LeandroTwin Postado Outubro 4, 2010 às 12:00 Postado Outubro 4, 2010 às 12:00 Perder gordura da maneira mais saudável e rápida requer três coisas: dieta, aeróbicos e treinamento com pesos. Correr somente é o necessário ?????? Quando alguém quer perder peso é comum pensar que o óbvio é iniciar uma atividade aeróbica regular para depois iniciar o treinamento com pesos. É comum pensar, mas não quer dizer que é um método efetivo para perder gordura. Veja como o treino pesado com pesos é muito mais produtivo para a perda de gordura do que apenas fazer aeróbicos. Obviamente o treinamento com pesos é o carro chefe quando o assunto é construir massa muscular e força. Todo mundo sabe disso. O que poucas pessoas sabem é que o treino pesado também pode aumentar drasticamente a perda de peso, apesar deste ser um efeito indireto. Todos nós sabemos que os exercícios aeróbicos como corrida, bicicleta, natação queimam gordura, então faz sentido focar o seu treino somente nos aeróbicos, porém quando você treina com pesos algo mágico e misterioso acontece. O treinamento constroí massa muscular e os aeróbicos destroem, não é ?. Se você fizer apenas aeróbicos e uma dieta de baixa calorias, então você vai acabar perdendo peso e conseqüentemente massa muscular, correto ? E ao perder massa muscular o nosso metabolismo fica lento, fazendo com que o acúmulo de gordura se torne favorável. Ao ganhar massa muscular, acontece justamente o oposto, o seu metabolismo fica mais rápido. E quanto mais rápido o metabolismo, mais gordura você queimará durante o dia, até mesmo dormindo. Isto explica como algumas pessoas (especialmente os marombeiros) ficam definidos o ano inteiro, alguns até mesmo sem fazer uma dieta específica. Conclusão Perder gordura da maneira mais saudável e rápida requer três coisas: dieta, aeróbicos e treinamento com pesos. Estes três ingredientes são essenciais. Se você negligenciar qualquer um deles, os seus resultados serão prejudicados. O mais interessante sobre estes três itens é que eles são sinergistas. A sinergia entre os três complementa um ao outro e maximiza o resultado final. O resultado dos três ao mesmo tempo é um corpo definido, com metabolismo eficiente e muita massa muscular. Por Bruno Gonzalez (brunogonzalezpersonal@yahoo.com.br) Personal Trainer e Bodybuilder Campeão Classe IV - Vº Mr. Aço 2008 Volta Redonda/RJ Campeão Classe III - Campeonato Bodybuilding Extreme 2008 Bhz/MG 2º lugar Classe III - Campeonato Nacional de Fisiculturismo (Extreme) 2009 Bhz/MG 3º Lugar Classe III - Campeonato Mineiro 2009 Vice Campeão Classe III - Campeonato Mineiro 2010 DanielJP reagiu a isso 1
rafa3lbc Postado Outubro 4, 2010 às 13:21 Postado Outubro 4, 2010 às 13:21 Muito bom,ótimo post Cara.
rafaelblink Postado Outubro 4, 2010 às 13:50 Postado Outubro 4, 2010 às 13:50 parabéns cara, obrigado por compartilhar.
gabriell7x Postado Outubro 4, 2010 às 14:09 Postado Outubro 4, 2010 às 14:09 Nós que estamos aqui no forum a um tempinho a mais sabemos disso, mas infelizmente parece que poucas pessoas conhecem o poder de queimar gordura que o treinamento com pesos possui.Tenho vários amigos que preferem "secar e depois crescer" e mesmo eu explicando que quanto mais musculo você tiver mais "fácil" fica queimar gordura eles ficam nessa...Duvido que 1h de aerobico queime mais calorias do que meu treino de pernas, só o leg press já me deixa tonto haha. Belo tópico, Leandro. Obrigado pela contribuição. Abraços e bons treinos (:
Gusmão420 Postado Outubro 4, 2010 às 16:12 Postado Outubro 4, 2010 às 16:12 Mto bom texto, tenho certesa q ajudará mtas pessoas! Abraço.
