Postado 1/05/2013 às 19:20 05/1, 2013 teria algum problema? gosto tanto de figado, especialmente o de frango, como gosto de file mignon. como estou de saco cheio de comer peito de frango todos os dias, gostaria de saber se é uma boa inclui-lo na dieta (a se julgar pelos nutrientes obviamente sim, mas a vitamina A existente nesse tipo de carne atrapalharia alguma coisa na absorçao de vitamina D? faço uso de 20-25mil UI de vitamina D3 por semana) ps.: faria o consumo de 200 a 300gr de figado (sendo esse peso ja grelhado, o que equivale a mais se for cru) obrigado!
Postado 1/05/2013 às 19:41 05/1, 2013 Autor comida nao é feita apenas de macros, colega o que esta em jogo nessa minha duvida é o possivel descompasso que o uso diario de figado de frango pode causar na absorçao de alguns micronutrientes a medio ou longo prazo, duvida esta justificada pela riqueza de alguns nutrientes presentes nesse alimento (como exemplifiquei na duvida de absorçao de vitamina A x vitamina D, que parecem competir por um mesmo receptor) Editado 1/05/2013 às 19:42 05/1, 2013 por TheyCallMePeter (veja o histórico de edições)
Postado 1/05/2013 às 19:52 05/1, 2013 Vc comeria em qual horário do dia? Se o problema for competição das vitaminas, é só comer em horários diferentes ao uso da vit. D Biology 101
Postado 1/05/2013 às 20:04 05/1, 2013 Autor fico grato pela sua presença e boa vontade, amanda o uso do figado se daria todos os dias no almoço, que é minha primeira refeiçao do dia (me abstenho de comer pela manha pois me dou melhor com isso). a vitamina D eu tomo 20-25mil UI 1x por semana, geralmente nas noites de domingo, com ovos cozidos e oleo de oliva edit.: interessante isso que tu falou. mas como ambas as vitaminas sao lipossoluveis e, portanto, cumulativas no organismo, ingerindo muito de uma num horario nao interferiria na absorçao da outra, ainda que o intervalo de ingestao fosse longo entre uma e outra? Editado 1/05/2013 às 20:10 05/1, 2013 por TheyCallMePeter (veja o histórico de edições)
Postado 1/05/2013 às 20:11 05/1, 2013 comida nao é feita apenas de macros, colega o que esta em jogo nessa minha duvida é o possivel descompasso que o uso diario de figado de frango pode causar na absorçao de alguns micronutrientes a medio ou longo prazo, duvida esta justificada pela riqueza de alguns nutrientes presentes nesse alimento (como exemplifiquei na duvida de absorçao de vitamina A x vitamina D, que parecem competir por um mesmo receptor) "comida nao é feita apenas de macros" isso ai, tem gente que liga demais para os macros e esquece que eles não são tão importantes assim. Entendi seu ponto de vista, mas sinceramente não vejo qual seria a relação do consumo da vitamina A "em excesso", ta certo que em 300g de figado de frango tem quase 20x o recomendado mesmo assim, o receptor de vitamina D é o Calcitrol, e o de retinoide é outro. Enfim, nunca vi nenhuma pesquisa falando sobre, mas pelo que eu andei olhando não teria problema considerando o receptor. Mas da onde saiu essa sua preocupação? Você leu alguma pesquisa? O único "problema" é que o Figado só metade de proteina do peito de frango. Abraços
Postado 1/05/2013 às 20:16 05/1, 2013 Autor metade? ate onde sei, o figado tem alguns gramas (poucos) de proteina a mais que o peito de frango. mas se isso que voce falou for mesmo verdade, ainda assim eu prefiro abdicar de alguns gramas de proteina pra comer o que eu gosto de verdade todos os dias. figado de frango é o ceu e peito de frango é o chao. tem alimento que eu consumo praticamente todos os dias ha mais de 4 anos, mas peito de frango faz apenas alguns meses e dele eu to bem saturado ja essa minha duvida surgiu, na verdade, de um artigo cientifico que eu li ha varios anos atras onde se colocava em cheque esse ponto de vista sobre as referidas vitaminas (havia citaçoes e boas referencias, embora nao fosse artigo em ingles), muito tempo mesmo, tanto é que nem saberia onde achar para coloca-lo aqui pra voces muito obrigado pela ajuda! Editado 1/05/2013 às 20:18 05/1, 2013 por TheyCallMePeter (veja o histórico de edições)
Postado 1/05/2013 às 20:27 05/1, 2013 Tomei como base uma tabela de valor nutricional, mas os valor mudam, e realmente não é metade, só um pouquinho menos. Mas estava lendo aqui a biodisponibilidade (eficiencia/absorção) da vitamina A é alta 70% a 90%, e que isso pode ser prejudicado pelo excesso de vitamina E nada foi dito em relação a vitamina D. Mas visto que ambas são lipossoluveis seria interessante usar uma gordura (o artigo cita o Oleo de Amendoim que facilita a absorção) no caso você já esta usando oliva com a vitamina D, só adicionar alguma fonte com o figado. A dúvida é bem interessante, esperando alguém que entenda melhor. Abraços. Editado 1/05/2013 às 20:29 05/1, 2013 por CrawleRx (veja o histórico de edições)
