destruir seus níveis do hormônio de crescimento, mas quanto maior a quantidade e frequência que você consome açúcar, piores serão os efeitos no seu corpo e no GH.

4 – Treine com alta intensidade

Uma das maneiras mais efetivas para aumentar o GH é através do treino, mas estudos mostram que não basta apenas “treinar”, é preciso treinar com o máximo de intensidade (6,7).

Para quem não sabe, treinar com intensidade significa treinar com intervalos curtos (30 a 60 segundos) entre as séries, usando o máximo de carga possível para um dado número de repetições.

Dar intervalos muito longos não vai gerar o mesmo desgaste metabólico para o corpo, justamente o que estimula a produção do hormônio do crescimento.

5 – Melhore a qualidade do seu sono

A maior parte do seu GH é liberado durante o sono, através de pulsos.

Os maiores pulsos ocorrem no período profundo do sono, no meio da noite, e vão diminuindo conforme a hora de levantar se aproxima (8,9).

Com isto dito, respeitar o período do sono e ter certeza que você consegue dormir profundamente todos os dias, é essencial para produzir mais hormônio do crescimento.

Aqui vão algumas dicas óbvias para melhorar a qualidade do sono:

  • Evite luzes do celular e tela do computador próximo ao horário de dormir;
  • Em vez disso, leia um livro antes de dormir;
  • Tenha certeza que o ambiente onde você dorme é o mais escuro possível;
  • Não consuma cafeína depois das 18h.

6 – Use melatonina

Melatonina é um hormônio com um papel importante no controle do sono.

A suplementação com melatonina pode melhorar a qualidade e duração do período do sono, o que já pode amplificar a produção de GH.

Acontece que estudos têm mostrado que a melatonina pode estimular a produção do hormônio do crescimento de forma direta (10,11,12,13).

Em outras palavras, melatonina é uma das poucas substâncias que realmente podem ajudar na qualidade do sono e, de forma direta e indireta, melhorar os níveis de GH.

E quanto aos suplementos que aumentam hormônio do crescimento (GH Boosters) ?

Existe uma categoria específica de suplementos que promete aumentar os níveis do hormônio do crescimento, seja através do próprio hormônio ou através de nutrientes que aumentam a produção do mesmo.

Bem, primeiramente, é impossível aumentar os níveis de GH através da ingestão do próprio hormônio (mesmo através dos famosos sprays sublinguais).

Mesmo que o suplemento forneça o hormônio verdadeiro (o que não é o caso), o corpo não conseguiria usá-lo dessa forma.

Logo, se o produto promete ser o próprio GH em forma de suplemento natural, saiba desde já que se trata de uma jogada de marketing para pegar pessoas desprevenidas.

Mas também temos os suplementos que prometem fornecer uma combinação específica de nutrientes para que o próprio corpo possa usar e fabricar mais hormônio do crescimento.

Enquanto realmente existem substâncias naturais que pode aumentar o GH, principalmente vitaminas e minerais, até hoje não há comprovação de que este aumento é grande ou duradouro o suficiente para fazer alguma diferença na sua vida.

Em suma, a grande maioria (senão todos) os produtos que prometem aumentar o GH diretamente, não funcionam ou fornecem vitaminas e minerais que poderiam ser obtidos de forma infinitamente mais barata através de outras fontes.

Palavras finais

Como vimos no texto, as melhores maneiras para aumentar o nível de GH naturalmente, por mais chato que seja, é através da adoção de hábitos mais saudáveis e controle mais rigoroso da dieta.

Vale lembrar também que este aumento natural no hormônio do crescimento, não vai causar efeitos colaterais, independente de qual for o sexo do indivíduo.

As dicas do texto simplesmente vão amplificar o seu próprio potencial natural para ter níveis GH sempre no topo que a sua genética permite.

Referências

  1. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11502822
  2. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2690428/
  3. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/7593428
  4. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10484056
  5. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC292717/
  6. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12797841
  7. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15947720
  8. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1188300/
  9. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC297368/
  10. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8370132
  11. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2174513/
  12. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9509065
  13. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10594526

Sobre Redação Hipertrofia.org

O maior site sobre musculação em língua portuguesa da internet. Desde 2007 trazendo o melhor conteúdo sobre musculação, sempre baseado nos últimos estudos científicos, autores renomados e experiência prática.
Clique aqui para saber mais

5 comentários

  1. Cesar Augusto Dreschler Bellon

    Ferrou…eu leio livros no celular :(

    • Cesar, tb possuo o mesmo problema seu, andei pesquisando e uma alternativa muito boa são os e-readers, temos o Kindle da amazon, o lev da Saraiva, etc. A jogada na questão de ler neles para dormir é que não possuem a luz azul que prejudica o sono, mesmo as versões de e-reader que possuem leds internos, são leds específicos para a leitura diferente das telas comuns de celular e tablet, outra boa resolução na questão da saúde é que a tela destes aparelhos nao cansam a visão, é como ler uma folha de papel. Estou começando a juntar uma grana já, da uma pesquisada, quem lê em celular, pc, tablet, costuma baixar pdf né, e estes aparelhos são compatíveis, abraço.

  2. Alguem poderia me informar sobre o somatodrol ou soma pro ??

  3. Otimo produto se for aliado a uma proteina, da realmento um diferença. So que para fazer um bom efeito voce tem que tomar pelo menos umas 3 caixas e a proteina e claro pegar seguro nas series.

  4. Eu gostaria de saber, como fazer pra perder gordura abdominal mais rápido?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários agressivos, ofensivos, com propagandas ou que não adicionam algo a discussão, não serão aprovados.

Simple Share Buttons