O que você realmente precisa saber sobre o Overtraining

Hoje em dia eu ouço a palavra “overtraining” sendo jogada para todos os lados. Algumas pessoas dizem que treinar 5 dias por semana é overtraining, fazer mais que 12 séries por treino é overtraining, treinos fullbody(corpo inteiro) é overtraining. Existem tantos treinos para ganhar massa muscular que muitos deles contradizem uns aos outros.

overtraining less is more O que você realmente precisa saber sobre o Overtraining

Então, como saber se você está treinando demais e pode entrar em overtraining ? A quem você deve escutar ? Bom, a verdade é que não existe uma linha bem definida que você precisa passar para entrar em overtraining. Ninguém é igual e cada um responde de maneira diferente ao treino.

Você pode ler um artigo sobre treino e pensar “nossa, eu estava treinando errado, vou entrar em overtraining”, mas aquilo é overtraining para o autor do texto e não significa necessariamente que você também vai entrar em overtraining. Colocando isto em mente, neste artigo eu irei explicar o que é overtraining, como identificá-lo e como fugir dele.

Então, o que é overtraining ?

Aqui está a minha definição de overtraining:

“Overtraining é quando você treina além da sua capacidade de recuperação, impossibilitando que o corpo consiga se recuperar e se adaptar até o próximo treino”

Basicamente significa que você está treinando demais e não está descansando o suficiente. Existem outros fatores que envolvem o overtraining, como a dieta, mas raramente a causa deste problema é outra, além do treino.

Sintomas do overtraining

Você pode sentir alguns destes sintomas quando estiver em overtraining:

• Paralisação no ganho de massa muscular.
• Falta de energia logo no começo do treino.
• Os músculos ainda estão doendo muito desde a última vez que você os treinou(mais de 48 horas).
• Dificuldade para dormir, não se sente descansado no dia seguinte.
• Falta de energia para as tarefas do dia-a-dia.
• Em casos extremos, sintomas de depressão e ansiedade.

Dieta e overtraining

A dieta também tem um papel no overtraining. Você precisa prestar o dobro de atenção com o consumo de calorias, água e carboidratos. A ingestão incorreta ou insuficiente destes nutrientes prejudicará de forma significativa a recuperação do corpo após os treinos. O mesmo pode ser dito das gorduras e proteína.

Como perceber se você está em overtraining ?

Parece óbvio, não ? Você está sentindo algum dos sintomas citados acima ? Se sim, é possível que você esteja em overtraining.

Um sintoma não tão óbvio e que geralmente é ignorado, é a falta de ganho de massa. Geralmente identificamos a falta de ganhos como um platô(estagnação) e não overtraining.

O que acontece é que quando um iniciante atinge um platô, ele começa a treinar mais, usando mais séries, mais repetições e treinando com uma maior frequência. Isto é um grande erro e é uma das principais causas do overtraining. Treinar mais, não significa maiores ganhos.

Ok. Eu estou em overtraining. O que eu faço ?

Antes de você começar a pensar sobre o seu treino, tire uma semana de folga. Estou falando sério. Não treine nenhum grupo muscular por uma semana. O seu corpo precisa do descanso e do tempo de recuperação. Você perceberá que após uma semana de descanso o seu corpo provavelmente vai estar pedindo para treinar e o desempenho será superior.

Agora você precisa olhar para a sua rotina diária e planejar algo que se encaixe nela ela. Quando você olha para a sua rotina você precisa considerar coisas como:

• Quanto tempo livre você tem no dia
• Quanto tempo você tem para descansar
• Que tipo de trabalho você faz ? É um trabalho braçal ou em escritório ? Você trabalha por muitas horas ? Isto poderá afetar a quantidade de energia que você tem no treino.
• Como está o seu corpo atualmente ? Seja honesto
• Quais são os seus objetivos com o treino ?

Tudo o que você faz no dia-a-dia pode afetar o seu treino e seus resultados. Por exemplo: se você faz trabalho braçal por 8 a 10 horas por dia e ainda treina 5 dias por semana, provavelmente os seus resultados da academia serão reduzidos, devido a demanda do seu trabalho. Contudo, você poderia ter o dobro de resultados treinando 3 dias por semana. Ou seja, a única pessoa que pode criar um treino específico que gere resultados e ainda evite o overtraining, é você. Os itens acima podem ser fundamentais na escolha do seu treino.