Tyler Durden Postado Outubro 4, 2010 às 16:46 Postado Outubro 4, 2010 às 16:46 Muito bom o tópico. É apenas uma questão de metabolismo. Metabolismo é a taxa em que o corpo queima calorias apenas para se manter vivo; ou seja, para manter o coração batendo, os pulmões funcionando, o sangue circulando e a mente fantasiando sobre aquela gostosa bunduda que entrou na academia. Há 3 tipos de queimas de calorias: a) O efeito térmico de comer. A simples digestão dos alimentos é responsável pela queima de 10% a 30% das calorias ingeridas. Exercicio e movimento. De 10% a 15% da queima de calorias que resultam da movimentação dos musculos. c) METABOLISMO BASAL. Esse é o mais importante. o metabolismo basal (ou em repouso), refere-se as calorias que vc queima quando não está fazendo nada. Dormir, ver TV,assistir aula. Na verdade, de 60% a 80% da queima diária de calorias ocorre quando vc está parado. As atividades cardiovasculares - exercicios de resitência prolongados, como correr, andar de boke e nadar queimam muitas calorias. Na verdade, queimam muito mais que puxar ferro. Entretanto, quando se trata de perder peso, a atividade aerobica é superestimada. Por quê ? pq o exercício aerobico desenvolve pouco a musculatura e o musculo é um componente fundamental para um metabolismo acelerado. ELE QUEIMA GORDURA. Acrescente cerca de 500g de músculos, e o corpo queimara 50 calorias adicionais por dia só para mantê-los. Com mais 3kg de músculos, vc queimará em torno de 300 calorias por dia apenas ficando sentado sem fazer nada. Era isso, abraços.
Pingo Postado Outubro 4, 2010 às 17:02 Postado Outubro 4, 2010 às 17:02 É aquilo também, tem de saber dosar. Pra nós que em maioria quer perder apenas gordura e maximizar massa magra. a dieta tem de ser votlada pra isso e mais ainda o aeróbico não pode ser diariamente hardcore... é aquilo, uma boa dieta, com 1, 2 treinos por semana de aerobicos (15 20 minutos, em alta intensidade, seja um guerrila cardio ou não...) já tá mais que bom. Isso me baseando no que já li a respeito, claro.
perninhafw Postado Outubro 4, 2010 às 19:13 Postado Outubro 4, 2010 às 19:13 ótimo texto! eu corria direto, as vezes até 1h, me matava pra queimar gordura...até pesquisar sobre o AEJ e descobrir o hipertrofia... agora nunca mais irei correr... abç!
M.SILVA Postado Outubro 16, 2010 às 13:22 Postado Outubro 16, 2010 às 13:22 Concerteza nao parar de treinar com pesos para ir dar corridinhas por ai negocio é treino + aeróbico + dieta ;D
thithix Postado Outubro 16, 2010 às 13:35 Postado Outubro 16, 2010 às 13:35 muito bom o post leandrao...tenho treinado de manha e feito aerobicos a noite pós-facul...e nos dias de não treino, sempre de baixo a moderado (20 - 40 min)...mais infelizmente tem dias que vejo gnt fazendo 1h até 2h intenso(nesse dia eu literalmente pirei)...tem gnt que nao procura informações e acha que quanto mais ...melhor...abraços...
marcodamo Postado Abril 27, 2011 às 16:57 Postado Abril 27, 2011 às 16:57 dando um up, pois li , estou fazendo isso e é muito valido , nos primeiros 2 meses fiz 40min de esteira antes do treino de musculação todo dia. agora faço 3x por semana 40minm antes, nos otros 2 dias faço um treino de abdominal ... Ajuda a definir mto... Valew.
umgodo Postado Abril 10, 2012 às 02:37 Postado Abril 10, 2012 às 02:37 li todos os posts, posso estar errado, mas estou pensando no seguinte: qnd vc corre num libera endorfina, dopamina, aumenta oxigenação do sangue, cérebro, pulmões, inclusive músculos??? oxigenando mais o seu corpo vc naum acelera metabolismo ?? me desculpem e podem me xingar, mas nunca vi gordo correr durante uma hora num bom ritmo, mas vejo muito gordo levantando peso em excesso e por muito tempo na academia, sem apresentar nem queima nem definição. Não estou dizendo para não pegar peso,, mas acho fundamental uma corrida, não digo um passeio na esteira, digo isso pq qnd malho sem correr, acho o resultado um pouco pior do que com a corrida.
