Ir para conteúdo

A Volta Do Campeão Renegado Do Ufc

Dipunker

Posts Recomendados

Postado

Murilo Bustamante é um dos lutadores mais importantes da história do UFC e do MMA nacional. Foi o primeiro brasileiro a ganhar um cinturão do Ultimate já que na época de Royce Gracie os campeões eram agraciados apenas com dinheiro. E primeiro a ser elevado ao posto de melhor atleta entre todas as categorias de peso pelo então patrão Dana White. Mas abandonou o título para assinar com o evento mais badalado dos idos do ano 2000, o Pride. Desde então foi renegado pelo UFC. Quando o evento se refere aos seus campeões nunca cita Bustamante. “Ouvi dizer que eles cassaram meu título porque abandonei a organização”, - me disse o faixa-preta de jiu-jitsu.

Em breve veremos Bustamante em ação de novo. No dia 31 de março, ele reedita o clássico contra Dave Menne no Amazon Forest Combat 2, evento que será promovido em Manaus. Em 2002, o brasileiro atropelou o americano para se tornar campeão do UFC. Daqui a dois meses ele pretende fazer o mesmo. Leia uma entrevista exclusiva com Bustamante que não luta desde a derrota para Jesse Taylor em julho de 2010:

MMA POR DENTRO DA ARENA - Você não acha que o UFC ignora sua importância para o MMA e para a história do evento?

BUSTAMANTE - Com certeza, com certza. Eles devem ter as razões deles pra isso. Talvez, por eu ter saído do UFC como campeão e ter sido uma situação que tenha deixado algumas rusgas. Um tempo atrás ouvi dizer que eles tinham cassado meu título por eu ter deixado a organização. Não sei como eles consideram isso hoje. Hoje em dia não tenho problema nenhum em botar meus atletas no UFC. Cheguei a ser chamado de novo pra lá, isso foi em 2008, mas não conseguimos fechar valores. Mas não tenho pretensões de voltar e não sei se da parte deles ainda resta alguma rusga, alguma mágoa e eles não dêem a moral que deveriam dar. Mas não esquento com isso.

O AFC ofereceu a luta com o Menne ou foi um pedido seu?

Sugeri alguns nomes para a organização do AFC. Disse que queria lutar contra alguém de expressão. Sugeri o Dave Menne, o Carlos Newton, o Sakuraba... Eles então acertaram com o Menne. Queria alguém que tivesse sido campeão do UFC e conseguiram isso pra mim. Quero enfrentar lutadores que tenham história. Não me interessa lutar por lutar ou apenas pra ganhar dinheiro.

A luta contra o Menne será a sua última?

Este é meu último ano. Tem 90% de chance de ser meu último ano. Não tenho nem mais tempo pra treinar com essa vida de treinador e empresário de atletas. Então, esse deve ser meu último ano, mas não minha última luta.

Tem mais alguma luta em vista para os próximos meses?

Tenho luta em vista, sim.Tenho alguns projetos. Recebi convite agora para um evento que acontecerá na Índia, mas as conversações estão muito iniciais ainda. Mas, na verdade, eu quero lutar no Brasil. Vou hoje em dia lutar no Brasil para a torcida brasileira.

A nova luta contra o Menne terminará em nocaute como a primeira?

Espero que seja parecido com a primeira luta. Mas não dá pra prever. São dez anos desde que lutamos. Não dá pra prever. Mas estarei preparado. Com certeza, estarei em forma. Já to treinando. Conheço bem o jogo dele. Estarei em forma.

Ta treinando como?

Treino todos os dias de segunda a sábado com todos os atletas da Brazilian Top Team. Treino com o Miltinho Vieira, com o Toquinho, o Fabiano. Eu traço meu treinamento no papel e vou cumprindo. Ainda não to na fase mais pesada. Daqui a umas três semanas entro nela. Serão oito semanas de treino intensivo, três de trabalho de base e mais cinco puxadas.

Você vem de lesão que adiou sua volta. Tem risco de acontecer mais uma lesão?

Com a estrada que tenho carrego lesões antigas. Vou tomar todo cuidado possível no treinamento. Farei trabalho de fisioterapia pra chegar bem na luta. Hoje to inteiro. Mas to começando a primeira semana do treino.

Sonha em se aposentar com uma luta final no UFC, como sonha Pedro Rizzo?

Não é meu objetivo. Não tenho mais a pretensão de voltar ao UFC. Já fiz o que tinha que fazer lá. Hoje em dia luto por prazer. Já era para eu ter me aposentado há muito tempo, mas eu ainda gosto disso. Tem garotão mais novo pensando em aposentar e eu já to com 45 anos e ainda quero lutar. Vou até onde meu corpo aguentar e enquanto tiver tempo pra treinar. Este deve ser mesmo o meu último ano.

Postado

idolo com certeza. mais que belfort, mais q wanderley... mas pra lutar com 45 anos em alto nivel, é complicado. RANDY COUTURE, que é randy couture sofria pra lutar com menos idade que isso, imagine o bustamante =x

Por mim tanto ele como o demian maia deviam ficar só pelo jiu jitsu mesmo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...