Uma boa dica é nunca esquecer que a qualidade sempre tem que estar acima da quantidade.

Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas.

Outros artigos interessantes...

Clique aqui!

73 Respostas

  1. Castilho disse:

    Eu treino pernas nas segundas-feiras, eu só sinto que o músculo não está mais “doendo” lá pra quinta-feira. Eu tento aumentar um pouco a carga dos exercicios todo treino. Faço o treino todo com tranquilidade e na outra semana estou completamente recuperado do treino anterior. Estou em overtraining?

    • Thiago disse:

      Cara, também rolava isso comigo, daí comecei a comer de forma melhor, beber mais água e dormir um pouco mais cedo e parou com isso.
      Geralmente, fico bem dolorido até o final do dia, mas durmo e no outro está de boa.
      Algumas pessoas dizem que ficam doloridas quando treinam comigo, vomitam quando chegam em casa, ou não conseguem dormir.
      Outras diziam que eu ficava dolorido dessa forma porque treinava “pesado”, mas não acho que treino pesado.

      • Castilho disse:

        Thiago, minha alimentação eu considero acima dos padrões gerais ( n sou frango hehehe). Controlo os percentuais dos macros e tal. Durmo 8hs diarias as vezes 8 e meia. Eu consigo fazer aerobiocos durante a semana e na quinta que eu faço terra as pernas respondem tranquilamente, o unico problema é q ainda sinto o musculo ( principalmente quadriceps)n qdo estou treinando, mas qdo estou descansando. É normal tanto tempo sentindo essa “dor”?

        • Thiago disse:

          Normal, normal não é, o certo é tu dá uma recuperada massa, porque se você malhasse pernas duas vezes na semana, sempre iria treinar com os músculos doendo, segundo umas novas informações isso não atrapalha em nada, porém, se ainda está doendo é porque você não se recuperou completamente. Pode ser que os aeróbicos atrapalhem a sua recuperação, mas aí é que está, eu também dei uma parada com os aeróbicos para ver se parava de doer tanto e aí comecei a aumentar o percentual de gordura. Também me disseram que era problema com divisão de treino, pois treinava ABC 2 vezes. Mudei para o ABCDE, e ficava doendo muito mais. Olha se sua alimentação está realmente correta, ou o número de exercícios não são muitos. Eu malho ABCDE assim: Segunda é peito, terça é costas, quarta eu descanso, quinta treino pernas, sexta é ombro e no sábado braços.

          • Castilho disse:

            Eu treino ABCDE de seg a sexta. Meus aerobicos n sao mais tao intensos pq eu já perdi bastante gordura e estou me focando em hipertrofia. Vou tentar ver qual é o problema, talvez seja a utilização de drop-sets mais de uma vez ao mês…

          • Castilho disse:

            Eu treino ABCDE de seg a sexta. Meus aerobicos n sao mais tao intensos pq eu já perdi bastante gordura e estou me focando em hipertrofia. Vou tentar ver qual é o problema, talvez seja a utilização de drop-sets mais de uma vez ao mês….

    • ADELE disse:

      Muito improvável que esteja em “over”… suas (DOMS)dores musculares tardias mostram que está realizando um treino eficiênte para você. Considerando que você não faz uso de nenhum tipo de anabolizante ou suplementos que auxiliem na recuperação muscular, o intervalo de uma semana entre um treino e outro do mesmo grupo muscular está perfeito. 7 dias… tempo suficiente para a recuperação muscular… continue assim!

    • ADELE disse:

      Outra coisa que estava me esquecendo… Se estiver muito incomodado com as dores e ainda acha que está com over, fácil… vá ao médico e peça por um exame chamado CPK – Creatinofosfoquinase. Esse exame vai te dizer se você vai na academia pra brincar ou pra treinar. Brincadeira, não é bem isso mas, a resposta que vai conseguir é que, é o seguinte… sem muito bla bla bla… quando vc treina pesado, vc rompe muitas micro fibras que fazem com que o corpo libere enzimas e tal… elevando a CPK… se der muito alta, muito acima dos nível máximo, quer dizer que vc tá arregaçando na academia msm… kkk… mas o exame deve ser feito logo no dia seguinte do treino pesado… no passar de uns 3 ou 4 dias, descansando de boa na lagoa… rola tudo normal no exame… a não ser que vc esteja infartando… kkk (Deus me livre)… mas faz aí a tal de CPK só pra desencanar…

    • Gustavo disse:

      olha para mim o que eu percebi é que quando eu treinava pernas uma vez por semana tipo na 4ª elas ficavam doendo ate o sabado e agora que treino 2x 2ª e 5ª na sexta de tarde n esta quase nada dolorido eu diria que meu musculo ganhou mais resistencia para se adaptar!!

