Home / Artigos / Fumar Afeta o Ganho de Massa Muscular

Fumar Afeta o Ganho de Massa Muscular

Clique aqui

De todos os hábitos destrutivos que alguém possa ter, fumar é considerado o pior. Quase todos os órgãos do corpo são afetados pela ação dos compostos tóxicos do cigarro. Saiba como fumar afeta o ganho de massa muscular e porque você deveria usar isto como estímulo para parar de fumar.

Como o ato de fumar afeta o ganho de massa muscular ?

Se você tem como objetivo uma mudança notável na composição corporal, é melhor ir se acostumando com a ideia de parar de fumar o quanto antes. Fumar pode ser mais prejudicial do que usar outras drogas como álcool quando o assunto é afetar o ganho de massa muscular. Saiba o porque:

1 – Fumar causa danos irreversíveis ao sistema respiratório

Danos no sistema respiratório têm uma ligação direta com a performance dentro da academia, seja nos pesos ou aeróbicos. Os danos gerados pelo cigarro, fazem com que o corpo não consiga absorver oxigênio para o sangue, afetando a oxigenação muscular, ou seja, você não conseguirá treinar com a mesma intensidade que uma pessoa que não fuma consegue.

2 – O batimento cardíaco de um fumante é 30% mais rápido do que um não fumante.

Isto força o corpo de um fumante a gastar mais energia que o comum. Esta aceleração no batimento cardíaco se deve ao efeito estimulante da nicotina, o resultado disso é alteração na pressão sanguínea que paradoxalmente diminuí o fluxo de sangue nos vasos sanguíneos, que consequentemente diminui a performance física.

Clique aqui

3 – Fumantes produzem o dobro de catarro

A produção alterada de catarro pode atrapalhar discretamente a respiração, o que pode diminuir a sua performance sem você estar notando. O hábito, com o tempo, pode causar um inchaço crônico nas glândulas de muco que podem piorar o quadro do problema.

4 – Fumar reduz significativamente o oxigênio disponível para os músculos

fumar afeta o ganho de massa muscular

O monóxido de carbono presente no cigarro tem afinidade maior com a hemoglobina(uma molécula que carrega oxigênio no sangue) do que o próprio oxigênio. O ato de fumar encoraja o corpo a trocar o oxigênio por monóxido de carbono, fazendo com que menos oxigênio esteja disponível para os músculos o que consequentemente também afetará a sua performance nos treinos.

Conclusão

Fumar é um habito claramente destrutivo. É difícil entender porque alguém começa a fumar, sabendo de todos os seus malefícios, principalmente para quem treina com pesos e presa pela qualidade do corpo.

É extremamente difícil conseguir parar de fumar, tendo como objetivo construir massa muscular e tentar sempre levar o corpo além do próprio limite é a inspiração perfeita para largar deste hábito destrutivo para sempre. Pense nisto!

Referências

Sobre Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas. REPUBLICAR OS TEXTOS EM OUTROS SITES NÃO É PERMITIDO E SERÁ CONSIDERADO LEGALMENTE COMO PLÁGIO DE CONTEÚDO PROTEGIDO POR LEIS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL.

47 comentários

  1. porra vo para entao com essa merda
    quero perde minha massa nao T_T

  2. Cara eu fumei bastante, qndo nao estava malhando.. o que eu tinha ganho qndo nao fumava, perdi fumando.. o cigarro diminui o seu apitite.. prejudica sua performace no treino, eu sofri pra voltar ao que era antes.. mais to conseguindo. =]
    muito bom essa abordagem ao cigarro.

  3. Markus Ruhl?

  4. Qual a graça de fumar ?
    mais um motivo para quem fumar parar com esse vicio

  5. só os fracos fumam
    menos o markus ruhl
    ele não conta

  6. Eu tinha um corpo bacana, fumo faz 5 anos +\-. Tive alguns problemas emocionais e passei a fumar mais do que o habitual (cerca de 1 maço e meio por dia), simplesmente perdi 8 kgs em menos de um mês. Agora to decidido a parar e reconquistar tudo que perdi além de uma vida muito mais saudável.

  7. eu sei que fumar é muito prejudicial à saúde mas num sei como mas ganhei 10 KG em menos de um ano fazendo musculação
    acho que se eu não fumasse teria ganhado o dobro

  8. porra em então é poriso que eu não c onsigo ganha massa muscular então ese serar mais um motivo para eu para de fuma a chupeta do capeta

  9. Valdir Alves de Souza Jr.

    Uma pequena ajuda, PAREI de fumar desde já!!!

  10. pior q é verdade, fiquei quase um ano sem fumar, meu corpo estava trincado, até a pele tava adiferente
    por falta de vergonha na cara voltei a fumar há 1 ano
    to parando d novo

  11. Oseia Antunes

    Eu agora lendo isto vou parar de fumar

  12. muita boa esa ajuda pa deixar de fumar

  13. Heverton Inocêncio

    COm certeza vou parar de fumar =/

  14. e para de fumar e a melhor coisa que eu faço so assim vou ter mais preparo físico para malhar e ganhar massa muscular yesss

  15. pare de fumar meus amigos eu também vou parar

  16. Eu parei ja esta fazendo quase 5 meses. Me sinto mil vezes melhor e com muito mais fôlego para os treinos.Antes não aguentava uma corrida de 1-2 minutos, hj consigo correr durante qse 1 hr sem parar. As vezes me da vontade de fumar novamente e concordo que REALMENTE É DIFICIL lutar contra o vicio, mas penso nos contras e volto atras. Então conselho de um ex-fumante, PAREM de fumar, sem falar que atrapalha tambem o desempenho sexual, digo por experiencia propria :).

  17. Puta que pariu, eu tenho 19 anos, fumo a 5 anos, me arrependo muito de ter começado esse vicio infernal que é o cigarro, mas to parando aos poucos, treino a 2 anos e tenho 39 CM de braço, se eu não fumace acho que já teria ganhado muito mais com meus treinos, VOU PARAR DE FUMAR IMEDIATAMENTE, agora não tem historia de ” ah um cigarrinho hoje, vou até jogar um maço de cigarro que tenho no lixo, belo tópico, me ajudou a entender que isso é perda de tempo, dinheiro e estou jogando minha saúdo pro inferno, Abraços a todos e parem de fumar, ESTOU DECIDIDO A PARAR COM ESSA DESGRAÇA !

  18. vixi vou parar agora de fumar , Com fé em deus !

  19. è, sobre os problemas de respiração eu sabia que afeta a parte do desempenho na hora do treino, alem de cigarro ser nojento.

  20. Espero que isso sirva de motivação pra alguém!!!
    Acabei de fumar agora a pouco, esse foi meu último cigarro e ponto, estou jogando agora no lixo o que resta de cigarro aqui em casa.
    Quero saúde e meu corpo trincado porra (desculpem me o palavriado)
    Como eu disse parei e obrigado por ter criado este post.

  21. Eu treinava antigamente, já tava com corpo namoral.. aí por falta de tempo, parei com a academia… logo assim comecei a fumar por conta do estresse do trabalho, e agora to voltando pra academia, e notei que minha respiração, força, e ganhos, são muito inferiores a quando comecei.

  22. Tenho 22 anos e fumo há 5 anos. Já passei por muitas coisas e vivi intensamente a minha vida, o pior de tudo é que larguei um vício maldito de cocaína e ainda não larguei o cigarro. Vou parar agora!! afeta muito o treino, principalmente o de pernas, parece que vou desmaiar. Determinação é a chave pra hipertrofia e largar o vício.

  23. seria bom abordar, o cigarro de “MACONHA” pois temos varios exemplos de cidadãos que pratica a HIPERTROFIA que sáo usuarios da mesma…

  24. vou parra de fumar também,faço academia e o abito de fumar esta me prejudicando!

  25. nossa eu tava fumando narguile toda sexta, afs, nao vou mais fazer isso, quero ficar grande poha! sai fora fumo e todas outras coisas maleficas para meu musculo!

