Tudo Sobre as Dores Musculares Depois do Treino

Clique aqui!

Depois de um treino pesado, a maioria das pessoas relatam dores musculares nas partes treinadas, esta dor aparece 24-48 depois do treino e podem durar até mesmo uma semana. Saiba diferenciar quais são as dores “boas” e as “ruins”.

Sabe aquela queimação que você sente quando está treinando um músculo na academia ? Isto é causado pelo aumento de ácido lático no músculo, que é um co-produto do seu metabolismo. Até os dias atuais, pensava-se que as dores no dia que segue um treino intenso com pesos era gerado pelo ácido lático que continuava no músculo, porém novas pesquisas afirmam que estas dores aparecem por causa de micro fissuras no tecido muscular.

dores Tudo Sobre as Dores Musculares Depois do Treino

Quando você treina, você literalmente fissura o tecido muscular. Durante os dias que seguem, o músculo começa a se reconstruir, obvio que isso só acontece se o aluno der o tempo necessário para o músculo se reconstruir . Este processo de reconstrução cria “novos” tecidos musculares que são mais fortes e maiores do que antes. De forma simples esse é o processo de hipertrofia muscular.

Se você notar, esta dor “do dia seguinte” é diferente da queimação que você sente durante o treino, que é originária do ácido lático e também é diferente de uma dor de lesão muscular. É importante com tempo você desenvolver a capacidade de diferenciar os diferentes tipos de dores, como a “dor boa” que ocorre um dia depois do treino, e a “dor ruim” de lesões nas articulações e músculos. A dor boa, por mais forte que ela seja, ela não impede você de fazer outras atividades físicas, apesar da dor você consegue executar qualquer movimento com perfeição, diferente das dores de lesões, que causam muita dor ao movimentar as áreas afetadas e aparecem algumas horas depois do treino.

A dor do dia seguinte geralmente é mais forte em pessoas que nunca treinaram antes. E só lembrar da época que você começou a treinar pela primeira vez e como ficou dolorido na primeira semana. Quanto mais o seu corpo se adapta ao treino, menos dor você sentirá. Se você insistir por muito tempo em apenas um tipo de treinamento, você para de ver resultados e a “dor boa” desaperece. Treinamento diferenciado e aumento progressivo de carga é a chave para gerar fissuras musculares, o que conseqüentemente aumenta a massa muscular.

Porém, a “dor boa” em um alto grau não ocorre apenas em pessoas que nunca treinaram na vida. Você também sentirá dores maiores quando começar uma rotina nova. Toda vez que você der um “choque” em seus músculos, com um novo programa de treino, novos exercícios, quantidade de séries e repetições que o seu corpo não está mais acostumado, pode esperar grandes quantidades de “dores boas” no dia seguinte.

Dar atenção a parte negativa do exercício(descida), também é importante para o recrutamento de mais fibras musculares e para a destruição da mesma. Alunos e atletas que dão mais ênfase a parte negativa do exercício, tem mais fissuras nos tecidos musculares, conseqüentemente mais dores no dia seguinte e mais resultados a longo prazo.

E se os meus músculos ainda estiverem doendo no dia que eu for treinar o mesmo músculo novamente ? Eu devo treinar mesmo assim ? Se a dor for pequena, pode treinar tranqüilamente, após o aquecimento do músculo esse restinho de dor desaparecerá, porém se a dor ainda for intensa, isto é sinal de que o músculo ainda não se recuperou completamente. Você ainda está reconstruindo o tecido muscular danificado no último treino, treinar novamente só irá prejudicar o crescimento muscular. E pode ocorrer perda de massa muscular.

Como evitar estas dores depois do treino ?

Sugiro que você primeiramente aprenda a gostar e buscar esta dor em vez de tentar evitá-la, pois se você realmente quer ganhar massa muscular e os seus treinos são pesados, a dor vai estar sempre presente, mas você pode minimizá-la pelo menos um pouco. Uma dica simples é fazer 10 minutos de aeróbicos leves após o treino, para fazer o sangue circular, outra dica é se alongar após o treino, fazendo o sangue se concentrar nas áreas treinadas.

Por exemplo: para quem tem muitas dores nas pernas no dia seguinte a um treino de perna, após destruir no agachamento livre. Você pode fazer 10 minutos de bicicleta logo após o treino de pernas, seguido de um alongamento vigoroso somente nos músculos inferiores. Isto além de diminuir as dores, pode evitar lesões. Massagem também pode ser uma alternativa.


