Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Comer Fígado De Frango Todos Os Dias


TheyCallMePeter

Posts Recomendados

teria algum problema? gosto tanto de figado, especialmente o de frango, como gosto de file mignon. como estou de saco cheio de comer peito de frango todos os dias, gostaria de saber se é uma boa inclui-lo na dieta (a se julgar pelos nutrientes obviamente sim, mas a vitamina A existente nesse tipo de carne atrapalharia alguma coisa na absorçao de vitamina D? faço uso de 20-25mil UI de vitamina D3 por semana)

ps.: faria o consumo de 200 a 300gr de figado (sendo esse peso ja grelhado, o que equivale a mais se for cru)

obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

comida nao é feita apenas de macros, colega

o que esta em jogo nessa minha duvida é o possivel descompasso que o uso diario de figado de frango pode causar na absorçao de alguns micronutrientes a medio ou longo prazo, duvida esta justificada pela riqueza de alguns nutrientes presentes nesse alimento (como exemplifiquei na duvida de absorçao de vitamina A x vitamina D, que parecem competir por um mesmo receptor)

Editado por TheyCallMePeter
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fico grato pela sua presença e boa vontade, amanda :)

o uso do figado se daria todos os dias no almoço, que é minha primeira refeiçao do dia (me abstenho de comer pela manha pois me dou melhor com isso). a vitamina D eu tomo 20-25mil UI 1x por semana, geralmente nas noites de domingo, com ovos cozidos e oleo de oliva

edit.: interessante isso que tu falou. mas como ambas as vitaminas sao lipossoluveis e, portanto, cumulativas no organismo, ingerindo muito de uma num horario nao interferiria na absorçao da outra, ainda que o intervalo de ingestao fosse longo entre uma e outra?

Editado por TheyCallMePeter
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

comida nao é feita apenas de macros, colega

o que esta em jogo nessa minha duvida é o possivel descompasso que o uso diario de figado de frango pode causar na absorçao de alguns micronutrientes a medio ou longo prazo, duvida esta justificada pela riqueza de alguns nutrientes presentes nesse alimento (como exemplifiquei na duvida de absorçao de vitamina A x vitamina D, que parecem competir por um mesmo receptor)

"comida nao é feita apenas de macros" isso ai, tem gente que liga demais para os macros e esquece que eles não são tão importantes assim.

Entendi seu ponto de vista, mas sinceramente não vejo qual seria a relação do consumo da vitamina A "em excesso", ta certo que em 300g de figado de frango tem quase 20x o recomendado mesmo assim, o receptor de vitamina D é o Calcitrol, e o de retinoide é outro.

Enfim, nunca vi nenhuma pesquisa falando sobre, mas pelo que eu andei olhando não teria problema considerando o receptor.

Mas da onde saiu essa sua preocupação? Você leu alguma pesquisa?

O único "problema" é que o Figado só metade de proteina do peito de frango.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

metade? ate onde sei, o figado tem alguns gramas (poucos) de proteina a mais que o peito de frango. mas se isso que voce falou for mesmo verdade, ainda assim eu prefiro abdicar de alguns gramas de proteina pra comer o que eu gosto de verdade todos os dias. figado de frango é o ceu e peito de frango é o chao. tem alimento que eu consumo praticamente todos os dias ha mais de 4 anos, mas peito de frango faz apenas alguns meses e dele eu to bem saturado ja

essa minha duvida surgiu, na verdade, de um artigo cientifico que eu li ha varios anos atras onde se colocava em cheque esse ponto de vista sobre as referidas vitaminas (havia citaçoes e boas referencias, embora nao fosse artigo em ingles), muito tempo mesmo, tanto é que nem saberia onde achar para coloca-lo aqui pra voces

muito obrigado pela ajuda!

Editado por TheyCallMePeter
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomei como base uma tabela de valor nutricional, mas os valor mudam, e realmente não é metade, só um pouquinho menos.

Mas estava lendo aqui a biodisponibilidade (eficiencia/absorção) da vitamina A é alta 70% a 90%, e que isso pode ser prejudicado pelo excesso de vitamina E nada foi dito em relação a vitamina D.

Mas visto que ambas são lipossoluveis seria interessante usar uma gordura (o artigo cita o Oleo de Amendoim que facilita a absorção) no caso você já esta usando oliva com a vitamina D, só adicionar alguma fonte com o figado.