      • lukkazz disse:

        gustavo o meu caso e parecido com o seu eu não me importo muito com hipertrofia, o meu negocio é definição, ve so, tu treinava so na quarta tuas pernas, só que elas descansavam bastante e não se acostumava com o treino q levava, depois tu começou a treinar 2 vezes por semana, aposto q da segunda pra quarta tu ainda sentia dor no 1 ° treino, mas com 2 semanas as pernas, pra ser mais exato os musculos da pernas q tu trabalhou ganhou força e resistência muscular, ou seja aumenta essas anilhas, ou diminui o tempo de intervalo entre as serie com certeza vc vai notar alguma diferença principalmente quando for durmir uhasuhsaahuushah aew \o/ se objetivo for hipertrofia claro

    • Daniel Zandonai disse:

      Provavelmente voçê precisa de 48 ou até 72h para descançar seus musculos, eu fasso leg no sábado e só me recupero na terça feira, preciso deste tempo para me recuperar, talvez vc também precise de um tempo maior para recuperação.

  2. thor disse:

    muito bom o texto, com conceitos de artigos já citados aqui: Quase nunca muito treino significam resultados para hipertrofia. O treino faz metade do trabalho, as suas 8 horas de sono e a dieta fazem o resto.

    Aprovado

  3. Cleider Lucas disse:

    Matéria importantíssima.
    Vlw!

  4. Giuseppe13 disse:

    Acredito que metade dos obcessivos por corpo sem gordura não sabiam da importância de carboidratos para evitar o overtraining.

  5. Toiim disse:

    No meio do ano passado, nas ferias, perdi muito peso, mas do que o normal quando queria emagrecer, e tinha todos os sintomas ali de cima, e não fazia ideia do que era isso. É sempre bom saber mais sobre algo. VLW

  6. Rodrigo disse:

    mas um otimo artigo,tirou algumas duvidas minha,vlw!

  7. Manuel disse:

    Muito Bom,o blog tá sempre ajudando todo mundo em vários sentidos.As vezes vc tá tão empenhado em crescer q as vezes faz demais e acaba fazendo de menos.Esse artigo só ressalta como o sono é importante.

  8. Diego Teodoro disse:

    A quase dois meses venho realizando o treino Stronglifts 5×5. Estou fazendo agachamento 3 vezes por semana, os resultados me dizem que não estou em overtraining. Em menos de 2 meses ganhei quase 3 quilos e estou conseguindo aumentar o peso no agachamento a cada treino, a progressão já esta bem difícil e ainda não houve um treino em que falheim. Ainda não atingi o máximo de descanso recomendado entre as séries que é de 5 minutos, estou descansando 3 minutos.

    Como o objetivo principal do treino é o ganho de força(que leva a hipertrofia), não alcanço a falha em nenhuma série, apenas me aproximo muito dela nas séries difíceis.

    Alcançar a falha muscular exige muito do corpo para a recuperação e não me permitiria fazer um treino onde agacho 3 vezes por semana e aumento a carga em cada treino.

  9. Alex disse:

    Gostaria d saber, eu treino musculacao d seg,quart.sex.Sab… Recentemente comecei a treinar jiu jitsu na terca quinta e sabado…
    Sera que estou treinado d mais?
    Aguardo respostas. Obrigado

  10. Charles F. S. disse:

    Boa tarde!

    Tenho algumas dúvidas e gostaria que alguém me ajudasse. Faço musculação há 1 ano. Tive ganhos razoáveis, porém, não tive ganho de peso significativo. Antes eu malhava 5 vezes por semana, de uns dois meses para cá comecei a sentir um grande cansaço físico logo no início do treino, e notei que não estava tendo ganhos. Então resolvi mudar meu esquema de treinamento devido ao cansaço, comecei a treinar apenas 3 vezes na semana. Na segunda malho costa, biceps, antebraço, abdominal e panturrilha. Quarta, malho peito, triceps e perna (menos panturrilha). Na sexta malho ombro em geral, trapézio etc. Faço minhas séries com mais pesos e menos repetições. Tenho uma alimentação razoável, como muito mas não consigo ganhar peso significativo. Quero saber se este meu esquema de exercício está bom, ou se eu mudar algo ficaria melhor. Qualquer outra dica é muito bem vinda. Obrigado.