Suplementos

Não existem suplementos que possam ajudar a diminuir esta dor, você pode é claro fazer uma suplementação pós-treino com proteína, carboidratos, creatina e glutamina, isto aumentará a velocidade da recuperação do músculo, mas a dor aparecerá do mesmo jeito.

Conclusão

De uma for ou de outra, a dor(boa, como já explicada acima) depois do treino é algo benéfico para os seus objetivos. Se você treina apenas para manter a boa aparência ou por recreação é outra história, mas se você treina para crescer a dor é algo que você terá que perseguir para ter resultados. O jogo é destruir o músculo durante o treino e depois descansar e alimentá-lo de forma correta para ocorrer o ganho de massa muscular. Não tem segredo.

 

Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas.

Outros artigos interessantes...

Clique aqui!

65 Respostas

  1. vitor disse:

    muito boa a matéria, agora vou treinar com mais vontade, muito bom saber sobre quando treinar e quando não treinar, valeu á equipe.

  2. golf mike disse:

    Exatamente o q está acontecendo comigo,é o q
    foi dito nessa matéria,após tres meses de treino
    mudei a série,resultado,novos estímulos geram essas dores boas,parabéns pela matéria,muito esclarecedora.

  3. camilla disse:

    otima materia, esclareceu todas as minhas duvidas
    valeu!

  4. Jocelio disse:

    Ótima matéria, essa foi bem exclarecedora, bom trabalho equipe da HIPERTROFIA.ORG.

    CONTINUEM ASSIM… E BOM TRABALHO

  5. ROBERT disse:

    OTIMA MATERIA, PARABENS A EQUIPE. FAZ 3 ANOS QUE NAO TREINO, E COMECEI ONTEM DE NOVO, MEUS BRACOS ESTAO ACABADOS. VALEU

  6. Ellinson disse:

    BCAA sempre me ajudou a amenizar as dores da primeira semana de treino.

  7. Juliana disse:

    Já que é uma dor boa.. então vamos treinar.. rsrs’

  8. netinha disse:

    Estava muito preocupada com as dores que estava sentindo por causa dos primeiros dias de academia…Mas depois de ler esse materia fiquei mas tranquila…Mesmo com dor vou continuar malhando!!!

  9. Lisian disse:

    Muito boa a matéria…
    Tava bem preocupada com as dores que senti nas pernas.
    Mudei de cidade e tive que mudar de academia.
    Mudei o treino e senti muita dor.

  10. joao disse:

    eu adoro essa dor,mas so me aparece quando treino peito

  11. Nirlando disse:

    parabéns a vcs complementam os nossos dias com informações valiosas. parabéns pelo belo trabalho, e vamos TREINAR.

  12. Salve!

    Belo site! Vocês realmente mandam muito bem.

  13. treinar para se fortalecer contra as doenças.

  14. Suelany disse:

    Faz dois dias que começei a malhar e hoje acordei com dores nas pernas , sem conseguir me movimentar corretamente ,é normal ?

  15. Lucas disse:

    Eu treinei dois dias atrás, e eu aumentei o peso de todos os aparelhos, e desde ontém eu sinto a “dor boa” mas surgiu uma dor estranha no meu braço, no bíceps e no antebraço eu ainda consigo movimentar com perfeição, mas sinto uma dor constante e muitas vezes insuportável.

  16. QUEU disse:

    MUITO BOM ESSA MATERIA, ESCLARECEU MINHAS DUVIDAS!

  17. Estou com dores no tornozelo e se fico muito tempo de pe ele fica emchado ,estou usando cataflan em gel para tentar diminuir a dor e quando eu vo dormir coloco um traviseiro para tentar desenjar ja colo quei bolsa termica mas ainda doi,o que fazer.

  18. viviane disse:

    gostaria de tirar uma duvida, se após o treino meu aluno tomar um relaxante muscular pode prejudicar a fase de reconstrução muscular?

  19. Feliphe disse:

    essa materia mimm tirou todas as dividas que mim fazia, trenei 3 dias em seguida e logo depois meus bisepis estavam com uma dor que chegava ser insuportavel mas agora ja esta tudo bem ja estou pronto para voltar amanha para a academia brigado continua com oteu trabalho ae que ele faz a diferenca

  20. Jean disse:

    Ali no inicio vc diz que as dores começam depois do treino 24-48 o que? Horas? Minutos?

  21. André Noronha disse:

    Eu malho peito e tríceps num dia e ombro e bíceps no outro e assim sussetivamente… Pergunta: Só dou 1 dia de intervalo, isso tá correto?

