Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Treino Adequado Para Melhor Desenvolvimento Na Natação.


OlderSwimmer

Posts Recomendados

Bom, eu pratico natação 5x na semana, e tipo eu gosto MUITO, mas MUITO mesmo de natação. Então eu estou procurando evoluir cada vez mais. Por este motivo eu treino muito forte, chego a sair do treino todo fatigado. E vem trazendo resultados. Pratico natação a 1 ano e meio. Comecei fazendo nos 50m livre, 34.50, o segundo tempo tirado dps foi 32,24. e o atual bateu 30 cravado.

Minhas rotina é simples, procuro me alimentar bem, não bebo refrigerante, bebo MUITA água, como verduras, frango, carne(nada frito). Eu considero que estou me alimentando bem, como não trabalho não posso bancar a alimentação correta, mas estou no caminho certo(eu acho). ENFIM....

Eu pedalo por dia, 1 hora por dia. Pois vou pra escola, e pra natação de bicicleta.

Treino em média 55 minutos 5x na semana.

E tava querendo colocar algo ai pra me ajudar no desempenho. Eu tava pensando em correr 30 minutinhos na praia todo dia, pular corda, que eu li que ganha bastante resistência, e folego, que é uma coisa que preciso, pois só consigo fazer provas rapidas ( 50m, 100m ). Tem algo que eu possa fazer que me ajude? Isso que eu falei ai em cima, ajudaria?

Tenho 16 anos,

Peso: 60kg

Altura: 1,72

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Não entendo isso, os caras que era pra postar em treinamento funcional postam aqui, e os que querem um treino pra desenvolver o peito médio postam lá :(

Não tenho noção dos tempos de natação, mas você quer se especializar nesses tiros mais curtos ou migrar pra resistência?

Primeira dica que te daria seria nadar mais e melhorar bem a técnica sempre, e depois fazer um treino extra condizente com o que você precisa (resistência/explosão o que for)

http://www.pponline.co.uk/encyc/how-to-develop-strength-and-power-for-swimmers-383

Esse artigo ai recomenda fazer pull-ups e dips como alternativa simples e acessível para melhorar na natação, o resto você posta um tópico lá na área de treinamento funcional que a galera vai te ajudando a pesquisar ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então cclm, eu pretendo me especializar em tiros curtos. E o que você sobre a técnica realmente, eu preciso um pouco mais de técnica. Então o certo seria eu focar no treino, a técnica, e deixar a explosão pros momentos adequados?

Eu dei uma olhada no site que você falou, vou parar pra traduzir depois, mas parece ser interessante. Já sobre o "pull-ups" eu não sabia o que era e dei uma pesquisada, é praticamente a famosa " barra " né? Eu vi uns exercícios que da pra eu fazer na praia na barra que tem lá. Obrigado pela resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala ai OlderSwimmer, blz!?

Cara se vc quer melhorar o desempenho em provas curtas, vc tem que focar nos exercícios de explosão muscular.

Porém pra vc melhorar os tempos precisa, principalmente, melhorar as técnicas na água. Uma dúvida que eu fiquei, vc treina natação por conta própria? Pq existem vários métodos de treino de natação focando nas provas que o atleta faz.

Eu peguei duas fotos pra vc comparar. Uma é do Cielo que como tds sabem é nadador de provas curtas e outra do Luis Lima que tb é nadador mas de provas longas (1500m). Da pra ver nitidamente como o Cielo tem os músculos mais volumosos, porém o Luis Lima tem muita resistência.

http://3.bp.blogspot.com/_qOLPudWYeLQ/S934Wzp0rDI/AAAAAAAACDE/H_d0h9ofCDo/s400/Luis.jpg.jpg

http://www.correio24horas.com.br/fileadmin/user_upload/tt_news/pics/cielo_01.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_deletado17

Vejo que seu objetivo é performance.

Já pensou em fazer CrossFit?

Treino muito intenso, voltado para resistência.

Acredito que vai desenvolver muito seu fôlego, velocidade, explosão e resistência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, e ae beleza Guil98.

