Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Auto-Avaliação: Em Busca Do Corpo Perfeito.


amf.paulo

Posts Recomendados

Introdução

Resolvi criar este tópico com a finalidade de mostrar como uma auto-avaliação periódica é importante. Muitas pessoas ao iniciarem na musculação ou fisiculturismo tem a idéia de ganhar peso sempre, ganhar o máximo de peso possível e depois perder gordura; Bom, se fosse simples assim, as academias estariam cheias de corpos definidos e grandes, mas esta não é a realidade que tenho visto por ai, ao menos nas academias que passei ao longo de meus 13 anos neste esporte.

Ao contrário das mulheres que usam muito o espelho, os homens parecem que fogem do mesmo e tem como seu braço direito a sua querida balança, alguns também tem a famosa camiseta que tentam encher a manga.

Em busca de maior peso e maior volume muitos individuos acabam se perdendo na jornada em busca do "Corpo Perfeito".

A seguir, neste artigo, vou tentar expor alguns pontos que vão ajudar a quem saiu da estrada voltar para mesma. Acreditem o caminho de volta é duro, mas quem optar por faze-lo não se arrependerá.

Auto-Avaliação: Você sabe acompanhar a sua evolução ?

Seja qual for o seu objetivo você deve coloca-lo no papel e programar-se para cumpri-lo, mas como saber se está tendo progresso? A resposta é simples: Você deve fazer uma auto-avaliação periódica.

Vou expor aqui os principais itens de uma auto-avaliação, mas antes um explicação rápida de sua importância.

Imaginemos que você queira perder peso, perder as gorduras, ou como muitos gostam de falar, "entrar num cutting", agora vamos supor que você está com 15% de BF e quer chegar aos 10%; Muitas pessoas se preocupam muito com o peso e fixam suas metas tendo em conta isto, então elas sempre colocam como meta o peso que querem chegar, mas pensem bem, o que adianta chegar no peso desejado se o espelho não lhe agrada ?

Quando falamos em perder peso a maioria de nós quer perder gordura, então é importante fixar metas em BodyFat e não peso.

Você precisa preservar ao maximo sua massa muscular e eliminar as gorduras para chegar ao seu objetivo, mas para fazer isto você precisa acompanhar seu progresso.

Imaginem só, você esta perdendo peso como plenejado, acompanhando apenas pela balança, mas no fim das contas quando olha no espelho, percebe quem tem algo errado, você está os 10Kg mais leve, porém o visual é o mesmo e muitas vezes é pior que antes !!!! Meu Senhor o que eu fiz ?! O que aconteceu ?! Não pode ser ! Mãe este espelho ta com problema né !?

Como é possivel evitar esta surpresa desagradável então, comprando um espelho novo ? Não, simplemente fazendo uma auto-avaliação mais detalhada e metódica.

É custoso, em tempo e dinheiro, construir musculos e ter o minimo de gordura possível, por isto não jogue seu tempo nem dinheiro fora, acompanhe seus resultado !

Um outro exemplo que pode ser ainda pior, é o caso de ganho de massa muscular, neste caso sim, o ideal é você estabelecer um peso como meta, porém, você precisa de um "LADRÃO" para evitar acidentes, mas como assim um "Ladrão" ? Sabe a caixa d'água da sua casa, ela tem um "Ladrão" para evitar o transbordamento de água.

Você deve ser como a caixa d'água, e seu ladrão é seu BodyFat, você deve fixar um peso como meta, porém se você atingir determinado BF, você para o precesso de ganho de massa, ou seja, seu cronograma para ganho de massa vai até você atingir o peso desejado ou chegar ao seu BF de segurança.

Fazemos isto pois para ganhar musculos e preciso comer mais e com isto você ganha uma gordurinhas extras, é normal, porém passar dos limites é uma tragédia, porque talvez você sacrifique tanta massa muscular para perder o excesso de gordura que vai perceber que seu esforço foi em vão.

É importante controlar o que está acontecendo, para que você possa mudar sua estratégia, e manter-se no caminho. Você precisa anotar as datas/horários que faz as avaliações, depois ao concluir uma etapa pode analisar os dados, verificando que dieta foi melhor para você, que tipo de treino foi melhor, etc.

Vamos lá, para você que leu até aqui agora vai começar a parte mais interessante, vou detalhar alguns itens para melhorar sua auto-avaliação.

Medidas

Você deve medir as principais circunferências do seu corpo, talvez apenas com isto você já terá dados para acompanhar seu progresso. Sabemos que um dos principais locais que acumulamos gordura é a região do abdomem para os homens e coxas e gluteos para mulhers, sendo assim, se seu torax, seus braços e outras regiões de pouco acumulo de gordura estão com mesmo tamanho ou tiveram incrementos mínimos e seu abdomem e/ou quadril aumentaram considerávelmente, não é preciso ser um gênio para concluir que você está ganhando mais gordura que musculos e é preciso mudar a estratégia.

O contrário também acontece, você está perdendo peso, mas as medidas de abdomem/quadril quase não se alteram, porém seus braços diminuem a cada semana, você está destruindo seus musculos e mantendo sua gordura.

Composição Corporal e o famoso BodyFat

Você precisa saber seu peso e seu percentual de gordura corporal; O ideal seria você ter mais dados como % de hidratação, massa óssea, dentre outras informação que os aparelhos de medição com sistema BIA lhe fornecem.