Supermoderador mpcosta82 Postado Abril 10, 2012 às 10:45 Supermoderador Postado Abril 10, 2012 às 10:45 li todos os posts, posso estar errado, mas estou pensando no seguinte: qnd vc corre num libera endorfina, dopamina, aumenta oxigenação do sangue, cérebro, pulmões, inclusive músculos??? oxigenando mais o seu corpo vc naum acelera metabolismo ?? me desculpem e podem me xingar, mas nunca vi gordo correr durante uma hora num bom ritmo, mas vejo muito gordo levantando peso em excesso e por muito tempo na academia, sem apresentar nem queima nem definição. Não estou dizendo para não pegar peso,, mas acho fundamental uma corrida, não digo um passeio na esteira, digo isso pq qnd malho sem correr, acho o resultado um pouco pior do que com a corrida. Imagina o impacto nas articulações de uma pessoa obesa correndo durante 1 hora. Sim, você acelera o metabolismo com um exercício aeróbico, mas o impacto normalmente não é grande (isso se chama EPOC, excess post-exercise oxygen consumption). Para um aeróbico leve é da ordem de 7% do gasto calórico do aeróbico. Ou seja, se você gastou 400 kcal em uma corrida leve, nas 24 horas seguintes a esta corrida seu corpo irá gastar 28 kcal a mais do que gastaria se você não tivesse corrido. Correr é bom, eu gosto também, mas não é para qualquer um. Para uma pessoa obesa, uma mudança na dieta trás um resultado extremamente melhor do que uma corrida. Imagine uma pessoa com gasto calórico da ordem de 3000 kcal. Seguindo uma dieta de 2000 kcal ela terá um déficit de 1000 kcal. Para obter isso com aeróbicos ela precisaria correr por pelo menos 1 hora e meia... todos os dias. abraços
umgodo Postado Abril 10, 2012 às 14:42 Postado Abril 10, 2012 às 14:42 pode rer vc disse tudo agora, depenemos acima de tudo de uma dieta alimentar, coisa mais difícil que tem, rsrsrs, eu falo isso pq não tem coisa melhor que dar aquela subida no alto da boa vista ou correr sentindo aquele cheiro do mar, é muito bom né... Deixa eu te perguntar, flexão, barra, paralela, são bons exercícios comparados aos halteres ??? pergunto pq gosto de levantar o peso corporal, mas num sei qual é o melhor, entre peso concentrado e domínio corporal.
Supermoderador mpcosta82 Postado Abril 10, 2012 às 14:56 Supermoderador Postado Abril 10, 2012 às 14:56 Com certeza. Eu não corro muito, participei de poucas provas, mas a meia-maratona do rio do ano passado estava muito boa, visual deslumbrante. Quanto aos exercícios, não dá para dizer que exista um "melhor". Dependendo dos seus objetivos você estará muito bem servido apenas usando seu peso corporal. Os treinos com pesos são bons porque você consegue progredir carga/tensão de forma mais fácil. Mas dá para fazer isso apenas com o peso corporal, utilizando variações (por exemplo, quando flexões começam a ficar fáceis, você pode elevar os pés, ou juntar os braços, ou apoiar as mãos em superfícies instáveis). Veja o treino de um ginasta, é basicamente só peso corporal, e eles normalmente têm físicos muito bons. Eu entendo que fica mais complicado treinar pernas apenas com o peso corporal, mas com certeza há formas de se fazer isso. se você quiser saber mais, o site Gymnastics WOD (https://www.gymnasticswod.com/library) tem vários exercícios assim. abraços
GuiLherme x12 Postado Maio 3, 2012 às 04:45 Postado Maio 3, 2012 às 04:45 Ola Leandro vamos ver se pode me ajudar eu sou iniciante comecei com 94kg e com aerobicos perdii 13 kg hoje tenho um BF de 12% treino 5 vezes por semana, musculaçao e um pouco de aerobico todos os dias. Meu objetivo eh definição , estou em uma dieta rigorosa pouca gordura e pouco carboidratos sempre comendo de 3 em 3 horas a minha duvida eh... correndo, fazendo musculaçao e dieta todos os dias eu vou perder gordura sem perder massa magra ?? o ideal eh correr todos os dias ? corro cerca de 40 minutos e tbm tenho duvidas sobre minha dieta se com ela vou perder massa magra. A dieta eh padrao pouco carbo ,pouca gordura , zero açucar e frituras a alimentação q sigo e super saudavel. deduzindo meu treino, musculação , esteira 40 minutos e abdominal 2 vezes por semana e sempre seguindo a dieta será que com esses passos conseguirei ganhar massa magra e perder gordura ?? a minha gordura que me resta eh mais no abdomen mesmo. Idade: 20 anos Altura: 1,77 Peso: 83kg BF: %12 Medidas: 37 biceps , 88 cintura , 105 peitoral , 44 panturrilha Objetivo do treino : Definição com ganho de massa muscular Treino Padrão para iniciantes estrutura,ex: ABC. Número de repetições .3 a 4 Número de séries. 10 , 8 e 6 VLW !!! (desculpe se algo estiver fora das regras)
Higin Postado Agosto 18, 2013 às 14:15 Postado Agosto 18, 2013 às 14:15 Essas discussões entre a turma da corrida e da musculação sao antigas. Treinas peso acelera o metabolismo e faz queimar mais calorias em repouso. Aeróbicos queimam mais calorias na hora e nao deixam o metabolismo tao acelerado pois nao desenvolvem a musculatura como o treino de peso. Ambos sao muito importantes e sinergicos. Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk 4
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora