Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Lipoproteína Lipase(Lpl)


Visitante usuario_deletado172373

Posts Recomendados

Visitante usuario_deletado172373

Oi,

Após várias pesquisas de longa data, resolvi compartilhar com o fórum os dados sobre essa enzima.

Introdução

1.A insulina pode estimular o armazenamento de gordura e a produção de lipoproteína lipase (LPL), enzima que trabalha no armazenamento de gordura. Quando aumentam os depósitos de gordura, insulina e LPL são liberadas mais facilmente e em maior quantidade. Desta forma, quanto mais gorda uma pessoa se torna, mais insulina e mais LPL são liberadas e mais apto se torna o corpo em armazenar gordura.

Guia de nutrição para o fisiculturismo

2. A Lipoproteína Lipase(LPL) é uma membro da família das lipases, a qual inclui lipase pancreática, lipase hepática e lipase endotelial. É uma enzima solúvel em água responsável pela hidrólise do triglicérides em lipoproteínas, como as encontradas em quilomícrons e lipoproteínas de densidade muito baixa(VLDL), em dois ácidos graxos livres e uma molécula de monoacilglicerol.[...]LPL está ligada a superfície luminal da célula endotelial nos capilares. Ela é amplamente distribuída nos tecidos adiposo, cardiovascular, e muscular esquelético, assim como nas glândulas mamárias.

Lipoprotein lipase (LPL) (EC 3.1.1.34) is a member of the lipase gene family, which includes pancreatic lipase, hepatic lipase, and endothelial lipase. It is a water soluble enzyme that hydrolyzes triglycerides in lipoproteins, such as those found in chylomicrons and very low-density lipoproteins (VLDL), into two free fatty acids and one monoacylglycerol molecule. It is also involved in promoting the cellular uptake of chylomicron remnants, cholesterol-rich lipoproteins, and free fatty acids.[1][2][3] LPL requires ApoC-II as a cofactor.[4][5]

LPL is attached to the luminal surface of endothelial cells in capillaries. It is most widely distributed in adipose, heart, and skeletal muscle tissue, as well as in lactating mammary glands.

en.wikipedia.org

Artigos

Atividade física e lipoproteínas plasmáticas em adultos de ambos os sexos

Primeiro relato de uma criança brasileira portadora da mutação G188E do gene da lipoproteína lipase

Efeito dos exercícios físicos aeróbio e de força nas lipoproteínas HDL, LDL e lipoproteína(a)

Tecido adiposo e adipocinas

Effect of dietary supplements on lean mass and strenght gains with resistence exercise: a meta-analysis

E então?

Todos os estudos são muito interessantes e informativos. Contudo, vamos para abordagem relacionada ao fórum. É claro que a Lei da Termodinâmica é o principal fator de um dieta. Se você come mais do que gasta, você engorda; se você come menos do que gasta, emagrece. No entanto, não devemos ignorar outros fatores. Aqui é onde entra a lipoproteína lipase. É comum vermos nas dietas o uso de lipídeos no pós-treino. Como isso é relacionado ao pico de insulina, o ideal seria que não houvesse o consumo de lipídeos no pós-treino, pois seriam armazenados como gordura. Isso pode sim fazer um diferencial em longo prazo!

Bons estudos!

Abraço!

Editado por flavioto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Publicidade

Reviveu o negócio, o usuário nem existe mais.

O que da pico de insulina são os glicídios(carbo), a presença da insulina, permitira/incentivará armazenamento triglicerídeos no tecido adiposo(lipogênese). E a inibição da lipólise.

De grosso modo, você precisa de carbo/estado de hiperglicemia pra armazenar gordura.

É comum vermos nas dietas o uso de lipídeos no pós-treino. Como isso é relacionado ao pico de insulina, o ideal seria que não houvesse o consumo de lipídeos no pós-treino, pois seriam armazenados como gordura. Isso pode sim fazer um diferencial em longo prazo!

Pelo treino, o cara vai estar com os níveis de epinefrina, noraepinefrina, cortisol e GH elevados, o que irá facilitar a lipólise(quebra da "gordura"), e não ao contrário.

Não vejo tanto motívo pra preocupação nisso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...