Para acompanhar seu peso você deve pesar-se sempre na mesma hora e no mesmo dia da semana e para verificar o seu BF existem inumeras maneiras, mas uma eu garanto que se você usar vai falhar feio, o famoso olhometro, esqueça isto !.

Veja as alternativas que você tem:

  • Comprar um adipometro (existem vários tipos, com precisões diferentes, até de plastico que custam em torno de 15 reais)
  • Compar um medidor Digital que use BIA, existem balanças e medidores manuais.
  • Calculos baseados em proporções de suas circunferências, isto mesmo existe uma formula, é melhor que o olhometro, e acredite, você aproxima-se do real e o importante aqui não é a precisão e sim conseguir acompanhar o que se passa. A YMCA e o US Army desenvolveram formulas para tais estimativas.

O ideal para quem acompanha pelas formulas da YMCA/US ARM ou usa o adipometro de plástico é fazer uma avaliação fisica completa em uma clinica ou academia a cada 3 meses.

Dicas

  • Acompanhe seus resultados, saia da escuridão, saiba onde está errando e onde está acertando !
  • Tire suas medidas.
  • Acompanhe sua composição corporal.
  • Anote seus treinos (Tenha um diário de treino)
  • Aprenda que alimentos são melhores para você.
  • Saiba seu BMR, em português IMB ou TMB.
  • Antes de iniciar uma fase, faça sua auto-avaliação.
  • Acompanhe semanalmente ou quinzenalemente sua evolução, ou como preferir.
  • Ao encerrar uma fase, faça novamente sua auto-avaliação.

Links para duas calculadores de BodyFat

Calculadora Web #1

Calculadora Web #2

Espero que tenham gostado.

Abraços.

Editado por amf.paulo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

lindo o texto. obrigado por compartilhar conosco, vc q escreveu? vc é professor né?

abraço

Obrigado pelo elogio André, eu mesmo escrevi este texto, gosto de escrever mas não sou professor, sou analista de sistemas.

Abraço cara.

nao tem como usar as calculadoras em metros e quilos? porque em um site deu um resultado e no outro deu outro, pode ter sido erro na minah conversao...

Cara, as calculadoras não são precisas.

Sobre a conversão, o google converte para você coloca assim no campo de pesquisa: "178 centimeters in inches", use o mesmo padrão para converter o que você desejar. O google converte até real para dollar e vice-versa: "1 real in dollar"

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poizé, como já disseram, a teoria, na prática, é outra.

Fiz um cuting e me ferrei bonito, perdi uns 4 kg de MM e agora vou sofrer p recuperar...

Esse texto é mto bom p pessoal não achar que é só ir cortando calorias que a gordura vai embora.

O bom é aprender com esta experiÊncia cara. Você anotou os dados ? Você conseguiu identificar qual foi seu erro ?

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o texto.

O Darlancs precisa passar por aqui devido a questão da esposa dele está cismada que começou a treinar e não emagreceu ...

Me identifiquei muito com o texto pq até a pouco tempo eu evitava tirar medidas com o intuito de me esconder com medo dos resultados negativos, mas desde que comecei minha dieta a minha mentalidade ficou parecido com a do texto.

Única coisa é que eu to indo pelo olhometro ainda...

Paulo jurava que vc trabalhava nessa area esportiva...

Voce escreve muito bem.

bjs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o texto.

O Darlancs precisa passar por aqui devido a questão da esposa dele está cismada que começou a treinar e não emagreceu ...

Me identifiquei muito com o texto pq até a pouco tempo eu evitava tirar medidas com o intuito de me esconder com medo dos resultados negativos, mas desde que comecei minha dieta a minha mentalidade ficou parecido com a do texto.

Única coisa é que eu to indo pelo olhometro ainda...

Paulo jurava que vc trabalhava nessa area esportiva...

Voce escreve muito bem.

bjs

Obrigado Janinha, eu fui atleta semi-profissional até os 20 anos, eu digo semi só por não receber $$ uma quantia digna, mas meu empenho sempre foi de profissional. Joguei basketebol em alguns times, a maioria no interior. Eu gosto de escrever sobre area esportiva, na minha biblioteca particular tem muito mais livros sobre treinamento esportivo com pesos do que livros da minha area profissional pela qual também sou apaixonado.

Valeu pelo apoio, isto me motiva a escrever mais para o forum. Vamos ver se algum moderado move para ARtigos e/ou deixa como FIXO.

Bjs.

Pessoal, eu tenho uma balança que utiliza o sitema BIA em casa, ela é muito boa, é uma das Tops, é sim-profissional , é de uma parceria TANITA e IRONMAN. Porém antes eu tinha este monitor aqui(o preço está muito bom):Monitor Manual

Não é tão preciso, mas ajuda muito no controle do BF, é só você ir calibrando ele, fazendo algumas avaliações pelo POLLOCK 7 dobras e com ele na mesma hora, assim como eu, com o tempo você irá descobrir que quando o monito acusa 13.5% de BF com hidratação inferior a 60%, na verdade o BF está na casa do 11~12, dei como exemplo o meu caso.

Achei isto sobre adipometro de plástico, só não sei onde comprar um aqui no Brasil, na minha próxima compra na BB.com vou pedir um, só que o preço lá é alto, 11 dollares.

http://www.educacaof...rar.asp?id=2716

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...