Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Amaranto


#ViNeRa#

Posts Recomendados

Andei pesquisando sobre este cereal e resolvi postar aqui um pouco de suas características e benefícios.

O amaranto é um cereal cultivado nos Andes a muito tempo e pouco conhecido no Brasil.

O grão possui cerca de 15% de proteínas com alto valor biológico (aquelas com todos os aminoácidos essenciais que o corpo não produz). De acordo com estudos, ela se compara com a proteína do leite, mas claro, isento de lactose. É fonte de cálcio biodisponível (melhor absorção no organismo), o que não acontece com outros tipos de vegetais. Além de ser fonte de fibras, zinco, fósforo, vitaminas A e C e outros nutrientes.

Dentre os aminoácidos encontrados no Amaranto, destacam-se a Lisina, cujas funções vão desde o auxílio no crescimento e desenvolvimento ósseo e muscular, até a atuação na produção de hormônios e reparação de tecido; e a Metionina, que por sua vez pode ser considerado um potente protetor hepático, aí vai uma alternativa pra quem está fazendo ou vai fazer um TPC.

Seus minerais e nutrientes atuam na manutenção e no aumento da massa magra em atletas e esportistas amadores, além de contribuir para a diminuição dos níveis de colesterol no sangue e na prevenção de doenças cardiovasculares, osteoporose e câncer na população de idosos e adultos em geral, bem como para pessoas que possuem resistência à insulina.

É Rico em cálcio, o amaranto pode ser utilizado como substituto do leite animal, sendo indicado para crianças e pessoas com intolerância à lactose. O alimento também funciona como uma ótima opção de variação nutritiva no cardápio dos celíacos (pessoas com intolerância ao glúten), além de atuar no controle da glicemia em diabéticos, graças à alta concentração de fibras alimentares – maior do que as encontradas na aveia, milho e trigo.

Suas propriedades naturais incluem a ação antioxidante, no combate aos radicais livres, aumento da oxigenação do metabolismo e proteção da membrana celular – sistema imunológico.

Além dos benefícios já citados, esse alimento atua na perda de gordura corporal. Acredita-se que o consumo freqüente do Amaranto promove a perda de peso gradativa, sem alterar a massa muscular.

Ainda em relação a massa muscular, o grão de amaranto é ótimo para quem busca hipertrofia, esse fato se dá principalmente devido sua qualidade protéica e baixo teor de gordura, aconselham consumir 30g do produto de 30 a 60 minutos após treinos anaeróbicos.

Os grãos são comercializados como farinha e em flocos, como os de aveia e etc.

Bom, é isso aí, espero ter contribuído!

Abraços, e bons treinos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Publicidade

Descobri sobre esse cereal e achei ele muito bom para atletas. Porém ele possui um custo elevado e difícil de ser encontrado. Quem tiver a oportunidade de adicionar esse cereal como dieta para hipertrofia só tem a ganhar, aindas mais pelo seu alto valor bilógico. Vou pesquisar em Campinas, a cidade onde eu moro se encontro esse cereal, e qual o R$/KG dele.

Belo post #ViNeRa#

abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...