Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Saiba Os Segredos Dos Refrigerantes...


cao da noite

Posts Recomendados

Um dos grupos de alimentos mais veementemente criticados é seguramente o dos refrigerantes. Eu já ouvi falar de tudo sobre eles – causadores de diabetes até impotência sexual masculina.

O fato é que, apesar de não serem alimentos considerados “saudáveis” pela maioria dos nutricionistas, eles estão longe de realmente trazerem malefícios graves, se consumidos dentro da normalidade, como qualquer outro alimento.

Abaixo vão algumas das maiores lendas urbanas sobre refrigerantes e suas análises.

1) Refrigerantes engordam.

É fato que refrigerantes, exceto os diet, zero ou com baixo teor de calorias são bastante calóricos, mas pouco gordurosos. Eles são constituídos principalmente de água e açúcar. Cada 200ml de bebida oferece, em média, 20g de carboidratos. Desses, quase 100% são sacarose, o açúcar comum.

O açúcar tem uma função energética importante para o organismo, mas seu consumo exagerado normalmente produz uma liberação de insulina excessiva, o que contribui para o acúmulo de gordura. Entretanto, após exercícios, o consumo de refrigerante não é de todo mal. Afinal de contas, o corpo está deficiente em nutrientes e precisa repô-los rapidamente.

Obviamente uma melhor opção seria um repositor eletrolítico, isotônico e afins, mas não há problema em consumir refrigerantes nesses períodos pós-atividade física, se for sua única opção.

Um detalhe importante: uma lata (350ml) de refrigerante contém tanto açúcar quanto 2 colheres de sopa de mel. Reflita sobre isso.

2) Refrigerante causa celulite.

A celulite, uma das piores inimigas das mulheres, é um problema multifatorial. Apesar de haver divergência, os principais fatores causadores da celulite são:


  • estilo de vida sedentário;

  • ganho de peso repentino e acentuado (efeito sanfona);

  • postura inadequada;

  • genéticos;

  • prejuízo na circulação sanguínea e linfática;

  • obesidade.

Não é preciso ser gênio para relacionar refrigerantes com os fatores elencados acima. O consumo de refrigerantes está mais para um marcador da celulite do que para um causador. Assim, é provável que indivíduos com muita celulite tomem refrigerante. Mas nem todo consumidor de refrigerante tem celulite.

Um dos absurdos que já ouvi é que o gás contido nos refrigerantes inflaria a pele, produzindo as celulites. O gás dos refrigerantes não é absorvido dessa forma.

celulite-cremes%5B1%5D_thumb.jpg?imgmax=800Refrigerantes = celulites? Pense novamente…

3) Refrigerantes têm muito sódio.

Essa é minha lenda urbana favorita. É estarrecedor observar como indivíduos que se dizem especialistas sobre o assunto atestam esse tipo de comentário.

Vamos analisar o rótulo de um refrigerante muito consumido: a Coca-Cola.

Há informações conflitantes sobre a quantidade de sódio na bebida regular, com açúcar. Alguns rótulos mostravam a isenção de sódio; outros mostravam a quantidade de 15mg por 350ml. Este último valor parece ser mais confiável.

As versões com adoçantes – diet, zero e etc. – contêm sim sódio em sua composição, mas em uma quantidade ínfima. De acordo com o rótulo da Coca-Cola Diet obtido no site http://www.nutritiondata.com, que é bastante confiável, cada 350ml de produto (uma lata) contém 27mg de sódio.

Só pra se ter uma ideia, 250ml de leite integral, comum, tem quatro vezes mais sódio. E ainda assim não é uma quantidade alarmante. A verdade é que refrigerantes são alguns dos produtos industrializados ditos “prejudiciais” que têm a menor quantidade de sódio em sua composição.

Nota: os dados nutricionais no rótulo desconsideram grande parte do sódio complexado contido no refrigerante, na forma de benzoato de sódio, ciclamato de sódio e outros aditivos e conservantes. Apesar disso, mesmo se consideradas essas substâncias, a quantidade de sódio por porção (350ml) deve girar em torno de 300mg. Este valor não é baixo, mas está longe de ser preocupante.

4) Refrigerantes provocam gastrite, úlceras e má-digestão.

Essa é uma questão complicada. Os refrigerantes em geral são muito ácidos (possuem pH baixo). Alguns têm mais de um ácido em sua composição, mas todo refrigerante gaseificado possui o ácido carbônico, que é o responsável pelo gás dos refrigerantes.

