Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida Dieta Cetogenica


Otavio sodre

Posts Recomendados

Dieta cetogênica não é hipocalórica?

Não necessariamente é hipocalórica.

Transformação de carboidratos em gorduras (de novo lipogenesis) só ocorre em condições relevantes com altíssimas ingestões de carboidratos (da ordem do seu gasto calórico) e por alguns dias. O que ocorre é que, em condições hipercalóricas, a gordura que você consumir junto de uma refeição de carboidrato será armazenada, e não utilizada como fonte de energia.

Mas o hiperinsulinismo é vilão sim. Altas doses de insulina são produzidas com a ingestão de uma elevada quantia de carboidratos, como o corpo não consegue usar toda essa energia, ela é transformada em gordura. A dieta cetogênica promove a normalização dos níveis de insulina, e a queima da gordura pela cetose. O mesmo que eu disse, apenas esqueceu do hiperinsulinismo.

Editado por Derdrake
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Supermoderador

Dieta cetogênica não é hipocalórica?

Não necessariamente é hipocalórica.

Transformação de carboidratos em gorduras (de novo lipogenesis) só ocorre em condições relevantes com altíssimas ingestões de carboidratos (da ordem do seu gasto calórico) e por alguns dias. O que ocorre é que, em condições hipercalóricas, a gordura que você consumir junto de uma refeição de carboidrato será armazenada, e não utilizada como fonte de energia.

Mas o hiperinsulinismo é vilão sim. Altas doses de insulina são produzidas com a ingestão de uma elevada quantia de carboidratos, como o corpo não consegue usar toda essa energia, ela é transformada em gordura. A dieta cetogênica promove a normalização dos níveis de insulina, e a queima da gordura pela cetose. O mesmo que eu disse, apenas esqueceu do hiperinsulinismo.

Isso só vai ocorrer se você sofrer de severa resistência a insulina (o que é relativamente comum em obesos). Não ocorre em pessoas saudáveis.

Ainda estou no aguardo de um estudo científico que mostre que você pode perder gordura sem déficit calórico :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso só vai ocorrer se você sofrer de severa resistência a insulina (o que é relativamente comum em obesos). Não ocorre em pessoas saudáveis. Ainda estou no aguardo de um estudo científico que mostre que você pode perder gordura sem déficit calórico :D

Olha mesmo que não exista ainda estudos que comprovem não significa que não é verdade. Quantos fenômenos, e eventos ainda não obtiveram uma explicação científica? Como havia dito no livro do Dr. Atkins ele descreve vários exemplos de pacientes que obtiveram perda de peso sem déficit calórico. E vou explicar para você o meu caso: Venho a três meses aumentando a intensidade do meu treino com pesos, e diminuindo as calorias da minha dieta visando perder peso. Nesses três meses eu mantive a mesma dieta de antes, mas fazendo as seguintes modificações:

- Cortei o açúcar da dieta.

- diminui pela metade as calorias da dieta.

- Diminui drasticamente o consumo de refrigerante.

Mesmo assim nesses três meses, e venho me pesando constantemente. Perdi o equivalente a 4kg.

Agora estou fazendo a dieta cetogênica do Dr. Atkins, e aumentei as calorias da dieta em relação a esta dieta que descrevi. E mesmo assim perdi 3 kg em 5 dias. Como você explica isso? Entende eu olho pra mim e me vejo como um desses tantos exemplos relatados por Atkins.

Bom então vamos aos artigos:

Em relação a dietas com menos gorduras, comparação com a cetogênica:

Faz menção ao que falei sobre o consumo de gordura contribuir também para a perda da gordura acumulada no corpo, já que a dieta cetogênica é composta principalmente por proteínas e gorduras.

http://openkitchencentral.com/food/A-Low-Carbohydrate-Ketogenic-Diet-versus-a-Low-Fat-Diet-To-Treat-Obesity-and-Hyperlipidemia.pdf

Dietas com alto índice de proteínas aumentam a termogênese:

Bom pode não haver ainda artigos que demonstram, que uma ingestão maior de calorias pode levar a perda de peso, mas o aumento da termogênese pelas proteínas já indica algo importante em relação a isso.

http://www.jacn.org/content/23/5/373.full.pdf

Artigo mostrando que a dieta cetogênica diminui a fome, comparação com uma dieta alta em proteínas com mais carboidratos.

