Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Existe Carga "excessiva" Na Musculação De Qualidade?


Visitante usuario_excluido22ss

Posts Recomendados

Visitante usuario_excluido22ss

Olá Serjão!

Primeiramente, obrigado pela tua contribuição neste tópico.

Você perguntou o tamanho do professor. Se esta foto aí da tua mensagem for a sua, então te digo que o professor é maior e mais vascularizado que você. Ele não é nenhum fisiculturista competidor, mas é bem grande sim.

Pra mim, o corpo do professor é uma PROVA que uso de métodos de treinamento que não sejam focado SOMENTE em altíssimas cargas funcionam muito bem.

Em todo caso, isso é típico de nosso anabólico esporte. Temos tendência de julgarmos o que o outro pensa, olhando primeiramente para o corpo dele. Se for musculoso, prestamos atenção. Se não for, o que o cara diz é "bullshit". Recomendo cuidado com esse tipo de pensamento. Afinal, muitos treinadores de campeões Olympia, como o treinador de Ronnie Coleman, Não chegaram sequer PERTO das massas musculares de seus "alunos" né...

Acho que o pessoal não pegou o espírito do tópico. Sim, existem muuuuuuuuitos fisiculturistas que usam altíssimas cargas, com qualidade de movimento, e nunca tem nada nas articulações... e usam isso como argumento para dizer que altas cargas não são prejudiciais ao indivíduo.

Mas se esquecem que existem sim indivíduos altamente treinados que rompem ligamentos, músculos, tem hérnia etc. etc. E isso está diretamente ligado à carga que o indivíduo treina, na minha opinião! Afinal, acho que TODOS concordam que esses caras, fisiculturistas altamente treinados, orientados, que comem bem... NÃO vão fazer um exercício de modo incorreto não é? Citei o exemplo de Dorian que além de treinar com altas cargas, treinava basicamente em máquinas (que é mais seguro pras articulações que pesos livres), e rompeu o tríceps. Olhem bem, ele rompeu, não teve um simples estiramento ou inflamação. ROMPEU. Quando isso ocorre meus amigos, dá-se uma idéia de como o músculo do cara já estava nas últimas e, MESMO ASSIM, ele era altamente treinado, executava corretamente os exercícios e comeia bem. Ninguém comentou esse fato.

Bom, a dúvida permanece. Afinal, não é realmente possível dizer algo do tipo: "rosca direta: até 30kg, acima disso é carga excessiva para qualquer um, treinado ou não, com execução correta ou não". Ou então: "supino reto até 150kg. Acima disso PODE prejudicar as articulações de qualquer um AO LONGO DO TEMPO".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Olá Serjão! Primeiramente, obrigado pela tua contribuição neste tópico. Você perguntou o tamanho do professor. Se esta foto aí da tua mensagem for a sua, então te digo que o professor é maior e mais vascularizado que você. Ele não é nenhum fisiculturista competidor, mas é bem grande sim. Pra mim, o corpo do professor é uma PROVA que uso de métodos de treinamento que não sejam focado SOMENTE em altíssimas cargas funcionam muito bem. Em todo caso, isso é típico de nosso anabólico esporte. Temos tendência de julgarmos o que o outro pensa, olhando primeiramente para o corpo dele. Se for musculoso, prestamos atenção. Se não for, o que o cara diz é "bullshit". Recomendo cuidado com esse tipo de pensamento. Afinal, muitos treinadores de campeões Olympia, como o treinador de Ronnie Coleman, Não chegaram sequer PERTO das massas musculares de seus "alunos" né... Acho que o pessoal não pegou o espírito do tópico. Sim, existem muuuuuuuuitos fisiculturistas que usam altíssimas cargas, com qualidade de movimento, e nunca tem nada nas articulações... e usam isso como argumento para dizer que altas cargas não são prejudiciais ao indivíduo. Mas se esquecem que existem sim indivíduos altamente treinados que rompem ligamentos, músculos, tem hérnia etc. etc. E isso está diretamente ligado à carga que o indivíduo treina, na minha opinião! Afinal, acho que TODOS concordam que esses caras, fisiculturistas altamente treinados, orientados, que comem bem... NÃO vão fazer um exercício de modo incorreto não é? Citei o exemplo de Dorian que além de treinar com altas cargas, treinava basicamente em máquinas (que é mais seguro pras articulações que pesos livres), e rompeu o tríceps. Olhem bem, ele rompeu, não teve um simples estiramento ou inflamação. ROMPEU. Quando isso ocorre meus amigos, dá-se uma idéia de como o músculo do cara já estava nas últimas e, MESMO ASSIM, ele era altamente treinado, executava corretamente os exercícios e comeia bem. Ninguém comentou esse fato. Bom, a dúvida permanece. Afinal, não é realmente possível dizer algo do tipo: "rosca direta: até 30kg, acima disso é carga excessiva para qualquer um, treinado ou não, com execução correta ou não". Ou então: "supino reto até 150kg. Acima disso PODE prejudicar as articulações de qualquer um AO LONGO DO TEMPO".

