Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

ÍNDICE GLICÊMICO X CARGA GLICÊMICA NA PERDA DE PESO


ThePhsyco16

Posts Recomendados

 

 

 

Índice glicêmico x carga glicêmica x peso / perda de gordura: A maioria das pessoas tem medo de comer carboidratos com alto índice glicêmico, porque estaríamos inibindo a lipólise (paramos de formar ácidos graxos diglicerídeos livres e glicerol (um álcool) com a quebra dos triacilglicerídeos em adipócitos) e estimulando a insulina. estimulando a lipogênese, inibindo a glicogênese, estaríamos sinalizando ao corpo através da ingestão de alto nível de HC e por meio dos hormônios começamos a acumular energia, neste caso armazenamos glicogênio hepático / muscular dependendo de quão cheias estão as reservas, também a partir da  degradação dessa glicose pode haver um armazenamento da glicose oxidada via respiracao celular em gordura (essa ''transformacao'') depende das reservas da glicose armazenada, ou seja, quanto mais cheios estiverem os nossos niveis de glicogenio hepatico e muscular mais propicio estarà o nosso corpo a acumular gordura a partir dos carboidratos (tema pr outro post :)) 

 

  O índice glicêmico seria basicamente a capacidade de um alimento e a caracterìstica intrinseca desse alimento em conter glicose em sua composição nutricional para fazer com que as células beta do pâncreas sintetizem insulina (definição do índice glicêmico). A carga glicêmica seria a relaçao da quantidade de glicose nos alimentos respeito ao seu proptio índice glicêmico, por exemplo, alimentos como melancia e morango possuem um baixo indice glicêmico porém uma alta carga glicêmica devido a baixa concentracao de glicose dessas frutas citadas. Retirar radicalmente frutas, vegetais, etc., em uma  dieta hipocalórica (acho que você quer melhorar sua composição corporal diminuindo o percentual de gordura que você tem) é um erro grave, primeiro porque frutas e vegetais têm fitoquímicos (compostos bioativos), micronutrientes e fibras. Por exemplo, fibras oriundas de frutas e outros alimentos são capazes de fazer com que produzamos neuropeptideos produzidas no estômago como o peptídeo YY, colecistoquinina (CCK) e GLP-1 (peptídeo 1 semelhante ao glucagon) e tambèm a grelina, os peptídeos possuem os seus receptores localizados. no hipotálamo, consequentemente alcançando a saciedade (esses peptídeos proporcionam saciedade porque emitem um sinal do hipotálamo de que o estômago fala de forma simples. Mesmo assim, o potencial que a glicose encontrada em determinado alimento tem de secretar insulina muda se consumirmos proteína ou fibra, por exemplo, ou gordura. É considerado apenas se o ingerirmos puro, sem nada que o acompanhe. Em suma, frutas são bem-vindas pela presença de fitoquímicos, fibras, micronutrientes ... Simplificar frutas e concluir que não devem ser comidas é um erro.

 

Resumindo:

 

 Ingestao de fibras -> Neuropeptideos (YY, CCK, Grelina e GLP-1) sao produzidos no estômago -> Sinalizacao hipotalàmica a travès dos receptores -> Sensacao de SACIEDADE. 

 

Meu objetivo é transmitir o màximo de informaçao possivel, espero agregar aqui no fòrum e poder ajudar o màximo possivel.

Sei pouco porèm o que sei compartilho :D 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Galera, eu confundi. Eu afirmei que a grelina e o glp-1 produzem saciedade, isso nao é certo, a grelina atua no hipotàlamo e produz sensacao de fome (ela è sintetizada no estômago. Diferente do glp-1 que possui outras funcoes e è um pèptideo sintetizado no colon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...