Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Atividade Física Reduz Os Efeitos Do Envelhecimento.


Gusmão420

Posts Recomendados

Cada vez mais o ritmo acelerado da vida moderna produz efeitos deletérios em nossa saúde. A rotina nos grandes centros urbanos é marcada por inúmeras situações geradoras de stress. Este quadro pode ser revertido com algumas alterações simples em nosso estilo de vida. Não é de hoje que conhecemos os benefícios da prática regular de atividade física e sua relação com um estilo de vida saudável. Diversos estudos apontam a necessidade da adoção de hábitos saudáveis para promoção de melhor qualidade de vida, sobretudo na perspectiva de maior longevidade e de uma velhice plena e saudável. Um recente estudo realizado nos EUA pela University of California demonstrou, através de análise cromossomial, uma relação entre a prática regular de exercícios e proteção contra os efeitos do stress crônico. Os pesquisadores analisaram o comprimento dos telômeros em um grupo de 63 mulheres com idades entre 54 e 82 anos de idade divididas em dois grupos, um de praticantes de atividades e outro de mulheres sedentárias. Foi observado que as mulheres do grupo sedentário tiveram um aumento cerca de 15 vezes maior na probabilidade de telômeros encurtados. Mas o que são telômeros e qual sua relação com a longevidade?

Os telômeros são estruturas constituídas de proteínas e DNA e se localizam na extremidades dos cromossomos. Há uma tendência natural destes telômeros se tornarem encurtados através dos mecanismos de divisão celular. Ou seja, cada vez que a célula se replica, há uma diminuição do comprimento destes segmentos. Com o passar do tempo, há um comprometimento por parte da capacidade genética dos cromossomos, que tendem a inativar certos genes que localizam-se em suas extremidades. Uma enzima denominada telomerase, é responsável pela manutenção da integridade destes telômeros, evitando sua degeneração precoce.

Com base na atividade da telomerase e sua influência nos telômeros, pode-se criar uma provável expectativa do tempo de vida de um ser vivo. Evidentemente, há influências do meio externo quanto ao comportamento destas estruturas, o que pode resultar em maior ou menor longevidade. Estes fatores podem ter origem genética, ambiental ou ambas. Segundo muitas vertentes de estudiosos, a relação entre o encurtamento dos telômeros e a senescência celular é um indicativo da diminuição da ação da telomerase. Esta função pode ser a chave para minimizar os efeitos do envelhecimento.

No estudo da University of California, realizado em Janeiro deste ano, os pesquisadores procuraram estabelecer uma relação entre o stress, atividade física e comportamento dos telômeros. Segundo os autores, outros estudos demonstraram uma atividade diminuída da telomerase com conseqüente produção de TLs encurtados nas pessoas sedentárias e com maior influência de stress, enquanto praticantes de atividade física (estudo anterior realizado com atletas de endurance) possuíam TLs mais longos. Com base nestes dados, os autores estudaram o comportamento dos TLs em mulheres idosas praticantes ou não de atividade física. Através da análise dos grupos, observou-se que exercícios realizados em uma duração média de 40 minutos, três vezes por semana, resultaram em maior atividade de telomerase. Estes resultados levaram os autores à conclusão que a atividade física vigorosa exerce papel protetor sobre o stress. Clique aqui para ter acesso ao artigo na íntegra.

Obviamente, TLs não são os únicos indicadores de senescência. As espécies reativas de oxigênio ou simplesmente radicais livres, como são popularmente conhecidos, também exercem influência sobre o curso da vida celular. Outros fatores também podem influenciar estas alterações em menor proporção como a metilação do DNA, mutações etc. Com efeito, estes fatores atuam de forma interdependente ou não. A atividade oxidante, por exemplo, pode ser atenuada com a prática de atividades físicas e dieta rica em compostos anti-oxidantes, como os flavonóides, vitaminas E e C, minerais como selênio etc.

A busca por uma melhor qualidade de vida deve ser preconizada desde cedo, mas isto não quer dizer que não se possa aderir a uma rotina de exercícios e alimentação saudável em qualquer fase da vida. Os mecanismos pelos quais um estilo de vida saudável contribui para a manutenção da saúde podem ainda não estão completamente elucidados, mas sua ocorrência está mais que documentada. A vida é nosso bem mais precioso. Invista em sua qualidade de vida e estará investindo em você mesmo!

BONS TREINOS A ATÉ A PRÓXIMA!!!

Fonte: http://madilsonmedeiros.blogspot.com/2010/05/atividade-fisica-reduz-os-efeitos-do.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...