Caro caaete,

Não leve a mau o que falei.....e que fico um pouco irado com algumas "verdades" que as pessoas assumem sem considerar os milhões de particularidades existentes.

Um instrutor ou qualquer outra pessoa não pode simplesmente afirmar uma coisa sem o devido embasamento.

Nesse caso, pensando melhor, eu acho que não existe uma resposta única, creio que a resposta seria "depende".

A diferença genética entre um individuo e outro é muuuuuito grande (basta olhar as fotos dos membros do site).

Eu por exemplo já malhei outras vezes e não obtive bons resultados com esse tipo de metodologia. Malho serio faz somente um ano e se tivesse mantido o mesmo pensamento já teria desistido por não ver resultados novamente.

E o corpo nesse esporte é um cartão de visitas e acabamos por avaliar as pessoas dessa maneira. Na minha academia NENHUM professor tem condições de passar um treinamento descente. Se você olhasse o físico desses profissionais você entenderia o porque falei dessa maneira.

Em resumo: O que vale (ou funciona) para um, pode (ou certamente) não funcionará com outros.

Não estou defendo que só as cargas excessivas que funcionam, mas se o seu corpo tiver a tendência de "pedir" cargas excessivas, você dificilmente terá resultados expressivos co cargas menores.

Abraço!

Editado por Serjão Piza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde galera,

Vou dar minha humilde opinião.....Concordo com o caaete, pois o excesso de carga é prejudicial sim as articulações, porém, se os exercícios forem realizados de forma incorreta com certeza os problemas virão em curto prazo. O excesso de carga pra um é diferente pra outro e vice-visa (por vários fatores como genética, alimentação, descanso, suplementação..etc). Acho que todos temos limites quanto ao peso utilizado em diferentes exercícios, não sabemos que "PESO" é este, mas temos. Vou dá um exemplo, uma caminhonete tem capacidade de carga de 1.000 kg (capacidade máxima já determinada), ou seja se colocarmos um peso superior a isto, o carro vai "ARRIAR" (estourarão os amortecedores...), nosso corpo tb é uma máquina (porém com carga não estipulada)mas tem-se carga X máxima de suportar um certo peso, caso ultrapassemos este peso X com certeza vamos "ARRIAR" tb. Outra coisa, se este mesmo carro sempre andar com o peso maximo ele durará menos do que se andasse com peso menor...correto!

Valeu galera

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, fico triste em concordar com seu professor..

eu mesmo sou prova disso, nunca tive problema no joelho nem nos pulsos (so uma vez que quebrei o pulso esquerdo, mas nao tive ''sintomas'') e principalmente por ser novo (tenho 15 anos), ja estressei minhas articlações em exercicios como rosca direta e agachamento, mas na rosca foi porque ao fazer o exercicio eu movimentava os cotovelos ao invez de somente o antebraço, isso me fez pegar mais peso e executar de uma forma errada, o que provavelmente foi o motivo de meus pulsos serem um pouco ''frageis'' e veja bem, eu faço rosca direta com 10 kilos! um peso ridiculo comparado ao que todo mundo aqui pega, mas simplismente por ter feito de forma errada ja fudi eles

e com o joelho foi por causa do agachamento, nao tenho genetica pra perna mas elas sao bem grande pelo fato de sempre ter jogado futebol desde muleque (nao era so futebol desses de pelada nao viu galera? hahaha era serio, ja tentei passaar pra federação e tudo mas infelizmente nao deu certo)... entao elas ja sao bem fortes comparadas ao resto do meu corpo e quando comecei a fazer agachamento por ja pegar bastante peso log ode cara acabei nao fortalecendo as ligações, creio eu, o que fez que toda vez que eu faço agachamento agora sinto um pouco o joelho, portanto decidi diminuir a carga e fazer mais repetições

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, fico triste em concordar com seu professor..