O que demonstra a lógica de Atkins, uma pessoa que inicia essa dieta pode no início consumir mais calorias, mas ao longo dos dias de dieta ela terá uma sensação maior de saciedade, portanto consumirá menos calorias.

http://www.ajcn.org/content/87/1/44.full

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Olha mesmo que não exista ainda estudos que comprovem não significa que não é verdade. Quantos fenômenos, e eventos ainda não obtiveram uma explicação científica?

Com certeza. Mas isto é extremamente improvável.

Como havia dito no livro do Dr. Atkins ele descreve vários exemplos de pacientes que obtiveram perda de peso sem déficit calórico.

Há diversas formas de aumentar o gasto calórico; uma pequena mudança na rotina pode causar um grande impacto. Sem ter valores exatos da dieta e do gasto calórico não dá pra afirmar que "obtiveram perda de peso sem déficit calórico". Caso exista uma pesquisa mostrando estes valores eu gostaria de ver.

E vou explicar para você o meu caso: Venho a três meses aumentando a intensidade do meu treino com pesos, e diminuindo as calorias da minha dieta visando perder peso. Nesses três meses eu mantive a mesma dieta de antes, mas fazendo as seguintes modificações:

- Cortei o açúcar da dieta.

- diminui pela metade as calorias da dieta.

- Diminui drasticamente o consumo de refrigerante.

Mesmo assim nesses três meses, e venho me pesando constantemente. Perdi o equivalente a 4kg.

Agora estou fazendo a dieta cetogênica do Dr. Atkins, e aumentei as calorias da dieta em relação a esta dieta que descrevi. E mesmo assim perdi 3 kg em 5 dias. Como você explica isso? Entende eu olho pra mim e me vejo como um desses tantos exemplos relatados por Atkins.

Sinto muito, mas eu continuo achando que você perdeu principalmente água é glicogênio - é extremamente comum perder de 2 a 3 kg no início de uma dieta cetogênica. Caso sua perda de peso se mantenha em 3 kg a cada 5 dias com essa dieta, eu mudarei minha opinião :D

Bom então vamos aos artigos:

Em relação a dietas com menos gorduras, comparação com a cetogênica:

Faz menção ao que falei sobre o consumo de gordura contribuir também para a perda da gordura acumulada no corpo, já que a dieta cetogênica é composta principalmente por proteínas e gorduras.

http://openkitchence...erlipidemia.pdf

Não consegui abrir este arquivo. Mas é fato em dietas desse tipo a eficiência de queima de gordura aumenta.

Dietas com alto índice de proteínas aumentam a termogênese:

Bom pode não haver ainda artigos que demonstram, que uma ingestão maior de calorias pode levar a perda de peso, mas o aumento da termogênese pelas proteínas já indica algo importante em relação a isso.

http://www.jacn.org/.../5/373.full.pdf

Sim, proteínas têm um efeito térmico maior do que carboidratos e gorduras; em torno de 20% das calorias ingeridas são gastas pelo corpo para digerir as proteínas. Por isso alguns cientistas consideram que 1 grama de proteína equivale a 3.2 kcal, e não 4 como de costume. Mas é uma diferença pequena - trocar 100g de carboidrato (ou o equivalente calórico em gordura) por 100g de proteína terá um efeito de apenas 80 kcal.

Artigo mostrando que a dieta cetogênica diminui a fome, comparação com uma dieta alta em proteínas com mais carboidratos.

O que demonstra a lógica de Atkins, uma pessoa que inicia essa dieta pode no início consumir mais calorias, mas ao longo dos dias de dieta ela terá uma sensação maior de saciedade, portanto consumirá menos calorias.

http://www.ajcn.org/...nt/87/1/44.full

Sim, a cetose inibe um pouco o apetite. E esse é justamente o meu ponto - a pessoa irá consumir menos calorias porque a dieta é mais saciante, e por isso irá perder mais peso. Mas no final tudo se resume ao maior déficit calórico proporcionado pela dieta cetogênica. Se for comparar com outra dieta com mesmo déficit calórico, a perda de gordura será equivalente. A vantagem da dieta cetogênica é que será mais fácil (em termos de saciedade) obter o mesmo déficit calórico.