Abaixo, uma tabela com o pH de alguns refrigerantes e de outras bebidas. Quanto menor o valor de pH, mais ácida é a bebida.

Bebida

pH

Suco gástrico (estômago) 2 Suco de lima 2,2 Suco de limão 2,4 Coca-Cola 2,5 Pepsi 2,5 Suco de laranja Minute Maid 2,8 Nestea sabor limão 3 Suco de laranja 3,6 Suco de maçã 3,4 Sprite 3,42 Água 7

Observação: devido ao procedimento de cálculo do pH, a diferença de uma unidade (pH=2 para pH=3) reduz a acidez em 10 vezes.

Como se pode observar, sucos como os de limão e lima sãomais ácidos que Coca-Cola e Pepsi. Os sucos de laranja natural e de maçã são mais ácidos que Sprite.

É fato que refrigerantes são ácidos. A acidez dos refrigerantes pode interferir no processo de digestão e absorção dos nutrientes quando a acidez ultrapassa certos limites. Além disso, essa acidez da alimentação pode modificar o pH sanguíneo e prejudicar processos metabólicos normais.

Alterações pequenas no pH sanguíneo podem ocasionar até mesmo a morte, mas esse tipo de fenômeno é extremamente difícil de ocorrer somente pelo consumo de alimentos ácidos.

Um problema que bebidas ácidas trazem, não nutricional, é a degradação dos dentes. O esmalte dos dentes é bastante sensível à acidez e se desgasta facilmente. Para minimizar esse processo, procure ingerir bebidas ácidas por meio de canudos, minimizando o contato do líquido com os dentes.

O suco de laranja industrializado é uma bebida mais ácida que a maioria dos refrigerantes, e com praticamente a mesma quantidade de açúcar.

5) Os corantes e aditivos dos refrigerantes causam câncer.

Todo alimento, substância e produto novo no mercado provoca um terrível furor de leigos sobre o assunto. A novidade quase nunca é bem-vinda, ainda mais quando é artificial. A resposta mais fácil é: “isso causa câncer”.

Esse tipo de resposta é extremamente contraproducente e não ajuda a informar aos consumidores os reais problemas, se é que realmente existem, dos produtos. Em vez disso cria-se um “achismo” sobre certos alimentos, normalmente industrializados.

Apesar de todo o protesto, há pouquíssimos estudos disponíveis que relacionam o efeito de corantes e aditivos alimentares artificiais dos refrigerantes no organismo humano.

Alguns estudos recentes observaram a presença de benzeno, um composto potencialmente carcinogênico (que provoca câncer) em certos refrigerantes, principalmente Fanta Uva e Fanta Laranja. Para sua segurança, procure ficar longe desses dois.

6) A Coca-Cola tem muita cafeína.

A quantidade de cafeína presente em 350ml (uma lata) de coca-cola normal é de 35mg, aproximadamente. Essa quantidade é a metade da presente em um café espresso. Doses terapêuticas diárias de cafeína giram em torno de 200mg, inclusive para promover bem-estar, atenção, concentração e outros benefícios, como dito em um artigo anterior.

Com efeito, 35mg de cafeína por lata de coca-cola normalper se não traz malefícios. Entretanto, a presença da cafeína em diversas bebidas está relacionada ao seu potencial viciante, justamente pela característica terapêutica dessa substância.

Um ponto importante: os refrigerantes, excetuando-se sua acidez, em alguns casos, não se diferem muito de sucos industrializados que são largamente comercializados e taxados de saudáveis. Tanto os sucos como os refrigerantes são basicamente água com açúcar.

Apesar de tudo que foi tudo, não use as informações desse artigo para justificar o vício de beber refrigerante. O melhor hidratante é e sempre será a água mineral. O consumo de refrigerantes deve ser esporádico, normalmente para sair da rotina ou dar um dia de "descanso" para a dieta.

A partir de agora, é interessante observar além do que é dito corriqueiramente sobre determinados alimentos. Separar o joio do trigo é um dos principais passos para modificar a alimentação de forma inteligente, simples e muito saborosa.

Fonte:http://nutricaodescomplicada.blogspot.com/

Editado por cao da noite
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

É bem semelhante ao que eu pensava sobre o assunto. Espero que seja confiável esse artigo.

Sempre tentei aliar o refrigerante com pré ou pós-treino, quando dava vontade, para evitar tomar em horários mais críticos, onde eles não colaborariam, como café da manhã e ou antes de dormir.

Valeu pelo texto, abraço

Editado por villas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...