Postado 1/05/2013 às 20:31 05/1, 2013 fico grato pela sua presença e boa vontade, amanda o uso do figado se daria todos os dias no almoço, que é minha primeira refeiçao do dia (me abstenho de comer pela manha pois me dou melhor com isso). a vitamina D eu tomo 20-25mil UI 1x por semana, geralmente nas noites de domingo, com ovos cozidos e oleo de oliva edit.: interessante isso que tu falou. mas como ambas as vitaminas sao lipossoluveis e, portanto, cumulativas no organismo, ingerindo muito de uma num horario nao interferiria na absorçao da outra, ainda que o intervalo de ingestao fosse longo entre uma e outra? Eu também adoro fígado e além de ser mais gostoso e bem mais barato, a meu ver é mais nutritivo... peito de frango enjoa rápido mesmo Quanto aos receptores, nunca tinha ouvido falar dessa "competição" entre a vit.A e a vit.D, mas pelo que eu pesquisei são receptores diferentes sim... E de qualquer jeito tem isso que vc falou, as duas são lipossolúveis, muito difícil do organismo "eliminar" uma delas só porque vc não consegue absorver naquele momento por um motivo qualquer. Por isso que falam em superdosagem de vit.A, que pode trazer problemas Não encana não, fígado de frango é ótimo. Só toma cuidado com a quantidade mesmo, em excesso nada faz mal e pode acontecer essa superdosagem da vit.A Qto a isso da gordura, o fígado já tem uma certa quantidade de gordura, e vc provavelmente também come o fígado com mais alguma coisa que tenha gordura, então não precisa se preocupar com ingerir alguma fonte mais isolada de gordura, tipo o azeite, junto com o fígado... Uma quantidade pequena de gordura já é suficiente pra diluir a vitamina Biology 101
Postado 1/05/2013 às 20:48 05/1, 2013 Autor Tomei como base uma tabela de valor nutricional, mas os valor mudam, e realmente não é metade, só um pouquinho menos. Mas estava lendo aqui a biodisponibilidade (eficiencia/absorção) da vitamina A é alta 70% a 90%, e que isso pode ser prejudicado pelo excesso de vitamina E nada foi dito em relação a vitamina D. Mas visto que ambas são lipossoluveis seria interessante usar uma gordura (o artigo cita o Oleo de Amendoim que facilita a absorção) no caso você já esta usando oliva com a vitamina D, só adicionar alguma fonte com o figado. A dúvida é bem interessante, esperando alguém que entenda melhor. Abraços. no caso, eu havia visto em algum lugar que o figado de frango apresenta cerca de 25% de seu conteudo composto por proteinas, em detrimento dos 21% do peito de frango. apesar disso, pra qualquer tipo de carne sem pele/osso, costumo calcular as proteinas como 20% do peso total (por uma simples questao de gostar de simplificar tudo, hehe) Eu também adoro fígado e além de ser mais gostoso e bem mais barato, a meu ver é mais nutritivo... peito de frango enjoa rápido mesmo Quanto aos receptores, nunca tinha ouvido falar dessa "competição" entre a vit.A e a vit.D, mas pelo que eu pesquisei são receptores diferentes sim... E de qualquer jeito tem isso que vc falou, as duas são lipossolúveis, muito difícil do organismo "eliminar" uma delas só porque vc não consegue absorver naquele momento por um motivo qualquer. Por isso que falam em superdosagem de vit.A, que pode trazer problemas Não encana não, fígado de frango é ótimo. Só toma cuidado com a quantidade mesmo, em excesso nada faz mal e pode acontecer essa superdosagem da vit.A Qto a isso da gordura, o fígado já tem uma certa quantidade de gordura, e vc provavelmente também come o fígado com mais alguma coisa que tenha gordura, então não precisa se preocupar com ingerir alguma fonte mais isolada de gordura, tipo o azeite, junto com o fígado... Uma quantidade pequena de gordura já é suficiente pra diluir a vitamina no caso no almoço eu sempre consumo, alem de proteina e eventualmente alguma fonte de carbo (arroz e feijao, mandioca, batatas douradas ou macarrao), cerca de 20-25ml (2 colheres de sopa, direto na boca) de oleo de oliva. a depender da gordura ingerida com o alimento, absorçao nao seria o problema =] muito obrigado pela ajuda que voces estao oferecendo! Editado 1/05/2013 às 20:51 05/1, 2013 por TheyCallMePeter (veja o histórico de edições)
Postado 1/05/2013 às 21:43 05/1, 2013 brother eu sei que n responde sua pergunta, mas agora que você falou de fígado eu lembrei de um vídeo muito interessante do professor Jubilut, vale a pena ver:
Postado 1/05/2013 às 21:47 05/1, 2013 Há dois problemas em comer fígado todo dia: 1 - não sabemos se o animal antes de ser abatido estava com o uso de algum fármaco. Se sim, então, provavelmente ficou resquícios do fármaco não metabolizado no fígado. Aqui a necessidade de saber a providência da carne; 2 - hipervitaminose, o principal motivo. Fígado não só de galinha, como o de bovino, tem uma ótima quantidade de todas as vitaminas e minerais. O porém é que o fígado de galinha tem quantidades de vitamina A, B12, ferro, selênio e magnésio que excedem os valores estabelecidos pela DRI (quem quiser ver a tabela que estabelece a necessidade de cada nutrientes pesquise por "tabela dri; rda"). Olhem essa tabela (https://www.unifesp.br/dis/servicos/nutri/nutri.php?id=719). Consumir fígado todos os dias no almoço e jantar certamente irá levar o usuário a uma hipervitaminose, não vale a pena. obs: não há competição da vitamina A e D por absorção. Ambas partilham do mesmo processo absortivo mas nenhuma interfere na outra.
