Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diario Do Frango_13


Frango_13

Posts Recomendados

Quisso, quanto a questão levantada pela serotonina não foi o Broz que escreveu o texto. Foi um suposto cara da área da saúde que tentou explicar um conceito técnico de uma maneira mais simplificada, utilizando como prova alguns estudos - dentre estes, os que estão postados ali em cima.

Eu procurei alguma coisa bem rápida aqui sobre fadiga muscular, SNC, serotonina e contração do músculo esquelético e achei mais dois artigos que fazem a relação entre os neurotransmissores e o blá blá blá todo.

http://www.periodico...le/view/944/880

http://projetualclie...a-Muscular1.pdf

Porém eu também encontrei que a dopamina cai na atividade física intensa e a serotonina aumenta. Achei algo também relacionado ao receptor de tipo 2 de serotonina que são encontrados na superfície do músculo esquelético embora as finalidades disso não sejam bem compreendidas ainda. E por último a condição de contração muscular excessiva causada pela liberação de níveis elevados de serotonina no cérebro (síndrome serotoninérgica).

Enfim, este é um assunto técnico e a chance de eu falar cocô é muito grande, pois eu não sou da área. Vou reler o que o Abadjiev diz sobre esse período de adaptação que ocorre no corpo e ver se eu acho mais alguma coisa. E por favor, se quiser criar outro tópico na área acadêmica sobre isso seria bom, pois outras pessoas poderiam ajudar.

Quanto a rotação de exercícios. Sim no mundo das idéias isso iria ocorrer, sempre que se fosse tirar uma RM, independente da ordem dos exercícios a linha base estaria aumentada. Porém no mundo real não é isso que acontece, e muito menos quando se chega em níveis de performance mais altos. Saber preparar um peaking pra uma competição mais importante realmente é o que pega, e não é só um problema de um ou outro tipo de método, mas de todos.

@chateado

A estética entraria na discussão aqui meramente como um detalhe do nível de porcentagem de gordura corporal do indivíduo. Visto que estética é algo subjetivo, é melhor deixar que a forma siga a função ;))))))))

Editado por danilorf
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

@estética

A duvida é, Quisso treina pra performance? Se sim, ele é nadador? Se não, porque depilar o peito? :P

@Danilo

O que não consigo compreender muito, nessa questão do broz e tal, é porque ta mais diretamente ligado ao LPO, que é explosivo, não dá pra fazer uma grinding rep de snatch, por exemplo, ai fica complicado de testar isso do treino "100%" pra outros levantamentos, que irão envolver um componente a mais de resistência física, como Terra, por exemplo, principalmente na diferença das cargas utilizadas, que não deve ser desconsiderado.

Por outro lado, observando na prática algumas coisas que pendem pra esse lado explosivo, como um link que tinha lido uma vez e postei hoje também, de um cara que tinha um Squat de 1000 lbs e começou a fazer toneladas de kb swings por dia, bem como outras pessoas observadas em estudo, e foi observado que o pior momento era por volta do 7 dia, depois a adaptação ocorria etc.

Infelizmente meu conhecimento além do que já li a galera postar aqui e em outros forums (ou seja nada a acrescentar à discussão), e meu SPP é diferente do da galera aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Por que não? Se o cara curte treinar assim, mal não faz. Isso que você descreveu é mais ou menos o o que o Pavel faz no PTTP (power to the people), mas com agacho e supino no lugar de terra e OHP. Acho até mais efetivo que ficar de folia com 5x5, ABO ou WSB. O problema é sempre execução, que em geral, pra quem ainda tem dúvida do que quer, é uma caca.

2) RPE altíssimo. Volume bacana. Frequência ok. A progressão vai vir de qualquer forma. Ajusta os macros de acordo e bala. Não tem por que não dar certo. Volte à pergunta 1 que tem coisa dela aqui também.

3) Sim.

4) Divisão weirdo. Mas em treino não tem como dar errado. BYAITG tem a tendência de funcionar bem sempre. Vide o no pain no gain. Pode não ser ótimo, mas dá result

1, 2 3. Compreendido.

4) Essa é mas ou menos a divisão do treino pra iniciantes que o Jamie Lewis propõe no livro novo dele (Destroy the Oposition).

@estética

A duvida é, Quisso treina pra performance? Se sim, ele é nadador? Se não, porque depilar o peito? :P

@Danilo

O que não consigo compreender muito, nessa questão do broz e tal, é porque ta mais diretamente ligado ao LPO, que é explosivo, não dá pra fazer uma grinding rep de snatch, por exemplo, ai fica complicado de testar isso do treino "100%" pra outros levantamentos, que irão envolver um componente a mais de resistência física, como Terra, por exemplo, principalmente na diferença das cargas utilizadas, que não deve ser desconsiderado.

Por outro lado, observando na prática algumas coisas que pendem pra esse lado explosivo, como um link que tinha lido uma vez e postei hoje também, de um cara que tinha um Squat de 1000 lbs e começou a fazer toneladas de kb swings por dia, bem como outras pessoas observadas em estudo, e foi observado que o pior momento era por volta do 7 dia, depois a adaptação ocorria etc.

Infelizmente meu conhecimento além do que já li a galera postar aqui e em outros forums (ou seja nada a acrescentar à discussão), e meu SPP é diferente do da galera aqui.

Por essa razão que o Broz recomenda, no que seria um plano pra powerlifting, terra "leve" (speed pulls). E PRs no terra só algumas vezes ao ano.

