O que a planilha informa?
Transforma suas cargas atuais pra dar inicio ao programa.
Informa como suas cargas estarão daqui a 12 semanas.
Gráfico de Progresso
Por quê usar?
Bom, vejo acontecer muito comigo de me perder nas cargas e vejo que pessoas tem dificuldade de saber com quais cargas devem iniciar o programa.
Então, traduzi a planilha. Ela vem me ajudando muito ultimamente, então, disponibilizo ela para o Fórum.
Na planilha tem todas as instruções de como preenche-la!
Link da Planilha - https://www.4shared.com/office/Slq9LXNH/Planilha_do_SL_5x5.html?
Aplicativo Oficial do Stronglifts para iOS (iPhone, iPod touch, iPad) - https://itunes.apple.com/br/app/stronglifts/id488580022?mt=8
Sim, sou eng. civil, trabalho com cálculo estrutural em concreto e patologia em estruturas.
A carga mínima é 150kgf/m² mas é o que geralmente é usado, calculistas conservadores utilizam 200kgf/m², independente do tamanho da laje. Apartamentos de alto padrão podem ter cargas diferentes. O que você pode fazer para minimizar isso é:
* posicionar o rack o mais próximo possível das vigas (que normalmente estão sob as paredes), para diminuir o momento causado pela carga, lembrando que momento é força X braço de alavanca. Uma carga no meio do quarto (meio da laje) gerará um momento muito maior.
* Usar uma plataforma de madeira sob o rack, algo como chapas com 50cm de largura ou algo semelhante, para distribuir melhor a carga. Usar algo emborrachado sob a barra onde você for fazer terra é uma boa, peças de tatame por exemplo (o vizinho de baixo agradece).
Outra, tente se informar sobre o tipo construtivo da sua laje, se for pré-moldada (vigotas ou tavelas) seria interessante dispor o rack no sentido perpendicular as vigotas, para não concentrar a carga do mesmo em somente duas vigotas (tente conseguir a planta estrutural com o síndico ou algo assim, normalmente ficam arquivadas). A figura representa melhor isso, as linhas vermelhas seriam os apoios do rack, veja que se assim for disposta a carga passa para várias vigotas, que são as peças de concreto que sustentam a laje (a parte armada da laje). Se for disposto no outro sentido, a carga pode ficar mais concentrada em duas vigotas (situação hipotética e pessimista, excluindo-se a capacidade de distribuir carga da capa superior de concreto, mas vale se precaver...). Se a laje for maciça ela é armada em duas direções na maioria das vezes, então é mais tranquilo.