Depois vou procurar um estudo que mostra que a perda de gordura é equivalente, independente da dieta, para um mesmo déficit calórico. Assim que eu achar eu posto aqui.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Os estudos:

Ketogenic low-carbohydrate diets have no metabolic advantage over nonketogenic low-carbohydrate diets

Carol S Johnston, Sherrie L Tjonn, Pamela D Swan, Andrea White, Heather Hutchins and Barry Sears

http://www.ajcn.org/.../83/5/1055.full

Weight and Metabolic Outcomes After 2 Years on a Low-Carbohydrate Versus Low-Fat Diet - A Randomized Trial

Gary D. Foster, PhD; Holly R. Wyatt, MD; James O. Hill, PhD

http://www.annals.or...7.full.pdf+html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os estudos:

Ketogenic low-carbohydrate diets have no metabolic advantage over nonketogenic low-carbohydrate diets

Carol S Johnston, Sherrie L Tjonn, Pamela D Swan, Andrea White, Heather Hutchins and Barry Sears

http://www.ajcn.org/.../83/5/1055.full

Weight and Metabolic Outcomes After 2 Years on a Low-Carbohydrate Versus Low-Fat Diet - A Randomized Trial

Gary D. Foster, PhD; Holly R. Wyatt, MD; James O. Hill, PhD

http://www.annals.or...7.full.pdf+html

Bom vários estudos demonstram que a dieta cetogênica apresenta uma perda de peso maior que as dietas de baixa caloria. Isto num espaço de tempo menor que as demais dietas. Esta é a principal vantagem, já a longo prazo é outra história, apesar de ser difícil a confiabilidade num estudo a longo prazo com seres humanos, que podem muito bem burlar a dieta, pois se trata de uma mudança radical nos hábitos alimentares das pessoas.

Observe que no artigo: " Weight and Metabolic Outcomes After 2 Years on a Low-Carbohydrate Versus Low-Fat Diet" que avalia estas duas dietas durante dois anos. Logo na primeira página: " Intervention: After 3 months, participants in the low-carbohydrate diet group increased their carbohydrate intake (5 g/d per wk) until a stable and desired weight was achieved." Ou seja o grupo que fazia a dieta cetogênica aumentou os carboidratos em 5g dia por semana. Pra mim isso primeiro já estrapola o limite de 20g de carboidratos por dia, o que prejudica a observação dos efeitos da dieta cetogênica. O Dr. Atkins por exemplo defende esse limite de 20 de carboidratos por dia apenas na fase de indução, nos primeiros 14 dias de dieta. Após essa data a pessoa deveria diminuir ainda mais a quantia de carboidratos. Já a pesquisa mostra um aumento semanal dos carboidratos, após 3 meses de dieta respeitando a porção de 20g semanais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Bom vários estudos demonstram que a dieta cetogênica apresenta uma perda de peso maior que as dietas de baixa caloria. Isto num espaço de tempo menor que as demais dietas. Esta é a principal vantagem, já a longo prazo é outra história, apesar de ser difícil a confiabilidade num estudo a longo prazo com seres humanos, que podem muito bem burlar a dieta, pois se trata de uma mudança radical nos hábitos alimentares das pessoas.

Observe que no artigo: " Weight and Metabolic Outcomes After 2 Years on a Low-Carbohydrate Versus Low-Fat Diet" que avalia estas duas dietas durante dois anos. Logo na primeira página: " Intervention: After 3 months, participants in the low-carbohydrate diet group increased their carbohydrate intake (5 g/d per wk) until a stable and desired weight was achieved." Ou seja o grupo que fazia a dieta cetogênica aumentou os carboidratos em 5g dia por semana. Pra mim isso primeiro já estrapola o limite de 20g de carboidratos por dia, o que prejudica a observação dos efeitos da dieta cetogênica. O Dr. Atkins por exemplo defende esse limite de 20 de carboidratos por dia apenas na fase de indução, nos primeiros 14 dias de dieta. Após essa data a pessoa deveria diminuir ainda mais a quantia de carboidratos. Já a pesquisa mostra um aumento semanal dos carboidratos, após 3 meses de dieta respeitando a porção de 20g semanais.

Sim, porque a curto prazo você perde mais água. A longo prazo você recupera, e a perda de peso será similar.

Veja que a perda de gordura também é similar.

Com relação à dieta do Dr Atkins, após a fase de indução você aumenta carboidratos, não? Pelo menos é o que diz no livro (aumentar 5g de carboidratos por semana, até chegar na fase 3). A única diferença do estudo para o livro é que no estudo esse aumento só foi feito após 3 meses, e o livro fala para começar o aumento após 14 dias.

Do livro:

"A FREQUENTLY ASKED QUESTION (OR TWO

I'm used to counting calories. How many am I allowed during Induction?