  22. André Noronha disse:

    Correção: Sucessivamente…

  23. Rodrigo disse:

    Fiz um treino sexta passada para as costas, peito e biceps… Minha dorsal esta destruída, acho q exagerei na barra-fixa… resumindo, hj eu ainda to dolorido (dor suportável), porém tive febre, ontem a noite e hoje… Essa febre pode ser causada pela inflamação do musculo?!

  24. emerson disse:

    lembro até hoje primeira semana de cademia não movimentava meu braço direito mesmo assim ia todos os dias ,vejo todo dia pessoas que entran e nao conseguem passar essa faser e desiste

  25. edilson disse:

    va malha em vez de fica se acabando

  26. edilson disse:

    desse jeito vc vai morre cara

  27. Essa dor boa me deixa feliz porque sei que os músculos estão trabalhando para se reconstruir haha!

    Mas hoje a dor “ruim” apareceu após uma sessão de treino para o abdômen (vários exercícios relacionados a essa região, intercalados com um pouco de agachamento e exercício para a panturrilha). Minhas costas estão super desconfortáveis, e agora não sei se fiz os abdominais numa posição incorreta ou se até mesmo “dobrei” muito as costas ao fazer os agachamentos. Isso pode prejudicar a eficiência do treino? Quero dizer, se a dor ruim apareceu quer dizer que não treinei direito e o treino de hoje meio que “não valeu pra nada”? Se alguém puder me ajudar pode chamar no twitter (@heycaks).

    Obrigado pela atenção galera, adoro esse site. Meu objetivo é ganhar um pouquinho de massa, tenho 16 anos e sou meio magrela hahaha ;)

  28. Kézia Souza Reis disse:

    meu primeiro dia! não aguento nem andar direito, mas a coluna está salva não dói o resto tudo menos os dedos..rsrsrsrs estou tomando dorflex e está me ajudando ele é um relaxante muscular mais com critério médico, não tome antes de procurar um médico, também fazendo massagem nas pernas.

    • Alisson disse:

      Kezia, se vc busca hipertrofia nao utilize relaxantes musculares como dorflex… desta forma infelizmente esta jogando seu treino no lixo.

    • Felipe Soares disse:

      Não é recomendado fazer o uso de relaxantes musculares, essa dor “boa” é mais no início, então aguente que logo vc quase não irá sentí
      -las

  29. Samantha disse:

    Gostei muito da matéria,fiz cirurgia bariátrica há 2 anos e agora estou malhando certinho ,já estou malhando a três meses seguindo o treino, malho todos os dias, de manhã musculação e a tarde aeróbico , só que vivo com dores não e uma dor intensa consigo trinar só que são todos os dias e pra descer as escadas sinto que o músculo as vezes falha. Três meses já não era pra dor
    ter passado , sera que meu treino esta puxado e os músculos não estão descansado o o suficiente?

  30. Bruno disse:

    Comecei musculacao essa semana, e nao aguentava as dores nas articulacoes, pensava que era algo ruim mas, depois de ler o topico me sinto melhor e com a minhas duvidas tirada.

  31. Anna disse:

    Excelente texto, eu ainda ficava preocupada em gostar das dores pós-treino, agora estou tranquila e sabendo que estou no rumo certo! Muito OBRIGADA

  32. Muito boa esta matéria! Antes mesmo das perguntas ja me foram dadas as respostas, o treino de pernas me mata rsrs
    valeu

  33. Muito boa esta matéria! Antes mesmo das perguntas ja me foram dadas as respostas, o treino de pernas me mata rsrs
    valeu

  34. Fabiana de Lima disse:

    Respondeu com propriedade meus questionamentos. Valeu!

  35. Marcinha Gomes disse:

    adorei a matéria,ótima explicação, eu estou sofrendo com dor abdominal deu pra tirar bem minhas duvidas!

  36. Eu sinto essas dores boas o temo todo!

  37. Eu sinto essas dores boas o temo todo!

  38. Anônimo disse:

    SOU CICLISTA E GERALMENTE DÓI MINHAS PERNAS, SEMPRE VARIO OS ESTÍMULOS MAS CONFESSO QUE SEMPRE TIVE PREOCUPAÇÃO COM ESTA DOR, NUNCA OUVI UMA EXPLICAÇÃO ASSIM TÃO SIMPLES DE SE ENTENDER, GERALMENTE AS PESSOAS DIZEM FAÇA ISSO, MAS NÃO EXPLICAM O PORQUE. MUITO OBRIGADO

  39. Karol disse:

    Olá… Estou fazendo ginastica simples com alteres de 3kg cada e fiquei com muita dor depois… O problema é que dói mais onde nao foi utilizado o mesmo que e nas pernas e bem naquele músculo que forca no agachamento.. Um relaxante muscular vc acha que resolve? Pois meu intuito é emagrecer e nao ficar grande.. Nao sei se isso tem a ver.. Estou com medo por exemplo quando vc fala da hipertrofia… Com a dor que estou sentindo acho que meus músculos rasgaram inteiros rsrs espero respostas..obrigada