  11. maike disse:

    treinei perna quinta feira .e hj é quarta e ainda sinto meio dolorido 6 dias e ainda nao recuperei ..isso significa alguma coisa ..? ..!!

  12. Marcosoak disse:

    Galera, parem de confundir dor tardia com overtraining. Overtraining é algo bem mais complicado, é dor, desmotivação, cansaço…não é pq você fica sentindo o músculo após um treino pesado que você está em over.

  13. felipe disse:

    O certo é descançar o musculo 48 horas.

  14. zilda disse:

    Olá,gostaria de parabenizar,por este site,hipertrofia.org.Pois acreito q vem ajudando muito gente!principalmente á mim.Depois q passei a ler sobre hipertofia,venho tirando muitas dúvidas e estar me ajudando muito.Tudo que é relacionado á musculação academia suplementos estou ligada,hoje posso dizer q tenho um personal virtual!É muito bom vc ficar por dentro do que vc gosta de fazer,e ainda digo,hoje e uma pena q a maioria dos professores das academias deicham de dar mais horientações,hoje curto hipertrofia e estou muito feliz!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.Sigo as dicas e estar sendo bem melhor, estou vendo resultados.

  15. Digãozão disse:

    GENTE, SENTIR DOR NO DIA SEGUINTE AO TREINO NÃO SIGNIFICA OVERTRAINING, RELEIAM O POST COM ATENÇÃO.

    ABRAÇOS.

  16. Jmax disse:

    Esses 2 ultimos artigo do Blog me aliviou muito.Pois trabalho viajando,e só consigo treinar 3 vazes na semana.Isso ainda por que pago diarias nas academias das cidades que estou.E chega ser incrivel meu ganhos são muito bons!!!!!O pessoal lá da academia diz que é minha genética.Mas talvez seja eles que estão errando em treinar demais.Abraços!!!

  17. Ri cardo disse:

    muito bom esse artigo, tenho certeza que ta cheio de neguinho em overtraining por ai e nem sabe, não se esqueçam que treinar é bom mais ter resultados é oque todos querem, bora treinar com inteligência….um grande abraço e bons ganhos a todos.

  18. Bangu disse:

    Senhores, pensem comigo…
    Se eu só sou assaltado qdo eu saio a noite, de dia nunca sou assaltado. Como faço pra nunca ser assaltado? R: Nunca sair a noite! Simples certo?
    Mesma coisa com overtrainning. Se vc tem um plano de treino descente, alimentação adequada ao tipo de treino, descanso suficiente, vc só vai (talvez) entrar em overtrainning se vc fugir do combinado. Simples assim.
    Então antes de se preocupar com overtrainng, preocupe-se com seu treino alimentação e descanso. Se estiver td em ordem, siga em frente sem medo de ser “assaltado”. Mantenha-se forte!

  19. PESSOAL, ME AJUDEM POR FAVOR
    TREINO A DOIS ANOS, MAS TENHO SERIOS PROBLEMAS COM GANHOS DE MASSA NA PARTE INFERIOR DO CORPO ( PERNAS ), MINHA COXA ATE QUE DESENVOLVEU UM POUCO. MAS MINHA CANELA ( PANTURILHA) É SUPER FINA, CHEGA A SER FEIO, POIS MINHA PARTE SUPERIOR É DESENVOLVIDA, TREINO PERNA 2X POR SEMANA – SEG/QUIN, SEI QUE NÃO TEM NADA HAVER COM O ARTIGO, MAS OQ VCS ACHAM?!

  20. OBS: SOU ECTOMORFO, E MEUS OSSOS DA CANELA SÃO FINOS…
    TENHO 1,74 PESO 65 KGS

    • Fernando disse:

      Cara tu tá abaixo do peso, começa a comer mais carbos, várias vezes por dia. Quando tu chegar nos 75kg, pensa no treino.