Mas eu também gostaria de ver uma discussão em relação a esse ponto que você levantou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai que tá: você não faz 15 reps. No terra você fica longe do máximo. Usaria 70-80% pra 6-10 series de 1-3 reps. Nas palavras do Broz:

Max in the Squat is necessary, but max DL is bad. The lower back gets taxed too much with this lift and takes too long to recover. It is more of a single joint exercise then the squat. I prefer 70-85% Fast pulls for 2-3reps to build DL power. Neither of these taxes the CNS even close to what the SN and C/J do.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa eu aproveitar o debate pra tentar tirar uma dúvida:

Essa teoria do Abadjiev (e do Broz) tem como pressuposto um trabalho exclusivo de 1-3 RM?

"Due to fatigue these adaptations cannot be optimally developed when employing multiple repetition sets."

O "these adaptations" se refere a "increase the density of nerve impulse that can be generated by the central nervous system", que daria base ao aumento na frequência de trabalho máximo, tema do debate.

Me avisem se eu estiver confundindo alhos com bugalhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@caio e rafael

Quando você treina outro aspecto do levantamento como a velocidade, também seria necessário ir aos '100%' e aplicar aceleração máxima na barra - vide dias dinâmicos WSB.

Agora quanto treinar menos o terra e essas questões, bem, se o corpo se adapta ao estímulo ele vai se adaptar a terrar todos os dias com cargas máximas também. Pode não ser (ou pode?) o método mais eficiente pra se treinar, mas você vai se adaptar.

@greco

Para o levantamento de peso sim. Você teria que treinar da maneira mais próxima do que realizaria na competição, e como na competição o que vale é a carga máxima, então a zona de repetições é essa que você citou, dando mais ênfase a 1 repetição.

O these adaptation que você citou, se refere as adaptações do 'sistema' como um todo para a realização da atividade do sujeito, tanto adaptações no sistema nervoso, cardiovascular, pulmonar, muscular...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante deletado____

Quisso, quanto a questão levantada pela serotonina não foi o Broz que escreveu o texto. Foi um suposto cara da área da saúde que tentou explicar um conceito técnico de uma maneira mais simplificada, utilizando como prova alguns estudos - dentre estes, os que estão postados ali em cima.

Eu procurei alguma coisa bem rápida aqui sobre fadiga muscular, SNC, serotonina e contração do músculo esquelético e achei mais dois artigos que fazem a relação entre os neurotransmissores e o blá blá blá todo.

http://www.periodico...le/view/944/880

http://projetualclie...a-Muscular1.pdf

Porém eu também encontrei que a dopamina cai na atividade física intensa e a serotonina aumenta. Achei algo também relacionado ao receptor de tipo 2 de serotonina que são encontrados na superfície do músculo esquelético embora as finalidades disso não sejam bem compreendidas ainda. E por último a condição de contração muscular excessiva causada pela liberação de níveis elevados de serotonina no cérebro (síndrome serotoninérgica).

Enfim, este é um assunto técnico e a chance de eu falar cocô é muito grande, pois eu não sou da área. Vou reler o que o Abadjiev diz sobre esse período de adaptação que ocorre no corpo e ver se eu acho mais alguma coisa. E por favor, se quiser criar outro tópico na área acadêmica sobre isso seria bom, pois outras pessoas poderiam ajudar.

Quanto a rotação de exercícios. Sim no mundo das idéias isso iria ocorrer, sempre que se fosse tirar uma RM, independente da ordem dos exercícios a linha base estaria aumentada. Porém no mundo real não é isso que acontece, e muito menos quando se chega em níveis de performance mais altos. Saber preparar um peaking pra uma competição mais importante realmente é o que pega, e não é só um problema de um ou outro tipo de método, mas de todos.

@chateado

A estética entraria na discussão aqui meramente como um detalhe do nível de porcentagem de gordura corporal do indivíduo. Visto que estética é algo subjetivo, é melhor deixar que a forma siga a função ;))))))))

Antes de mais nada só quero deixar explícito aqui que você tá errado quando diz que "Toda essa história de SNC que o Louie fala é besteira", inclusive com as tuas próprias citações. Acho que ficou perdido esse fato no meio de tantas afirmações.

Olhando rapidamente a literatura, inclusive a que você passou, tenho tudo inclinado a pensar que o autor do texto, seja ele Broz, Louie, um médico ou Jesus, tá errado ou tá usando de hipóteses pouco válidas ou não provadas. Se serotonina fosse tão relevante pra contração muscular se usaria fluoxetina pra tratar mal de parkinson. Mas realmente, é um assunto a se tratar na área acadêmica, até porque isso ainda não tem por lá.

Na WSB o peaking não é problema, é só mais uma parte, o programa todo é flexível suficiente pra isso, não tem o que discutir, os caras não fabricam títulos à toa.

E volte a ler sobre cartesianismo, seu conceito sobre a dicotomia material/ideal tá distorcido, só porque algo é ideal não quer dizer que ele seja hipotético.

@estética

A duvida é, Quisso treina pra performance? Se sim, ele é nadador? Se não, porque depilar o peito? :P

Eu não depilo.

Então seria algo do tipo Squat ME e Terra DE?

Me parece meio improvisado sei lá, quando começa a aparecer "I prefer" e "I think" nos artigo começa a ir pra outro campo já =/

DE com 70% de RM não existe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não seja genérico, eu apresentei vários argumentos dizendo o porque a questão do SNC ser besteira. Contra-argumente que talvez até eu possa me convencer do contrário, ou então contra-argumentar o seu contra-argumento.

O programa não precisa ser flexível para se começar o período de peaking, só é necessário que se acerte o timing para que esta fase comece. A citação feita ao Pat Mendes, envolvia muitas outras coisas - dorgas - do que simplesmente um erro nessa fase.

E você não entendeu, mas a referência não foi a René Descartes e sim a Platão e Aristóteles.

Se você criar o tópico sobre o assunto da serotonina lá área da seção acadêmica com certeza eu irei acompanhar.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...