Então, eu sempre foco nos exercícios de explosão muscular dentro d'água. E tipo o meu professor, Passa provas longas também, mas eu geralmente não consigo fazer o treino completo quando tem resistência envolvida. Por exemplo: 12x300 5s de intervalo a cada 300. Nesses exercícios eu geralmente paro na metade. O meu físico é o do Luis, só que um pouco mais volumoso e definido. Diria que era um Cesar Cielo começando( fisicamente ).

Então Ranzo159.

Dei uma pesquisada e vi do que se trata o CrossFit, e cara seriamente eu acho que a onde eu moro, dificilmente vai ter uma academia com CrossFit para eu fazer :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Older,existem alguns exercícios que você pode estar fazendo até mesmo dentro da água com a utilização de halteres, elástico, pliometria ou até mesmo a utilização de medice balls,primeiro procure a orientação do seu técnico, ainda assim alguns tipos de treinamentos mais específicos ou funcionais geralmente são adotados apenas por clubes ou equipes que contam com atletas de alto rendimento,logo se for o caso de não conseguir aderir a alguma dessas tecnicas fazendo musculação ao menos 3x/semana irá lher render bons resultados.

Com todo respeito 30'0" nos 50m livre está ruim,digo pois já pratiquei natação...talvez seja o momento de aperfeiçoar ainda mais a sua tecnica antes de começar um treinamento de resistência ou explosão muscular por exemplo.Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Older, eu nadei até meus 15 anos meu treino de musculação sempre foi voltado pra resistência, apesar de eu nadar provas curtas tb. Os treinos de musculação que eu fazia era pra conseguir aguentar os treinos de natação, pois o nosso pessoal treinava com bastante volume na água.

Só agora eu me atentei pra sua idade, acho que o melhor que vc tem a fazer é treinar musculação com séries longas. E depois que vc tiver com boa técnica e com bastante resistência na água partir pra exercícios de musc. com séries mais curtas e com cargas maiores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_deletado17

Poisé cara... Mas você pode adaptar o treino de CrossFit pra dentro da academia, é só fazer um circuito com exercícios compostos.

Tipo já deixa lá uma barra no chão com as anilhas, sai direto do supino por exemplo e já vai pegar a barra que deixou e fazer uma remada e assim em diante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Older,existem alguns exercícios que você pode estar fazendo até mesmo dentro da água com a utilização de halteres, elástico, pliometria ou até mesmo a utilização de medice balls,primeiro procure a orientação do seu técnico, ainda assim alguns tipos de treinamentos mais específicos ou funcionais geralmente são adotados apenas por clubes ou equipes que contam com atletas de alto rendimento,logo se for o caso de não conseguir aderir a alguma dessas tecnicas fazendo musculação ao menos 3x/semana irá lher render bons resultados.

Com todo respeito 30'0" nos 50m livre está ruim,digo pois já pratiquei natação...talvez seja o momento de aperfeiçoar ainda mais a sua tecnica antes de começar um treinamento de resistência ou explosão muscular por exemplo.Abraço!

Então, como eu não trabalho, não tem como eu entrar na musculação. Mas estou disposto a sei lá, fazer de tudo pra melhorar esse meu treino. Eu sou um garoto, como eu posso dizer: ATIVO. Eu vou pra escola de bicicleta, surfo quase todo dia que tem onda, e o caminho pra praia é uns 40 minutos, e vou de bicicleta, resumindo, tudo que eu faço é de bicicleta. Não fico parado entende? Surfo, pedalo 1/2 horas p/ dia. E tava querendo acrescentar uma corridinha todo dia. Teve um dia que eu fiz uma corridinha de 1 hr sem parar, ai falei isso pra um cara lá do clube, e ele falo que não é necessário isso, que basta 30 minutinhos que já tá bom. É vdd? A minha rotina ficaria assim:

Escola: 40 min de bicicleta

Surf: 1 hora de bicicleta.

Natação: 40 min de bicicleta.

Natação: 1 hora de treino.

Corridinha: 30 minutos

Acha que com esse ritmo, e focando bastante na alimentação também, mas seria uma alimentação mais por vista, por exemplo, salada, nada frito. Por que pra botar no papel certinho, eu não tenho como bancar. Fora o arroz integral, que eu fiquei comprando por 2 semanas, e minha mãe já chorou, falou que não tava aguentando que tava saindo muito caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...