Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ovários Policísticos


Visitante srta mii

Posts Recomendados

Visitante srta mii

Olá meninas, achei este texto na internet e decidi postá-lo aqui, espero que seja útil a todas!

O que é?

É uma das causas mais comuns de irregularidade menstrual e de amenorréia secundária.

Essa síndrome foi descrita pela primeira vez em 1935, por Stein e Leventhal, com as clássicas características de ovários policísticos: obesidade, amenorréia, infertilidade e hirsutismo.

Incidência

Estima-se que 5 a 10% das mulheres em idade reprodutiva apresentem esse distúrbio.

Etiologia

A síndrome dos ovários policisticos não tem uma etiologia conhecida, mas sabe-se que ocorre uma disfunção hipotalamica(pituitária)e resistência a insulina. A hiperinsulinemia estimularia a produção excessiva de androgênios pelos ovários.

A anovulacao crônica mantem o estímulo do endométrio pelo estrogênio sem oposição, aumentando a incidência de hiperplasia endometrial e carcinoma de endométrio nessas mulheres.

Metade destas mulheres são hirsutas e muitas são obesas. Elas podem apresentar perfil lipidico alterado, predisposição ao DM tipo II e a doença cardiovascular.

Como se faz o Diagnóstico?

Pacientes com síndrome dos ovários policísticos têm, de modo característico, ciclos menstruais irregulares (amenorréia ou oligomenorréia).

Associado a anovulação crônica, as pacientes costumam apresentar hirsutismo (aumento de pêlos), acne, obesidade, infertilidade.

Algumas pacientes apresentam hemorragia uterina (sangramento vaginal aumentado e irregular).

Antes de diagnosticarmos síndrome dos ovários policísticos precisamos descartar outras doenças que podem manifestar-se com quadro clínico similar ao da síndrome dos ovários policísticos, tais como hiperprolactinemia (aumento da prolactina) e alterações da glândula supra-renal.

Quadro clínico

Pacientes com síndrome dos ovários policísticos procuram atendimento por diferentes motivos. Podem estar preocupadas com a irregularidade menstrual, com o excesso de pêlos, com a obesidade, com dificuldade para engravidar ou devido à acne de difícil tratamento.

Investigação

A história clínica é muito importante para o diagnóstico. Todas as causas de anovulação devem ser excluídas: ganho de peso excessivo, uso de drogas, secreção mamilar e outros quadros.

No exame clínico, devem ser pesquisados sinais de hiperandrogenismo: distribuição de pêlos, acne, distribuição de gordura corporal, trofismo dos genitais.

Nas pacientes obesas, deve ser lembrada a associação da síndrome dos ovários policísticos com a resistência à insulina (no futuro maior associação com diabete mélito tipo II).

Como se Trata?

O tratamento é dirigido à causa da anovulação. Quando for síndrome dos ovários policísticos (sem hipotireoidismo, sem alteração de glândula supra-renal, sem hiperprolactinemia) o tratamento é multifatorial e depende do objetivo da paciente com o tratamento.

Todas as pacientes obesas com ovários policísticos devem emagrecer.

O uso de indutores da ovulação, pílula anticoncepcional e outros tratamentos para acne e excesso de pelos serão utilizados conforme cada caso.

O seu médico, analisando o seu caso, deve estar apto a lhe indicar o melhor tratamento.

Perguntas que você pode fazer ao seu médico

Minha filha menstruou normalmente, mas agora os ciclos estão ficando mais longos e às vezes ela nem menstrua. O que pode estar acontecendo?

Sempre fui gordinha e tenho muitos pêlos em todo o corpo. Agora não consigo engravidar. Quais os procedimentos que devo realizar?

Tenho diagnostico de PCOS. Devo me tratar por toda a vida?

