De todos os hábitos destrutivos que alguém possa ter, fumar é considerado o pior. Quase todos os órgãos do corpo são afetados pela ação dos compostos tóxicos do cigarro. Saiba como eles podem prejudicar seriamente os seus ganhos na academia e porque você deveria usar isto como estímulo para parar de fumar.

fumar2 Fumar Afeta o Ganho de Massa Muscular

 

Se você tem como objetivo uma mudança notável na composição do seu corpo, é melhor ir se acostumando com a idéia de parar de fumar o quanto antes. Fumar pode ser mais prejudicial do que usar outras drogas como álcool e maconha, para quem treina com pesos. Saiba o porque:

1 – Fumar causa danos irreversíveis ao sistema respiratório

Danos no sistema respiratório têm uma ligação direta com a performance dentro da academia, seja nos pesos ou aeróbicos. Os danos gerados pelo cigarro, fazem com que o corpo não consiga absorver oxigênio para o sangue, afetando a oxigenação muscular, ou seja, você não conseguirá treinar com a mesma intensidade que uma pessoa que não fuma consegue.

2 – O batimento cardíaco de um fumante é 30% mais rápido do que um não fumante.

Isto força o corpo de um fumante a gastar mais energia que o comum. Esta aceleração no batimento cardiáco se deve ao efeito estimulante da nicotina, o resultado disso é alteração na pressão sanguínea que paradoxalmente diminuí o fluxo de sangue nos vásos, que consequentemente diminui a performance física.

3 – Fumantes produzem o dobro de catarro

A produção alterada de catarro pode atrapalhar na respiração que pode afetar a performance física. O hábito também causa um inchaço crônico nas glândulas de muco que podem piorar o quadro do problema.

4 – Fumar reduz significativamente o oxigênio disponível para os músculos

O monóxido de carbono presente no cigarro tem afinidade maior com a hemoglobina(uma molécula que carrega oxigênio no sangue) do que o próprio oxigênio. O ato de fumar encoraja o corpo a trocar o oxigênio por monóxido de carbono, fazendo com que menos oxigênio esteja disponível para os músculos que consequentemente também irá afetar a performance.

lipocutx Fumar Afeta o Ganho de Massa Muscular

Conclusão

Fumar é um habito claramente destrutivo. É difícil entender porque alguém começa a fumar, sabendo de todos os seus malefícios, principalmente para quem treina com pesos e presa pela qualidade do corpo.

É extremamente difícil conseguir parar de fumar, tendo como objetivo construir massa muscular e tentar sempre levar o corpo além do próprio limite é a inspiração perfeita para largar deste hábido destrutivo para sempre. Pense nisto!

Seja avisado por e-mail quando um novo artigo for lançado.
Clique aqui!