There is no need to count calories. The Atkins Nutritional Approach counts grams of carbohydrates instead of calories. At the beginning of Induction you are allowed 20 grams of carbohydrates, gradually adding them in 5-gram increments as you progress from Ongoing Weight Loss to PreMaintenance, and finally to the Lifetime Maintenance phase of Atkins.

Although there is no need to count calories, they do matter. Gaining weight results from taking in more calories than you expend through exercise, thermogenesis (the body's own heat production) and other metabolic functions. Research has shown that on a controlled carbohydrate program, more calories are burned than in a low-fat/high-carb diet, so there is a certain metabolic advantage to the controlled carb approach. But understand that this does not give you a license to gorge."

E em vermelho ele fala que as calorias importam :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Ainda voltarei para a dieta cetogênica. Da primeira vez que tentei, perdi muita performance na academia nas primeiras 2 semanas, e então resolvi parar. Humor, mau-hálito e sono no final da tarde foram bem fortes também. Se dieta hipo já dá mau humor, cetogênica para mim foi ^2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, porque a curto prazo você perde mais água. A longo prazo você recupera, e a perda de peso será similar.

Veja que a perda de gordura também é similar.

Com relação à dieta do Dr Atkins, após a fase de indução você aumenta carboidratos, não? Pelo menos é o que diz no livro (aumentar 5g de carboidratos por semana, até chegar na fase 3). A única diferença do estudo para o livro é que no estudo esse aumento só foi feito após 3 meses, e o livro fala para começar o aumento após 14 dias.

Do livro:

"A FREQUENTLY ASKED QUESTION (OR TWO

I'm used to counting calories. How many am I allowed during Induction?

There is no need to count calories. The Atkins Nutritional Approach counts grams of carbohydrates instead of calories. At the beginning of Induction you are allowed 20 grams of carbohydrates, gradually adding them in 5-gram increments as you progress from Ongoing Weight Loss to PreMaintenance, and finally to the Lifetime Maintenance phase of Atkins.

Although there is no need to count calories, they do matter. Gaining weight results from taking in more calories than you expend through exercise, thermogenesis (the body's own heat production) and other metabolic functions. Research has shown that on a controlled carbohydrate program, more calories are burned than in a low-fat/high-carb diet, so there is a certain metabolic advantage to the controlled carb approach. But understand that this does not give you a license to gorge."

E em vermelho ele fala que as calorias importam :D

Esta fase que você cita é a da pré manutenção. Ele deixa claro no livro que essa fase é um preparo para quem quer fazer a dieta permanentemente, e já atingiu, ou falta perder apenas seus 2,5kgs finais. Ou seja essa medida é para quem quer continuar na dieta visando manter o peso alcançado anteriormente. Ele fala até que este aumento de 5g pode ser maior, para a pessoa ir testando o quanto ela pode aumentar os carboidratos, sem que a cetose deixe de atuar. E explica que aumentando os carboidratos, logo a pessoa perderá menos peso. Não seria justo usá-la para comparar com outra dieta (rica em carboidratos e pobre em gorduras), se você poderia perder muito mais peso mantendo os 20g de carboidratos diários (fase de indução) ou reduzindo.

Na parte grifada em vermelho por você, ele diz que não há necessidade de contar as calorias que isso não importa. E quando fala "Ganhar peso resulta de tomar mais calorias do que você gasta através de exercícios, termogênese (a produção do corpo próprio calor) e outras funções metabólicas", deve estar se referindo a outras dietas. Leia de novo, não dá pra separar do contexto em que foi escrito né? Durante o livro todo ele defende que as calorias não são importantes, mas que a saciedade da dieta se encarregará pela diminuição das calorias. Só que as calorias não são uma preocupação rigorosa, como numa dieta de calorias(onde se contam as calorias e gorduras ingeridas). :lmaosmiley:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

to com duvidas aqui gente vamos la.

Primeira: Eu como uma maça pra ir treinar de manha e depois so proteina pura nada de carbo pode isso?

Segunda: Eu tomo pre treino jack 3d pode na dieta?

Terceira: Estou comendo muito queijo na tabela diz que é 0 porcento carbo mais tem muita gordura pode ( o queijo é ricota)?

Quarta: To no quarto dia mais nao notei diferença eu so muito psicado com meu corpo fico olhando medindo todos os dias e nao notei diferença, meu objetivo é secar e nao engordar, porque tenho tendencia a engordar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...