Beijinhos

Mii*

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Olá mi, tenho ovário policístico e já fui em dois médicos e eles me asseguraram de que não é preciso tratamento que é uma coisa normal. :blink:

Tinha muita colica, o dia que menstruava era todo dia na cama. Nada fazia passar. Vinha super desregulada e muito sangue, tanto que já estou a 7 meses sem mestruar e os médicos dizem que é normal, vai entender né? Ai essa vida sofrida de mulher...As vezes queria ser homem. :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante srta mii

Olá mi, tenho ovário policístico e já fui em dois médicos e eles me asseguraram de que não é preciso tratamento que é uma coisa normal. :blink:

Tinha muita colica, o dia que menstruava era todo dia na cama. Nada fazia passar. Vinha super desregulada e muito sangue, tanto que já estou a 7 meses sem mestruar e os médicos dizem que é normal, vai entender né? Ai essa vida sofrida de mulher...As vezes queria ser homem. :unsure:

Poxa nanda! que drugs!

Isso é complicadinho sim*

Pesquise mais... Eu já passei por esta fase de MESES sem mestruar e ia a ginecologistas toda semana, até que descobri que o problema era um descontrole hormonal devido ao uso de anticoncepcionais!

Tive que parar de usá-los!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Então vamos ver se acrescento algo.

Descobri que tinha ovários policísticos desde cedo e o primeiro tratamento foi começar a tomar anticoncpcional aos 15 anos e minha pele ficou uma seda, pois estava toda empelotada de espinhas.

Todos os médicos falavam da dificuldade em engravidar, mas não culpo essa síndrome pela dificuldade da primeira gravidez, já que estava mto ansiosa, pq todas amigas tinham engravidado - até o meu irmão mais novo engravidou a namorada - então entrei em pânico, pq era a única a não ser mãe, daí a dificuldade. Já o segundo filho, foi concebido num passe de mágica.

Tomei remédio por anos a fio e fui acompanhando a evolução dos ovários com ultrassonografia. Gente, os cistos diminuem mesmo, mas tem que ser o remédio específico. Eu só tomei diane a vida toda.

Mesmo c/ estes cistos no ovário, não tive problemas com peso e sempre fui magra. De negativo, só as espinhas que me causavam, mas o remédio resolve 100%.

Uma coisa eu tenho certeza. Quem tem essa síndrome, necessita tratar, justamente para equilibrar o ciclo mensal (o meu era trimestral ou quadrimestral) e para diminuir os cistos, favorecendo uma gestação futura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mii,eu sempre quis te preguntar se vc tinha esse treco :unsure:

Uma menina uma vez tava falando comigo sobre isso e ela disse tb que as mulherers com esse "problema"tinham mais testo que a mulheres "normais"favorecendo o ganho de massa muscular.

Será que procede :unsure:

Editado por Chun_li
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante srta mii

Mii,eu sempre quis te preguntar se vc tinha esse treco :unsure:

Uma menina uma vez tava falando comigo sobre isso e ela disse tb que as mulherers com esse "problema"tinham mais testo que a mulheres "normais"favorecendo o ganho de massa muscular.

Será que procede :unsure:

Oi Chun, graças á Deus não!

Mas sei que as mulheres com este "probleminha" tem mais testo do que as demais sim.

Tanto que a possibilidade de dar hirsutismo é mto elevada.

Não sei lhe responder se isso influencia ou não quanto ao ganho de massa muscular, imagino que de uma certa maneira sim, devido a testosterona,mas não tenho como afirmar, pois nunca me aprofundei neste assunto!

O que eu tive foi um descontrole hormonal e não posso usar nenhum tipo de anticoncepcional, não me adapto com nenhum deles.

Beijinhos

Mii*

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Eu descobri há muitos anos que eu tinha esse problema também.

Minha menstruação sempre foi normal, de 28 em 28 dias certinho e durava no máximo 5 dias.

Um dia um cisto cresceu mais que o normal e, num movimento brusco, ele se rompeu, me fazendo sentir muita dor.

Foi aí que descobri o problema.

Comecei a tomar anticoncepcional sem a pausa e foi a melhor coisa que já fiz na vida. Fico meses sem menstruar!

Fora o cabelo e a pele que ficaram bem melhores... sem a oleosidade de antes.

Com relação a estimativa da matéria - "Estima-se que 5 a 10% das mulheres em idade reprodutiva apresentem esse distúrbio." -, eu descordo também. Tenho a impressão que seja muito mais do que isso. Conheço tanta gente que tem...

Meninas, sou nova por aqui.

Já li vários fóruns e gostei muito e do site e de vocês... por isso resolvi fazer parte!

Beijos para todas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...