Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A Lenda Da Alimentação ''saudavel''


Filosof0

Posts Recomendados

Tenho perfeita noção de que estou no off-topic e esse tópico é exatamente para um debate muito mais aberto sobre o tema .

Pois bem , estou cansado de ver a falta de interesse e pesquisa do ser humano no que se refere à alimentação , coisa que deveria ser , no mínimo , uma das maiores prioridades na vida de uma pessoa . Converse com um sujeito que está começando uma dieta (lê-se , pelo menos , 70% da população) . Acredito que destes 70% que estão começando uma ''dieta'' , como dizem , 95% tem essa idéia fixa e ultrapassada que demonstrarei a seguir .

Ótimo , o sujeito começa uma dieta . Qual o primeiro passo ? Frutas . Sim , vamos a frutaria !! -'' abacaxi , melão , laranja , melan... opa !! Vou comprar verduras também : tomate , alface , couve - flor '' - o começo sempre é alegre , mas o desgaste vem rápido . Pois bem , depois de levar tudo para a casa o indivíduo ja vai planejando o que vai fazer , geralmente guiado por uma revista , que mostra poderosas dietas de desintoxicação . Cálculo de taxa metabólica .. ? Pra quê , é melhor pegar a dieta da Ivete Sangalo e do Gianechini - ''afinal , seu deu resultado para eles , porque não vai dar pra mim?'' .

Muita gente faz essas loucuras , usando métodos veiculados em revista ou utilizando o conhecimento coletivo , com aqueles velhos padrões : -'' vou fechar a boca e comer apenas duas refeições por dia '' ; '' vou comer apenas frutas por uns dias porque elas não tem calorias'' e mais uns absurdos que facilmente encontramos por ai.

Vendo tudo isso , é fácil concluir o porque de a obesidade estar atingindo cada vez mais pessoas no mundo : a desinformação , ou o pseudo-conhecimento aliado a , obviamente , sedentarismo e crescimento dos produtos industrializados . Pessoas começam dietas com hábitos extremamente restritivos , acreditando que esses sejam os certos , devido ao padrão de ''o que faz bem e o que não faz bem'' muito presente na sociedade . Sabe o que acontece então ? Elas desanimam , porque o sacrifício para atingir o seu objetivo é muito grande . Ninguém em sã consciencia gosta de passar 5 , 6 meses comendo matinho e sofrendo de tonturas por hipoglicemia , com alteraçãos de humor . Agora me contem , emagrecer é assim tão dificil ? Sabendo apenas algumas fórmulas , que já norteiam bem o seu real gasto diário , é possivel fazer várias manobras e garantir um déficit controlado , de modo que voce possa se alimentar de modo próximo daquilo que voce fazia e até se dar ao luxo de fazer algumas substituições . Outra grande opção para a galera que está começando é procurar um bom nutricionista , coisa que a grande maioria das pessoas que buscam emagrecer não fazem .

Bom galera , acabei escrevendo um texto grande sobre o que observo na minha própria família e em grande parte das pessoas com quem converso . Mesmo tentando explicar noções de nutrição para eles , as idéias não entram . Afinal , aquele grande padrão público de alimentação ''saudável'' é mais forte do que o meu entusiasmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Acho que as pessoas complicam demais as coisas tentando simplificar e acabam indo por um lado mais difícil tendo que mudar toda sua rotina alimentar, ao invés de pesquisar como montar uma dieta, elas pesquisam uma dieta pronta, oque a primeira vista parece ser bem mais fácil, mas, como você disse, quando se pega uma dieta pronta, acaba que mudamos toda a nossa alimentação e, muitas vezes, isso é algo que não é necessário.