  21. willian nantes disse:

    quando eu fico um tempo sem malhar determinado músculo, e eu volto colocando bastante peso, o musculo doi por uns 2 dias ou mais ! isso pode ser over ?

  22. Breno disse:

    quando treino peito de forma muito pesada por exemplo na segunda tenho dor ate a quinta…mesmo caso com pernas… as vezes tenho muito medo de estar em overtraining pois por mais que faço tudo certo em questao de alimentaçao treino e descanso..meus ganhos são bem modestos…:( sou um ectomorfo tenho 1,75 65kg.. e 7% de bf…

  23. ESTOU DESESPERADO, TREINEI HOJE NO PERIODO DA TARDE PERNAS ( COXA + PANTURRILHA) SINTO QUE MINHA COXA TA GANHANDO VOLUME E DEFININDO ATE O BUM BUM TA MAIOR MAS MINHA PANTURRILHA TA NA MESMA,EU TREINO CERTINHO E NÃO TENHO SUCESSO, MINHA CANELA TA IGUAL AO DE UM SABIA. SOU ECTOMORFO TENHO 1.74 E 65 KGS ME AJUDEM

  24. Diogo disse:

    Dúvidas: Como evitar ao máximo o overtraining se para haver ganhos seja de massa e principalmente em definição( a redução na consumo de carbos) se precisamos alcançar a falha? O que mais leio e acredito, é que devemos estar sempre no máximo, no limite, alcançar a falha, porém isso pode representar um overtraining num futuro próximo…

    Em caso de overtraining como contornar? Existe um meio de se recuperar sem para totalmente as atividades físicas?

    • Bangu disse:

      Cara, antes de mais nada vc tem q ter um plano de treino compativel com sua rotina. Plano esse q vc até pode fazer sozinho, mas tem q estar com um certo conhecimento e auto-conhecimento. Melhor fazer com quem entende. “Pra q o plano de treino?!” Acho q isso vc já sabe.
      Alimentação, de nada adianta vc ter o treino mais pica das galaxias se vc só ta catabolizando. Do contrario, uma hora seu corpo vai começar a “reclamar” além de xurriar. Mas isso acho q vc tb sabe.
      Descanso!!! Saca q qdo vc ta fazendo o exercicios vc incha (pump) mas vc realmente só cresce descansando. Vc destroi as fibras no treino e as recupera preparando-as para os proximos dias qdo ta dormindo ou apenas n estressando o musculo. Se vc n descansa adequadamente o q acontece? Acho q vc deve saber tb…
      E se já chegou no overtrainning o q fazer? Para tudo brother. Tira esse tempo pra ler sobre o assunto, assistir “Casos de Família”, dá um cheiro na namorada, n sei, da um jeito de ficar sem treinar. Por baixo espera uns 10 dias até voltar a treinar. Mantenha-se forte

  25. Paulo disse:

    eu treino pernas há 1 semana… to fazendo 3×15 pra tudo, pra conseguir resistencia mais rápido, pra dps montar um cutting legal e ter resistencia pra correr e tal.. :s

  26. Paulo Nunes disse:

    É justamente o que eu estava procurando!…
    valeu hipertrofia.org,parabens pelo trabalho.

  27. max disse:

    Treino até dar vertigem em mim 5 dias na semana. Sempre acordo na maior disposição!

    • jullia disse:

      sera que isto eh saudavel?
      seu treino esta adequado?
      eu tb tenho necessidade de ir todos os dias, personal falou que estou exagerando…

  28. Rodrigo disse:

    Acabei de descobrir que entrei em “overtraining” com a volta as aulas está dificil descansar corretamente, todo dia acordo chapado de dor…

  29. Leandro Rocha disse:

    Mudei minha rotina a 2 semanas por causa da faculdade
    acordo todo dia as 5:30 da manhã ( 6 horas ja estou na academia ), chego da faculdade e vou durmir as 12:10, essa semana senti uma forte dor nos braços exatamente nas articulações (aumentei o peso em alguns exercicios de costa e braço.
    Será quee essa minha rotina irá me prejudicar com o tempo???
    Obs: Tomo alguns suplementos, Jack 3d (ja ta acabando) pré, Whey e Bcaa no pós-treino, Hipercalorico no almoço e albumina na hora de durmir.

  30. Matheus Lopes disse:

    que ótimo artigo !