Postado 1/05/2013 às 22:24 05/1, 2013 Autor brother eu sei que n responde sua pergunta, mas agora que você falou de fígado eu lembrei de um vídeo muito interessante do professor Jubilut, vale a pena ver: vi o video e achei boa parte das informaçoes bem elementares hehe. entretanto, interessante o modo com o qual ele passa as informaçoes. pelo jeito do cara falar, quando comecei a assistir pensei que ele fosse louco hahah, mas muito bom o modo irreverente e descontraindo com o qual ele se comunica atraves dos videos Há dois problemas em comer fígado todo dia: 1 - não sabemos se o animal antes de ser abatido estava com o uso de algum fármaco. Se sim, então, provavelmente ficou resquícios do fármaco não metabolizado no fígado. Aqui a necessidade de saber a providência da carne; 2 - hipervitaminose, o principal motivo. Fígado não só de galinha, como o de bovino, tem uma ótima quantidade de todas as vitaminas e minerais. O porém é que o fígado de galinha tem quantidades de vitamina A, B12, ferro, selênio e magnésio que excedem os valores estabelecidos pela DRI (quem quiser ver a tabela que estabelece a necessidade de cada nutrientes pesquise por "tabela dri; rda"). Olhem essa tabela (https://www.unifesp.br/dis/servicos/nutri/nutri.php?id=719). Consumir fígado todos os dias no almoço e jantar certamente irá levar o usuário a uma hipervitaminose, não vale a pena. obs: não há competição da vitamina A e D por absorção. Ambas partilham do mesmo processo absortivo mas nenhuma interfere na outra. primeiramente obrigado por atender ao meu pedido de opinar no topico vi a tabela postada e fiquei impressionado ao ver que figado bovino contem vitamina C. achei a quantia de magnesio bem discreta em relaçao ao resto. apresenta quantias interessantes de selenio, muito bom apesar do risco de hipervitaminose, tentarei fazer o maximo de uso que puder do alimento, mas claro... vez ou outra eu colocarei outra carne para substituir. sobre a procedencia, é uma questao que eu tinha maior preocupaçao antigamente, hoje nao tanto... tenho pra mim (simples achometro) que fritar ou cozinhar os alimentos erradica ou minimiza drasticamente a bioatividade dos hormonios sinteticos presentes na carne confio nas informaçoes que voce passa e fiquei aliviado com a resposta pontual e direta que voce deu à minha pergunta, obrigado! galera, fico grato a todos que contribuiram com o topico, muito obrigado mesmo! Editado 1/05/2013 às 22:34 05/1, 2013 por TheyCallMePeter (veja o histórico de edições)
Postado 16/03/2014 às 18:02 03/16, 2014 Há dois problemas em comer fígado todo dia: 1 - não sabemos se o animal antes de ser abatido estava com o uso de algum fármaco. Se sim, então, provavelmente ficou resquícios do fármaco não metabolizado no fígado. Aqui a necessidade de saber a providência da carne; 2 - hipervitaminose, o principal motivo. Fígado não só de galinha, como o de bovino, tem uma ótima quantidade de todas as vitaminas e minerais. O porém é que o fígado de galinha tem quantidades de vitamina A, B12, ferro, selênio e magnésio que excedem os valores estabelecidos pela DRI (quem quiser ver a tabela que estabelece a necessidade de cada nutrientes pesquise por "tabela dri; rda"). Olhem essa tabela (https://www.unifesp.br/dis/servicos/nutri/nutri.php?id=719). Consumir fígado todos os dias no almoço e jantar certamente irá levar o usuário a uma hipervitaminose, não vale a pena. obs: não há competição da vitamina A e D por absorção. Ambas partilham do mesmo processo absortivo mas nenhuma interfere na outra. Cara desculpa reviver este assunto aqui, mas só há riscos de hipervitaminose se as quantidades das vitaminas e dos minerais excederam a UL ( Upper level intake ) que é um valor maior que a RDA (recommendary dietary allowance) que por sua vez é o nível de ingestão adequado recomendado. Há estudos comprovando que se houver uma ingestão diária de valores maiores que os da UL aí sim há riscos dos sintomas referentes a hipervitaminose
Crie uma conta ou entre para comentar