eu mesmo sou prova disso, nunca tive problema no joelho nem nos pulsos (so uma vez que quebrei o pulso esquerdo, mas nao tive ''sintomas'') e principalmente por ser novo (tenho 15 anos), ja estressei minhas articlações em exercicios como rosca direta e agachamento, mas na rosca foi porque ao fazer o exercicio eu movimentava os cotovelos ao invez de somente o antebraço, isso me fez pegar mais peso e executar de uma forma errada, o que provavelmente foi o motivo de meus pulsos serem um pouco ''frageis'' e veja bem, eu faço rosca direta com 10 kilos! um peso ridiculo comparado ao que todo mundo aqui pega, mas simplismente por ter feito de forma errada ja fudi eles

e com o joelho foi por causa do agachamento, nao tenho genetica pra perna mas elas sao bem grande pelo fato de sempre ter jogado futebol desde muleque (nao era so futebol desses de pelada nao viu galera? hahaha era serio, ja tentei passaar pra federação e tudo mas infelizmente nao deu certo)... entao elas ja sao bem fortes comparadas ao resto do meu corpo e quando comecei a fazer agachamento por ja pegar bastante peso log ode cara acabei nao fortalecendo as ligações, creio eu, o que fez que toda vez que eu faço agachamento agora sinto um pouco o joelho, portanto decidi diminuir a carga e fazer mais repetições

O problema neste caso não é o peso q vc pega, ou o movimento(é importante, eu sei, mas calma, ainda não terminei), o q fode é a sua idade! Está se desenvolvendo, e com certeza se pegar nem q seja um pouco mais pesado, e realizar várias repetições de forma erronea, vai lhe causar mais problemas do q alguem q já passou dessa fase.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema neste caso não é o peso q vc pega, ou o movimento(é importante, eu sei, mas calma, ainda não terminei), o q fode é a sua idade! Está se desenvolvendo, e com certeza se pegar nem q seja um pouco mais pesado, e realizar várias repetições de forma erronea, vai lhe causar mais problemas do q alguem q já passou dessa fase.

com certeza, nao discordo de voce! so que acho que tambem tenho um ''limite'' pras minhas articulações que seja menor de quem ja é adulto e acredito que nao esteja muito longe dele

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

com certeza, nao discordo de voce! so que acho que tambem tenho um ''limite'' pras minhas articulações que seja menor de quem ja é adulto e acredito que nao esteja muito longe dele

Sim, e eu disse isso. Na sua idade o corpo ainda está se desenvolvendo, e fazendo as séries com movimentos bruscos e erroneos com certeza vai lhe causar um mal, que pode lhe acompanhar pro resto de sua vida. É esta a razão de não recomendarem certos exercicios e suplementos para esta fase da vida.

Tipo, eu por exemplo pegava mt peso na adolescencia, pois comecei a trabalhar com 14 anos, e entregava móveis. Hoje estou com a coluna lotada de bico de papagaio, problemas no ciático e na lombar devido a essa parte da minha adolescencia, ou seja, algo q ficou adormecido e só veio a se desenvolver agora!! Se eu pegasse os mesmos pesos agora, não teria problema, porem na juventude, td ainda estava praticamente em construção, e a consequencia do q fiz antes sofro(e mt) agora. Ou seja, vc pode estar sentindo poucas dores, mas q no futuro(espero q não), pode vir a lhe causar mts dores de cabeça.

Desvirtuei um pouco o tópico, mas espero q tenha lhe sido útil. Abraços, e boa recuperação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha eu acho que não há ganhos sem sofrimento.

Eu já fiz essas duas coisas aí treinar leve e intenço treinar pesado e intenço sabe não há como treinar leve e ter ganhos bons, você nunac terá grandes OMBROS se não treina-los pesado e eles reclamaram um pouco nas articulações não somente na hora do exercícios mas depois e isso é assim mesmo, treine-lo mais leve e intençõ e nunca verá eles grandes, é um fato.

Já parei com essa história de treinar leve e intenço vou ser um eterno fitness... eu to treinando pesado e metade pesado e leve cada par de músculo semanalmente e tá muito bom, tava treinando pesadão e tava tendo ganhos bons inventei de treinar leve e intenço e eu tava só definindo e tchau volume... quero volume... o que te faz vestir uma camisa e todos olharem é o volume muscular o que te faz se sentir bem consigo mesmo é a densidade que só vem com treinos arduos que deixara suas articulações um pouco esgotadas sempre. MINHA OPINIÃO baseada em mim mesmo. rs

Não vou puxar saco nem encher linguiça aqui não pois não ganho nada com isso, mas eu to com um treino miofibrilar e sarcosplastico baseado no que o Craw citava no diario dele. rs

Não to dizendo também que to fazendo um treino miofibrilar correto porque nem sei se to mas pelo menos tá tudo indo bem. E já que eu notei que os ganhos leves eram diferentes tavam só me secando e definindo achei uma boa arriscar já que o treino pesado tava bem melhor, abaixo a cabeça e reconheco que andei falando demais achando que o treino pesado não tava mais dando resultado mas é foda que não tava mesmo só quando parei umas três semanas e voltei que tá dando, vou fazer isso mais vezes mas nunca abandonar o treino pesado é a mensagem maior aqui em minha humilde opinião viu.