  31. Lucas disse:

    Entrei em over quando tive que começar a treinar as 6 da manha por causa da facul, eu passava o dia extressado pq dormia das 12:00 as 4:50 de segunda a sexta e isso tava me fazendo muito mal, quando vi que tava feio resolvi chegar um pouco atrasado na 1ª aula e treinar antes de ir pra facul, logo no 1º mes ja tive + ganhos que em 2 meses de treino de “MADRUGA”.
    Muito bom artigo, parabens!

  32. jullia disse:

    Quero ficar definida e endurecer bumbum e coxa.
    tenho 30 anos.
    qual frequencia e intensidade e tipo de treino?

    sinto necessidade de fazer bicicleta (aerobicos) todos os dias.
    Se nao vou para academia me sinto mal, como se estivesse faltando alguma coisa, fazendo algo errado.
    começei a malhar tem 4 meses.

  33. jullia disse:

    treinei panturrilha e depois nao conseguia nem pisar nao chao (por 48 hs).Isto eh bom ou ruim?
    to ha 1 semana (carnaval)parada. Vou engordar ou perder massa (diminui calorias nas refeicoes)?

    • Bangu disse:

      Depende….bom nunca é, pq vc precisa andar neh….tem q ver se vc n ta colocando carga demais.
      Depende….vc vai engordar se ingerir mais calorias do q gasta (basicamente)

  34. jullia disse:

    Continuando; tenho 162 e tenho 56 kg; nao gostaria de ganhar peso

  35. rigo disse:

    Acho que só com o tempo e a experiencia vamos descobrindo o over, por eu estava e over mas achei que o problema era o tipo de treino, troquei o treino e com estava mais empolgado tive ganhos reais, porém logo veio de novo o over, desta vez pra matar cheguei na anemia, não consegui mais erguer nem um palito de fósforo… Cuidado, a receita mais simples é a mais produtiva, dieta, descanso, treino, cada um tem o seu limite, que podem ser superados, pelo menos pra mim aos poucos…

  36. Marcela disse:

    Treino pela manhã e meus treinos estão um pouco longos, após o almoço fico com muito sono e indisposta, sendo que sempre durmo 7 a 8h por noite, é overtraining?

  37. Daniel disse:

    Então, estava conversando com um personal agora que está fazendo um curso específico sobre treinos e descanso. Ele falou que pesquisas recentes demonstraram que NÃO ADIANTA TENTAR DEFINIR UM TEMPO DE DESCANSO, POIS DIFERE PRA CADA CORPO, especialmente depois dos 25 anos.

    Ele disse que o único jeito é o teste, não só pro seu corpo como pro seu treino atual, com influência do seu descanso, alimentação, vida cotidiana.

    Ou seja, mudou o treino, mudou o estado do corpo (seja por idade ou treinos anteriores), tem que achar o novo tempo de descanso.

    Bascimanente, treinou, não treine aquele músculo de novo até ele parar de doer TOTALMENTE. Se você for ANTES do fim do descanço, vai queimar massa magra, ou seja, não vai crescer, ou ganhar resistência, ou sequer modelar. Faça seu treino, se não doer no dia seguinte, pode mandar de novo, senão, insira um dia a mais.

    Ele também me disse que as mesmas pesquisas demonstram que descansando certo, o bom treino pra crescer é fadigamento… não é nem peso muito alto, nem sequencia baixa, nem nada… é romper bem o músculo na fadiga (que rompe mais pontos ao longo de todo o músculo), deixar regenerar com calma, que ele já vai vir maior NO FIM DO DESCANSO.

    Não sei se é verdade, mas acho que não custa testar.

  38. Lucas disse:

    Pow, tenho 5 meses de academia, começei com 25 de braco quente, hoje tenho 31,5 frio , estava com 33 frio, deste minha gripe que não consigo voltar pros 33, então dei esse vacilo de treinar cada musculo, em 5 exercicios, não deu melhorias de ganho, vou parar com isto,porém, quando chega num domingo, meus musculos ficam normais, sem dores.. então acho que escapei desta.