Obs.: Tomate não seria fruta? (eu acho)

kkk'

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Realmente o conhecimento é a base para o sucesso"

Assim como voce, vejo esse tipo de coisas á todo instante ... Na minha casa , com meus amigos ,com pessoas que converso, as ideias não entram nas pessoas. É por isso que brasileiro é tão insatisfeito consigo mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que as pessoas complicam demais as coisas tentando simplificar e acabam indo por um lado mais difícil tendo que mudar toda sua rotina alimentar, ao invés de pesquisar como montar uma dieta, elas pesquisam uma dieta pronta, oque a primeira vista parece ser bem mais fácil, mas, como você disse, quando se pega uma dieta pronta, acaba que mudamos toda a nossa alimentação e, muitas vezes, isso é algo que não é necessário.

Obs.: Tomate não seria fruta? (eu acho)

kkk'

Sim , tomate é fruto do tomateiro , nem me toquei kkkkk.

Pois é cara , é tão simples fazer uma dieta através de um balanço energético , sem ter que fazer loucuras e sofrer àtoa comendo coisas que voce não gosta e que te farão desistir em uma semana . O negócio é pesquisar e não ficar dando tiro no escuro . Com tanto conhecimento por ai ,é uma falta de respeito com o próprio corpo ser completamente leigo em nutrição

Editado por Filosof0
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim , tomate é fruto do tomateiro , nem me toquei kkkkk.

Pois é cara , é tão simples fazer uma dieta através de um balanço energético , sem ter que fazer loucuras e sofrer àtoa comendo coisas que voce não gosta e que te farão desistir em uma semana . O negócio é pesquisar e não ficar dando tiro no escuro . Com tanto conhecimento por ai ,é uma falta de respeito com o próprio corpo ser completamente leigo em nutrição

O pessoal leigo tem medo "dessas coisas", acham que montar uma dieta é bicho de sete cabeças.

Também tem que se levar em conta os maus profissionais, como nutricionistas, que muitas vezes passam dietas meio que padrão para todo mundo, eu mesmo já tive problemas com isso, mas no meu caso era pra ganhar peso =]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pessoal leigo tem medo "dessas coisas", acham que montar uma dieta é bicho de sete cabeças.

Também tem que se levar em conta os maus profissionais, como nutricionistas, que muitas vezes passam dietas meio que padrão para todo mundo, eu mesmo já tive problemas com isso, mas no meu caso era pra ganhar peso =]

Sim , existem muitos profissionais ruins . O negócio é se interessar mesmo pelo funcionamento do organismo e pesquisar . A preguiça e falta de tempo são os maiores vilões , levando em consideração que tem muita coisa disponível para pesquisa .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fui em uma espécie de Médica nutricionista, simplismente ela falou pra mim: - Rapaz, se eu fosse voce eu parava com a academia e exercicios com pesos, não vão te fazer bem nessa idade(16anos), e se fosse voce nem arriscaria tomar suplemento nenhum , pois só vão te fazer mal!

Desde quando whey protein, albumina ,entre outros faz mal? Imagine se ela soubesse os ciclos que tó fazendo!kkkkkkk

Sinceramente , ela deve ter comprado o diploma!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma nutricionista ja me falou que BCAA era proteina, que whey causava pedras nos rim, segundo ela meu peso ideal é 69 kg, (eu tenho 1,75m) e quando eu falei pra ela que minha meta era 85kg ela disse que eu com 75kg ja ficaria gordo...

Edit: Discordo que você seja muito novo pra academia, mas você é muito novo sim para EA's, opinião pessoal, nada contra ;D

Editado por Bregma
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma nutricionista ja me falou que BCAA era proteina, que whey causava pedras nos rim, segundo ela meu peso ideal é 69 kg, (eu tenho 1,75m) e quando eu falei pra ela que minha meta era 85kg ela disse que eu com 75kg ja ficaria gordo...

Edit: Discordo que você seja muito novo pra academia, mas você é muito novo sim para EA's, opinião pessoal, nada contra ;D

Já fiz 17, já tem um bom tempo que venho planejando esse ciclo, optei por um ciclo curto, até porque é o meu primeiro ... Sei que poderia esperar mais, mas toh tentando fazer tudo certo pra não dar problema ! Vlw pela opinião

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...