Mito ou Verdade: Comer antes de dormir engorda ?

Quando você dorme, você está em jejum. Se você dorme adequadamente como qualquer pessoa que queira ganhar massa muscular – sete a nove horas por noite – você ficará por um longo período sem comer. Se o seu objetivo for ganhar massa muscular você nunca conseguiria ficar sem comer esse.

comer antes de dormir 300x251 Mito ou Verdade: Comer antes de dormir engorda ? tempo durante o dia. Mais de duas horas sem comer e os níveis de glicose(açúcar) no sangue já começam a cair. E porque o cérebro só consegue funcionar com glicose, o seu corpo reage quebrando o tecido muscular, convertendo os aminoácidos em glicose para que o cérebro possa usar como combustível. Em outras palavras, o seu cérebro come os músculos para poder se manter em funcionamento.

lipocutx Mito ou Verdade: Comer antes de dormir engorda ?
Então, comer antes de dormir realmente engorda ?

Resposta: MITO!

Solução: Você deve comer antes de dormir sim. Escolha proteínas de lenta digestão para este período. Um shake contendo caseína, particularmente contendo caseína micellar, é ótimo porque proporciona um fornecimento constante de aminoácidos por até sete horas, ou seja, o shake pode suprir as necessidades do corpo por aminoácidos e sem precisar usar a sua própria massa muscular e sem contar que o que sobrar será usado para a reconstrução muscular nesse período.

Alternativa: Você também pode ingerir gorduras boas, como duas colheres de óleo de oliva extra virgem ou 30 gramas de castanhas e nozes. As gorduras boas irão diminuir ainda mais a velocidade da digestão da caseína e de quebra ajudam a manter a sensibilidade da insulina. E carboidratos de lenta digestão como uma xícara de aveia ou duas fatias de pão integral, fazem uma ótima parceria com as gorduras e a proteína. Estes alimentos farão com que o corpo receba tudo o que precisa durante o sono, evitando a quebra de massa muscular, auxiliando o crescimento e ainda prevenirão o ganho de gordura.

Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas.

Outros artigos interessantes...

Clique aqui!

17 Respostas

  1. MARCELO disse:

    Galera , seguinte , já foi comentado sobre dietas de jejum prolongado , afinal se eu quero queimar gordura eu realmente posso ficar este periodo do sono sem me alimentar e o organismo utiliza a gordura como fonte de alimento ou realmente ocorre a quebra muscular e vai acabar catabolizando , alguem ai sabe ?

    • joao disse:

      Come gordura mas também como essencialmente músculo. Não vale a pena entrar em dietas malucas quando se põe em prática a perda de massa muscular. Isso é mau

    • Aline disse:

      Marcelo durante o sono há catabolismo proteico. Não entrando muito em metabolismo, digamos que queimar gordura dá mto trabalho ao corpo e antes disso ele prefere queimar proteina. A preferência para a oferta de energia para o corpo é carboidrato, proteína e lipídio. Logo se você ingerir a quantidade adequada de carboidrato, você também poupará sua proteina e assegurará que a proteína extra que vc está ingerindo cumpra sua função de anabolismo, hipertrofia.

  2. Sérgio disse:

    Essa perda de músculos que é o famoso catabolismo?

    • RussoVox disse:

      Exatamente Sérgio. Catabolismo é o antônimo de anabolismo, que é o cresciemtno muscular.

      • Felipe disse:

        Não propriamente a perda de músculos, o catabolismo é o metabolismo destrutivo, a quebra de determinadas substâncias em função da liberação de aminoácidos (energia). Não é necessariamente perda muscular. Seu antônimo, o anabolismo, da mesma forma. Eu posso comer só porcaria e engordar muito, que estou em estado anabólico.

        • Juliano disse:

          exato, resumindo: catabolismo = quebra (de musculo ou de gordura), anabolismo = construçao (de musculo ou de gordura) pra escolher um dos dois, musculo ou gordura dai tudo depende do que vc faz e come

  3. Marcelo disse:

    Mas quando o cérebro precisa de combustível, ele queima necessariamente os músculos ? E o excesso de gordura ?

    • FDP disse:

      Na realidade há sequências específicas para a quebra das macromoléculas. Em estado prolongado de jejum as primeiras macromoléculas a serem quebradas são carboidratos seguido de proteínas (componente fundamental das fibras musculares) e por fim gordura. Isso ocorre porque apesar do nosso tecido adiposo ser considerado nossa reserva natural de energia, a quebra de gordura libera em si mais calor do que necessariamente energia.

  4. Jovaí B. da Silva disse:

    muito bom….

  5. Filippo disse:

    Estou fazendo dieta de apenas 2000 calorias balanceada para perda de gordura já perdi 10 kg e só perdi 240 g de massa magra em 3 meses. Normalmente antes de dormir como umalatinha de atum com azeite de oliva, poderia substituir essa refeição por caseína ? Como tomaria? Se alguém puder me ajudar mto obrigado.

    • Felipe disse:

      Sinceramente, eu não acredito que substituir essa ÓTIMA refeição por um shake seja mais efetivo…
      Além de mais barato, alimentos sólidos devem ser priorizados na dieta…
      A caseína é muito boa sim, e estudos comprovam que até após o treino ela é ótima (apesar de muitos imaginarem que proteínas de rápida absorção sejam melhores).
      Na minha opinião, continuar com a latinha de atum com azeite de oliva, é melhor. E outra, se você está tendo bons resultados com essa dieta, não precisa mudar, afinal de contas, não se trata da velocidade que vc perderá peso, e sim da qualidade.

  6. Rapido rasteiro e muito esclarecedor =)
    vlw

  7. Riane disse:

    Ola! Acabei de ler esse texto e gostei mto! Mas tenho uma duvida, se alguem puder me esclarecer seria otimo!
    Eu nunca tomei caseína, e sou vegetariana. Antes de dormir eu como 4 colheres de ervilha com 100g de grao de bico e um tomate temperados com azeite de oliva e vinagre. Isso é bom ou é ruim? Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>