  26. Galera não critique quem fuma não, concordo que começar a fumar é meio falta de vergonha na cara, ou fraquea ou modinha, sei la, mais depois q isso já te viciou, parar é muito complicado!! eu fumo faz dez anos desde de vez em qd até com mais intensidade como a 4 anos, mas estou nessa briga para parar faz um mês e digo que é realmente difícil… é como perder um amigo, sei la, o vicio psicológico é mt embassado, depois que começei o processo para parar vi o quanto é complicado e confesso que fiquei impressionado, ao saber o que é a presença do cigarro na vida de uma pessoa… mas os benefícios quando se para de fumar tb é impressioante!! quem fuma precisa de ajuda, nunca usei Crack, mas imagino que deva ser a mesma coisa, prejudica a saúde, toma seu dinheiro, vicia, a única diferença é q não te deixa doidão!!! tente parar… qd vc ver os benefícios, desde treino até na vida social ai q começa a guerra contra essa porcaria mesmo!!!! abraços galera!!!!

  27. poxa vida!! por isso nunca tive um bom resultado na academia, fumo desde os 15 anos comecei na brincadeira e hoje tenho esse vicio horrível, mas estou decidido vou para.

  28. Tenho 25 anos e fumo a 11 anos, esse vicio é cruel, mas tbm decidi largar o cigarro, começarei amanha meus treino e quero ter folego, pois entre uma simples caminhada sinto muita falta de ar,sei q terei q ter mta força de vontade, mas já me considero uma vitoriosa…

  29. Tenho 20 anos fumo desde do meu 15 sempre fumei e ia pra Acdemia lombrado mas sempre gostei de fumar,quero para de fumar pq vcs sabe tbm q não e fácil acabar com esse vício,mas quero o melhor pra mim ter uma saúde boa e um corpo melhor, não quero fica nessa vida mais aparti de hj parei de fumar !

  30. Complementar: Nicotina inibe síntese de NO3 (óxido nítrico), responsável por produzir vasodilatação, ou seja, fumar impede que seu músculo receba mais nutrientes e oxigênio.

    Aproximadamente 10 anos após o cessar do hábito de fumar, o seu corpo se recupera de toda toxicidade produzida pelo cigarro, e as coisas vão ser como se você nunca tivesse fumado* (ainda há tempo, viu!).

    *exceto se você realizou uma ressecção pulmonar haha

  31. Eu fumo 4 cigarros por dia na parte da noite isso afeta no ganho d massa mmuscular??

    • Fazia o mesmo que você, fumava somente a noite na faculdade, comecei a fumar um cigarro ou outro durante o dia e quando me dei conta já estava fumando a cada 50 minutos, você talvez não sinta isso te afetar agora mas com certeza pode ser somente o inicio para o vicio completo. depois de poucos dias sem fumar já da pra sentir muita diferença pro corpo e mente.

  32. comeceu a fumar a 5 anos atrás. jha tentei umas 3 vx e naum consegui. Agora to mais decidido di que nunca. jha faz uma semana ke parei. o próximo passo agora eh hipertrofia e finalmente deixar d ser um frango kkkk. fé e força eh o foco.

  33. Nossa mano agora sim vou crescer treino a 2 anos e aumentei meu braço de 30 pra 58 se eu não tivesse fumando e trincado poderia ja ter chegado nos 70, vou parar de fumar e comer mais um pouco.

    obrigado galera!!

  34. Nossa o Cara ganho 10 kilo em menos de 1,ano kkk rapaz larga esse Cigarro rapaz vai malhar faz sua dieta certa e dorme bem pow em 1semana pego 4a 4’5kilos emio se for concentrado “

    • Véi, 4,5kg de musculos em uma semana?
      Hahahahaha
      Bodybuilders de alto nível te invejam…
      Conta rápido, 4,5 x 4 = 18kg mês x 12 = 216 kg/ano, doido demais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta nossa página no Facebook, ajude o site e ainda receba novidades antes de todos. Esta janela não aparecerá mais.