Home / Suplementação / A importância de um multivitamínico para quem treina

A importância de um multivitamínico para quem treina

Clique aqui

Multivitamínicos podem não ter o mesmo apelo que whey protein, creatina e outros produtos do gênero, mas podem trazer vários benefícios para quem faz musculação.

Um pouco sobre multivitamínicos

Multivitamínicos são suplementos em cápsulas ou comprimidos que têm como objetivo fornecer todas (ou a maior parte) das vitaminas e minerais que o corpo precisa no dia a dia e que nem sempre são ingeridas através da própria dieta.

Por que alguém que treina deveria usar um multivitamínico ?

Vitaminas e minerais tem um papel fundamental em centenas de processos que ocorrem dentro do organismo que influenciam em coisas como qualidade do sono, imunidade, produção de hormônios, contração muscular, síntese de proteína, recuperação e muito mais.

Em suma, vitaminas e minerais são essenciais para o corpo funcionar corretamente e isto é ainda mais importante para uma pessoa que submete o corpo a treinos pesados.

Pessoas que treinam em alta intensidade, mais do que qualquer outra pessoa, precisam manter uma ingestão adequada de todos os micronutrientes.

Clique aqui

Agora, é possível fazer isto através de uma dieta variada; rica em frutas, vegetais e alimentos naturais. Enfim, não é obrigatório usar um multivitamínico.

Acontece que muitas vezes, para conseguir ingerir todos os nutrientes necessários e ainda fazer todas as outras tarefas do dia a dia, nós acabamos optando pelo caminho mais conveniente possível e raramente isto envolve se alimentar de uma maneira que todos os micronutrientes serão ingeridos.

multivitaminico

Usar um multivitamínico tem como objetivo justamente garantir que você tenha todas as vitaminas e minerais que você precisa, podendo focar-se na ingestão dos macronutrientes (proteína, carboidratos e gorduras) de uma maneira mais simples.

Qualquer multivitamínico serve ?

Sim e não.

Considerando que você pode ter uma alimentação que fornece uma quantia muito pobre de vitaminas e minerais, qualquer multivitamínico (até mesmo os mais baratos) neste caso já seria mais útil do que não tomar e permitir que deficiências apareçam.

Porém o ideal é usar um multivitamínico específico para pessoas que treinam, pois estes levam em consideração quais micronutrientes costumam ter maior deficiência em pessoas que treinam pesado e ainda adicionar nutrientes específicos que outros multivitamínicos não tem e que auxiliam no musculação.

Qual a melhor maneira de tomar um multivitamínico ?

A melhor maneira de tomar um multivitamínico é ingerir a dosagem sugerida pelo produto  junto de uma refeição que contenha gordura (certos micronutrientes só serão absorvidos corretamente na presença deste macronutriente).

Multivitamínicos devem ser usados todos os dias e não apenas nos dias de treino. Afinal, seu corpo não vai parar de trabalhar nos fins de semana.

O que um multivitamínico NÃO é

Multivitamínicos podem melhorar o seu progresso dentro da academia, mas provavelmente não da maneira que você imagina.

Por exemplo, você não vai aumentar sua carga no supino ou, do dia pra noite, começar a treinar como um monstro só porque começou a tomar um multivitamínico.

Multivitamínicos vão funcionar “por trás das cortinas” garantindo que todos os processos do organismo estejam funcionando no seu melhor para que você tenha a saúde para treinar melhor, descansar melhor e se recuperar melhor.

Palavras finais

Ingestão adequada de micronutrientes é o básico do básico que todos já deveriam estar fazendo todos os dias, para sempre.

Não é algo que vai gerar resultados pronunciáveis como uma creatina, mas ainda é mais essencial para que o conjunto inteiro esteja funcionando corretamente e você possa extrair mais do treino e dieta.

O uso de um multivitamínico é apenas uma forma conveniente de garantir que o corpo esteja recebendo os nutrientes que precisa, independente da dieta não ser variada o suficiente para fazer isto sozinha.

Sobre Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação são baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas.
Clique aqui para saber mais

13 comentários

  1. HENRY ALLYSON

    Eu tomo o all 26, será bom?

  2. QUEM TEM MAIS DE 100 KG, COM MENOS DE 1,80 CM E SEM ADIPOSOS NO ABDOME?
    SE NAO, VC É CONSIDERADO UM FRANGO…

  3. Eu uso o Multi Pro 32X da ast,para mim o melhor.

  4. Tiago Vieira Castelo Branco

    Você poderia falar um pouco mais do CENTRUM? Ouvi falar de muitos nutricionistas de um certo “campo de competição” em que polivitaminicos com muitos nutrientes ao mesmo tempo acabem “COMPETINDO ENTRE SI”

    • Excelente pergunta Tiago! Também gostaria de saber é tem a versão mulher.

    • Exatamente caro Tiago!
      Essa competição entre as vitaminas e minerais existe independente de qualquer marca de polivitamínico, isso se dá devido as vias de absorção e metabolização existentes no sistema digestório.
      A exemplo desta “competição” a absorção de ferro e zinco utilizam a mesma via de absorção e o organismo dá preferência para o nutriente que está em déficit. Indo mais a fundo, eles também usam uma proteína transportadora e cada um possui mecanismos para aumentar sua absorção em caso de deficiência.

      Outro exemplo é a competição de ferro e cobalto onde a absorção de cobalto é mais abundante em pessoas com deficiência de ferro e isso se dá pois o cobalto e o ferro competem entre si e um inibe a absorção do outro.

      No caso das mulheres, existem outros fatores como menstruação, período pré-menstrual e outras alterações específicas do organismo feminino que pode resultar em mecanismos específicos para a absorção de determinado nutriente.

      A melhor maneira de garantir a absorção dos nutrientes é planejar sua dieta e definir as estratégias para que ocorram menos perdas possíveis!

      A orientação de profissional habilitado é indispensável. Procure sempre um nutricionista para lhe orientar e ajudar a maximizar sua performance.
      Espero ter ajudado!
      Abraços!

  5. Existe sim multivitaminico versao mulher..

  6. Francys Sarmento

    Poderia mim passar um miltivitaminico,pois eu faço musculação.

  7. Podem indicar algum multivitaminico ou polivitaminico?
    Treino musculação cinco vezes por semana, e defesa pessoal duas vezes por semana.
    Obg.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários agressivos, ofensivos, com propagandas ou que não adicionam algo a discussão, não serão aprovados.