A dúvida é bem interessante, esperando alguém que entenda melhor.

Abraços.

Editado por CrawleRx
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fico grato pela sua presença e boa vontade, amanda :)

o uso do figado se daria todos os dias no almoço, que é minha primeira refeiçao do dia (me abstenho de comer pela manha pois me dou melhor com isso). a vitamina D eu tomo 20-25mil UI 1x por semana, geralmente nas noites de domingo, com ovos cozidos e oleo de oliva

edit.: interessante isso que tu falou. mas como ambas as vitaminas sao lipossoluveis e, portanto, cumulativas no organismo, ingerindo muito de uma num horario nao interferiria na absorçao da outra, ainda que o intervalo de ingestao fosse longo entre uma e outra?

Eu também adoro fígado e além de ser mais gostoso e bem mais barato, a meu ver é mais nutritivo... peito de frango enjoa rápido mesmo

Quanto aos receptores, nunca tinha ouvido falar dessa "competição" entre a vit.A e a vit.D, mas pelo que eu pesquisei são receptores diferentes sim... E de qualquer jeito tem isso que vc falou, as duas são lipossolúveis, muito difícil do organismo "eliminar" uma delas só porque vc não consegue absorver naquele momento por um motivo qualquer. Por isso que falam em superdosagem de vit.A, que pode trazer problemas

Não encana não, fígado de frango é ótimo. Só toma cuidado com a quantidade mesmo, em excesso nada faz mal e pode acontecer essa superdosagem da vit.A

Qto a isso da gordura, o fígado já tem uma certa quantidade de gordura, e vc provavelmente também come o fígado com mais alguma coisa que tenha gordura, então não precisa se preocupar com ingerir alguma fonte mais isolada de gordura, tipo o azeite, junto com o fígado... Uma quantidade pequena de gordura já é suficiente pra diluir a vitamina

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomei como base uma tabela de valor nutricional, mas os valor mudam, e realmente não é metade, só um pouquinho menos.

Mas estava lendo aqui a biodisponibilidade (eficiencia/absorção) da vitamina A é alta 70% a 90%, e que isso pode ser prejudicado pelo excesso de vitamina E nada foi dito em relação a vitamina D.

Mas visto que ambas são lipossoluveis seria interessante usar uma gordura (o artigo cita o Oleo de Amendoim que facilita a absorção) no caso você já esta usando oliva com a vitamina D, só adicionar alguma fonte com o figado.

A dúvida é bem interessante, esperando alguém que entenda melhor.

Abraços.

no caso, eu havia visto em algum lugar que o figado de frango apresenta cerca de 25% de seu conteudo composto por proteinas, em detrimento dos 21% do peito de frango. apesar disso, pra qualquer tipo de carne sem pele/osso, costumo calcular as proteinas como 20% do peso total (por uma simples questao de gostar de simplificar tudo, hehe)

Eu também adoro fígado e além de ser mais gostoso e bem mais barato, a meu ver é mais nutritivo... peito de frango enjoa rápido mesmo

Quanto aos receptores, nunca tinha ouvido falar dessa "competição" entre a vit.A e a vit.D, mas pelo que eu pesquisei são receptores diferentes sim... E de qualquer jeito tem isso que vc falou, as duas são lipossolúveis, muito difícil do organismo "eliminar" uma delas só porque vc não consegue absorver naquele momento por um motivo qualquer. Por isso que falam em superdosagem de vit.A, que pode trazer problemas

Não encana não, fígado de frango é ótimo. Só toma cuidado com a quantidade mesmo, em excesso nada faz mal e pode acontecer essa superdosagem da vit.A



Qto a isso da gordura, o fígado já tem uma certa quantidade de gordura, e vc provavelmente também come o fígado com mais alguma coisa que tenha gordura, então não precisa se preocupar com ingerir alguma fonte mais isolada de gordura, tipo o azeite, junto com o fígado... Uma quantidade pequena de gordura já é suficiente pra diluir a vitamina

no caso no almoço eu sempre consumo, alem de proteina e eventualmente alguma fonte de carbo (arroz e feijao, mandioca, batatas douradas ou macarrao), cerca de 20-25ml (2 colheres de sopa, direto na boca) de oleo de oliva. a depender da gordura ingerida com o alimento, absorçao nao seria o problema =]

muito obrigado pela ajuda que voces estao oferecendo!

Editado por TheyCallMePeter
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...