  39. Zé Bostinha disse:

    queria saber se estou fazendo as combinaçoes de exercicios corretamente, por exemplo: segunda faço peito, biceps e antebraço, terça não malho pq treino muay thai, dai prefiro não me desgastar para o treino pq é muito puxado, e trabalhamos quase todos os grupos musculares, na quarta, faço perna, ombros e trapézio, quinta muay thai denovo, e sexta costa e triceps, alguem tem alguma dica pra me dar sobre quais musculos trabalhar e quando?

    grato.

  40. Augusto disse:

    galera eu sempre acordo com sono esgotado,com os olhos pesados e ardendo se eu for durmi 11 horas so consigo pega no sono as 4 da manha fico pensando mil coisa e antes de durmi tenho muita energia,nao me sinto cansado mas ao acorda fico esgotado,e não tenho vontade de ir pra academia mais mesmo assim eu vou e pareçe que os musculo vão explodi uma sensação estranha…eae e overtraining isso ? to treinando agora segunda,quarta,sexta apenas para ver se passa to tomando remedios pra insonia e ansiedade mesmo assim não resolver,OBRIGADO !

  41. Fabrício disse:

    kra treino muay thai e malho.Ando sem apetite,dificuldade para dormir e muito cansaço,sem contar o desanimo e a falta de libido.Os treinos de muay thai são intensos, sera que pode ser começo de overtraining?obg

  42. Treina pra caralho e não sabe porque não está tendo resultados, deve ser por estar treinando muito que isso não acontece.

  43. Simiel Santos disse:

    cara, eu sou adolescente, malho 30 min. por dia, 6 vezes por semana, isso é overtraining?

  44. Jessica disse:

    Me ajudem. Escuto frequentemente do meu namorado que estou fazendo mais exercicio que o normal mas sinceramente nao sei o que é o normal. Nao sinto nenhum dos sitomas de overtraining. Passo muitas horas na academia sim, mas meu treino de musculaçao é AB e apenas 1 hora por dia 5 dias por semana. O que acontece é que antes de malhar faço 1h de eliptico e depois de malhar sempre faço 2 h de aulas na academia, spinning, boxe, alongamento ou treino na areia, resultando em media 4 hrs de exercicio por dia. Tomo whey e minha alimentaçao é extremamente nutritiva, tomo de 3 a 4 l de agua por dia e como disse anteriormente nunca senti nenhum sintoma de overtrainning, pelo contrario me sinto sempre mais animada e disposta para realizar minhas atividades do dia a dia . Ah e minha pretensão nao é apenas hipertrofia, também pretendo perder gordura em media 5 kg.

  45. cris disse:

    fazia exercicios a tres anos,1hora de esteira,2aulas de jump,1hora de step,1hora de localizada,e 1hora de pilates;isso todos os dias,5vezes por semana até q…comecei a sentir tonturas,nauseas,taquicardia,aumento da pressao e por fim entrar em depressao…estava eu entao tendo um overtrainning!

    • cmgp disse:

      Chegas-te mesmo a depressão cris? eu acho que estou com um over pesado também. Como estás atualmente? quanto tempo sem treinar? abraço e as melhoras

  46. Mario disse:

    NÃO EXISTE NENHUM ARTIGO CIENTÍFICO QUE PROVE QUE EXISTA OVERTRAINING EM MUSCULAÇÃO!

    Ninguém foi estudar os efeitos crônicos de treinos de musculação tão a fundo a ponto de gerar mudanças significativas.

    Existem tendência, o que não serve para provar nada!

    Tem que tomar muito cuidado com esse tipo de informação.

    No próprio mundo acadêmico tem artigos ruins que por serem feitos porcamente dão os resultados esperados, mas que se for ver como foi feito percebe-se os erros, ou a manipulação das variaveis.

    Imagina então o tanto de coisas erradas que tem por ai

  47. tiago disse:

    legal esse artigo

  48. tiago disse:

    galera.to sentindo todos esses sintomas acima.comecei a malhar tem mais de de dois anos.e nos primeiros meses deu aquela explosao.depois parei de ganhar.as vezes ate penso qui estou perdendo.estou em over.nao estou?è bom da um descanso ne?

  49. Gustavo disse:

    Bom galera … Eu acho q ontem tive overtraining … Malhei pesado ate falhar alimentacao essa semana ta desregulada passei ha noite toda aceso nao conseguir dormir… Kkk eu fiz cagada foi um obseçao msmo no dia… Aii da essa porra ni mim rss depos de ler esse post vou fazer umas mudanças…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>