  40. oque doi muito quando eu malho é o peitoral

  41. Samantha disse:

    Nossa! Perfeito, encontrei todas as respostas, estava com a consciência pesada por não ter ido hj ao treino de pernas, devido a dores INSUPORTÁVEIS, de eu não conseguir me firma direito em pé de tanta dor, mas depois dessa matéria vi que fiz o certo diante da dor ruim! Obriiigada =)

  42. victo disse:

    mt obrigado galera, me ajudou mt tambem. tinha minhas duvidas sobre essa dor.tava aqui no google procurando um jeito de parar ela. mal sabia de nada . VLW !

  43. Wellington Silva disse:

    Pow me ajudou muito……eu tava pensando q eu tava lesionado

  44. Felipe disse:

    então , eu mudei de treino esses dias e na primeira semana apareceu a dor boa , mas depois não apareceu mais nenhuma dor , estou meio preocupado …

  45. Dri Pedroso disse:

    Perfeito! Amo minhas dores e gosto de superar meus limites, portanto: dor boa, sempre!

  46. dannyel disse:

    Eu tava com medo, pois nunca fiz academia e no meu 1º dia de treno fiquei apos o treno e durante ele com os musculos literalmente congelados,nao os sentia…no dia seguinte uma dor ( boa ) quer dizer uma dor ate gostosa quando se movinta o local onde foi trenado, mas eu nao conseguia nem pentear o meu cabelo parecia que o musculo tava em pedra, é bom saer que esta dor é boa, assim fico descansado.

  47. danilo disse:

    Parabens ao site… treinei triceps essa semana confesso q a cada dia de treino naum conseguia nem escovar os dentes sem gritar de dor hj e quinta resolvi naum ir p academia p ver se descanço melhor os braços…. obrigado ao site pelas informações!!!

  48. Rafael disse:

    Sem dor nao tem hipertrofia.

  49. Bad Boy disse:

    No Pain No Gain!!!

  50. Ana Paula disse:

    Olá,eu comecei a malhar tem 4 dias e estou sentindo dores muito fortes nas panturrilhas quando estou sentada ou deitada não sinto muito as dores,mas quando me levanto e começo a andar dói demais é como se o músculo estivesse pequeno e ao andar ele se esticasse parecendo que irá arrebentar,me ajude isso é normal ou meu treino está errado? obrigada.

  51. Wilson disse:

    Otima matéria!! Tirei minha dúvidas !!
    Treino ha mais de 3 anos e fiquei parado por 3 meses, voltei agora com carga moderada, porém estou com dores como nunca tive antes, mais nada tão insuportavel…são dores “boas”
    Obrigado

  52. Cristina Velloso disse:

    Adorei essa matéria, tirou todas as minhas dúvidas, quanto as dores musculares após o intenso treino, sem dor não tem hipertrofia.

  53. Tania disse:

    Já não tinha um treino de braços puxado algum tempo, senti frio e estava quente ao mesmo tempo, mal me tocam nos braços doiem-me bastante, basta me tocarem nos braços levemente que sinto a dor.

  54. fran disse:

    caraca ontem eu comecei a treinar muay thay logo depois que acabo questão de 10 minutos eu sinti dor no corpo todo e muito forte amanha tem treino d enovo deveria ir?
    axo que essa dor não vai passa ate amanha ate pq meu serviço tem uma escada gigante eu fico descendo e subindo o tempo todo:(

  55. Fernanda disse:

    Olá.
    Tive meu primeiro contato com academia essa semana, após a primeira aula que só trabalhei membros inferiores, estou com a panturrilha inchada e com dificuldades para andar. Li sobre as dores após treino, dizem que é normal e com o tempo passa, mas não sei se essa dor pode ser considerada normal, afinal está dificultando minha locomoção, não é uma dorzinha qualquer. Agora não sei se volto, apesar de achar que não consigo nem fazer o aquecimento.

  56. Elson disse:

    Sou frango ainda, malho a pouco tempo e sinto dores muito fortes, quase não ando depois do treino, pior de tudo, não sou alergico a leite, mas tenho vomitado depois de tomar whey…. ajuda?

  57. valeria disse:

    Meu treino mudou,eu acredito que foz algum exércicio de forma errada , por isso estou sentindo dor nas pernas , mais também acho que seja uma “boa dor”, cima de massa muscular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>