Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Detecção De Esteróides Anabólicos No Cabelo.


Sr.Misterio

Posts Recomendados

Pesquisadores:

Deng XS, Kurosu A, Pounder DJ

Department of Forensic Medicine, University of Dundee, Royal Infirmary, Scotland.

Fonte:

J Forensic Sci 1999 Mar;44(2):343-6

Resumo:

Cientistas escocêses desenvolveram um método de cromatografia gasosa/espectrometria de massa para detecção e quantificação de esteróides anabolizantes no cabelo. Seguido de digestão alcalina e extração de fase sólida, os derivados MO-TMS tiveram um padrão de fragmentação específico com ionização EI. Para stanozolol, o derivado TMS-HFBA mostrou vários íons diagnósticos. Para androstanalona, mestanolona (metilandrostanolona), e oximetolona, dois picos cromatográficos para isômeros cis e trans foram observados. Para androstanolona, oximetolona, clorotestosterona-acetato, diidrometiltestosterona, diidrotestosterona, fluoximesterona, mestanolona, metiltestosterona, e nandrolona, recuperações ficaram entre 35 e 45%; para mesterolona e trenbolona, 52%; para bolasterona, 65%; para metenolona, 24% e stanozolol 17%. Os limites de detecção ficaram entre 0,002 e 0,05 ng/mg e a quantificação foram de 0,02 a 0,1 ng/mg. Sete homens brancos usuários de esteróides doaram amostras de cabelo do coro cabeludo (10 a 63 mg) e urina. Nas amostras de cabelo, metiltestosterona foi detectada em dois (confirmado na urina); nandrolona em dois (também confirmado na urina); diidrometiltestosterona em quarto (não encontrado na urina); e clenbuterol em um (nao encontrado na urina). Oximetalona foi encontrada na urina em um, mas não no cabelo. Um usuário tinha altos níveis de testosterona: 0,15 ng/mg de cabelo e 1190 ng/mL de urina. Estes pesquisadores concluíram que a análise de cabelo tem potencial considerável na detecção e monitoramento no abuso de esteróides.

Discussão:

Para descobrir quais substância químicas estão presentes em uma amostra (por exemplo, cabelo), você deve ser capaz de separar efetivamente todas as substâncias da qual esta amostra é composta. Geralmente, isto é feito com base nas diferenças de solubilidade, usando cristalização fracional, ou por diferenças em volatilidade, usando destilação, das diferentes substâncias que ela contém.

Cromatografia e a técnica mais usada em química para separar substâncias. Pode ser usada em soluções líquidas ou gasosas. Foi originalmente usada a uns 90 anos atrás para separar pigmentos de cores diferentes em plantas, daí o sufixo “croma”, grego para “cor”. Uma vez que a solução ou gás é produzida a partir da amostra em estudo, as diferentes substâncias químicas da amostra terão diferentes características de absorção em um meio de fase sólido ou líquido. Você já deve ter ouvido falar ou leu o termo “HPLC” quando relativo sobre a pureza de suplementos. HPLC se refere a cromatografia líquida de alta pressão. Com HPLC, soluções são bombeadas através de uma coluna sob altas pressões (3000/in2 ou mais). Neste caso, os pesquisadores estão usando cromatografia gasosa (GC). É o mesmo método usado para testar emissões dos carros.

spectrometry.jpg

Espectrometria de massa é um outro método comumente usado para separar partículas de tamanhos atômicos em um gás, baseado no peso. Na espectrometria de massa, um feixe de íons gasosos é defletido em um campo magnético em direção a uma placa coletora. Íons leves são defletidos mais do que os pesados. Comparando as voltagens de aceleração necessárias para defletir dois ions para o mesmo ponto na placa coletora, é possível determinar as massas relativas dos íons.

Tenho certeza que muitos de vocês não estão interessados na parte tecnológica tanto quanto nas consequências do seu uso para testar o uso de drogas. Neste caso, os pesquisadores estão usando cabelo para determinar quais anabolizantes são ou foram tomados.

Cada cabelo no seu corpo consiste de uma raíz e um eixo. O eixo consiste de três partes principais. A medulla interna é composta de células poliedrais contendo grânulos de eleidina e espaços de ar. O córtex médio forma a maior parte do eixo e consiste de células alongadas que contêm grânulos de pigmento em cabelos escuros, mas na maior parte ar em cabelos brancos. A cutícula do cabelo, a camada mais externa, consiste de uma única camada de células achatadas, parecidas com escamas, e são altamente queratinizadas.

São estas células que contêm os metabólitos de qualquer droga que você esteja usando. O interessante sobre o cabelo é que ele dá ao pesquisador um extenso histórico dos tipos de drogas usadas pelo usuário. Muito maior do que urina ou sangue. Este não é o tipo de teste que pode ser burlado por agentes químicos. A única forma de burlar este teste é removendo todos os pêlos e cabelos do corpo. Até agora, este estudo é apenas uma indicação do que pode ser feito. Levará algum tempo para este tipo de teste ser adotado por grandes organizações esportivas, se é que será.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...