Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Proteínas g/kg corporal ou g/kg massa magra?

Cdot
Ir para solução Solucionado por Lucas ,

Posts Recomendados

Postado (editado)

Já ando lendo por muitos fóruns e blogs que a ingestão de proteínas devem estar relacionadas pela média de 1,6~2g/kg corporal.

Mas minha leiga dúvida é a seguinte: por qual motivo devemos consumir proteínas onde o peso deve estar relacionado ao peso total corporal ao invés de focar no peso total magro?

Abstenha a relação de atletas para a minha dúvida principal, foque apenas pessoas normais com vidas normais. 

Motivo principal de minha dúvida pertinente: 

Não vejo necessidade de um obeso de 140kg consumir proteínas entre 1,6g~2g/peso corporal, pois seria inviável economicamente e nutricionalmente, pois a quantidade de carne e alimentos proteicos seriam enormes para conseguir bater essa meta. Por este motivo me indago dessa decisão universal. 

Obs.: Sou um entusiasta em nutrição, ou seja dependo de vídeos, blogs e outros materiais de fóruns para formular conceitos de nutrição e musculação para aplicar no  meu cotidiano, se alguém conseguir me fornecer um livro guia de estudos para compreender melhor e mais a fundo sobre o funcionamento da nutrição e musculação eu ficaria grato!

Editado por Cdot
Postado
Em 21/04/2024 em 12:59, Cdot disse:

Já ando lendo por muitos fóruns e blogs que a ingestão de proteínas devem estar relacionadas pela média de 1,6~2g/kg corporal.

Mas minha leiga dúvida é a seguinte: por qual motivo devemos consumir proteínas onde o peso deve estar relacionado ao peso total corporal ao invés de focar no peso total magro?

Abstenha a relação de atletas para a minha dúvida principal, foque apenas pessoas normais com vidas normais. 

Não vejo necessidade de um obeso de 140kg consumir proteínas entre 1,6g~2g/peso corporal, pois seria inviável economicamente e nutricionalmente, pois a quantidade de carne e alimentos proteicos seriam enormes para conseguir bater essa meta. Por este motivo me indago dessa decisão universal. 

Obs.: Sou um entusiasta em nutrição, ou seja dependo de vídeos, blogs e outros materiais de fóruns para formular conceitos de nutrição e musculação para aplicar no  meu cotidiano, se alguém conseguir me fornecer um livro guia de estudos para compreender melhor e mais a fundo sobre o funcionamento da nutrição e musculação eu ficaria grato!

Claramente não leu muito só bateu o olho, essa recomendaçao é para um indivíduo saudável, obesidade é doença, assim como sarcopenia TB é doença, diabetes etc...

Para cada doença tem sua recomendação tb

Postado
Em 21/04/2024 em 13:03, Dougwar disse:

Claramente não leu muito só bateu o olho, essa recomendaçao é para um indivíduo saudável, obesidade é doença, assim como sarcopenia TB é doença, diabetes etc...

Para cada doença tem sua recomendação tb

Então a relação entre o tecido adiposo é irrelevante para indivíduos saudáveis?

Postado

Irmao, tu pode usar as duas métricas…

São feitos estudos que testaram diferentes valores de proteína e fizeram relações onde se encontraria um local ótimo entre a quantidade de proteína consumida e o quanto tu conseguiria de hipertrofia

existem métricas que levam em conta o peso total e outras que levam o peso magro para fazer o cálculo dos macros, as duas dão certo desde que tu use os valores corretor

obs: falar em 1,6-2,2g/kg de peso total são valores absolutamente genéricos que em geral dão resultado para maioria das pessoas(tu pode usar valores menor que esse e ter resultado e pode usar tranquilamente 3-4g/kg de proteína e ter mais resultado do que com 2g/kg)

obs 2: nutrição não é só contar macro e caloria, tem que levar em conta saciedade, microbiota, preferências pessoais e etc, então apesar de teoricamente algum obeso não precise de tanta proteína, tu pode trabalhar sim sem problemas nenhum…

obs 3: da mesma forma que tu pode fazer déficit ou superávit muito maiores do que 500kcal visando emagrecimento ou ganho de massa muscular 

Postado

Obs 4: 280g de proteína(macronutriente) é nada demais(pode ser inviável financeiramente e nutricional mente pra ti) mas não é nada perto do que muitas pessoas consomem…

Postado

Já tem tudo isso convencionado. 

É o motivo que pra obesos costuma-se usar menos de 1g/kg de proteína. 

O que eu prefiro adotar é dividir os macronutrientes em % das calorias totais, fica bem mais simples de gerenciar.

Divisões de %Carbo/%Prot/%Gord como:

50/30/20

40/40/20

60/30/10

etc...

cada tipo de cenário vai responder melhor a um tipo de distribuição.

Postado
Em 21/04/2024 em 13:04, Cdot disse:

Então a relação entre o tecido adiposo é irrelevante para indivíduos saudáveis?

Na dúvida é melhor ver,

Um indivíduo saudável em torno de 100kg 15% de gordura

Vai consumir +-200g, se for de massa magra +- 170g essa diferença é insignificante. 

Lembrando TB q massa magra não é só musculo

Postado

seria inviável economicamente

se for inviável economicamente falando n tem necessidade de colocar tanta proteina

mas eu gosto de proteina alta por causa da saciedade

uma refeição com 300g frango e 100g arroz sacia MUITO mais que 300g arroz e 100g de frango e ambas teriam 400g de comida

óbvio que precisa ver os macros certinho, mas foi só um exemplo

Postado
Em 21/04/2024 em 17:22, Sr. Calminho disse:

" Motivo principal de minha dúvida pertinente: Não vejo necessidade de um obeso de 140kg..."

E em seguida você fala: ...para aplicar no  meu cotidiano...

Tá, mas o que isso vai adicionar no teu cotidiano? Você tem 140kg por acaso? Questão de proteínas por peso x massa muscular, só seria válida no caso de obesidade mesmo.

Do contrário, bola pra frente porque isso é detalhismo.

Um item é sobre uma dúvida hipotética baseada no raciocínio do meu post... O outro item é sobre uma ajuda como o amigo Lucas fez ao mencionar o post sobre pesquisas. Valeu pelo conselho

Postado
Em 21/04/2024 em 16:28, juhchaos disse:

se for inviável economicamente falando n tem necessidade de colocar tanta proteina

mas eu gosto de proteina alta por causa da saciedade

uma refeição com 300g frango e 100g arroz sacia MUITO mais que 300g arroz e 100g de frango e ambas teriam 400g de comida

óbvio que precisa ver os macros certinho, mas foi só um exemplo

Com certeza. 

Muitos colegas aqui do fórum fala para relevar esses números, o problema é quando você tenta colocar essa rotina na rotina do brasileiro médio onde não é possível consumir tanta proteína assim. 

Postado
Em 21/04/2024 em 19:02, Cdot disse:

o problema é quando você tenta colocar essa rotina na rotina do brasileiro médio onde não é possível consumir tanta proteína assim. 

1,8-1,9g/kg de massa magra já tende a ser suficiente pra otimizar a hipertrofia. E um pouco menos que isso ainda vai possibilitar bastante hipertrofia, não é como se 1,8g/kg de mm permita ganhos ótimos e 1,7 traga ganho zero, a diferença deve ser pequena/irrisória.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...