Editado por Flex W.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse tópico já foi postado em outro fórum de discussões e, portanto, neste, repiso a mesma resposta sobre a questão.

O princípio que basila a hipertrofia é o da sobrecarga. Portanto, carga excessiva é aquela que seu sistema músculo-esquelético e ligamentar não consegue sustentar e lesão está normalmente ligada à incorreta execução do exercício ou a questões morfológicas e fisiológicas que devem ser diagnosticadas em checkups períodicos por médico habilitado.

É óbvio que a utilização de uma sobrecarga além das possibilidades físicas vai levar à uma execução incorreta e, por conseguinte, podendo ocasionar o surgimento de lesões, porém veja que não é a sobrecarga que ocasiona lesões, mas o erro na definição da carga para determinado e certo treinando. De fato, isso exige preparação, muita pesquisa, estudo E, sobretudo, DESAPEGO AO EGO, o que não é o caso de muitos malhadores de plantão nem de alguns "treinadores", mal formados e sem experiências práticas, que infestam as academias.

Isso, sem entrar na importância de uma dieta equilibrada e de suficiente sono que permita a autocompensação.

Diante desse posicionamento foi questionado POR QUE MUITOS BODYBUILDERS ALTAMENTE TREINADOS SOFREM LESÕES GRAVÍSSIMAS COM O TEMPO? Eles não tem os músculos mais fortes? Os tendões mais fortes? E eles NÃO aumentam as cargas repentinamente...

Por que vários deles tem lesões tão graves, como ROMPIMENTO de tendões (fortalecidos)? SERÁ QUE NÃO SERIA PELAS CARGAS ALTÍSSIMAS QUE OS MESMOS USAM EM SEUS TREINOS? Lembra-se da lesão sofrida por Dorian Yates que teve rompimento do tríceps.

Pois bem.

A questão de lesão nos fisiculturistas profissionais de praxe está diretamente ligada aos efeitos colaterais da utilização dos EA que intensificam a força e potência em detrimento do sistema ligamentar que não acompanha esse abrupto aumento decorrente dos efeitos dos EA sobre o sistema músculo-esquelético.

Essa foi o causa da ruptura do tríceps do Dorian Yates, em especial porque ele vinha de um extenso período em off e precisava se preparar num curto prazo para o Olympia, o que o levou à intensificação dos treinos, além da capacidade dele.

Por isso, torno a frisar, entendo que não existe carga excessiva, mas sobrecarga que o sistema músculo-esquelético E LIGAMENTAR não suporta. A utilização de EA falseia essas informações, fazendo com que se acredite numa capacidade maior do que a efetiva e esquecendo-se que os ligamentos compõem esse conjunto e que não acompanham esse acréscimo de força e potência.

Portanto, isso somente reforça que a lesão, quando ligada à sobrecarga, normalmente decorre de erro na definição da carga para determinado e certo indivíduo e não da sobrecarga em si (nesse universo estão os fisiculturistas, os atletas recreacionais, os malhadores de plantão etc). Sobrecarga não ocasiona lesão se bem definida sob o prisma de respeito à capacidade individual do treinando. O erro na definição da sobrecarga é que pode levar a uma lesão.

Agora não restam dúvidas que a possibilidade de lesões num treinamento de intensidade, na fase ordinária ou de choque, é muito maior do que num treino de manutenção ou de recuperação, justamente porque é maior a possibilidade de erro já que o treinando está trabalhando no limite dele.

Porém, também é certo que os resultados hipertróficos obtidos do treino com intensidade são muito superiores àqueles advindos de um treino sem intensidade ou simples "malhação".

Também é certo que para o "treinador" é muito mais cômodo não responder pela ocorrência desse fator de risco que sempre está ligado a um treinamento realizado no limite do treinando e, assim, manter a "reputação".

Treinar, comer e dormir: SEMPRE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...